por waldemar rubim project cars #517 minha historia com a mercedes começou com a procura por um modelo muito desejado na epoca em que eu me decidi por esse tipo de classico era uma w190 que depois de muitas andanças e conversas a maioria dos proprietarios que tinham esse modelo nao queriam se desfazer dos mesmos e os que se dispunham a vende los pediam um preço muito alto como esse modelo ja estava muito valorizado desisti da ideia e parti para outro a pesquisa comecei a pesquisar novos modelos e via muitos carros w124 seda a classe e dos anos 1980 ate que um dia me deparei com uma w124 coupe c124 e foi amor a primeira vista pois trata se de um carro extremamente elegante com linhas harmoniosas comecei a busca por uma que estivesse dentro do que eu imaginava mas sabem como e comprar carro por fotografia nao para minha sorte tinha um conhecido em sao paulo que era chefe de oficina de uma concessionaria mercedes entao todo carro que me interessava eu mandava para esse amigo verificar em sao paulo mesmo nao encontrei nenhum carro que estivesse em perfeito estado encontrei depois de muita procura finalmente encontrei uma em santa catarina era uma cupe grafite uma w124 300 ce 24 ano 1991 nas fotos era linda e pedi para um irmao que mora na regiao para ver o carro ele andou com o proprietario mandou mais fotos e disse que o carro era bom acontece que sou muito detalhista e nao deixaria passar alguns sinais que para ele eram imperceptiveis mas com base na avaliaçao do meu irmao iniciei as negociaçoes por celular que se estenderam ate 1 00 da manha finalmente fechamos negocio a descoberta negocio fechado carro despachado mantive contato com o vendedor para saber quando o carro chegava pois a logistica para mandar um carro de florianopolis/sc para natal/rn e complicada preciso aguardar uma cegonha que venha de porto alegre/rs para sao paulo/sp onde o carro sera transferido para outra cegonha com destino a natal/rn numa dessas conversas com o vendedor ele me fala que o carro esta com injeçao injepro e que a original viria na mala do carro caso eu quisesse recupera la foi um detalhe que nunca tinha sido dito em nossas conversas anteriores a chegada recebi uma ligaçao da transportadora dizendo que o carro tinha chegado ate ai tudo alegria pois nao sabia o estado real do carro primeira providencia era lavar o carro que diga se de passagem ficou lindo pintura muito boa carroceria perfeita rodas monoblock foi a novidade na cidade entre os proprietarios de carros antigos todos os amigos comemorando comigo todos querendo ver a mercedes ate ai tudo era festa a realidade quando abri o cofre do motor encontrei um motor com aquela crosta de sujeira tipica de carros que ficaram abandonador muito tempo ao relento era tipo um barro seco sem contar o vazamento de oleo na parte frontal do motor alem de a injeçao nao estar funcionando perfeitamente o carro estava superalimentado e nao tinha quem resolvesse a situaçao para terem uma ideia quando ligava o carro o chao ficava preto onde saia o escapamento ai começou a minha peregrinaçao em oficinas e com as respectivas trocas de peças velas bicos injetores capa e rotor de distribuidor e muito tempo gasto sem soluçao via crucis passei por duas oficinas todos os proprietarios excelentes teoricos ate que um dia um amigo meu dono de oficina me falou para levar o carro que ele queria se incomodar palavras desse amigo e que iria estudar o manual da injepro eu sabia que era muito ocupado e que eu teria que ter paciencia mas como ja estava estressado e sem lugar para guardar o carro para la levei meu amigo nao teve tempo de estudar o manual resumindo o carro ficou um ano parado a transformaçao como vi que aqui em natal ninguem resolveria o problema de injeçao do carro resolvi pesquisar na internet alguma soluçao para o caso e na minha cabeça eu tinha que simplificar o problema ja que nao via nenhuma soluçao a vista foi quando encontrei um video de um cidadao de santa catarina que tinha colocado carburador em duas mercedes e vi que estavam funcionando como eu tinha um carburador bijet motorcraft de um cobra v8 que estava guardado resolvi recupera lo e aqui vai uma receita caseira desmontei o carburador e coloquei as peças separadas so metal em um recipiente com vinagre por duas horas depois lavei bem e coloquei carb 80 nas galerias do carburador e outro banho de agua e soprei bem para limpar tudo comprei o reparo completo para o bijet e estava feita a recuperaçao adaptei uma base para o carburador no coletor de admissao original da mercedes feita a adaptaçao vamos para a parte de alimentaçao e necessario trocar a bomba de combustivel e o dosador pois o original da mercedes e para injeçao e tem muita pressao o que faz com que o motor trabalhe encharcado com excesso de combustivel coloquei uma bomba eletrica com baixa vazao para motores carburados galaxie dodge etc ha quem diga que com essa bomba vai dar falta de combustivel mas esse e um problema facil de resolver como e um motor de seis cilindros e essa bomba e para motores de oito cilindros creio que que vai funcionar a contento nada e tao ruim que nao possa piorar fizemos umas tres saidas para teste e tudo funcionou dentro dos conformes so faltando o ajuste fino nas duas ultimas saidas colocava agua no radiador e quando ia sair no dia seguinte tinha que colocar agua novamente fui procurar por vazamentos e para minha preocupaçao sem nenhum vazamento vcs ja devem estar imaginando o que aconteceu quando tirei a tampa do oleo estava com a cor cinza e isso mesmo a junta do cabeçote queimada resultado e que ja abri o motor mb 104980 e neste momento estou garimpando as peças voces devem estar pensando que cara azarado nao e mas isto esta me servindo de aprendizado apesar dos meus 74 anos e uma prova de nunca sabemos tudo e precisamos estar abertos a novas liçoes de vida mostrando que nao controlamos nada e que as coisas acontecem quando tem que acontecer e a lei do universo bom chega de filosofar e vamos em frente amigos aguardem os novos capitulos desta novela mexicana e assim mesmo aqui no nordeste temos um ditado que diz se eu contar minha historia para um carroceiro ate o burro chora ate a proxima
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.