por eduardo martinelli project cars #532 sim e hoje o ultimo capitulo da saga da dakota o endurance project schakleton ficaria orgulhoso nao foi facil foi o projeto mais desafiador que ja fiz mais caro mais tempo investido e tambem mais experiencia ganha para o proximo sera e um sonho realizado tanto tempo se passou e tanta coisa pequena mas chata que tivemos que fazer que o historico dos detalhes acabou se perdendo no horizonte de eventos recapitulando a saga clique aqui para ver os demais capitulos a dakota foi o meu terceiro project car e embora tenha gostado do prelude project car 512 admito que ele passou mais tempo no estaleiro do que na garagem principalmente devido a pandemia que atrapalhou meus planos de fazer uma viagem ate a serra do rio do rastro o prelude proporcionava uma otima experiencia ao volante com excelente aderencia devido aos pneus toyo r888 amortecedores koni freios willwood e uma dinamica bem ajustada no entanto questionei o motivo de continuar com algo que nao era minha verdadeira paixao e que meu filho nao apreciava refletindo sobre como a vida e os planos podem mudar ao longo do tempo e graças a algumas reportagens de dalmo e mao os sonhos adolescentes adormecidos despertaram novamente sob influencias de mao e dalmo revivi o meu espirito de juventude relembrei um carro que vi em uma revista nos anos 90 e decidi procurar por ele depois de uma busca intensa em varios sites encontro a escolha perfeita uma dodge dakota r/t 5 2 v8 cabine simples conhecida como a mini dodge ram que foi o ultimo v8 fabricado no brasil o carro possui um motor 318 magnum modificado para produzir 232 cavalos de potencia nas rodas traseiras no estilo meio outlaw badass com rodas pretas rebaixamento e alguns detalhes exagerados o santo antonio e o para choque de ferro com farois auxiliares nao combinavam muito bem com o design do veiculo mas eu achava que seria um bom projeto alem disso o que tornava o carro especial era uma rara versao v8 cabine simples nao tenho certeza de quantas foram fabricadas dessa versao acredito que tenham sido poucas ja que o que se ve com mais frequencia sao as versoes v8 cabine estendida que tambem sao lindas no ultimo dia de 2020 realizei meu sonho de adolescente e comprei o carro dos meus sonhos [caption id= attachment_345015 align= aligncenter width= 1600 ] o carro quando o comprei[/caption] o carro estava com o motor condenado e o cambio idem minha ideia inicial relembrando era deixar o mais ze frisinho possivel nao rolou retornar nas condiçoes originais iriam despender um caminhao de dinheiro e ninguem queria dar garantia do cambio automatico apos o conserto motor refeito cabeçotes novos pintura eletrostatica tudo tinindo a restauraçao/restomod dela foi algo grandioso desmontamos ela inteira trocamos todos os parafusos possiveis quilos e mais quilos de parafusos com mediçao em polegadas pequenos detalhes que fazem a diferença do projeto se e para fazer que seja bem feito e um carro antigo entao quanto melhor se investe menos tempo parada por algo que possa quebrar futuramente havera e um custo pre pago do conforto e segurança fazer pela metade jamais como diria o filosofo clovis de barros filho para tras nem para pegar impulso e aqui relembrando o check list inicial troca de fluidos check troca de mangueiras check troca de correias check troca de retentores check troca de velas check troca de cabos check revisao dos freios e suspensao check upgrade no escapamento check retirada do santo antonio e para barros check retirada do adesivo da caçamba check retirada do protetor de caçamba check trocar os retrovisores pela versao r/t americana check substituiçao das lanternas traseiras da versao americana check substituiçao dos piscas dianteiros pela cor ambar check substituiçao da tampa de valvula por um da mopar check colocar um som mais moderno pioneer com caixas jbl nas furaçoes originais check pintar as rodas na cor prata original check colocar pneus cooper cobra 255/60 r15 na dianteira e um rolo compressor cooper cobra 295/50 r15 na traseira check e o que acabou entrando no meio do projeto motor refeito inteiramente check chaves oem do dodge viper check cabeçotes novos check comando bravo da edelbrock check polias edelbrock check injeçao programavel injepro s4000 check swap para cambio manual check diferencial novo para o cambio manual check funilaria completa check manopla de cambio da hurst check alavanca de cambio estilo nascar das decadas de 80/90 check coletor de escape da hedman check radiador novo check ventoinha nova e maior check na reta final os freios foram complicados de ajustar ficaram muito sensiveis talvez pela questao dela estar mais baixa o freio ficou mais sensivel por entender que ha mais carga nao conseguimos ajustar no modo usual entao tivemos que colocar uma valvula para ajustar sua sensibilidade ficou excelente o caio e o alexandre da gearhead garage fizeram as coisas parecerem de fabrica um outro ajuste que tivemos que fazer neste periodo foi o ar condicionado que nao estava segurando o gas e quando segurava nao gelava muito depois de muita procura encontramos o vazamento e trocamos a ventoinha por uma maior agora o carro virou uma geladeira excelente da parte do motor quando iamos começar o ajuste do mapa o motor começou a fazer barulho de maquina de costura susto identificamos que o problema eram os balancins estavam maiores que o necessario para o bom funcionamento do motor usinamos alguns milimetros e pronto motor redondo de novo algo que foi bastante complicado de consertar foi a leitura do hodometro como trocamos a injeçao por uma programavel da injepro o painel nao lia muito bem coisa antiga tivemos que conectar o sensor original do conta giros por detras do painel para haver a leitura correta do motor a partir disto o hodometro passou a marcar corretamente se nao consertasse isso teria um problema com a documentaçao pois o carro ficaria com ele travado proximo passo foi levar o carro para o alinhamento aqui teve uma pequena intervençao dica do fabio birolini sim do lobini lixamos cortamos uma pequena parte e pa obrigado fabio alinhamento perfeito das rodas mais uma etapa de acabamento insulfilm tiramos os antigos ja bastante desgastados pelo sol e colocamos um novo transparente como deve ser um antigo protege do calor e mantem o carro clean o objetivo desde o inicio do projeto hora dos adesivos nada de exageros aqui adesivo remetendo a indy 500 de 2000 logotipo da epoca devidamente reproduzido adesivo do flatout adesivos de porta remetendo a gringa e por ultimo adesivos do controle de qualidade dodge v8 cerveja risadas gasolina burnout churrasco andar nela foi um misto de satisfaçao e incredulidade foram dois anos e meio montando o carro para ser mais preciso 942 dias de trabalho tudo de longe muito do que conto aqui nao foi vivenciado por mim presencialmente foram fotos e audios da gearhead garage mas ao acelerar com o escapamento livre senhores que coisa a alavanca de cambio proxima ao volante remetendo a nascar anos 80/90 o som ardido alto ouvi nascar mais uma vez sim o modo como ela avança para uma picape de quase duas toneladas para ser mais exato 1 850 quilos se demonstrou muito agil na acelerada pisa ela vai 5 2 v8 livre na mais pura opera de verdi e impossivel nao acelerar a cada momento ouvir o estouro do escapamento ainda necessita de refino no mapa o sorriso e involuntario a vontade foi de acelerar a marginal toda com pe embaixo para ser fotografado de todos os angulos detran estou brincando foi uma piada ok ah nao posso deixar de esquecer os detalhes a chave do viper coisa linda pequenos detalhes que fazem a diferença do projeto o shift light acendendo onde originalmente era a luz do airbag do passageiro a wideband integrada ao painel o interior absurdamente imaculado parece que saiu da loja ontem impressionante como o interior dela se manteve em perfeitas condiçoes mesmo apos tantos anos de uso intenso com outros proprietarios mas o som ah o som isto foi incrivel de ouvir e espero ouvir tantas e tantas vezes o v8 urra como um animal pre historico selvagem sem filtro e sem medo pensando aqui por que raios coloquei um som novo se o som do motor ja completa meu coraçao e renova minhas esperanças pela humanidade quanto ao consumo isto e algo que nao se nota nao e foco e nem prioridade quando o objetivo e um sonho de adolescente que virou realidade sinceramente se ela fara 1km/l ou 4km/l nao me importa e um carro para passear de vez em quando com a familia nao e para o dia a dia penso nela como um relogio caro ou aquele vinho exotico que voce ganhou de um tio distante experimenta apenas em ocasioes especiais do que falta agora bom apenas o ajuste do mapa da injeçao para ficar mais linear e um detailing que sera feito na entrega definitiva planejado agora para final de julho enquanto isto segue uma sessao de fotos da nariguda que este project car sirva de inspiraçao para voces gearheads agora se me dao licença vou indo nessa pois um belissimo 5 2 v8 me espera na jaula para ser liberto uma mensagem do flatout ai esta um projeto exemplar um exemplo de como correr atras dos seus sonhos sobre rodas e tambem sobre como levantar um carro pode ser um caminho longo e tortuoso mas que recompensa aqueles que decidem segui lo ate o fim e tambem mostra o valor destes carros e novos classicos em todos os sentidos agora de a esse carro a acelerada que ele merece e que ele espera ha tanto tempo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.