e ai galera do flatout tudo bom meu nome e avelino bulbol sou de manaus/am sou engenheiro e começo aqui a contar minha historia com o ford maverick 1977 mais conhecido como shamu [gt40 content search= maverick widget= 1 ] os carros sempre foram muito presentes na minha vida aprendi a dirigir com 13/14 anos a d 20 custom 1987 do meu tio jones que ainda temos ate hoje meu pai e meu tio sempre foram fas de carros principalmente os dodges os quais eles todos os modelos vendidos em terras tupiniquins pela parte da minha mae o virus fica um pouco mais contagioso a familia teve um concessionaria da dodge em belem chamada distal ja da para ver que eu nao tinha para onde correr ia gostar de carro e de motores v8 de qualquer jeito atualmente temos na familia tres carros antigos um chevrolet impala 1964 que foi do meu avo paterno ele dizia que carro tinha que ser importado e que nacional so a mulher brasileira mesmo tambem temos um dodge dart 1975 com todos os acessorios originais e o carro do texto o maverick 1977 apelidado de shamu devido as cores branco e preta como a baleia assassina tambem tive um opala comodoro 1989 com 39 mil kms rodados onde fui o segundo dono este no qual vendi final do ano de 2017 apos uma proposta irrecusavel e tambem soube que ia ser pai ai foi uma coisa ligada a outra pois bem vamos falar do maverick a compra este na foto e o meu primo junior o que me falou do carro o ano era de 2008 ja tinhamos o impala afinal e o xodo por ter sido da familia desde de zero e o dodge dart e eu estava procurando algo para montar fazer um carro com a minha cara para nao ter que estragar os que ja eram perfeitos entao comecei a procurar um fusca afinal nesta epoca eu ainda era estagiario na coca cola o salario nao dava para comprar nada pronto o jeito era por a mao na massa e montar aos poucos um certo dia conversando com o sr sebastiao ex funcionario da empresa do meu pai e do meu tio ele me ofereceu o fusca 1985 dele era bem conservado nao precisava de muita coisa para deixa lo original mais para quem ouvia o v8 do impala e do dodge dart quase sempre o 1600 do fusca nao empolgava ate que um dia meu primo me comentou deste maverick que um amigo dele estava vendendo o carro e precisava so de uma pintura sabe de nada inocente eu muito empolgado e ingenuo fui ver o carro que na epoca o antigo proprietario pedia r$ 7 000 e o carro nao valia r$ 3 000 conversa vai conversa vem a negociaçao parava e nada de fechar negocio no maverick o sr sebastiao do fusca me ligando baixando o preço e eu querendo o maverick mais sem dinheiro para pagar e sabendo que o carro nao valia essa coisa toda e que com certeza iria gastar muito mais muito dinheiro para deixa lo do jeito que eu queria soube que o proprietario do maverick ia embora do pais ia morar mais precisamente em portugal e precisava de euros ate que me veio uma voz dos ceus imagine aquele barulho celestial ohhh avelino meu filho ofereça euros para ele mesmo que voce nao tenha consegues destrocar com facilidade ate que fiz uma proposta de €1 000 na epoca dava r$2 400 o cara aceitou negociaçao feita agora e correr atras do dinheiro que eu nao sabia onde trocar e achava que sabia arrumar local para guardar o carro e falar para os meus pais a bronca que eu tinha acabado de me meter e afundar minhas economias por uns longos anos chamei o guincho coloquei o maverick em cima e #partiu carro na garagem amanha acordar cedo para fazer limpeza ver o que presta o que nao presta documento assinado 700 reais de documento atrasado que eu nao sabia e vamos a luta [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 183263 183264 183265 183266 ] a reaçao da minha mae foi a melhor voce gastou dinheiro com isso tens 48 horas para tirar isso daqui de casa palavras de dona vera obviamente isso nunca ocorreu o inicio de tudono dia seguinte a ansiedade era tremenda que acordei a 5 30 de um sabado engoli o cafe da manha e fui começar a mexer no maverick fazer limpeza catalogar peças essas coisas iniciais o carro por incrivel que pareça veio com muitas peças de acabamento console este rarissimo para choques grade emblemas bancos traseiros painel frisos mascara dos farois etc lembram da d 20 do meu tio na qual aprendi a dirigir pois foi ela que carregou tudo isso comecei com uma super limpeza ate camisinha e fezes de cachorro tinha la dento era um carro abandonado na verdade e que precisava de muita coisa alem da simples pintura que o antigo proprietario me informou o carro veio com um motor seis cilindros bf161 3 1 carburador dfv228 funcionava muito bem estava todo retificado e tinha ate as notas fiscais da retifica caixa de marcha tinha uma de chevette na mala com uma flange para caber no motor 6 cilindros e o tanque era um baldinho de amaciante de 5 litros a bateria era nova da wapsa montei a parte eletrica conferi o ponto coloquei o baldinho e liguei o 6 cilindros pronto motor funcionou apos isso ja me sentia realizado tenho um maverick todo podre mas com um 6 cilindros funcionando pois bem apos esse dia ja ia para o trabalho pensando na hora de voltar para casa afinal o projeto so estava começando eu passava horas no google youtube jalopnik brasil galera das antigas deve entender o que estou falando comunidades do orkut maverick 73 so para ir pegando referencias de outros carros e como ia ficar o meu primeira coisa que fiz na verdade foi atras do numero de chassis e plaqueta esses ainda integros com o tempo com isso comprei o livro maverick um icone dos anos 70 da editora alaude este livro foi tipo o santo graal da minha historia com esse carro e tambem como comecei a identificar o meu proprio veiculo e saber que ele foi um super luxo com motor v8 e cambio de quatro marchas no assoalho pintado de branco nevasca dica ao iniciar um projeto compre um desses livros vale muito a pena hoje tenho uma coleçao deles e digo com propriedade ajudam muito e vale a pena le los depois de tudo identificado começamos a desmontagem detalhe isso tudo na garagem de casa a primeira pintura ocorreu na garagem mesmo contratei um pintor para dedicaçao total do carro para o projeto realmente andar conforme o cronograma afinal na epoca era estudante de engenharia e achava que projetos funcionavam conforme os cronogramas eu estava errado neste meio tempo quase finalizando a parte de funilaria e pintura o pintor sumiu descobri dias depois que o cara tinha sido preso pois havia se envolvido em uma briga de bar ai voces ja imaginam como eu fiquei sabendo que tinha pago 90% do serviço ja quase e nada do pintor aparecer moral da historia recorri a um velho conhecido que topou terminar os detalhes que faltavam e tambem pelo valor que faltava para eu pagar o antigo pintor carro pintado pela 1ª vez [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 183267 183276 183275 183274 183273 183272 183271 183270 183269 183268 183277 183278 183280 183279 ] [video ] vamos começar a montagem colocar o bom e velho seis cilindros no lugar que depois procuramos um v8 primeiramente a ordem era curtir o carro e por o velho shamu para rodar falando em rodar minha primeira volta com ele nao tinha nada dentro nem banco nem vidro absolutamente nada mais foi animal tenho um video com uma qualidade nao muito boa ate porque na epoca nao tinha um celular decente depois de montar o carro com o seis cilindros cheguei a andar com ele fui em alguns encontros mais o carro tava estranho usava umas rodas 20 polegadas que eu tinha comprado um tempo de um amigo era o que tinhamos na epoca faltava o tao sonhado motor v8 que acredito eu todo maverick merece ter entao vamos a caça e esquecer esse negocio de seis cilindros rodas depois resolvemos vamos focar no motor [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] aqui em manaus e ate que relativamente facil achar motores v8 afinal temos rio muitas lanchas usam esses motores porem nao motores ford ou melhor omc divisao maritima aqui achamos mais os chevrolet/mercruiser pois bem fui falar com um conhecido e la estava o 302 pendurado faltando uma vela no 4º cilindro o sr nestor da marina me explicou que havia entrado agua pois deixaram sem a vela e perguntei qual o valor do motor no estado r$1200 ofereci r$800 e levei o 302 em um sabado as 8 horas da manha no mesmo dia chegando em casa desmontei ele todo com a ajuda do seo adalberto este que foi mecanico do meu avo e sempre fazia as manutençoes no impala quando necessario sou muito grato a este senhor pois tudo que aprendi em mecanica foi ele quem me ensinou voltando ao 302 motor aberto vimos que precisava brunir e trocar juntas bronzinas omotor era standard e precisava de uma ou outra coisa mas nada muito grave foi quando pensei ja estou com o motor aberto por que nao aloprar ta no inferno abraça o cap faz uma preparaçao para nao precisar abrir o motor de novo foi quando tive a ideia de ir comprando as peças de performance e tambem esquecer esse negocio de originalidade e fazer um carro do meu jeito o meu maverick um carro baseado nos maverick da divisao 3 da equipe caltabiano com um visual bem old school vou deixar aqui embaixo a configuraçao do motor pistoes sealed power 4 44 ou 111 mm valvulas admissao > 1 94 escape >1 60 haste > 11/32 balancim roletados proforme 7/16 e 1 75 ratio tuchos hidraulicos edelbrock bomba de agua e oleo high volume bomba de combustivel do monza comando de vavulas > comp cams = 292º / 302º e lobe center de 109º carburador quadrijet edelbrock perform series 750cfm distribuidor hei com modulo e bobina integrados radiador de aluminio motor de arranque mini starter cabeçotes originais este me deram trabalho mais para a frente depois de meses para capitalizar para comprar e esperar os correios entregarem todas essas peças o motor estava retificado pintado e pronto para entrar no cofre do maverick ai na garagem de casa sim a garagem e grande consegui um guincho hidraulico emprestado adivinha quem foi buscar o guincho a boa e velha d 20 de guerra motor seis cilindros no chao v8 no cofre houusstonnn we have a problem nao deu o motor o carter pegava nas barras de direçao logico o carter do motor era maritimo com o fundo liso comprei um carter original e finalmente o motor ficou no lugar mas e o cambio foi outra novela eu tinha um powerglide aqueles de duas marchas lendario powerglide comprei a flange adaptadora flexplate do motor e coloquei o cambio ok tudo certo para ligar o motor e ver o ronco desse mostro [video ] [video ] bom galera deixo aqui o inicio de tudo vale ressaltar que isso tudo se iniciou no ano de 2008 e apos o termino deste texto digamos que ja estamos em outubro de 2010 tenho muitas fotos muitas coisas legais para contar esta saga do pc#482 ate chegar no dia de hoje veremos nos proximos capitulos ate la por avelino bulbol project cars #482
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