por yuri franzoni project cars #509 e ai gurizada tudo beleza estamos de volta com o segundo capitulo da historia do meu miata quem teve a oportunidade/tempo/paciencia/saco/perseverança de ler meu primeiro texto deve lembrar que essa saga teve inicio depois de uma viagem de ferias em que eu e a esposa alugamos um miata nb e ao voltar ao brasil o primeiro miata escapou das nossas maos mas no fim das contas abraçamos um classic red com cambio manual em bom estado geral mas com uma serie de coisinhas pra fazer ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] terminei a primeira parte dessa historia contando alguns dos primeiros ajustes que eu fiz comentando da decisao de trazer o som original de volta ao painel e principalmente que neste segundo capitulo voces seriam brindados com o inferno burocratico que um detran e capaz de colocar na vida da gente instalando de volta o audio original take 1 vou começar pela parte mais facil de contar lembram que eu havia comprado uma penca de itens no ebay logo nos primeiros dois meses com o carro certo entre eles havia o chicote do radio original que havia sido cortado em algum momento do passado para instalaçao do cd player kenwood que estava no painel quando recebi a encomenda parti para a instalaçao do chicote pois o radio mazda que veio com o carro estava guardado no armario da garagem e eu estava esperando pelo chicote para traze lo de volta a ativa uma das coisas mais bacanas do miata e que devido ao fato dele ser um sucesso estrondoso de vendas nos estados unidos a busca por informaçao de qualidade e ainda mais facil do que a propria busca por peças no ebay e desmanches um dos foruns favoritos que eu utilizo e o miata net com um site cujo design grita inicio dos anos 2000 que tem um volume absurdo de conhecimento acumulado sobre todas as geraçoes do miata e ate mesmo do fiat 124 abarth spider o famoso fiata poucos minutos de procura por la e encontrei um guia completo dos sistemas de audio original dos miatas na e nb atualizado apenas ate o ano/modelo 2003 mas ja serve nesse guia encontrei o wiring diagram que mostrava a fiaçao certinha do carro e do chicote alem de demonstrar todos os modelos de radio oem que vieram nos miatas desde o lançamento ate entao inclusive os modelos de series especiais com recursos como equalizador grafico e ajuste automatico de volume de acordo com o ruido ambiente chique demais para um carrinho do inicio dos anos 90 bom vamos começar pelo chicote de posse do diagrama da fiaçao e de um passo a passo bem detalhado sobre como desmontar o painel do carro parti para a luta e retirei o radio kenwood e o porta trecos que vieram com o carro lendo os manuais com calma ficou claro que eu nao precisaria desmontar o painel inteiro como descrito somente para retirar o radio bastou trabalhar nem dez minutos na seçao central e eu ja estava com o radio e o porta trecos fora do carro [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 232903 232904 ] alem da surpreendente facilidade em desmontar essa parte do painel eu tambem fui brindado com uma informaçao nova bom era nova pra mim ao contrario do que eu achava inicialmente o carro tem seis alto falantes no seu interior dois nas portas e mais dois em cada encosto de cabeça no entanto os dois alto falantes das portas estao em bom estado e resolvi nao troca los pois minha intençao nao e aumentar a potencia ou a fidelidade do audio prefiro curtir o ronco do motor e o som do vento quando estamos passeando [gallery type= grid link= file size= large ids= 232905 232906 232907 232908 232910 232911 ] poucos minutos depois consegui fazer a instalaçao do chicote corretamente e pude testar o radio mazda oem que eu tinha em maos conectei o radio e vi que a iluminaçao do painel e dos botoes do radio estava em boas condiçoes os botoes tambem respondiam corretamente porem nao saia audio de nenhuma das quatro saidas alem do tape deck estar com defeito a fita cassete com adaptador para plugue p2 nao ficava dentro do deck de jeito nenhum aparentemente o motor do deck estava com problemas nem perdi muito tempo terminei de colocar o radio no painel apenas para preencher o espaço e montar tudo de volta como estava no mesmo dia comecei a pesquisar por opçoes de radio oem da mazda para colocar no painel pois claramente o meu radio nao valeria o esforço para conserta lo acabei descobrindo que o radio mazda que eu tinha em maos nao era original do miata mas da van mpv que tambem foi vendida por aqui ate a saida da mazda do nosso pais achei que em breve eu teria o som original de volta ao painel mas a parte dificil da historia me fez esquecer do radio por um tempo esse radio provisorio acabou ficando no painel por mais de seis meses nesse meio tempo tive que começar a sofrencia da transferencia a qual vou contar em detalhes a seguir senta que la vem historia de novo burocracia 7x1 round 1 fight deixa eu recapitular a linha do tempo dessa historia o carro foi comprado no inicio de fevereiro de 2017 e chegou ate minhas maos na ultima semana daquele mes nesses quinze dias o miata passou pelas maos do alexandre para revisao geral e foi transportado de sp para o rs quando o carrinho chegou e obvio que eu ia dar atençao para aquilo que interessava empilhar quilometragem ou melhor milhagem no painel entao naquele final de semana fizemos os passeios que relatei no primeiro capitulo deste pc #509 acontece que na semana seguinte eu estava com uma viagem a trabalho marcada que me afastaria da cidade por alguns dias entao quando eu retornei na semana seguinte eu estava no limite do tempo para realizar a transferencia do veiculo pro meu nome sao 30 dias apos o reconhecimento da firma do vendedor no documento de propriedade sob pena de multa sabendo disso tirei um dia e fui ao crva da gringolandia para iniciar o processo de transferencia entrei na fila entrei com a documentaçao e primeira bola na trave o antigo proprietario havia me enviado por correio o documento de propriedade com a firma devidamente reconhecida no entanto alguma criatura que trabalha no cartorio de notas do alto da sua incompetencia fez o reconhecimento da firma do vendedor com uma letra diferente do que constava no documento o nome correto do proprietario era pedro paulo fulano di tal e era isso que constava no documento e a firma foi reconhecida com o nome de pedro paulo fulano de tal por causa dessa leve diferença o crva daqui da gringolandia recusou a documentaçao para dar entrada no processo de transferencia entrei em contato com o sr pedro paulo que ficou de ver o que deveria ser feito neste caso la se foram meus 30 dias de prazo para transferir e assim começa a minha novela para botar o carro no meu nome dia seguinte o sr pedro paulo me retornou dizendo que foi ate o cartorio para verificar o que deveria ser feito eu precisei enviar o documento de propriedade de volta a sao paulo para que ele pudesse retornar ao mesmo cartorio onde seria realizado um segundo reconhecimento de firma que retificava a informaçao incorreta da primeira autenticaçao e em seguida ele me enviaria o documento de volta assim fizemos enviei o documento para sp e cerca de dez dias depois o documento estava de volta ao meu endereço para iniciar novamente o processo de transferencia burocracia wins vamos la tentar novamente burocracia 7x1 round 2 fight aquela altura ja estavamos na segunda quinzena de março de 2017 peguei o carro com o documento retificado e voltei ao crva dessa vez consegui dar entrada no processo de transferencia o crva ficou com o documento anexado ao processo e me entregaram as guias para pagamento das taxas paguei as taxas no mesmo dia e fui orientado a voltar a partir do dia seguinte para fazer a vistoria voltei uns dias depois afinal eu trabalho e pasmem tenho mais o que fazer alem de correr atras do crva e entrei na fila para fazer a vistoria fiquei cerca de uma hora aguardando ser chamado quando chegou minha vez encostei o carro no box para vistoria veio um elemento fazer a vistoria farol baixo farol alto seta pra direita seta pra esquerda freio re tudo certo na epoca o extintor ainda era obrigatorio ok macaco chave de roda estepe beleza ai o elemento passou a tirar as copias dos numeros do chassi na carroceria e fotografou o carro tudo normal ate ai em determinado momento o elemento resmungou que o numero do motor nao constava no documento atual e seria preciso tirar a copia desse numero para anexar no processo onde fica o tal numero num lugar de terrivel acesso que alem de exigir que o carro fosse elevado tambem exigiu um pouco de contorcionismo do elemento que fazia a vistoria beleza o elemento perdeu quase uma hora so pra chegar nesse local do carro tirou a copia que ele precisava ai encasquetou que o documento do carro estava com informaçoes erradas capacidade de passageiros potencia la foi ele e alterou os dados que julgava incorretos a essa altura eu ja tinha perdido a manha inteira por la e ja passava das 13 00 quando o elemento finalmente veio falar comigo o dialogo foi o seguinte ok terminamos a vistoria beleza agora tenho que esperar sair a autorizaçao pra confecçao das placas nao o teu carro foi reprovado cumequie teu carro tem uma avaria severa na area critica do para brisa nao posso aprovar teu carro desse jeito porque ele nao oferece segurança para rodar antes que eu começasse a mandar o cara tomar no cucuruto pedi para ele me mostrar do que ele estava falando a seguir voces verao duas fotos que eu sofri bastante para captar que mostram a avaria severa na area critica do para brisa [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 232914 232915 ] tratava se de uma minuscula marca de pedra no vidro tao minuscula que a unha nem chega a prender quando passa por cima e que eu nao tinha visto ate a hora que o elemento me mostrou do que ele estava falando era uma marquinha tao pequena menor do que a bunda de uma tampa de caneta bic que nao gerou qualquer trinca ou rachadura ou qualquer outro efeito no restante do vidro porem como ela estava estrategicamente localizada na area a frente do volante foi considerada como uma avaria severa na area critica fosse no lado do passageiro estaria fora da area critica e nao reprovaria o carro na vistoria mas essa avaria severa fez com que o meu carro nao oferecesse segurança para rodar o interessante e que o chevette rebaixado com insulfilm g20 e escapamento duvidoso que estava no box ao lado aparentemente nao oferecia qualquer risco para rodar pois foi aprovado e trocou de placas naquele mesmo dia enfim chamei o cara ai de elemento porque nao quero e nem posso chama lo com o termo que eu realmente tenho vontade de usar deixemos assim burocracia wins vamos atras de reparo no para brisa burocracia 7x1 round 3 fight ja que eu tinha perdido a manha inteira no crva ja tinha perdido o almoço em casa e ja passava das 14 00 ou seja ja ia perder o resto do dia sem conseguir atender cliente nenhum resolvi ir direto para uma oficina de reparo de vidros automotivos mostrei a avaria severa para os caras deixei o carro la e retirei no final do dia seguinte gastei r$ 120 00 pelo reparo que confesso que piorou mais do que melhorou a situaçao inicialmente eu nem sabia da existencia do problema depois da vistoria passei a enxergar um pontinho minusculo depois do reparo o ponto aumentou mesmo assim uns dias depois ja estavamos no inicio de abril de 2017 resolvi tentar novamente mesma coisa pega fila espera quase uma hora vai pra vistoria desta vez fui chamado por outro vistoriador que irei denominar meliante o meliante fez toda a novela da vistoria exceto pelo numero do motor e dados do documento que ja constavam no processo iniciado anteriormente e me reprovou novamente rindo repetindo a mesma coisa que eu ouvi da primeira vez e sendo enfatico tu nao vai conseguir aprovar esse carro na vistoria em lugar nenhum sem substituir esse vidro como se fosse facil encontrar o para brisa de um carro japones de quase 30 anos do qual vieram menos de 200 unidades para o brasil desde entao entao o meliante saiu com aquela cara de vitoria nao sei o que e que ele ganharia com isso mas enfim me deu as costas e foi vistoriar o proximo carro da fila resolvi voltar a oficina que fez o reparo do para brisa me cobraram mais r$ 80 00 para lixar e polir a area do vidro onde foi feito o reparo para melhorar um pouco o resultado do conserto uns dias depois voltei pra buscar o carro novamente e dessa vez o conserto tinha ficado bom apesar de ainda ser possivel enxergar uma marca tao minuscula quanto a anterior no local onde foi feito o reparo desta vez chamei o vistoriador de meliante porque tambem nao quero e nem posso chama lo com o termo que eu realmente tenho vontade de usar que e tao ruim ou pior que o anterior deixemos assim novamente burocracia wins vamos outra vez tentar a vistoria burocracia 7x1 round 4 fight aquela altura estavamos na segunda quinzena de abril de 2017 eu continuava preocupado com essa situaçao do vidro pois se tivesse que trocar o para brisa nao era nem o prejuizo que me causava panico mas sim a dificuldade de encontrar um para brisa novo para colocar no carro pensando nisso e considerando que eu preciso trabalhar eu viajo bastante e nem sempre posso estar por aqui para correr atras desse tipo de coisa resolvi contratar um despachante para fazer o serviço para mim deixei o carro com o despachante que foi ao crva fazer novamente a vistoria segundo ele o carro estava sendo vistoriado por outro profissional e quando estava prestes a concluir e dar o veredito apareceu o meliante para ver como tinha ficado a substituiçao do para brisa quando o meliante viu que eu havia feito novo reparo ele teria meio que ordenado o colega a reprovar meu carro mais uma vez burocracia wins e o desespero começava a pegar burocracia 7x1 round 5 fight depois dessas tres tentativas frustradas de aprovar o carro na vistoria eu estava sem saber para onde correr falei com pelo menos mais tres despachantes de cidades diferentes inclusive para ver o que poderia ser feito a resposta foi unanime nada pois a essa altura meu processo e as respectivas reprovaçoes ja estavam registradas no sistema do detran/rs o que faria com que qualquer tentativa de fazer o processo em outra cidade redundasse em novo fracasso pois a nova vistoria teria de anexar provas de que o motivo de reprovaçao anterior havia sido corrigido pelo requerente outra possibilidade seria deixar o processo baixar por falta de andamento ou seja desistir de transferir para meu nome no endereço indicado na comunicaçao de venda e tentar transferir para algum endereço em meu nome em outro estado de forma a começar tudo de novo porem teria toda a questao de mandar documento de volta a sp para o antigo proprietario solicitar uma segunda via do documento que ele assinou e reconheceu firma alem de precisar levar o carro ate o local em questao para fazer a vistoria fora o fato de que eu nao tenho um endereço fora do rs para registrar em meu nome fora de cogitaçao traduzindo ou eu trocava o para brisas ou nao conseguiria transferir pro meu nome facil ne ja estavamos em maio de 2017 e ao mesmo tempo em que procurava por soluçoes para o meu caso do para brisa deixei meu caso com um outro despachante que prometeu verificar minha situaçao como mencionei acima primeiramente seria necessario esperar coisa de um mes para o processo atual ser baixado automaticamente no sistema do detran e ai sim poderiamos começar o processo novamente em outro crva entao ele me ligaria novamente dali a uns 45 dias para me ajudar nao levei muita fe e estou esperando retorno dele ate hoje os meses de maio e junho de 2017 se passaram enquanto eu procurava soluçao para o meu problema e o carro seguia emplacado em sao paulo com o documento de rodar do exercicio de 2016 procurei por para brisa de mx 5 no mercado livre em desmanches sonhar nao custa nada em importadoras de peças em lojas de vidros automotivos e so tive respostas negativas a menos ruim delas foi um anuncio que apareceu no mercado livre de um vendedor de sp que tinha um para brisa usado por modicos r$ 1 800 00 mais frete e instalaçao imagine o medo que eu passaria de ter de trazer um vidro precioso como esse para o rs ate que la no inicio de julho de 2017 numa tentativa desesperada entrei em contato com mais algumas lojas de vidros automotivos aqui da regiao ainda que sem muita esperança de encontrar e nao e que encontrei a loja que salvou a lavoura foi a rey do vidro de caxias do sul a 50 km daqui de casa eles tinham o vidro na matriz em canoas grande porto alegre e prontamente enviaram para a loja de caxias para que eu pudesse fazer a substituiçao dia seguinte vidro na loja desmarquei meus compromissos e fui correndo pra la [gallery type= grid link= file size= large ids= 232916 232917 232918 ] levou o dia inteiro atendimento por ordem de chegada mas finalmente consegui sair de la com o vidro trocado chassi gravado no para brisas e tudo o mais trocaram tambem a borracha de vedaçao que estava bem ressecada custo total da brincadeira r$ 1 000 entre peças e mao de obra mais ou menos o preço que se gasta para trocar o vidro de um veiculo nacional comum dei sorte [gallery type= grid link= file size= large columns= 5 ids= 232919 232920 232921 232922 232923 ] pedi encarecidamente para que eles guardassem o para brisa substituido poucos dias depois passei la novamente e levei pra casa guardei como reserva ate hoje vai que ne vidro substituido achei que tinha vencido essa batalha empolgado com a chance de finalmente resolver essa novela fui ao crva mais uma vez tentar a vistoria burocracia wins ja tinha esquecido o quanto eu odeio esse lugar burocracia 7x1 round 6 fight mais uns dias ja estavamos na metade de julho/2017 voltei ao crva para entrar novamente na fila para vistoria dessa vez nem cheguei a pegar a senha ao dar entrada com os documentos no processo para gerar a senha de vistoria no sistema descobri que meu carro estava com uma restriçao administrativa que impedia a continuidade do processo de transferencia detalhe era o mesmo processo que iniciei ainda na metade de março quando recebi o documento com a autenticaçao corrigida mas caceta eu ja tinha tentado fazer a vistoria pelo menos tres vezes e nunca tinha aparecido qualquer restriçao afinal de contas que cazzo que aconteceu desta vez como voces ja devem esperar e claro que o crva da gringolandia nao tinha como informar que tipo de restriçao impedia o processo estranho seria se eles conseguissem me ajudar entao tive de entrar em contato com o detran/sp para ver o que estava acontecendo constatei o seguinte o sr pedro paulo antigo proprietario havia realizado a comunicaçao de venda do veiculo la em fevereiro de 2017 quando fechamos negocio em seguida quando recebi o carro eu tinha apenas o documento do exercicio de 2016 para poder rodar por ai e esse documento tinha validade ate o dia 30/06/2017 como ja estavamos em julho/2017 o prazo para licenciamento do carro em sao paulo havia expirado; entao a restriçao administrativa que trancou o processo por aqui era a simples falta de licenciamento no estado de origem eu teria de licenciar o carro em sp para poder tentar seguir com o processo de transferencia novamente por aqui facil ne tentei fazer o pagamento do ipva licenciamento e dpvat do carro usando placa e renavam no meu internet banking nao consegui como o banco que eu trabalho nao tinha na epoca agencias em sp pensei que fosse por esse motivo e me dirigi a uma agencia do santander para fazer o pagamento paguei uns r$ 156 no total sai com o comprovante e aguardei uns dias acompanhando no site do detran/sp para ver quando e que o carro constaria como licenciado 2017 passou uma semana e nada entrei em contato novamente com o atendimento do detran/sp que afirmou ser algum problema com a sefaz/sp entrei em contato com a sefaz/sp que afirmou adivinha adivinha adivinha ser algum problema com o detran/sp nessa hora eu pensei seriamente em desistir de tudo devolver o carro e desfazer o negocio desiludido resolvi entrar em contato com o sr pedro paulo para ver se ele poderia me auxiliar de alguma maneira ou ate mesmo desfazer o negocio sei la liga no celular toca e ninguem atende liga de novo mais umas duas ou tres vezes sem sucesso deixei recado no whatsapp e no dia seguinte a secretaria dele me retornou quando recebi essa mensagem me caiu o c* da bunda e eu so conseguia dividir as minhas preces entre a alma do falecido e que o carro nao tivesse entrado em algum processo de inventario dos bens dele ficou claro que em alguma encruzilhada tinha um tonel de cachaça e uma galinha preta com o meu nome anotado num papel recuperado do susto consciencia recobrada uns dias depois resolvi pegar o touro pelos chifres e retomei as ligaçoes aos orgaos publicos de sp como nem detran nem sefaz se entendiam resolvi abrir um chamado na ouvidoria da sefaz/sp via internet explicando a situaçao e pedindo orientaçao sobre como proceder para minha surpresa a resposta veio rapidamente finalmente um fato novo no mesmo dia entrei em contato por telefone com o detran/sp quando depois de muito explicar o caso inteiro para tres pessoas diferentes o terceiro funcionario me deu o caminho das pedras para solicitar o desbloqueio da comunicaçao de venda tive de tirar copias autenticadas do rg cpf cnh comprovante de endereço crlv do carro e ainda escrever uma carta de proprio punho descrevendo minha solicitaçao assim o fiz e enviei tudo para o protocolo do detran/sp passaram se alguns dias nada de cair a comunicaçao de venda na consulta da placa do carro inicio de agosto recebo retorno deles dizendo que ja havia sido feita a baixa da comunicaçao entretanto na consulta web ela continuava por la voltei a ligar pra la abriram novo processo desta vez junto a sefaz para que eles verificassem o que houve a resposta da sefaz foi empolgante o licenciamento do carro ainda constava como pendente pois eu fiz o pagamento no santander quando a comunicaçao de venda ainda estava em vigor resultado tive de pagar os r$ 156 00 novamente para que desta vez fosse registrado o licenciamento do veiculo quanto ao valor que paguei em vao anteriormente bastaria eu comparecer pessoalmente a uma unidade do poupatempo em sao paulo claro que eu tive que engolir mais esse prejuizo e deixei pra la [gallery type= grid link= file columns= 4 size= large ids= 232929 232930 232931 232932 ] finalmente no dia 14/08/2017 me retornaram informando que constava licenciamento 2017 desde o dia 10/08 e que eu deveria proceder com a transferencia aqui no rs enquanto a comunicaçao de venda nao voltasse a vigorar burocracia wins mas finalmente eu tinha uma luz no fim do tunel burocracia 7x1 round 7 fight o dia era 17/08/2017 consegui me liberar mais cedo de um cliente e cheguei a tempo na cidade para tentar a sorte no crva da gringolandia pela setima vez entrei com os documentos para nova vistoria ok tudo aceito a restriçao administrativa estava resolvida peguei nova senha fui pra area de vistoria veio outro vistoriador que nao era nenhum dos anteriores repete toda a dança de verificar luzes buzina esguicho estepe ai veio um dos caras perguntando se eu tinha conseguido o para brisa quase mandei tomar no cucuruto nao diss uma palavra sequer so apontei para o vidro empilharam se tres vistoriadores sobre o para brisa ate constatarem que cabeça de cavalo nao tem chifre finalmente meu carro estava aprovado no entanto como ja era quase final de expediente sabe como e 16 45 ne brasil muito convenientemente o sistema do crva caiu de novo me fizeram voltar no dia seguinte mas pelo menos a aprovaçao da vistoria tinha sido registrada seria somente para eu pegar a autorizaçao para confecçao da tarja das placas e finalmente lacrar a placa com a tarja da gringolandia a essa altura eu ja nem me estressava mais voltei na manha seguinte uma sexta feira ensolarada pontualmente as 9 00 [gallery type= grid link= file columns= 5 size= large ids= 232934 232935 232936 232937 232938 ] yuri wins levou so seis meses e ainda fiz questao de sair de capota baixa sem pressa nenhuma e de alma lavada os primeiros eventos enquanto essa novela mexicana nao terminava eu nao tinha segurança nenhuma de sair com o carro para passeios ou participar de eventos eu nem sabia se iria conseguir regularizar o carro no meu nome afinal de contas nesse meio tempo em meados de julho de 2017 rolou mais uma ediçao do tradicional rally dos vinhedos como nessa data eu ja estava ate mesmo sem documento para rodar com o carro pois eu so tinha o crlv de 2016 que deixou de valer em 30/06/2017 eu nao pude nem pensar em participar com o meu carro infelizmente nao consegui acompanhar o evento entao tenho poucas fotos para compartilhar nessa mesma semana eu estava fazendo a troca do para brisa do meu carro mas o evento serviu para conhecer dois grandes amigos do grupo miata brasil o presidente marcelo e o ex presidente reinaldo o lendario ex proprietario que ficou 15 anos com o meu carro o marcelo veio com o seu miata 95 e o reinaldo com seu fabuloso triumph 1959 [gallery type= grid link= file size= large ids= 232941 232942 232943 ] ainda ganhei de presente algumas lembranças do grupo miata brasil as quais estao comigo sempre que saio com o carro essa galera e show de bola com o documento definitivo em maos finalmente pudemos começar a sair com o carro com mais frequencia e sem medo para quem ainda nao tem uma noçao do tamanho do bichinho vejam que beleza estas fotos do miata entre gigantes [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 232944 232945 ] mais alguns dias coloquei no devido lugar os detalhes que eu ja tinha recebido para colocar no carro o emblema dianteiro e os adesivos do flatout que adicionaram 15 whp ao carrinho bem como o adaptador usb 12v para ligar no lugar do acendedor de cigarros do painel aproveitei para dar uma conferida com calma no top boot que deixa o visual bacanudo demais [gallery type= grid link= file columns= 4 size= large ids= 232946 232947 232948 232949 ] em novembro de 2017 tivemos um evento bem bacana aqui na gringolandia que ocupou boa parte do centro da cidade com veiculos antigos de membros e amigos do veteran car club dos vinhedos oficialmente falando foi minha primeira participaçao com o japinha em um encontro de antigos [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 232950 232951 232952 232953 ] instalando de volta o radio original take 2 naquele mesmo mes de novembro eu e a esposa saimos em ferias para o canada que alias rendeu uma road trip simplesmente maravilhosa que uma hora dessas quero contar para voces aqui no flatout e aproveitamos a passagem por um pais onde a mazda esta presente e vende bem obrigado para correr atras de algumas coisas para o carro que sao mais dificeis de achar por aqui recebi uma pequena encomenda de peças pro grande amigo thiago que foi atras e me passou de antemao os part numbers das peças que ele queria a qual fiz questao de buscar numa concessionaria mazda em toronto [gallery type= grid link= file columns= 4 size= large ids= 232954 232955 232956 232957 232958 232959 232960 232961 ] claro que aproveitei a passadinha na gyro mazda para conhecer o miata da geraçao nd pessoalmente e tambem para conferir o entao novo miata rf com teto rigido retratil [gallery type= grid link= file columns= 5 size= large ids= 232985 232986 232987 232988 232989 232990 232991 232992 232993 232994 232995 232996 232997 232998 ] quanto ao meu projeto a minha intençao era de pegar um radio oem para instalar no painel mas dificilmente uma autorizada da marca teria uma peça original da linha 1991 a venda alem disso segundo minhas pesquisas no ebay e lojas online eu ja tinha visto que esse item nao seria tao facil de se encontrar tambem ainda mais em pleno funcionamento poucos sao os proprietarios de miatas que ainda possuem o radio original no carro ou encostado em algum armario de casa pois queira ou nao trata se de um carro de quase 30 anos quem quiser um visual oem como eu queria ou sai a caça de exemplares usados funcionando ou nao ou parte para soluçoes alternativas tais como a instalaçao de unidades oem de modelos mais novos como os miata nb e tambem de outras linhas protege millenia mpv etc que utilizam ate o mesmo chicote para instalaçao outro mod muito comum inclusive aqui no brasil e instalar no carro a unidade 2 5 din original do hyundai tucson cujo visual externo e muito semelhante ao painel original do miata bem como a iluminaçao verde porem oferecendo qualidade de som superior alem de comodidades como porta usb cd com leitor de mp3 e ate mesmo bluetooth em alguns modelos fora a tela maior que da um ar de modernidade ao painel no entanto como nao era esse o meu objetivo me concentrei na procura de unidades mazda ainda que de outros modelos da marca ou geraçoes do miata quase fechei a compra de varios exemplares sempre no ebay ate que um dia resolvi pesquisar nos classificados do forum miata net nao achei nada a venda por la que encaixasse com o que eu procurava mas tinha uma seçao wanted to buy onde voce deixa seu contato dizendo o que esta procurando fiz isso e nao e que apareceu um cara me oferecendo o toca fitas original do seu miata 92 por us$ 25 ja com o envio incluido dentro dos eua/canada detalhe 1 o vendedor era do canada e eu estava por la exatamente quando ele me mandou a mensagem no forum eu poderia ate mesmo retirar pessoalmente nao fosse o detalhe 2 ele me contatou na vespera da minha viagem de volta quando eu ja estava prestes a devolver o carro a locadora o rapaz era dos arredores de toronto e eu tinha saido de la na noite anterior que beleza de qualquer maneira o cara me garantiu que o radio estava em pleno funcionamento quando foi retirado do carro entao resolvi abraçar e pedi que fosse enviado ao armazem da qwintry um serviço agregador de encomendas que eu utilizo para compras nos eua assim foi feito e dali a alguns dias o pacote estava pronto para ser despachado ao brasil outra peça que eu queria ter trazido do canada mas desisti quando vi as dimensoes era o famoso windblocker um defletor de vento que vai instalado atras dos bancos assim eu poderia aposentar aquele defletor plastico que eu comentei no primeiro texto como o miata na de primeira geraçao nao tinha esse defletor de vento como peça original de fabrica somente como acessorio aftermarket pesquisei mais um bocado no miata net e encontrei uma listagem de peças que sao compativeis entre o na e o nb nessa listagem descobri que o defletor original do nb e perfeitamente compativel com o na entao bora procurar um windblocker para o nb o pessoal da css mazda que visitei em toronto ate conseguia a peça se eu encomendasse mas o preço era bem alto coisa de uns 120 dolares se nao estou enganado levaria alguns dias e de qualquer maneira eu teria a dificuldade de trazer pra casa dentro da bagagem o defletor mede cerca de 1 2 m de largura e pesa uns 2 ou 3 kg entao socar dentro da mala seria impossivel que ja estava bem cheia pois era inicio de inverno por la despachar como bagagem especial tambem nao seria nada barato entao peguei o part number e quando voltei para casa da lhe ebay acabei encontrando um exemplar em bom estado por modicos us$ 37 50 comprei e mandei entregar no armazem da qwintry onde ja tinha o radio esperando para ser despachado comprei tambem uma vareta do oleo do carter pois o puxador de plastico da minha tinha quebrado e uma maçaneta interna da porta do passageiro pois desde que comprei o carro aquele indicador vermelho que estava quebrado me saltava aos olhos coisa de ze frisinho mesmo [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 232962 232963 ] recebidas as encomendas no armazem da qwintry comandei o fechamento da encomenda que foi empacotada e apos preenchimento da declaraçao de conteudo foi despachada para o brasil o serviço da qwintry mais frete dos eua pro brasil custou no total uns 40 dolares se nao estou enganado naturalmente nesse tipo de serviço as encomendas estao sujeitas a fiscalizaçao e tributaçao pela receita federal o que efetivamente acabou acontecendo entre impostos e tarifa de entrega os famosos 15 reais dos correios gastei mais r$ 306 00 nessa brincadeira mas faz parte uns 90 longos dias depois dos quais cinco dias foram gastos no trajeto entre os eua e o brasil uns 80 dias para chegar na unidade de tratamento internacional dos correios passar por fiscalizaçao gerar o imposto e liberar a encomenda apos o pagamento mais uns cinco dias pra chegar do rj ate minha casa pelo menos chegou tudo sao e salvo assim que recebi o pacote nao resisti e parti pra instalaçao dos brinquedos novos [gallery type= grid link= file columns= 4 size= large ids= 232964 232965 232966 232968 232969 232970 232971 232972 232973 232974 232975 232976 232977 232978 232979 232980 ] o windblocker foi uma das melhores compras que fiz pro miata conforme o pessoal do miata net ja havia dado a dica a compatibilidade do defletor do nb com a estrutura do na foi total bastou parafusar no local correto e voila ta instalado se meu carro fosse um exemplar com motor 1 8 ano 94 em diante seria necessario tambem fazer um furo extra de cada lado para a correta fixaçao mas no meu caso nem isso foi preciso fazer ficou do jeito que eu imaginava com toda a cara de acessorio de fabrica totalmente funcional nem parece que foi adaptado de um exemplar mais novo no mesmo pacote vieram tambem a maçaneta nova pro lado do passageiro a nova vareta de oleo e e claro o tao esperado radio toca fitas original que acompanhava o carro coloquei a vareta no devido lugar troquei a maçaneta com o indicador quebrado pela nova que recebi e parti pra instalaçao do radio no painel tudo muito simples pois ja tinha o chicote instalado corretamente e eu sabia que os falantes estavam todos em pleno funcionamento pois tinha aquele radio kenwood instalado anteriormente quando terminei a montagem puxei meu velho ipod shuffle que estava jogado numa gaveta e em conjunto com a fita cassete adaptadora para plugue p2 ganhou uma nova funcionalidade jukebox pro miata o momento da estreia do conjunto foi este quase chorei [gallery type= grid link= file size= large ids= 232981 232982 232983 ] https //youtu be/v_tfhoiaofe no proximo capitulo a conclusao desta historia mas nao o final pois project car que se preze nunca tem fim mais alguns ajustes e melhorias a minha participaçao no rally dos vinhedos de 2018 e a situaçao atual do carro como se encontra no momento abraço a todos
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