por fernando lucheti project cars #530 ola me chamo fernando lucheti tenho 25 anos e apresento a voces o meu fusca epaminondas e sua historia ha uns dois anos eu vendi uma bicicleta eletrica e resolvi usar a grana para comprar meu primeiro carro tinha começado a namorar com minha atual noiva na epoca morava no centro de sao paulo e fazia tudo de bike pedalava uns 150 km por semana ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] porem conforme eu e ela fomos ficando mais proximos muitas vezes a bicicleta era inconveniente em nossos passeios ela ia de onibus e eu a encontrava de bike foi ai que resolvi que queria comprar um carro o unico porem era que tudo que eu tinha na epoca era uns r$ 3 000 na conta exatamente o valor da bike vendida e nao tinha muita certeza se haveria dinheiro no mes seguinte sempre gostei de carros e nessa epoca jogava forza mortorsport quase que diariamente alias em 90% das vezes eu corria de fusca rat look meu fusquinha fazia parte de alguns top 50 e um top 10 nos leaderboards assim minha busca começou apesar dos meus pais insistirem que eu deveria comprar algo mais novo como um corsa wind ou um uno eu ja tinha colocado na minha cabeça que tinha que ser um fusca talvez influenciado pela cultura hipster da minha geraçao eu via no fusca um projeto simples e eficiente que me levaria de um lugar a outro que nao me importava com o estado estetico de pintura e lataria visitei diversos fuscas e tentei comprar o mais integro o possivel com um orçamento de r$ 4 000 que bela ilusao estava entre um preto ou um bege nao importava ano versao nada so precisava andar e ser relativamente confiavel encontrei entao um rapaz que estava construindo uma casa e precisava desfazer do fusca para terminar a obra era um 1300l 1978 bege alabastro quando dei uma volta no carro dele percebi que parecia ate mais esperto que outros 1500 que testei a mecanica carburaçao engate das marchas ponto estavam relativamente bem ajustados e e impressionante a diferença que isso faz em um fusca levei numa oficina para fazer uma avaliaçao para que nao tivesse surpresas apos a compra o mecanico disse que apesar da lataria estar bonita estava cheio de podres e ferrugem por baixo mas que o motor e mecanica estavam bons com um orçamento bem superficial das partes do chassi que precisariam ser substituidas eu sem saber o que me aguardava resolvi encarar fechamos negocio e eu fui extasiado com o fusca pra casa fiquei rodando a tarde toda feliz da vida busquei minha namorada e dei carona pra ela ate a casa de uma cliente no meio do caminho ela perguntou amor voce colocou gasolina eu disse que nao pois o marcador estava indicava meio tanque cheio foi ai que logo apos deixar ela em seu destino o fusca morreu no farol e nao ligava mais ainda bem que ela nao estava junto pra passar esse aperto na epoca eu nao tinha experiencia nenhuma com mecanica entao liguei pro meu pai e perguntei se ele tinha alguma ideia do que poderia fazer ele me passou o telefone do luiz um auto eletrico perto de casa que tambem tem fusca e entao ele foi descrevendo as partes do motor para que eu testasse uma a uma mesmo sem saber muito bem o que eu estava fazendo esta vendo ai uma tampa que tem um monte de fio que parece um monte de tetinha disse o luiz tentando me ajudar a localizar o distribuidor foi ai que depois de mexer em um pouco de tudo ele disse tem gasolina no tanque ai a ficha caiu o marcador estava desregulado e na verdade o tanque estava vazio coloquei gasolina e um rapaz que estava com uma kombi me ajudou a encher a cuba do carburador e entao o epaminondas deu partida ufa ate hoje meu pai brinca comigo por causa disso carro comprado estava na hora de começar a mexer em algumas coisas peguei o pouco dinheiro que restava e resolvi fazer uma revisao e investir na tapeçaria que estava deploravel nem o banco saia do lugar pois estava preso por arames troquei os bancos por bancos de corsa eu sei que tem gente que vai me crucificar porque nao e original mas #*da se eu uso bastante o carro e por isso prefiro bancos com encosto para a cabeça toda tapeçaria foi feita monocromatica marrom na minha visao da um ar luxuoso em contraste com a simplicidade do fusca o tapeceiro fez os bancos e eu instalei o carpete logo apos [gallery type= grid size= large columns= 2 link= file ids= 233286 233285 233281 233268 ] pouco depois de pegar o carro na tapeçaria passei em um buraco enorme numa via que estava sendo recapeada eu ja sabia que a estrutura nao estava la essas coisas porem eu esperava que conseguiria rodar um tempo com o carro daquela maneira pelo menos ate recuperar o folego mas e claro que nao foi o que aconteceu depois disso surgiu um barulho enorme de metal rangendo na frente do carro nao dava pra andar daquele jeito parecia que a frente iria se desmontar no meio do caminho como eu ja tinha gasto toda grana meus pais se solidarizaram e emprestaram um dinheiro para eu reformar o chassi [gallery type= grid link= file columns= 4 size= large ids= 233275 233278 233277 233276 ] comecei a fazer orçamentos em diversas funilarias pesquisei na internet os tipos de solda mais adequados porem na maioria dos lugares que eu ia recebia um orçamento maior do que o valor que paguei no carro seria preciso trocar o cabeçote do chassi completo os dois assoalhos e as duas caixas de ar por fim escolhi um funileiro que tinha um preço bom e que demonstrava ter experiencia reformando fuscas o carro ficou la duas semanas eu estava muito ansioso e ia constantemente de bike ate oficina acompanhar o processo enfim o carro foi entregue mas tinha um problema o carro voltou com um vazamento no cilindro mestre e o fluido de freio vazou todo no assoalho removendo a pintura deixando a chapa exposta levei no mecanico porem nao tinha grana pra fazer o reparo com o orçamento que ele me passou conclusao eu tive que esperar mais um tempinho pra arrumar os freios e minha ansiedade nao me permitia deixar o carro parado na garagem eu queria curtir andei mais ou menos um mes com o fluido de freio vazando ate arrumar acreditando que se ficasse sem freio era so puxar o freio de mao ou usar freio motor a falta de grana experiencias ruins com mecanicos foram o combustivel que me alimentou para começar a fazer coisas com as proprias maos gosto do fusca pelas formas simples e por esse mesmo motivo nao me agradam as aletas de refrigeraçao nos modelos mais novos adivinha qual foi minha ideia brilhante sem experiencia nenhuma com funilaria e pintura eu resolvi tampar as aletas da traseira com massa plastica e pintar com spray na cor do carro [gallery type= grid link= file size= large ids= 233273 233274 233279 ] e antes que me crucifiquem eu pesquisei antes de fazer isso a ausencia das aletas nao prejudica a refrigeraçao do motor o fusca 1300 funcionou a vida toda sem elas o ar que entra por essas aletas na carroceria ai em cima e suficiente na hora ate que o resultado ficou aceitavel mas assim que eu comecei a usar o carro a massa começou a rachar toda por causa do calor do motor enfim depois de um tempo eu acabei comprando uma tampa fechada de verdade que recebeu pintura feita por um profissional no mesmo espirito buscando uma estetica limpa resolvi tirar as setas dos para lamas e embuti las dentro do farol usando uma fita de led amarela adivinha quem pintou os para lamas apos a intervençao eu de novo o que novamente foi corrigido mais tarde por um profissional [gallery type= grid link= file size= large ids= 233271 233259 233284 ] com o chassi e mecanica relativamente em ordem eu comecei a instalar acessorios e deixar o fusca mais com a minha cara ele veio com rodas aro 14 e pneus remold bem ruins comprei um par de pneus novos aro 14 que instalei na dianteira e depois um par de rodas aro 15 mais taludas com pneus mais largos atras outras modificaçoes que eu mesmo fiz foi instalar um escape dimensionado para choques com lamina simples modelo decada de 60 numa inspiraçao cal look pintei de preto tudo que era cromado instalei um marcador da temperatura do oleo e um relogio espia pois o volante novo cobria as luzes originais no velocimetro tambem instalei um braço de acionamento da embreagem de kombi que deixa muito mais macio pois tem comprimento maior nao contava com o que aconteceria a seguir um investimento que era praticamente certo na minha empresa nao se concretizou e a grana ficou ainda mais curta zero pra ser mais especifico precisava urgentemente cortar gastos mudei para uma casa onde o custo de vida seria menor e teria uma vaga pra guardar o besouro sou desenvolvedor de software e assim que comecei a mudança eu ja tinha arrumado um emprego pra trabalhar no app de zona azul de sao paulo e as coisas aos poucos retornaram ao normal o fusca foi muito util nesse momento pois eu tinha saido do centro para morar no bairro onde um carro e praticamente essencial para se locomover mesmo com a situaçao financeira mais resolvida minha motivaçao para fazer as manutençoes e upgrades sozinho permanecia viva foi ai que eu criei coragem para fazer alguns serviços que ja estava ensaiando faz tempo o primeiro era a temida regulagem do facao eu percebia que o fusca aparentava mais alto do lado direito entao cheguei a conclusao que a traseira tinha um lado mais alto que o outro alguem tentou rebaixar ele em algum momento e nao acertou os dois lados de forma simetrica assisti a uns videos no youtube e la fui eu me sujar inteiro de graxa fiquei bastante surpreso pra falar a verdade pois apesar de dizerem por ai que e complicado o ajuste foi mais facil do que imaginava consegui fazer tudo em algumas horas acho que teve tambem um fator sorte pois eu acertei a altura de primeira sem precisar desmontar o outro lado pra medir e comparar em seguida veio outra manutençao mais cabeluda ao olhar o motor no cofre em relaçao a carroceria dava pra perceber que estava arriado pra direita conclui que os coxins do cambio estavam estourados e que seria necessario tirar motor inteiro pra troca los muito bem arregacei as mangas num sabado e apos assistir mais uns videos comecei a desmontagem soltei todos conectores do chicote cabo do acelerador cabos de velas e os parafusos que seguram o motor junto ao cambio a parte mais complicada foi sacar fora o motor pois o espaço no cofre e bem limitado enfim puxa pra ca e pra la poe macaco em cima da roda pra dar altura na carroceria desce o motor em cima de um skate e de maneira bem perigosa o motor saiu [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 233283 ] pois e e assim que o motor saiu deu pra perceber que o problema nao era o coxim e sim que a ponta do chassi tambem conhecida como chifre onde vai parafusado o suporte que acomoda motor/cambio estava quebrada de um lado estava tudo preso por um unico parafuso liguei pro mesmo funileiro que fez a lanternagem dos para lamas e ele trouxe a maquina para soldar o chifre tudo certo e muito bem soldado no sabado seguinte tomei mais um baile pra colocar de volta o motor no lugar aproveitei a oportunidade e resolvi alguns pequenos vazamentos de oleo que tinha limpei o motor e troquei as borrachinhas do radiador de oleo enfim depois de colocado deu partida e funcionou tudo certinho por fim resolvi comprar um volante que tivesse mais cara de carro antigo e com o mesmo diametro do original para ficar mais facil de manobrar foi a cereja do bolo e assim eu continuo indo trabalhar com ele duas ou tres vezes por semana e e claro participando de alguns encontros e passeando no fim de semana fico pensando em um dia trocar os para lamas para o modelo do fusquinha mas eu ainda fico na duvida tinha essa vontade muito bem definida quando comprei porem conforme passou o tempo aprendi a gostar dele como e modelo fafa apesar de nao ser original do ano talvez um kit 1600 e uma relaçao de cambio mais longa pois ele anda em giro muito alto e isso nao e muito legal na estrada eu vou ter que balancear se quero fazer esse upgrade e arcar com o consumo maior atualmente ele faz 9 km/l na cidade e 13 km/l na estrada estimo que subiria para uns 6 km/l na cidade baseado no consumo do 1500 da minha irma isso mesmo minha irma a mania do fusca contagiou ela tambem que comprou um 72 recentemente pretendo colocar tambem uma caixa de direçao do monza que dizem por ai que fica mais preciso e bem mais macio gostaria de conhecer alguem que ja fez isso pra saber como ficou quem sabe tambem um daqueles carburadores hitachi de venturi variavel — outra coisa que gostaria da opiniao de alguem que ja usou pois o investimento e alto enfim e isso claro que um project car nunca esta finalizado mas ja esta muito proximo do que desejo agradeço a leitura abraços
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