por marcus vinicius guerra project cars #522 nao tenho certeza se ha um pais perfeito para os entusiastas de carro viverem mas tenho certeza que o brasil nao e um deles eu nao me abstenho em dizer que o governo move esforços para dificultar o interesse daqueles que vivem essa cultura ha um sistema de impostos que encaminha a sociedade para as aquisiçoes economicas um departamento de transito que hipoteticamente deveria trazer segurança e mobilidade para as ruas mas na verdade e uma maquina publica de receita para o governo a partir de radares taxas abusivas e leis que mais promovem uma anarquia por parte da sociedade do que a propria segurança rodoviaria sem mencionar a infraestrutura pauperrima e o capital que deveria ser investido nesse intento escorrendo pelo ralo da depravaçao politica todos os anos como ja estamos acostumados a ver nos jornais apesar disso a cultura automotiva brasileira e riquissima me atrevo a dizer ser uma das mais ricas do planeta e de muito bom gosto em grande parte creio que esta serie de obstaculos seja o fator primordial para o crescimento dessa cultura paddy mcgrath editor chefe do speedhunters meu nome e marcus vinicius guerra tenho 23 anos moro em manaus e tenho um fiesta 1 5 turbo esta e a nossa historia o fiesta teve a primeira geraçao lançada em 1976 fruto do projeto bobcat aprovado para desenvolvimento por henry ford ii em 1972 e e comumente e considerado o primeiro ford de traçao dianteira de sucesso nao tivemos o fiesta de primeira nem segunda geraçao oficialmente aqui pelo brasil; somente na terceira geraçao famosa por ser a primeira com variante cinco portas em 1995 e sob importaçao da espanha com motores endura de 1 3l injetados e 60cv e acho que aqui começa a minha historia com o carro meu pai teve um fiesta 1995 posteriormente ao fiesta meu pai tambem teve um mondeo 1995 e anteriormente um versailles antes de eu nascer mas eu nao lembro absolutamente nada do mondeo; eu lembro do fiesta eu lembro do cheiro do som do motor do tato no tecido dos bancos e dos botoes das cores do painel a noite lembro de absolutamente tudo [caption id= attachment_241058 align= aligncenter width= 1200 ] a concessionaria onde o fiesta foi comprado era revendedora autorizada lada note o laika sw ao fundo minha irma sentada na hilux[/caption] eram memorias de uma criança que morava num pacato interior do estado onde qualquer saida no carro seja para visitar um familiar ir a igreja ou dar uma volta era uma experiencia excitante [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 241059 241060 ] nos mudamos para a capital no começo da decada de 2000 epoca onde tinhamos need for speed underground pacotinhos de quatro cartas de carro a 25¢ hotwheels super trunfo… nao fui de ter muitos amigos na infancia entao meu lazer era desenhar carros jogar nfsu e u2 e gran turismo 1 2 3 4… passava tardes lendo a descriçao de cada carro no gt como se estivesse estudando para uma prova; e aprendi bastante a proposito acho que o gran turismo teve um papel fundamental nao somente na minha mas na vida de muita gente no conhecimento teorico sobre o automobilismo [caption id= attachment_241085 align= aligncenter width= 999 ] eu assinava varias as revistas nacionais da epoca fullpower carstereotuning hotrod tuningcar quatro rodas colecionava posters carrinhos… era isso que eu fazia e gostava de fazer[/caption] aproximadamente uma decada depois em 2014 eu completara 19 anos e conseguira meu primeiro emprego formal estava no segundo ano de engenharia mecanica indo e voltando de onibus e eventuais caronas minha familia abraçou uma oportunidade financeira e tivemos a chance de poder comprar nosso segundo carro para atender a minha necessidade diaria com as seguintes caracteristicas hatch cinco portas acima de 1 0 com boa dinamica de chassi e com um custo relativamente baixo lembro que em uma tarde eu deitei a minha cama e processei qual carro poderia atender a estas caracteristicas e que pudesse futuramente se tornar um bom projeto aquelas lembranças do fiesta e a jornada da familia com a ford me fizeram um apelo emocional e acabaram limpando a minha visao para perceber que o fiesta de setima geraçao ou sexta ja explico poderia ser um puta projeto design bonito boa motorizaçao e venda mundial que faz com que seja um carro mais difundido na cultura automotiva gerando assim mais ideias de bons projetos tanto mecanicos quanto visuais com base na experiencia de pessoas pelo mundo o new fiesta e a sexta geraçao do modelo mas acabou sendo conhecida como mk7 inicialmente no reino unido e depois mundo afora sabe deus por que no brasil chegou em 2010 sob importaçao do mexico este bastante reconhecido por sua qualidade de construçao e acabamento interno em 2013 veio o facelift mk7 5 fabricado no brasil modelo o qual se trata este project car foi comercializado em nosso mercado inicialmente com duas motorizaçoes aspiradas de 1 5 e 1 6 litros e posteriormente o 1 0 turbo americanos europeus e alguns vizinhos latinos tem a sorte da ford disponibilizar em seus mercados o fiesta st motor 1 6 turbo de 215cv nas ultimas atualizaçoes visual mais encorpado roda 17 versao de tres portas suspensao mais travada… um hot hatch nato [caption id= attachment_241087 align= aligncenter width= 980 ] fiesta st ford[/caption] os aspirados disponiveis no brasil em questao provem da familia zetec sao duratecs evoluidos minimamente e mais conhecidos no brasil e estados unidos como sigma zetec > zetec se > duratec > duratec tivct [sigma] sao motores de aluminio de 16 valvulas com comando variavel e coletor de admissao de plastico a transmissao e uma ib5+ com atuador hidraulico a mesma utilizada nos focus manuais apesar da pequena apariçao no mundo modificavel o sigma e utilizado nos motorsports para carros de algumas copas nacionais nos estados unidos como a scca ford pro series e no reino unido em alguns campeonatos e centros de pilotagem com caterhams 7 no uso street e possivel encontrar alguns itens de performance como comandos 270° e 285° pipercams na gringa e carlini aqui no mercado nacional kits de escapamento mountune coilovers kw bilstein e eibach intakes injen e k&n remaps e ate mesmo kits supercharger rotrex mais simples [caption id= attachment_241090 align= aligncenter width= 1280 ] scca ford pro series utiliza motores sigma[/caption] consideradas estas informaçoes fomos a concessionaria e compramos um fiesta 1 5 s 2014/2015 azul california o modelo de entrada ja atenderia perfeitamente minhas necessidades mas sendo bem sincero se eu tivesse a mesma sabedoria e noçao do que o carro seria hoje tinha levado o 1 6 se unica e exclusivamente por causa do motor a cor eu escolhi propositalmente imaginando um projeto bem bacana considero que carros com cores exportam vida e mais personalidade se fosse para ter apenas um carro do dia a dia teria sido prata ou preto inicialmente eu nao tinha a ideia de montar turbo; so queria um aspiradinho mais basico possivel com uma estetica bacana acho que ninguem em sa consciencia com um orçamento limitado 19 anos na epoca e no primeiro emprego compra um carro zero km pra turbinar modificaçoes iniciais o sigma 1 5 tem originais 112cv e 15kgfm dinamicamente o fiesta mk7 5 e um carro muito no chao; quem guiou ja sabe baixa tendencia de rolagem da carroceria baixa torçao de chassi e boa distribuiçao de peso sao algumas carateristicas em todos estes anos de uso eu posso dizer que sou satisfeito e considero um excelente carro o unico gargalo e o acabamento interno que e bastante inferior ao pre facelift fabricado no mexico o modelo tem dois problemas cronicos conhecidos o eletroventilador queima o carro esquenta consequentemente e queima a junta de cabeçote com uma certa facilidade o meu queimou o eletroventilador mas nao queimou a junta e substitui por outro com um reparo nas escovas o segundo problema e que as maçanetas destravam o primeiro estagio das travas espontaneamente; em algumas situaçoes mais criticas as portas ate abrem nao no meu caso este defeito e passivo de recall coisa que eu nunca fiz ate hoje no mais nao me deu outros problemas usei o carro original por quase um ano ganhando um dinheirinho com meu primeiro emprego eu comecei colocando um filtro menos restritivo trocando lampadas e outras besteiras no mesmo ano fiz uma viagem de mais de 4 000km com o fiesta a ilha de margarita na venezuela e trouxe de la rodando um jogo de rodas bwav racing why 17x7 5 por incriveis r$400 00 novas na caixa e chegando em manaus depois de alguns meses comprei um jogo de molas esportivas usadas de um amigo [caption id= attachment_241091 align= aligncenter width= 1280 ] primeira foto com as rodas novas[/caption] usei esse setup por bastante tempo; com a roda prata preta dourada cinza retirei os badges traseiros para um visual mais limpo pintei a grade e as capas do farol de neblina de black piano pintei o morto painel cinza no preto perolizado do fusion [caption id= attachment_241092 align= aligncenter width= 1920 ] visual limpo e rodas pretas[/caption] fiz uma especie de red clear nas lanternas usando adesivo especifico e instalei um front lip universal de borracha juntando esses pequenos detalhes consegui ter um visual less is more bastante limpo e fiquei bastante satisfeito [caption id= attachment_241093 align= aligncenter width= 1168 ] front lip instalado e rodas cinzas[/caption] com um visual ja consolidado fizemos um coletor 4 1 custom e confesso que me diverti bastante nessa configuraçao basica escape/intake e incrivel como esse efeito sensorial de um escapamento dimensionado afeta seu prazer de dirigir [caption id= attachment_241094 align= aligncenter width= 1209 ] foto felipe oya[/caption] como dito pelo nosso amigo juliano barata nao ha duvidas de que o ronco do motor conta por mais da metade da experiencia ao volante organico musical visceral apaixonante agressivo timido rouco anasalado e principalmente ao ronco que atribuimos caracteristicas humanas ao automovel o som era bonito soltava uns fogoes por tras; nao andava nada mas era divertido demais e mais uma vez para provar que escape e intake em carro aspirado de baixa cilindrada nao traz resultados num oportunidade que passamos o carro no dinamometro aferimos 115cv no motor nunca fiz reprogramaçao primeiramente porque acho loucura gastar r$1 000 00 r$1 500 00 pra ganhar 10cv e mesmo assim ainda nao havia nada disponivel para a ecu do 1 5 na epoca depois de usar mola esportiva com amortecedor original decidi comprar um kit rosca e para a minha decepçao comprei um kit da nunes suspensoes acho que esse kit nunca foi testado em um fiesta antes de ser lançado para venda molas traseiras absurdamente minusculas que na rosca mais alta as rodas entravam uns 3cm na caixa os amortecedores vieram com folga… uma decepçao temporariamente coloquei as molas antigas na traseira e elas continuaram la; nunca fiz a devoluçao do produto [caption id= attachment_241096 align= aligncenter width= 1280 ] rosca traseira na regulagem mais alta[/caption] no mais apenas apenas manutençao com oleo de boa qualidade fluido de freio motul velas ngk iridium e outros detalhes para uma boa durabilidade do conjunto experiencia em pista manaus infelizmente e carente de um autodromo temos a amazonas dragway como uma excelente pista de arrancada mas nada de curvas atraves da iniciativa de um grupo de amigos em 2016 conseguimos organizar o primeiro hot lap da cidade no kartodromo da vila olimpica o hot lap da villa foi a primeira vez onde pudemos ter uma experiencia mais proxima com um autodromo e essa epoca esta na lista das melhores lembranças que eu tenho com esse carro arranquei os bancos baixei a suspensao e nos divertimos bastante na ultima vez que participei quando aspirado fiquei em terceiro colocado na categoria fazendo um segundo a mais que o primeiro colocado um civic si k20 https //www youtube com/watch v=rrasxtviogg o evento cresceu bastante e logo a grande parte da sociedade automotiva da cidade estava participando do evento mas infelizmente o lobby nao existe somente entre empresas e grupos politicos existe nos esportes tambem a associaçao de kart que administrava o kartodromo na epoca vendo que o sucesso do evento foi gigante e dava mais visibilidade que as corridas de kart decidiu atraves de uma canetada banir o hot lap utilizando de umas desculpas esfarrapadas o evento permaneceu em hiato por quase tres anos e este ano voltou melhor que nunca por conta da força de vontade dos car guys and girls da cidade de enfrentar as dificuldades; e agora temos total apoio do atual governo e uma estrutura excelente para o evento projeto turbo utilizei o carro nessa configuraçao por aproximadamente dois anos entao as coisas começaram de certa forma a melhorar pra mim eu ja havia trocado de emprego e acabei ganhando uma promoçao na minha empresa atual; ja tinha condiçoes de poder bancar algo mais avançado com meu proprio suor cogitei o mais logico a se fazer manter o fiesta do jeito que estava original e comprar um segundo carro mais antigo e barato para ser meu project car e poder fuça lo sem dor de cabeça mas numa conversa sem compromisso com um antigo preparador imaginamos como seria interessante um new fiesta turbo e o que seria necessario para faze lo eu passei a ter um amor tao grande por essa carro ao longo de todo o convivio que essa ideia circulou por muito tempo na minha cabeça ate que um dia eu parei pensei e apertei o botao do foda se e se eu turbinasse mesmo a p*rra desse fiesta ate entao eu conhecia apenas um new fiesta que fora turbo ja desmontado na epoca e com motor 1 6; sem muitas informaçoes da preparaçao nenhum 1 5 que eu tivesse conhecimento minhas intençoes sempre foram de ter uma coisa diferente de tudo e com a minha personalidade e essa ideia começou a parecer muito interessante e natural que haja uma resistencia das pessoas quando voce falar que quer pegar um carro desses e turbinar porque e o obvio se nao ficar bom vou ter um gasto grande de dinheiro a toa se quebrar vou ter zoado meu carro do dia a dia e vou voltar a andar a pe ate sabe deus quando consertar e pagar caro em peças pra um motor relativamente novo no mercado mas confesso que muitas pessoas realmente me desanimaram bastante escutei muito nao vai dar certo vai quebrar e loucura nao na conotaçao de conselho de amigo mas na maldade pra desanimar mesmo sabe como e pelo incrivel que pareça quem mais me deu apoio pra eu montar esse carro foi a minha mae sim uma senhora de 56 anos de idade que reclamou no dia que eu tirei o coletor 4 1 do carro porque ele ficou silencioso e ela gostava do barulho que assiste todos os videos das puxadas nas pistas que se amarra quando sente a turbina enchendo e que tirou onda com a minha cara no dia que eu apanhei de um escort rs aspirado ela quem me incentivou a dar prioridade e juntar minhas economias pra montar esse carro mais ou menos na mesma epoca criamos o northspeed um grupo de amigos disposto a divulgar nossos projetos e o melhor da cultura automotiva na cidade de manaus atraves de imagens videos encontros entre outros e depois de dois anos acho que estamos conseguindo cumprir o papel de exportar para o resto do pais que aqui no norte tambem tem coisa de muita qualidade ja fizemos dois northspeed meetings encontros organizados em espaço fechado juntando varios carros de diversas culturas musica boa comida e muitas experiencias novas o credito tambem vai a todos esses caras pelo suporte que me deram pra fazer esse carro do jeito que ele esta hoje [caption id= attachment_241099 align= aligncenter width= 1280 ] este e o northspeed civic si turbo astra 2 1 16v turbo 120i stg2 opala comodoro 6c 325i e36 escort rs2000 fiesta 1 5 turbo gol cht1000 e a3 2 0t mt[/caption] algum tempo depois voltei com o preparador lancei a ideia e começamos a traçar um projeto turbo que obrigatoriamente seguisse as seguintes regras duravel seguro de qualidade mas que nao necessariamente tivesse um custo exorbitantemente elevado eu nao queria um carro forte pra cacetar todo mundo na rua queria um carro que eu pudesse ir trabalhar ir para a faculdade me divertir no final de semana pelas ruas mais afastadas sozinho ou com meus melhores amigos e ir nos eventos de pista da regiao peguei todos os dados necessarios pra montar um carro com a mesma faixa de potencia do fiesta st selecionei a dedo cada peça utilizada nesse carro com muito carinho para que tudo fosse feito da melhor qualidade dentro do meu orçamento passei mais de um ano pacientemente comprando as peças ate que finalmente juntei tudo necessario para iniciar a montagem do carro mas isso e papo para a segunda das tres postagens que comporao esse project car na proxima falaremos sobre o processo de montagem da fase turbo
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