por yuri franzoni project cars #509 buenas flatouters tudo beleza pra quem ainda nao me conhece meu nome e yuri tenho 36 anos e moro em bento gonçalves na serra gaucha que carinhosamente chamarei de gringolandia to aqui para contar a historia do meu mazda mx 5 miata que entrou na minha vida ha pouco mais de dois anos e tem sido fonte quase que unicamente de sorrisos desde entao minha intençao e deixa lo o mais proximo de oem possivel com um ou outro toque de personalizaçao mas sempre que possivel usando peças originais da mazda bom pra começar deixa eu falar um pouco de mim so pra dar um pouco de contexto eu trabalho com ti mas desde que me conheço por gente sou fissurado por carros quando criança sabia praticamente de cor a marca modelo versoes motorizaçao de quase qualquer veiculo do entao restrito mercado brasileiro isso la na decada de 80 quando as importaçoes ainda eram proibidas vivia pentelhando meus pais para comprarem revistas de carros quatro rodas oficina mecanica e naturalmente os brinquedos que eu realmente curtia eram aqueles carrinhos de miniatura ja nessa epoca desenvolvi uma habilidade alienigena incrivelmente util eu decoro as placas dos carros com uma facilidade tremenda nao que isso tenha servido pra muita coisa enfim eu era um pia gearhead padrao dos anos 80 devo ter sido influenciado pelo meu pai que naquela epoca trabalhava como representante comercial viajando bastante e trocando de carro com alguma frequencia isso quando ele nao falava sobre todos os trocentos carros que ele teve desde a adolescencia sabe como e meu velho alias era e ainda e fa dos veiculos chevrolet o carro que mais vezes passou pela vida dele foi o monza se nao me engano foram quatro exemplares diferentes sendo que o ultimo deles foi um monza classic cor cinza metalico duas portas movido a alcool e com cambio automatico de tres marchas foi nesse carro que aprendi a dirigir ou melhor em parte pois era automatico ne e esse monza desperta saudade no pai ate hoje de qualquer maneira completei meus 18 anos pilhado para fazer carteira de habilitaçao a grana nao deixou entao tive que esperar mais um ano quando tirei minha cnh provisoria a essa altura dos acontecimentos o monza classic tinha sofrido um acidente bem feio nas maos da minha ex cunhada pois e tendo sido consertado e posteriormente vendido nessa ocasiao saimos eu e o meu velho a cata do que comprar para substituir o classic nao que eu tivesse grande peso decisivo na escolha mas no fim das contas ele comprou um daewoo espero cd preto metalico quase um monza pelo outro que no fim das contas se mostrou confiavel confortavel espaçoso e deixou saudade tambem foi a bordo desse coreano que eu fiz meus primeiros passeios e primeiras cagadas devidamente habilitado bom encurtando uma historia longa em 2002 veio o primeiro veiculo que pude chamar de meu um uno mille ex ano 2000 duas portas raiz mesmo cujo unico opcional era o ar quente mais nada fiquei um ano e pouco com esse mille sofri meu unico acidente mais serio com ele e em seguida veio um golf gti ano 94/95 sim eu tinha 21 anos e muita merda na cabeça pra abraçar um importado usado como esse ganhando salario de estagiario depois do golf veio um gol serie ouro 1 0 16v comprado com seis anos de uso e 20 mil km rodados apenas em seguida outro gol desta vez um power 1 6 ano 2006 que por ter alguns problemas bem escondidos que estouraram na minha mao rapidamente foi trocado por um peugeot 206 feline 1 4 ano 2006 com ar digital sensor de chuva e o escambau a essa altura o ano ja era 2009 eu ja estava namorando a minha hoje esposa e estavamos atras de comprar o nosso primeiro cafofo o peugeot acabou virando entrada no apartamento comprado na planta e ficamos eu e ela rodando com o carrinho dela um ford ka que compramos juntos e que so nao era mais pelado que meu primeiro mille porque pelo menos desta vez tinha desembaçador do vidro traseiro e quer saber tenho saudades desse carrinho ate hoje valente divertido e economico [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 225101 225102 225103 225104 ] uns anos depois ja casados melhoramos um pouco de vida e o ka foi embora dando lugar a um sandero expression 1 6 zero km como nessa epoca eu ja viajava bastante a trabalho compramos uma honda biz pra uso da esposa mas como ela tinha sofrido um acidente com outra biz que ela tinha antes do ford ka o trauma falou mais alto e ela rodou menos de 800 km com esta nova biz ai passamos essa bizoca novinha adiante e compramos um fiat 500 com apenas 8 000 km rodados pra uso dela em seguida o sandero foi embora e veio um corolla gli no lugar dele resolvemos mudar de imovel o corolla virou entrada na morada nova e ficamos um tempinho com o fiat 500 como unico carro da casa quando foi possivel comprei um citroen c4 glx hatch que devolvi em dois meses por conta de defeitos cronicos que a concessionaria nao conseguia resolver no lugar dele veio um citroen aircross zero km pois e cujos nove meses de convivencia foram os mais longos da minha vida motorizada um dia meu sogro decidiu que ia comprar um vw fox zero km e ia dar o carro dele como entrada nao pensei duas vezes mandei a aircross adiante e peguei o carro do sogro pra mim e foi assim que me livrei de um carne de prestaçoes ao mesmo tempo em que passei a andar com outro gol power 1 6 este aqui ano 2012 comprado zero km pelo meu sogro e com apenas 20 mil km rodados em cinco anos [gallery type= grid link= file size= large ids= 225105 225106 225107 225108 225109 225111 ] finalmente ano passado o gol foi vendido e compramos uma honda hr v para uso da patroa atualmente o meu daily e o fiat 500 aquele que compramos la em 2012 e nos acompanha ate hoje ta e o miata voce deve estar se perguntando calma pequeno gafanhoto eu falo pra caramba e por consequencia escrevo pra caramba tambem a historia do miata teve um inicio bem mais emocionante do que o de qualquer um dos outros veiculos que relatei acima o inicio da coceira bem o fato e que eu sempre quis ter um conversivel na garagem para curtir naquele final de semana ensolarado uma das hipoteses que pensamos anteriormente inclusive foi trocar o nosso fiat 500 cult versao de entrada por um 500c automatico topo de linha e conversivel seria um belo upgrade para meu daily driver pois tenho que conviver diariamente com transito urbano e rodoviario em que o cambio automatico viria bem a calhar e a capota eletrica seria um belo complemento pra passear com a esposa no fim de semana o problema e que o preço de um 500c seminovo seria quase o dobro do valor de mercado do meu 500 cult considerando que e carro para o dia a dia eu nao estava a fim de comprar um carrinho desses para colocar no batente nem subir tanto assim o meu custo por km rodado pois preciso pensar que alem do preço de compra o valor do imposto e do seguro certamente aumentariam tambem divaguei aqui o fato e que la em 2016 eu e a esposa saimos de ferias para um roteiro fantastico entre a italia e a grecia que inclusive eu contei aqui no flatout como foi e durante essa viagem tivemos a sorte de contar com um mazda miata de segunda geraçao nb ao longo de quatro dias e quase 1 000 km de estrada voltei pra casa simplesmente tarado por um conversivel mas ainda nao necessariamente um miata pois eu achava que seria algo um tanto inatingivel em terra brasilis resumindo a historia comecei a procurar conversiveis olhei xr3 olhei gsi olhei franceses olhei alemaes a unica regra era que deveria ser um veiculo com 20 anos ou mais de uso pois seria para curtir brincar no final de semana entao deveria gerar o menor custo fixo possivel com impostos e seguro por exemplo ainda que desse algum gasto com mecanica ou talento para deixar em dia eu encararia esses gastos como hobby e nao como custo puro e simples o problema e achar um carro desse perfil com o estado de conservaçao que a gente gostaria cada um que eu encontrava a patroa nao curtia ate que ela me deu a ideia de eu ir atras de um miata de uma vez quase perdi a consciencia mas aproveitei a carta de alforria e foquei somente nos miatas a venda no pais inteiro em janeiro de 2017 consultando o webmotors encontrei uns quatro exemplares a venda todos acima do que eu estava a fim de gastar mas ne a esposa autorizou entao em determinado momento encontrei um miata ano 93 cor preta com capota e interior caramelo e apenas 28 mil milhas rodadas a venda em curitiba as fotos do anuncio eram promissoras e eu nem tinha percebido que se tratava de um dos pouquissimos exemplares com cambio automatico que rodam no brasil [gallery type= grid columns= 4 link= file size= large ids= 225113 225114 225115 225116 225117 225118 225119 225120 225121 225122 225123 225124 ] iniciei as conversas com a vendedora perguntando qual era a historia do veiculo segundo ela o carro era do falecido pai dela e havia sido recem desembaraçado do inventario o mazda era o brinquedo/xodo do cara por esse motivo era pouco rodado e estava em otimas condiçoes embora o motor de arranque estivesse pedindo manutençao possivelmente por falta de uso do carro nesse meio tempo ainda segundo a vendedora ela estava prestes a sair do pais e precisava vender o carro logo de posse dessa informaçao mandei a canelada inicial pedindo desconto e digamos que depois de alguma negociaçao eu havia fechado negocio com 25% de desconto sobre o preço inicial estava feliz feito mosca em tampa de xarope como se diz por aqui ja tinha mandado consultar placa e tomado outras providencias aparentemente nao era golpe negocio apalavrado eu ja tinha corrido atras de canais de comunicaçao com outros proprietarios de miata no brasil e foi atraves do finado forum do flatout que conheci o felipe cluk esse mesmo da equipe do mestre barata san que imediatamente me incluiu no grupo miata brasil no whatsapp e na respectiva lista de e mails do grupo mas tava tudo facil demais eu ja estava ate com a agenda programada para ir a curitiba de aviao e voltar rodando com o carro pro rs faltava apenas eu fazer a ted do dinheiro para a conta da vendedora passei um dia inteiro ligando mandando recados tentando contato e nada dela me atender ou me retornar as ligaçoes bom se era golpe pelo menos eu ainda nao tinha transferido o dinheiro ne no final daquela noite a mulher me mandou um whatsapp dizendo que outro interessado havia entrado em contato com ela que acabou vendendo o carro para ele que retirou pessoalmente o veiculo naquele mesmo dia ou seja de uma hora pra outra eu tinha voltado a estaca zero fiquei puto da vida mas fazer o que esse bonde ja tinha passado voces ja devem imaginar o quanto eu estava pilhado por um miata a essa altura dos acontecimentos ne contei o ocorrido no grupo miata brasil e imediatamente o felipe e o amigo thiago leal criaram um novo grupo muito apropriadamente nomeado miata pro yuri passariamos algumas semanas dentro desse grupo discutindo as ofertas de miatas a venda que ficassemos sabendo cada anuncio era destrinchado pelos guris para me ajudar na decisao de compra to devendo uma cerveja pra cada um deles pois ate hoje nao consegui conhece los pessoalmente mas o dia chegara voltei a lista de anuncios do webmotors cada exemplar localizado tinha uma lista de pros e contras normalmente o maior contra era o preço pedido que era muito alem do que eu poderia gastar mas tinha carro com capota rasgada tinha carro com historico de acidente tinha carro muito xunado ate que em um determinado momento la pelo final de janeiro de 2017 surgiu essa belezinha que hoje faz parte da minha vida fechando negocio num desses anuncios apareceu a venda em sao paulo/sp um miata vermelho ano 91 com preço razoavel fotos que revelavam alguns acessorios de gosto duvidoso mas o carro aparentava um estado de conservaçao bem aceitavel e com direito a uma placa que e a cara do carro [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 225127 225128 225129 225130 225131 225132 ] mostrei pra patroa que tinha adorado o miata preto que fugiu da gente e ela curtiu o carrinho mas nao gostou dos apliques plasticos no painel graças a deus porque eu tambem tinha achado horrivel com a concordancia dela entrei em contato com o vendedor o entao proprietario sr pedro paulo foi muito solicito bastante acessivel para conversas e atencioso nas minhas duvidas mandei o anuncio pro grupo miata pro yuri para ver o que os experts do assunto iriam falar sobre o carro qual nao foi a surpresa ao descobrir que o sr pedro paulo havia comprado o carro do reinaldo grande amigo do grupo miata brasil que ficou nada menos que quinze anos com o carro e havia vendido o mesmo em 2015 confirmamos a informaçao e realmente era o dito cujo o reinaldo havia feito muita coisa nesse carro desde manutençao basica ao longo desse tempo todo ate coisas mais complicadas como a troca da capota de tecido por uma nova com vigia traseiro de vidro ao inves do plastico que vem na capota de tecido original instalaçao de um escape personalizado forraçao do interior em couro e muitas coisas mais tudo devidamente documentado fiquei bastante empolgado com o carro mas como se fosse pouco o felipe e o thiago se dispuseram a ir conferir o veiculo pessoalmente num final de semana naturalmente que aceitei a oferta entrei em contato com o proprietario do carro que os recebeu para uma vistoria mais extensa a seguir vejam o dossie que os pias me mandaram [gallery type= grid columns= 4 link= file size= large ids= 225133 225134 225135 225136 225137 225138 225139 225141 225142 225143 225144 225145 225146 225148 225149 225150 225151 225152 225153 225154 225155 225156 225157 225158 225159 225160 225161 225162 ] o sabado que estava marcado para eles fazerem a visita foi um tanto chuvoso mas isso nao os impediu de ir ver o miata confesso que passei horas numa ansiedade desgraçada ate receber noticias deles no grupo quando veio esse material todo me senti absolutamente seguro em fechar negocio pois certamente foi uma verificaçao mais extensa e detalhada do que eu mesmo teria feito pessoalmente https //www youtube com/embed/fopnmswu8o8 uma das coisas que me deixou um pouco preocupado foi a quase certeza de ter de substituir o radiador original do carro o que certamente demandaria algum gasto mas principalmente impediria qualquer ideia de ir buscar de aviao e voltar rodando pra casa mas como os guris ja haviam me comentado sobre a oficina do alexandre a gearhead garage diy fiquei mais tranquilo por saber que teria mao de obra especializada no carro alem da questao do alexandre ter acesso as peças com relativa facilidade https //www youtube com/embed/hxrhymjat3g passamos entao a negociaçao de valores havia alguns detalhes na lataria que nao estavam visiveis nas fotos do webmotors solicitei ao sr pedro paulo que fossem corrigidos tais detalhes o que ele prontamente aceitou e passamos a negociar o preço a pedida inicial era um pouco acima do que eu podia gastar e alem disso eu tinha que cogitar tambem a questao do frete de sp para o rs fiz minha proposta e acabamos fechando no meio termo somei a minha oferta apenas a metade da diferença de valor entre o preço e o que eu ofereci inicialmente e nesse valor ja estaria incluido o frete de sp para o rs so ai foram r$ 1 200 00 de despesa [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 225163 225164 225167 225168 ] negocio fechado grana transferida la foram novamente o felipe e o thiago para buscar o filhote do agora antigo proprietario de la eles levaram o carro direto para a oficina do alexandre para fazer um diagnostico completo do que precisaria fazer para deixar a mecanica em dia mas a primeira manutençao mesmo quem fez foram os guris me fizeram o favor de arrancar aquela cobertura plastica cinza do painel e trocaram uma das tampas do acionador do farol escamoteavel que estava com uma tampinha vermelha por uma tampa original a primeira revisao ao receber o carro na oficina o alexandre começou a fazer a revisao completa do carrinho minha intençao desde o inicio era aproveitar a expertise do alexandre que conhece como poucos os detalhes dos mazda e o facil acesso a peças de reposiçao por estar em sao paulo para deixar a mecanica zerada sem qualquer tipo de defeito ou ajuste a ser feito depois que chegasse por aqui o que eu queria era ter tempo de curtir o carro sem grandes preocupaçoes mecanicas eletricas hidraulicas etc ao menos enquanto eu conhecia os detalhes e manhas do carro nos primeiros meses o primeiro orçamento foi de pouco mais de r$ 3 200 00 para deixar o carro 200% em dia nesse orçamento havia ate mesmo um upgrade muito comum nos miata 1 6 que e instalar os bicos injetores do motor 1 8 que veio com os miata 94 em diante e ajustar o ponto do motor para trabalhar com esses bicos segundo os entendidos essa mudança garante uma boa quantidade de torque extra em baixa rotaçao ainda que ao custo de um pouco menos de potencia em alta a ideia era boa muito boa alias mas como eu ja tinha gastado alem do previsto na compra do carro resolvi deixar para outro momento so em peças e mao de obra seriam uns mil reais para fazer esse up alem disso eu queria que o carro viesse o mais proximo de original para que eu pudesse conhecer o carro como ele veio ao mundo antes de sair fuçando em qualquer coisa [gallery type= grid link= file size= large ids= 225169 225170 225171 225172 225173 225174 225175 225176 225177 ] encontramos algumas gambiarras como a utilizaçao de mangueiras de gas em tubulaçao de agua alguns conectores mal feitos mangueiras ressecadas e especialmente o radiador que estava bem ruim ja tendo passado por algum reparo anterior que nao foi suficiente no fim das contas a revisao geral me custou r$ 2 049 00 que foram gastos da seguinte maneira substituido o radiador tampa do radiador sensor de temperatura da ventoinha e algumas conexoes bem como trocado o aditivo do radiador; instaladas as mangueiras do ar quente tinha um kit delas novinho no porta malas do carro so faltava colocar no lugar mesmo; troca da coifa da caixa de direçao rasgada ; troca do batente do pedal da embreagem; alinhamento da direçao; unificaçao das chaves do carro havia uma chave para a igniçao outra para as portas e mais uma para a tampa do porta malas nesse meio tempo eu ja tinha visto que o carrinho tinha alguns detalhes de acabamento faltantes tais como a tampa inferior da coluna de direçao que o dono anterior me disse que tinha mas nao sabia onde estava entao ele me ressarciu o custo da nova peça a trava do console central e o sensor do cruise control no pedal da embreagem que estava quebrado da lhe ebay [gallery type= grid columns= 4 link= file size= large ids= 225178 225179 225180 225181 ] ate o correio resolveu colaborar com essa primeira compra o pacote foi despachado nos eua no dia 07/02 chegou na minha casa em 14/02 sem incidencia de impostos nada mau la pelo dia 15/02 o alexandre me mandou fotos do serviço realizado no carrinho [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 225183 225184 225185 225186 ] outra coisa que apareceu durante o test drive dos guris e que exigiria algum tipo de intervençao e o airbag ate o ano modelo 93 o carro vinha com airbag somente para o motorista enquanto que do 94 em diante passou a ter airbag duplo porem ha que se lembrar que trata se de um carro com quase 30 anos e estamos ficando velhos e disparar um airbag velho em um acidente pode causar estragos maiores do que sem airbag algum entao eu tinha duas opçoes desativa temporariamente ou encomenda um kit novo de airbag do motorista no ebay ate pesquisei o kit custaria uns mil reais para trazer pra ca mais imposto e mao de obra ja a opçao de desativar significava deixar os componentes do jeito que estavam mas desativando por completo a central do airbag e sumir com o led de alerta do painel mas tudo feito de maneira que seja possivel de desfazer instalando um airbag novo no futuro se assim eu desejar beleza considerando que sera um carro de passeios esporadicos e toda a grana que ja tinha sido gasta resolvi optar por deixar o airbag desativado provisoriamente abaixo as fotos mostram a central do airbag caixa azul o chicote do airbag devidamente desconectado da central e a tecnologia de ponta que faz com que a luz espia do painel fique desligada [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 225187 225188 ] como eu disse acima e tecnologia de ponta ponta de palito de dente no lugar correto do chicote e puf ta desligada a luz espia do painel tudo certo solicitei a transportadora para retirar o carro na oficina do alexandre o que foi feito em 17/02 [gallery type= grid link= file columns= 4 size= large ids= 225189 225191 225192 225193 ] a partir dai fiquei acompanhando o trajeto pelo sistema de rastreamento da transportadora gastei o teclado do notebook de tanto pressionar as teclas para recarregar a pagina no browser mas no fim deu tudo certo e chegou o grande dia cerca de uma ansiosa semana depois me ligaram da transportadora para buscar o carro em porto alegre nao perdemos tempo e fomos buscar o filhote em 23/02 [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 225194 225195 ] tudo certo com o carro e com a documentaçao começamos a jornada para a serra gaucha saimos de porto alegre atraves da br 116 e acreditem em uma quinta feira de manha acho que nada poderia ter sido mais inusitado do que estar em um carro onde qualquer gol vira um suv e qualquer honda biz parece um cavalo do teu lado naturalmente o carrinho chamou a atençao dos demais motoristas na estrada mas eu so me concentrava em nao fazer cagada logo na primeira vez que saio com o carro minha esposa e que nao parava de dar risada ruim foi ter de encarar a br 116 congestionada de vidro baixo pois o ar condicionado nao funcionava alem do calor carro baixo ja viu ne qualquer fumegada de escapamento de caminhao ia direto pra dentro da cabine isso nao foi la muito legal mas faz parte da brincadeira almoçamos no caminho em cuja parada descobri mais um detalhe que tinha passado batido nada grave mas chato como sou entrou direto para a lista de pendencias a resolver a maçaneta da porta do carona estava com o indicador de aberto quebrado e o miolo da chave do lado de fora nao trancava a porta somente destrancava foi so trancar por dentro como eu fazia na epoca do uno mille e do ford ka e seguir adiante [gallery type= grid link= file size= large columns= 4 ids= 225196 225197 225198 225199 ] depois de toda essa jornada estavamos perto de casa mas nao estavamos ansiosos para chegar entao começamos a fazer algo que se tornou uma constante quando temos a oportunidade de sair de miata espichamos o caminho para curtir o trajeto com direito as primeiras fotos no vale dos vinhedos aqui na gringolandia [gallery type= grid link= file size= large ids= 225200 225201 225202 225203 225204 225205 225206 225207 225208 ] os primeiros passeios naquele mesmo final de semana mesmo ja tendo identificado os primeiros detalhes a arrumar ou melhorar nem deixamos o carro esfriar direito na garagem e ja saimos fazer nossos primeiros trajetos eu e a raquel com alguma frequencia faziamos uns passeios com nossos daily drivers geralmente com o 500 ja que eu tinha de conviver com o gol a semana inteira resolvemos começar pegando leve repetimos os nossos trajetos mais usuais dessa vez com o mazda entao no sabado 25/02 tiramos a tarde para dar uma volta nos arredores da cidade e demos uma espichada ate a ponte sobre o rio das antas na br 470 trata se de uma serra bastante movimentada mas cujo asfalto tinha sido recuperado ha pouco tempo entao estava em muito boas condiçoes [gallery type= grid link= file columns= 4 size= large ids= 225209 225210 225211 225212 225213 225214 225215 225216 225217 225218 225219 225220 ] ja nesse primeiro passeio no brinquedo novo a janis nossa cachorrinha shih tzu achou o segundo lugar favorito dela o primeiro como todo bom cachorro e na janela surfando ao vento dia seguinte domingo 26/02 resolvemos conferir outro dos nossos roteiros frequentes aqui na serra gaucha atravessando os caminhos de pedra nos arredores da gringolandia [gallery type= grid link= file size= large ids= 225222 225228 225227 225226 225224 225223 ] no domingo seguinte acordamos mais cedo que o usual e saimos nos tres eu esposa e a janis com o mx 5 de capota baixa fizemos quase que o mesmo roteiro da chegada do carro de bento gonçalves a sao leopoldo via br 470 rs 446 e rs 122/rs 240 porem entrando na br 116 no sentido novo hamburgo paramos num shopping da cidade para almoçar e fazer umas compras que haviamos programado e seguimos adiante de novo hamburgo ate nova petropolis via br 116 [gallery type= grid link= file columns= 5 size= large ids= 225229 225230 225231 225232 225233 225234 225235 225236 225237 225238 ] de nova petropolis seguimos adiante ate caxias do sul via br 116 deu pra curtir mais uma descida e mais uma subida de serra com o carrinho mas sempre com muita parcimonia afinal eu nao estava habituado ao comportamento do carro e fazer cagada com um rwd e bem facil pra quem nao esta acostumado fui ultrapassado por bem muita gente mas nao estava nem ai queria mais era curtir o caminho com vento no rosto e sol na cara ao menos enquanto a esposa nao pediu para subir a capota o que obviamente em algum momento acabou acontecendo de caxias voltamos a gringolandia via rs 122/rs 453 primeiras impressoes o carro e esperto mas tem que saber aproveitar o regime de rotaçoes dele corretamente abaixo das 3 mil rpm ele e um tanto manso que mantem a velocidade mas nao embala com aquele vigor e na subida dependendo do seu ritmo provavelmente vai te pedir para baixar uma marcha para continuar subindo por outro lado seguindo nesse ritmo civilizado mesmo de capota baixa o consumo nem foi tao alto assim enchi o tanque quando retirei o carro em porto alegre tres dias antes e enchi novamente quando chegamos em bento media combinada de 11 8 km/l nesse trecho todo nao achei ruim considerando o fato de ser um carro 1991 com tecnologia dessa epoca e que rodou metade desse trecho de capota baixa como eu ja tinha a experiencia anterior do miata nb que alugamos la na grecia nao demorei a me adaptar a clausura do interior apesar dessa sensaçao ser um pouco mais acentuada pelo fato deste miata aqui ter interior de couro preto apenas com alguns detalhes imitando madeira para quebrar a escuridao de qualquer forma e um troço que nao exige muito para voce se sentir a vontade os bancos tem um apoio bacana a posiçao de dirigir e beeeem baixa estilo kart mesmo parece o tempo inteiro que a bunda vai raspar no asfalto e facil achar o posicionamento dos comandos para te agradar ainda que pessoas de maior estatura possam sofrer um tanto a mais ate encontrar essa posiçao correta especialmente com a capota fechada mas depois que voce se ajeitou nao tem pra ninguem os pedais la na frente o banco que fica poucos centimetros a frente do eixo traseiro ate mesmo o para sol que e dobravel para que nao atrapalhe a visao a frente uma das poucas ressalvas que posso fazer e quanto ao material utilizado na parte superior do painel um plastico preto brilhante que debaixo do sol reflete todo o painel no para brisas e atrapalha um bocado a visibilidade ao que parece nas geraçoes posteriores esse pequeno pecado foi corrigido e la fora e comum ver carros com alguma personalizaçao nessa area rodando com o carrinho a suspensao de curso curto fazia com que o comportamento dinamico fosse algo bem diferente do que estamos acostumados equilibrado ao extremo o carro nao pula muito e nem joga a carroceria de um lado pro outro graças tambem a firmeza do conjunto acentuada porem pelos pneus que descobri depois serem bem velhos em passeios curtos nao compromete mas em viagens um pouco mais longas as costas podem pedir uma tregua nao estranhei muito a caixa de cambio justinha e um tanto dura nos engates nas palavras do nosso amigo formula finesse muito positiva e precisa com proposito o que incomodou naquele primeiro passeio foi a manopla que imita madeira estava praticamente solta sobre a alavanca girava em falso atrapalhando um bocado a utilizaçao algo que corrigi ainda no primeiro dia uma vez corrigido esse detalhe minusculo fui criando uma intimidade com o carro que so faz aumentar falarei mais sobre isso ao longo dos proximos capitulos da jornada em tempo de capota baixa em velocidades de cruzeiro e incrivel como faz falta um defletor de vento atras dos bancos mesmo subindo os vidros o fluxo de ar faz com que se crie um redemoinho dentro da cabine que torna a tarefa de conversar bem mais dificil e a missao de manter penteados no lugar algo impossivel a esposa nao curtiu naturalmente e me fez achar uma soluçao pra isso afinal o miata grego tinha um windblocker original de fabrica que era uma beleza bastava levantar a aba para a posiçao superior e puf adeus redemoinho claramente alguma soluçao seria muito bem vinda os primeiros ajustes antes mesmo de chegar em casa ja tive de dar uma passada numa auto eletrica pois a luz de re nao estava acendendo nada grave foi trocada a cebolinha do cambio serviço de dez minutos e o carro ja estava pronto pra rodar novamente quando compramos o carro o felipe e o thiago haviam me dado a dica que o porta malas do carro estava forrado em peças que eu deveria dar uma conferida chegando em casa resolvi ver o que me esperava [gallery type= grid link= file size= large ids= 225239 225240 225241 ] tinha um radio toca fitas oem mazda tinha quatro lanternas traseiras depois descobri que sao tres de um lado e uma do outro haviam seis chaves reserva tinha capa de proteçao da capota nao sei o nome direito em ingles chamam de top boot e aquela capa que vai por cima da capota quando ela esta abaixada e dobrada atras dos bancos tinha uma especie de defletor de vento removivel tinha volante sobressalente confesso que ate hoje nao consegui identificar tudo o que veio bom demais merito do amigo reinaldo o defletor de vento foi o primeiro que testei era algo bem simples uma faixa de plastico transparente que ficava afixada entre os dois encostos de cabeça sendo presa a estes atraves de tiras de velcro ficava feio pra chuchu era meio chato de acertar o posicionamento mas uma vez afixado quebrava um galho mas chato como sou eu tinha certeza de que isso nao ia ficar desse jeito por muito tempo nao logo na primeira noite que saimos com o carro percebemos que o interior estava um tanto escuro nao nao me refiro ao estofamento ou a capota preta mas a falta da iluminaçao interna mesmo existem duas luzes de cortesia uma de cada lado do painel e as duas nao davam sinal de vida retirei as duas desmontei e vi que as lampadas incandescentes estavam em boas condiçoes mas os componentes metalicos da peça estavam totalmente enferrujados borrifei uma boa dose de wd 40 dei uma lixada para tirar o grosso da ferrugem deixei secar aproveitei para apertar um pouco os parafusos que seguram o interruptor no lugar de forma que o uso do interruptor fosse mais firme e instalei de volta voila as duas peças voltaram a funcionar perfeitamente e assim estao ate hoje dois anos depois primeira encrenca resolvida lembram daquelas peças que eu comprei no ebay e recebi em tempo quase recorde entao elas ja estavam esperando pelo carro ha semanas obvio que eu nao pude nem esperar o dia seguinte na mesma quinta feira que o carro estacionou pela primeira vez eu ja coloquei todas elas no lugar colocar a tampa inferior da coluna de direçao foi facil quatro parafusos e pronto mesma coisa para a trava do console central dois parafusos e ta feito agora quando chegou a hora de instalar o sensor do cruise control no pedal da embreagem chessus o negocio e o seguinte o cruise control do miata e baseado em diversos sensores entre eles ha um sensor no pedal de freio e outro no pedal da embreagem que servem para desarmar o cruise control quando voce pisa no pedal o sensor do pedal do freio estava ok mas o da embreagem estava quebrado isso apareceu ja na revisao inicial por isso eu ja havia encomendado de antemao o tal sensor fica rosqueado num determinado local embaixo do painel de maneira que quando o pedal da embreagem esta livre o pino do sensor estara totalmente pressionado; quando voce pisa no pedal o pino do sensor e liberado fazendo com que o cruise control seja desativado so que nao da para rosquear demais o tal do sensor porque se ele ficar muito longe do pedal o pino pode ficar na posiçao de desarme enquanto que se rosquear muito pouco o sensor inteiro fica pressionando o pedal da embreagem sem voce perceber e ai o disco da embreagem vai pro saco rapidinho [gallery link= file columns= 4 size= large ids= 225243 225244 225245 225246 ] entao la fui eu me aventurar nesse troço sempre contando com a ajuda do thiago e do pessoal do grupo do whatsapp primeira dificuldade conseguir acesso ao local do sensor o carro e muito baixo e pequeno entao a unica maneira de enxergar o que eu fazia era entrar de cabeça contra os pedais com os dois braços esfrunhando a parte inferior do painel se ainda nao deu pra imaginar como fiz imagine isso ai que acabei de falar e as pernas do vivente apoiadas no encosto do banco e os pes soltos acima da linha do encosto de cabeça sim foi ridiculo e sai com um belo torcicolo dessa empreitada mas consegui fazer a instalaçao e funcionou corretamente segunda terceira e quarta encrencas resolvidas [gallery type= grid link= file columns= 4 size= large ids= 225247 225248 225249 225250 ] mais algumas semanas se passaram e eu continuava fuçando no ebay atras de peças e detalhes para o carro ja tinhamos feito alguns passeios com o carrinho e sentimos falta de um porta copos no console central o que tem e uma tampa corrediça que revela um cinzeiro entao passei a procurar opçoes para segurar uma ou duas bebidas no interior minusculo do mazda consultando os acessorios originais de fabrica para o modelo descobri que havia um porta copos opcional encaixado justamente no lugar do cinzeiro em questao como eu nao fumo e eu ja tinha comprado por 1 dolar um adaptador usb 12v para no lugar do acendedor de cigarros do painel nao pensei duas vezes encontrei um anuncio desse porta copos opcional original na caixa original e abracei outra coisa que me incomodava era a falta do emblema da mazda na dianteira tive de pesquisar para ver qual a opçao correta pois ate o ano/modelo 1992 havia somente um adesivo no lado esquerdo do para choque dianteiro enquanto que do 1993 em diante os miatas da geraçao na vinham com um emblema no centro do bico frontal entre os dois piscas [caption id= attachment_225252 align= aligncenter width= 999 ] miata na ate 1992 logotipo da mazda abaixo do pisca esquerdo[/caption] [caption id= attachment_225253 align= aligncenter width= 999 ] miata na a partir de 1993 logotipo da mazda no centro da frente[/caption] aproveitei a compra do porta copos e mandei vir um adesivo resinado praticamente igual ao part number original mas que custava uns 7 dolares contra 59 95 do original na embalagem da mazda pois e mais uma frescura que so um ze frisinho como eu iria atras de fazer apesar de estar plenamente funcional o cd player kenwood que estava no painel me deixava bem incomodado ainda mais sabendo que eu tinha um tape deck original da mazda que veio junto com o carro resolvi atacar essa frente e correr atras de ressuscitar esse som original da mazda nem que eu ficasse sem radio no carro por uns tempos primeiro passo para isso foi achar o chicote original pois em algum momento o radio original foi embora e o chicote foi cortado achei o chicote por uns 4 dolares comprei ainda falando sobre o som original imaginei que eu nao ia querer usar o radio original para ouvir somente radio am/fm como fitas cassete sao passado e eu nao tinha o cd player original do carro minha alternativa seria tentar utilizar uma fonte de audio via cabo p2 auxiliar so que claro o radio mazda nao tem porta aux somente o tape deck mesmo nao pensei duas vezes achei uma daqueles adaptadores de p2 para tape deck e mandei trazer finalmente como ninguem e de ferro encontrei o anuncio de um kit de montar da tamiya escala 1 24 de um mx 5 miata abracei tambem ta montado e decorando minha estante aqui no escritorio pela milionesima vez e nao sera a ultima preciso agradecer a ajuda do povo do grupo miata brasil nao apenas pela atençao em tirar duvidas muitas vezes idiotas mas pelo vasto conhecimento da galera entre outros materiais preciosos obtive com eles um pdf do manual de serviço e outro do catalogo de peças do miata inclusive em ediçoes separadas para cada ano/modelo isso facilitou uma barbaridade a mao de desmontar painel e componentes alem de viabilizar pesquisas pelos part numbers corretos no ebay quem tem amigos tem tudo bem ate aqui os perrengues foram muito poucos e pequenos e as alegrias ja tinham sido muitas mas estou tomando a liberdade de focar somente nesses capitulos mais felizes e pular por um momento a ordem cronologica dos fatos a esta altura eu ja estava com o carro havia uns dois meses os ajustes acima foram realizados entre fevereiro e maio de 2017 a parte ruim e amarga dessa minha historia começou ainda no mes de fevereiro de 2017 quando comecei a enfrentar as burocracias do detran daqui da cidade mas isso e conversa pro proximo capitulo ate la
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