por gustavo rossi de andrade project cars #513 ola caro leitor aqui e o gustavo detentor de um opala 1977 seis cilindros e de uma ausencia de inteligencia fora do comum hoje voces vao aprender com o tio aqui como montar um esquema para comprar o carro dos seus sonhos prontos vamos nessa quatro anos atras em 2015 meu pai quase morreu do coraçao quando eu disse a ele que iria comprar um stilo com skywindow do jeito que ele detestava a fiat eu sabia que ele nao iria aprovar o objetivo nao era exatamente esse mas ele nao precisava saber disso em 2015 tudo o que eu tinha eram 19 anos de idade e uma merreca na conta bancaria para saciar a minha vontade de ter um carro uma tarefa complicada com tantas opçoes entre o fim do ensino medio e o ingresso na faculdade vi a escalada de preço dos classicos; galaxie maverick dodge todos foram carros que dobraram ou mesmo triplicaram de preço em um periodo muito curto porem ainda havia uma opçao com preços mundanos leia se barato e que na minha opiniao era tao legal quanto aqueles todos o opala voces ja sabem mas nao custa recapitular o opala foi o primeiro modelo de passeio da chevrolet vendido no brasil projetado pela opel modificado para o brasil com inspiraçao no nova americano e motorizaçao igualmente americano ele poderia vir equipado com um quatro cilindros de 2 5 litros e cerca de 94 cv ou com o seis em linha 4 1 com potencia entre 140 e 171 cv 250 s e torque na casa dos 26 kgfm ou seja um sonho molhado para um moleque que cresceu vendo velozes e furiosos e jogando need for speed mas onde o meu pai e o fiat entram nessa historia calma que vamos chegar la a decisao estava tomada teria de ser aquele muscle brazuca com seu ronco rouco e carroceria estilo fastback lembra da merreca na minha conta entao e obvio que ela nao era suficiente para cobrir meu sonho eu precisava de alguem para me ajudar nessa total burrice que eu queria cometer e e claro dei bandeira para minha mae me ajudar na empreitada ela por sua vez arranjou informaçoes privilegiadas com o meu pai e logo a resposta chegou e ele vai te ajudar sim afinal nao falta muito dinheiro e voce passou em uma otima faculdade porem tera de ser um 1 0 baratinho e economico um corsinha dos anos 90 seria perfeito e claro que tentei conversar explicando que esse nao era um tipo de carro que eu gostaria de ter e que eu nao seria 100% feliz comprando algo que nao era da minha vontade mas meu pai nao aceitou um senhor que ja viveu muito e hoje coloca a razao na frente de tudo eu nao poderia ter esperado uma opiniao diferente ah nao cara que balde de agua fria nao dava para ser um corsa eu nao poderia gastar todo meu dinheiro e mais um pouco em algo nada haver com o que eu queria mas a maldade a maldade sempre esta na mente como convencer um senhor na casa de seus 50 anos que adquirir uma geringonça de 40 anos de idade era boa ideia simples so fazer parecer que a outra opçao era muito pior que o opala meu pai ja foi um gearhead na sua epoca seu primeiro carro foi uma belissima alfa romeo 2300 1974 manual a qual ele ganhou de seu padrasto nos anos 1980 ja em pessimo estado ela tinha uma cor azul claro para lilas a qual ele trocou para preto cadillac tinha varios podres e um motor no final de vida mas cara ela era uma alfa o volante de tres raios com aro em madeira e os belissimos instrumentos veglia borletti os quais o meu pai sempre se lembra todas as vezes que se recorda do carro denunciavam a origem do bolido [caption id= attachment_228134 align= aligncenter width= 999 ] alfa romeo 2300 1974 com uma cor muito proxima do alfa do meu pai[/caption] [caption id= attachment_228135 align= aligncenter width= 999 ] interior identico ao do nosso com detalhe no volante console e painel com acabamento em madeira[/caption] na epoca meu pai mal tinha dinheiro para alimentar aquela velha fera italiana na garagem sempre me conta que uma vez que foi colocar que nem uns 20 reais no tanque e descobriu que o mesmo estava cheio so faltou pular de alegria e foi para a faculdade com o carro fazendo aquele maravilhoso quatro cilindros com camaras hemisfericas comando duplo no cabeçote ja nos anos 1970 e uma webber dupla berrar que carro ele sempre me dizia corria contra os opala da epoca de igual para igual mesmo os seis cilindros depois dos 170 km/h os retrovisores da alfa fechavam pois suas molas nao resistiam contra o vento caracteristicas que so poderiam existir nos carros dos anos 1970 mesmo com esse passado ele nao apoiava a minha ideia eu sabia que esses tempos haviam passado para ele e que agora ele era so um pai de familia na meia idade se concentrando em cuidar de seus proximos e de seu emprego porem apesar disso tudo sou brasileiro e nao desisto nunca a ideia ja estava na cabeça e o plano ja estava criado certo dia fui falar com ele na maior seriedade ele ja sabia que eu era contra a ideia do 1 0 porem eu tinha uma arma secreta que iria me ajudar a convence lo a ceder eu sabia que ele detestava a fiat principalmente os modelos que parecem carro de boy isso se devia a uma serie de experiencias passadas que ele teve com problemas eletricos com automoveis da marca entao so um carro poderia me ajudar a atingir o meu objetivo que era convencer uma pessoa 100% racional a fazer uma burrice nesse dia sentei ao seu lado e disse a ele em tom de apaziguamento que nao compraria um 1 0 de forma alguma mas que adoraria comprar um stilo sporting aquele amarelo com o skywindow que tem fama de travar a resposta foi imediata ele quase infartou coitado e o melhor foi o efeito colateral minha mae adorou o carro e ficou do meu lado ela nao sabia de nada pobrezinha com a minha mae do meu lado e apos muitas conversas com ele meu acabou cedendo e preferiu me ajudar a pegar um opala pois segundo ele a eletrica era bem mais simples pois nao tinha nenhum opcional e daria menos problemas porque nao era fiat nessa hora toca o tema da vitoria na minha cabeça ja dizia o dito popular ignorancia e uma bençao e naquele momento eu era a pessoa mais abençoada da terra algumas semanas e carros a venda visitados depois o escolhido foi um opala de luxo cupe ano 1977 cor ouro imperial equipado com um seis cilindros 4 1 compramos de despachante que dizia ser o segundo dono do carro o primeiro havia sito um tio seu no dia que fomos buscar a minha mais nova dor de cabeça quem dirigiu foi meu pai coitado quase chorou lembrou da epoca que teve uma caravan 1979 standard monocromatica de quatro cilindros amou ouvir o ronco dos seis cilindros de fato foi muito bom depois de tudo poder ouvir a sinfonia daquele strait six chevrolet rebatendo na mureta da dutra enquanto ultrapassavamos todos os outros carros em uma velocidade que um auto de quase 40 anos de idade nao deveria poder alcançar sabe me senti um pouco nos anos 1980 como nas historias da alfa de meu pai o sentimento de liberdade e incrivel meu pai acabou pegando gosto tambem devido ao opalao agora ele as vezes abdica da parte racional e da lugar um pouco ao emocional o que eu acho otimo afinal somos todos humanos e a felicidade tambem faz parte da vida acabamos nos reaproximando muito graças ao carro ja faziam alguns anos que estavamos um pouco distantes afinal sempre trabalhamos juntos nele e todo fim de semana estamos sempre procurando novas peças velhas para o mesmo haha primeira foto que tirei do carro primeiro abastecimento de muitos cavalo que anda bebe [gallery type= grid link= file size= large ids= 228138 228140 228139 ] https //youtu be/qfm4eg8xagm mas nem toda historia tem um final feliz para sempre o carro era um sonho realizado porem nao se engane pelas fotos ele era um sonho cheio de podres pneus um de cada tamanho em pessimo estado motor falhando e detalhes de gosto bem duvidoso como pedaleiras de aluminio em formato de pezinhos adesivos com kanjis japoneses colados por dentro do velocimetro tapetes chao de onibus e a lista segue usei o carro o tanto quanto deu porem ele pedia reparos os seus quase 40 anos ja pesavam demais nas costas e uma hora ele cedeu mas isso fica para o proximo post
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.