e ai rapaziada bom eu ia mandar esse post como o ultimo para abrir espaço para quem esta disposto a compartilhar aqui suas experiencias mas a coisa se alongou mais do que eu esperava resolvi entao com a opiniao do barata e do amigo rodrigo passos dividir o ultimo post em duas partes vamos la continuando de onde paramos bom o ultimo status que dei pra voces aqui foi de que o comando pediu arrego — os tuchos foram dar um role e eu me ferrei certo ainda to assado disso entao o carro ficou por algumas semanas parado na jj para avaliarmos e estudarmos juntos as opçoes para resolver e fazer o carro voltar com mais saude e mais força e disso concluimos tuchos mecanicos devido ao problema que citei no post anterior isso nao vou abrir mao porque nao quero mais me incomodar; comandos mais agressivos para tuchos mecanicos e que nao precisem de tantos cuidados com rpm alto e lubrificaçao; tudo foi pensado e calculado de uma forma segura e que de resultados que poucos chegaram nesse motor aqui no brasil outra opçao seria simplesmente comprar comandos originais e voltar um pouco na agressividade do enquadramento mas perder tambem em potencia o que definitivamente nem levei em consideraçao como opçao ta mas por que esse novo setup bom aqui entra a parte mais tecnica daqui pra baixo e dentro das minhas possibilidades de mexanico claro para ficar claro por que optamos por cada peça e caminho a analise foi bem critica e especifica para nao arriscar muito ate porque teria um investimento consideravel nesse bolo bom vamos ao que interessa comandos catcams 295 de pista esse comando da cat sao os menos agressivos para uso de tuchos mecanicos mesmo assim sao bem bravos tanto que na especificaçao dele esta bem claro o seu uso como podem ver na imagem abaixo diferença entre o original e o novo tuchos mecanicos o set de tuchos que montei no swap eram novos e nada baratos claro entao fizemos a conversao deles de hidraulico para mecanico isso e um procedimento basicamente normal e muito executado mas poucos imaginam que possa ser feito assim; reforço no conjunto do cabeçote pra aguentar a pancada dos comandos e tuchos mecanicos foi feita uma revisao no cabeçote troca de molas e pratos que apesar de ja terem sido montados mais fortes com valvulas sob medida e tudo mais por segurança demos mais um up nisso; beleza ta problema resolvido so com isso ne bom nao meça sua admissao parça bom avaliando bem as especificaçoes dos comandos eu teria um pequeno reves que poderia esperar para ser resolvido claro mas a essa altura o que e um piriri pra quem esta morando dentro do tiete nao e o que acontece e o seguinte o que define a agressividade primaria do comando e o overlap e a secundaria o lca lobe centerline a permanencia e apenas o resultado do overlap e do lca ja teve aula de comandos aqui no flatout e tambem no pc do meu brother passos com o kaveirinha o overlap do comando que escolhemos e de 60 e o lca e de 108 isto indica que e um comando que ja afeta a dirigibilidade de maneira mais expressiva e haveria perda de dirigibilidade principalmente se usassemos a plenum original do meu motor isso nao teria como fugir de acontecer o que acontece e o seguinte como o periodo de overlap e muito grande em baixa rpm os gases do escapamento ainda sem velocidade nao conseguem produzir pulso negativo suficiente no escape — basicamente fica mais positivo como tanto a valvula de admissao e de escape vem muito aberta no inicio do ciclo de admissao abaixo de 3 000~4 000 rpm este pulso positivo retorna para dentro do cilindro e entra na plenum atraves da valvula de admissao contaminando o interior da plenum com gases de escape acabando com o vacuo estavel dentro dela e fazendo com que tambem o proximo ciclo admita ao inves de ar fresco e combustivel admita os gases de escape desta contaminaçao bom como voces sabem o overlap e o momento de admissao mais importante do ciclo completo entao a consideraçao desse ponto foi crucial para eu tomar a decisao basicamente assim a maior força que temos num ciclo de um motor de performance para admitir o ar no cilindro nao e a sucçao do pistao e sim a pressao negativa gerada pelos gases do escape e que atuam no momento do overlap isso e o diferencial em alta que eu preciso mas em baixa como citei mais acima iria me ferrar tem um comentario do dr green no hotcampinas que exemplifica isso para se ter uma ideia de valores num motor de seus 130hp/l por exemplo no momento de overlap a sucçao no sistema de admissao pela pressao negativa do escape chega entre 100 e 150 polegadas h2o de vacuo/sucçao imagine a pre carga de inercia que voce gera de mistura enquanto a sucçao do pistao usando um cabeçote de alta performance fica na casa de no maximo 22 polegadas um pouco deste efeito de perda de dirigibilidade por overlap mais alto eu ja estava sentindo com os comandos originais pois para que ele tenha eficiencia em rotaçoes mais elevadas foi aumentado e muito o overlap dele atraves do enquadramento fino o enquadramento original daqueles comandos estavam abrindo no periodo de overlap cerca de 1 2mm admissao e 0 6mm de escape porem foi enquadrado para que ele tenha eficiencia em alta rpm 2 2mm admissao e 1 45mm escape aumentando bastante seu overlap o comando que escolhemos vira abrindo a 2 95 admissao e 2 35mm escape entao se usasse a plenum original eu perderia mais ainda a dirigibilidade em baixa como a perda dirigibilidade vem do efeito de pulso positivo no escape a baixa rpm como falamos acima que retorna e invade a plenum contaminando o ciclo seguinte a alternativa seria com certeza evitar que tenha esse vacuo estavel tao grande na admissao a ponto de haver a contaminaçao ou seja usariamos itbs corpo de borboletas admissao do capiroto ou seja la como voce conheça com borboletas individuais por cilindro esse efeito negativo do overlap tao grande afetar a baixa rpm e bem amenizado e como o overlap dos comandos e bem grande o fluxo na admissao teria que ser bem ampliado o que as itbs tambem proporcionam acreditamos que as coisas vao casar e bem mas isso vai ser assunto pra mediçao no dinamometro montagem e detalhes bom definido isso partimos para a execuçao porque ja estava fazendo cosplay do homem aranha esperando o carro voltar a andar comprei um kit de itbs de srad 750 abaixo de 2001 que sao completamente separadas tem kits que duas borboletas sao juntas ou que todas sao esses nao me serviriam comprei tambem um coletor de admissao original do motor sem nada para poder cortar e usar o encaixe e formato original e facilitar o trabalho ficou definido que seria feita uma flange de aço para o encaixe delas feita a separaçao dos corpos e adaptaçao para o acionamento simultaneo nao usamos o que a maioria usa para encaixar elas na admissao que e mangotes de borracha porque eles nao garantem que fique tudo alinhado e isso prejudica o fluxo de ar o sensor map usamos dela mesmo ja que por sorte veio completa o que facilitou as coisas depois da flange pronta um belo trabalho diga se de passagem e elas montadas na tubulaçao de admissao ficou assim foi feita a revisao do cabeçote como comentei instalaçao dos comandos e da bomba de vacuo original desse motor ja que o vacuo gerado pelo tubo original dos tbi nao seria suficiente pra servir o cilindro mestre ai foi montar tudo no lugar e fazer funcionar o bicho mas sera que funcionou po equalizar tbi e f@ $ nao e agora vou ativar o modo joao kleber para para para para saberemos isso no proximo e ultimo post que e pra ser bem interessante havera mais detalhes incluidos nele surpresas digamos assim mas detalharei tudo aqui prometo video no dinamometro o grafico de como ficou mesmo que tenha ficado um eletrocardiograma de peixe eletrico e tambem se der tempo um video dele na pista oremos abraços e ate breve galera euripedes marley project cars #71
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.