por rodrigo almeida project cars #71 uma decada de desafios frustraçoes e obsessao pelo carro perfeito ano novo projeto antigo em 2025 faz dez anos desde que este puma gts estreou no project cars uma decada de evoluçao para um carro cuja historia se perdeu no tempo ate ser resgatado em 2007 quando num surto impulsivo decidi complicar minha vida a puma gts 1978 foi de tudo um pouco nesses anos carro de uso diario sonho de restauraçao pesadelo mecanico depois veio outra restauraçao mais um motor e claro incontaveis melhorias algumas planejadas outras forçadas pelas deficiencias que cada modificaçao revelava ja teve fases inspiradas em porsche em pumas de corrida espartanos em pumas de rally ate que se encontrou como uma especie de restomod originalista um carro um simples objeto inanimado sem alma pelo menos para quem esta de fora desse universo e ainda assim influenciou bastante minha vida foi por causa dele que mudei de cidade construi uma casa fiz amigos ate gerei uma pequena fonte de renda extra conversei com entusiastas dentro e fora do brasil fiz perguntas recebi respostas aprendi e em certo momento um colecionador holandes me perguntou se poderia enviar um emblema para ele sem saber por onde começar entrei em contato com a fedex um tempo depois enviei um botao depois uma grade criei uma marca e logo estava despachando peças puma para o exterior nao me sustentava mas financiava partes do meu proprio projeto e ele precisava o interior era um caos a pintura cheia de bolhas a suspensao dura e desalinhada os freios nao confiaveis e os pneus ressecados mas a gts rodava agora com um motor 1700cc comando bravo e uma dupla de solex 40 de opala parecia promissor parecia o acerto era ruim o comando de 284 graus similar ao engle w110 nao segurava lenta o ponto de igniçao era um desafio o cabeçote com valvulas 35 5 x 32mm e molas simples nao tinha folego para girar muito alem dos 4700 rpm originais o motor na teoria tinha tudo para ser forte mas na pratica era so uma promessa e era so o começo onde tudo começou a mudar com o fim da metal garage racecars antes que o acerto do motor recem fechado pudesse ser executado fui adotado pela project motorsports uma oficina pequena mas especializada faziam tudo em cad cortavam peças em cnc trabalhavam com billet e inox tudo extremamente refinado parecia muita oficina para pouco carro na analise inicial foi condenada a lenta teimosa o distribuidor nao ajudava o motor nao conversava com igniçao e alimentaçao um setup desencontrado entre cilindrada comando cabeçote e carburaçao a soluçao ecu fueltech 300 com sensor de posiçao e roda fonica aquilo matava meu sonho saudosista de um puma rally com pumakit 1700cc alimentado por solex 40 e atingindo seus esperados 90 cv mas depois de muito relutar aceitei ou cedia ou ficaria com um carro imprevisivel e inutilizavel e ja que mexemos nisso vieram outras melhorias como pedaleiras imohr; radiador de oleo realocado para o porta malas dianteiro como nos 911 rsr e pumas de rally; bateria movida para frente para corrigir a leveza excessiva da dianteira; linha de combustivel inteira refeita em aeroquip inox e malha nautica; substituiçao da caixa de direçao pela do fiat palio para alcançar maior precisao; reformulaçao da suspensao com amortecedores de chevette na dianteira d20 na traseira; tentativa de melhoria do cambio usando buchas e calços de cambio pu empi suporte de cambio imohr; e freios revisados com discos ajustados pastilhas e fluido novos e entao… shakedown levei o carro para um dinamometro servitec confiando que os 90 cv de motor viriam a primeira puxada foi um choque 50 cv de roda 68 5 cv no motor praticamente a potencia de um puma 1600 original olhei para o preparador para o dinamometro sorri amarelo mexemos no ponto subimos giro testamos mil coisas melhoramos mas o melhor resultado ainda foi ruim 58 whp ~80 cv no motor a mecanica nao estava entregando o que deveria e para piorar o motor pipocava quando quente a segunda marcha arranhava a re de forma irritante a alavanca resistia ao engate a suspensao nova bastante confortavel mas o motor estava longe do ideal o acerto fino foi passado ao erasmo da so opalas que de cara condenou o coletor restritivo sugestao coletor 37mm mais adequado a admissao 40mm e tentativa oldschool para a alavanca de cambio usando marteladas estrategicas o carro melhorou mas ainda nao era o que deveria ser entao veio o diagnostico fatal apos um tempo parado fui dar a partida ritual de sempre podium wd 40 sem afogar motor pega mas… algo esta errado lenta instavel mistura riquissima motor quase morrendo em cada esquina na project motorsports encontramos o problema real um carburador funcionava perfeitamente o outro formava uma nevoa de combustivel ao redor da cuba a constataçao um dos solex 40 estava empenado sem chance de sincronizar os dois lados foi ali que apos tanta briga e uma decada de insistencia eu desisti do sonho pumakit era hora da injeçao eletronica mas isso fica para a proxima parte
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.