por sherman vito project cars #61 amadurecimento nao ha palavra que descreva melhor o começo desse ano de 2019 e que provavelmente o fara ate o final dele tanta coisa foi revista repensada e reavaliada nos ultimos meses que nao ha outra conclusao possivel a nao ser aceitar que a hora de virar gente finalmente chegou e o que isso tem a ver com sonia mercedes explico quando ainda tinha meu primeiro carro um kadett gl 1996 bastou uma volta no gsi conversivel de um amigo pra ver que um gl nao seria mais o suficiente a diferença de caracteristicas entre os dois era imensa enquanto a diferença de valor era pouca vendi o antigo e fui atras de um gsi encontrei comprei consertei hoje esta pronto mas o estrago ja estava feito ha tempos o nascimento da vontade de ter as versoes esportivas dos carros que sempre gostei sendo um credulo da teoria da atraçao nao precisei procurar pela maioria deles eles simplesmente apareciam um link que um amigo mandava uma publicaçao em rede social um anuncio sugerido ou simplesmente uma tarde tediosa o unico pre requisito era serem baratos nunca vi sentido em se orgulhar de ter pago caro em qualquer coisa nao importando o estado de conservaçao ou ate mesmo de documentaçao começou com o gsi amarelo hoje sao dez e uma moto infelizmente os melhores textos dentre as centenas de projetos que foram publicados aqui nao conseguiriam descrever o tamanho real de um project car mesmo nos mais simples projetos o mundo envolvido nas decisoes buscas de peças fornecedores e mao de obra e tao grande que muitas vezes fica maior que o projetista e quando tentamos medir o tamanho disso tudo conseguimos arredondar isso pra duas classicas variaveis tempo e dinheiro seja voce o tipo que prefere pagar pra alguem fazer e curtir o carro pronto ou seja voce o tipo que prefere sujar as proprias maos e se orgulhar de literalmente ter construido aquilo como eu voce gasta mais um do que outro mas sempre gasta os dois com dez voce multiplica tudo pelo mesmo numero multiplica se tambem o espaço tanto pro proprio carro quanto pra peças ferramentas e pra manutençao de alguma peça multiplicam se as chances de dar merda seja com o fornecimento de uma peça ou de um serviço que sao rotineiras quando voce inventa de mexer com coisas mecanicas e eletricas ao mesmo tempo ainda mais em brasilia que e uma roça fantasiada de cidade grande e quando voce divide tudo isso por um eu a conta nao fecha seu tempo acaba seu dinheiro nunca sobra e sua saude fisica e mental fica cada vez mais ferrada ou seja esse numero teria que diminuir mas a pergunta mais cruel de todas eu ainda nao tinha conseguido responder quem nesse meio tempo fui acostumando amargamente com a ideia de que o que eu tinha na garagem estava virando algo colecionavel acaba sendo um futuro inevitavel pra versoes esportivas de qualquer carro mas mesmo pra quem ja havia pensado em projeto almejando placa preta como eu a realidade foi algo mais nauseante que se poderia prever carros que outrora eram usados majoritariamente por entusiastas e tinham valores justos de compra/venda e manutençao passam ter status de obra de arte começam a ir para garagens chiques e so saem de casa para exposiçoes esporadicas deixaram de ser carros e passaram a ser ativos financeiros e com todo o proprio historico do carro somado a uma tendencia mundial de valorizaçao do modelo a situaçao da 190e 2 3 16 nao seria diferente quem ve o carro como ativo financeiro naturalmente ve algo positivo nisso afinal de contas os que pretendem vende lo saem no lucro real enquanto os que nao pretendem podem arrotar que possuem um carro que vale tanto do outro lado quem quer ter o carro pelo que ele e como foi construido e como se comporta nao costuma se interessar muito por isso pelo contrario um carro que ja costumava ter peças caras e dificeis de serem encontradas passa a ter essa caracteristica cada vez mais ampliada tendendo a inviabilizar que um reles mortal possa ter e usar um carro desses como se deve ou seja pra quem gosta de usar o carro muitas vezes a visao colecionista nao so nao e interessante como acaba atrapalhando esse objetivo de se realizar de um tempo pra ca vimos isso acontecer com varios carros nacionais como charger mavericks opala kombi gol e importados como m3 e30 e os rs2 que muitas vezes ganham preço de maneira artificial e manipulada coisa facil de acontecer quando ha poucos exemplares disponiveis no pais e os donos se conhecem carros que algumas vezes nao custavam o que atualmente se pede nem quando eram 0km agora cairam nas maos de especuladores insuportaveis que os anunciam com textos poeticos de 58 linhas com palavras impactantes como reliquia raridade e neo colecionavel geralmente em caixa alta e fazem toda a populaçao acreditar que agora valem o que se pede quase toda alias pelo menos eu ja tomei minha vacina uma vez vi nosso estimado barata comentando algo na mesma linha em uma live do apc dentre varios assuntos surgiu o papo sobre essa valorizaçao subita de determinados carros e nosso brasileiro oriental foi categorico se lamentar por um preço alto de um carro que voce gosta nao vai fazer o preço baixar ou seja como os preços continuarao altos ou aumentando lhe sobram basicamente duas escolhas ou voce fica rico e abraça a causa de uma vez tendo que conviver com um pessoal que tem como objetivo principal da vida se preocupar se o emblema do seu carro esta na posiçao correta ou voce let it go como ainda nao cheguei no estagio de nao me preocupar com as verdinhas e escolher a primeira opçao por hora ficarei com a segunda por fim uma simples definiçao de prioridades sentenciou de vez quem seria sacrificado desde que tive a sorte de adquirir uma m3 ha cerca de cinco anos me apaixono mais pelo carro a cada quilometro que ando com ele e tecnicamente a comparaçao chega a ser injusta mas ela e superior a 190e em absolutamente todos os aspectos da diversao a facilidade de encontrar peças e informaçoes nao ha qualquer comparaçao cabivel entre as duas ou seja se e para pensar racionalmente e se desfazer de alguem que faça diferença no fim das contas esse alguem sera dona sonia no começo de maio ela foi encaminhada para uma oficina decente que eu passei anos procurando e finalmente encontrei partindo da recomendaçao de um amigo valeu ph encontrei a asa diesel onde testei a qualidade do serviço com o pior carro que eu tinha pra pintar e fui convencido de maneira exemplar sim e um kadett sedan la sera dado um banho de tinta a sua altura com o melhor que ha no mercado no que diz respeito a produtos profissionais e infraestrutura para depois seguir caminho a uma outra garagem onde torço para que seja tratada com o carinho que merece portanto ao fim do ultimo capitulo de sua historia de sete anos enxergo o copo meio cheio sua passagem pela minha vida apesar de nao ter seguido nem a metade do script que havia planejado foi extremamente positiva passei por muita coisa que provavelmente nao teria passado sem ela onde aprendi a ir atras de informaçao em outros idiomas e peças em outros paises me fazendo perder de vez o medo de ter um carro antigo importado e la no fundo alguem que voces talvez possam se lembrar ainda em hibernaçao esperando sua vez chegar no mais assim que essa etapa estiver concluida espero finalmente poder dar andamento nos outros e curti los antes que a vida passe demais mas apesar desta historia ter acabado continuamos no meio trocando ideias e se ajudando sempre que possivel afinal de contas todo mundo sabe que gasolina e ferrugem uma vez que entram no sangue nunca mais saem um abraço
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