continuando do ponto em que paramos no primeiro post era hora de modernizar o carro com peças mais eficazes e deixa lo redondo como deveria o carro continuava fazendo 1km/l falhava na marcha lenta devido a entrada de ar falso no carburador original que era um rochester 650cfm o platinado original flutuava na casa dos 3 500 rpm e tinha um clic clic clic parecido com tucho descarregado vindo da parte de cima do motor barulho que diga se de passagem ninguem solucionou era entao hora de levarmos o carro pra fazer tais melhorias levamos na oficina de um amigo que conheci alguns anos antes em encontros de v8 e que junto com seu irmao sao muito conhecidos pelo pessoal que curte v8 eram aqueles caras do camaro biturbo 1973 e do camaro 454 1968 adriano e o alexandre kayayan ironia do destino e que depois descobri que ambos sao amigos de longa data da minha familia baita mundo ovo la na profix o ale comandava e fazia desde a preparaçao ate funilaria e pintura todas as etapas com a mesma capacidade capricho e know how entao sentamos pra definir qual seria o caminho a ser tomado e quais as peças seriam escolhidas antes disso funcionamos o motor para resolver o tal do clic clic clic coisa que o ale descobriu e resolveu em menos de 10 minutos literalmente logo nos primeiros segundos acertou em cheio balanceiro solto tirou as tampas de valvulas foi soltando e apertando um por um ate que chegou no balanceiro problematico e o barulho aumentou reapertou e acabou o barulho zero know how faz toda a diferença o proximo passo foi tirar o motor pois queriamos pinta lo novamente na cor original um azul claro alem de pintar o cofre de preto que tambem era a cor original do trans am no nosso carro foi pintado de prata junto com a pintura da lataria ainda nas maos do antigo dono pra fazer isso direito o ale fez obviamente do jeito correto que foi bastante assustador de ver tirou a frente toda do carro que desencaixa toda montada paralamas painel dianteiro suportes do capo parachoque grades farois e spoilers optamos por tirar o ar condicionado por sugestao dele mesmo como nao e um carro pro dia a dia e o tipo de gas que usava na epoca era outro nao era muito eficaz e nem pratico alem de ser muito pesado todo o sistema tem mais de 40kg enfim como a ideia e um carro de passeio com performance razoavel seguimos nesse caminho o buraco do ar condicionado foi fechado na lata e depois tudo pintado de preto quanto as peças escolhidas começamos pela admissao escolhemos um coletor edelbrock performer rpm dual plane um carburador quadrijet holley 4160 de 750cfm com segundo estagio a vacuo linha de combustivel holley e filtro de ar circular k&n de cara ja veio a primeira duvida e se a soma da altura do coletor + carburador + tampa do filtro de ar forem mais altas ou mais baixas que o conjunto original como o capo iria fechar em cima do shaker hood em alguns carros o scoop e preso no capo mas nao no caso do trans am o scoop e preso no motor e se mexe junto sorte que tivemos esse insight e mais sorte ainda que ai entrou um baita customer service da summit racing loja que sempre compramos as peças mecanicas pro bicho [gallery columns= 4 link= file ids= 31594 31597 31598 31599 ] eles fizeram algo que nunca vi fazerem antes pegaram no estoque um carburador e um coletor destes tiraram da caixa montaram com algumas combinaçoes de plate de carburador diferentes e nos passaram as medidas de altura acreditam e vendo as medidas realmente teriamos problemas o coletor performer rpm era relativamente mais alto que o original e o capo nao fecharia ja o performer nao rpm ficaria mais baixo que o original que tambem seria um problema porem mais facil de ser contornado a soluçao foi usar um plate alto e aumentar um pouco a altura do encaixe da tampa do filtro de ar serviço feito pelo proprio ale ficou perfeito a altura ficou exatamente a mesma que original [gallery columns= 4 link= file ids= 31604 31603 31608 31609 ] nas fotos abaixo uma comparaçao entre o rochester 650cfm e o holley 4160 750cfm fiquem tranquilos esse rochester nao estava no carro ha anos foi o que veio junto com o carro e que nao dava pra usar por isso estava guardado ha anos o outro rochester que estava no carro ate entao esta guardado e esta bom tem uma ou outra entrada de ar falsa tambem mas nao queriamos mexer ja que a ideia era trocar porum maior alias segundo o site da holley o calculo de cfm necessarios pra esse motor seria de 690 cfm ou seja o original mesmo enorme ja era restritivo um fato curioso e que o rochester tinha o primeiro estagio minusculo e o segundo gigantesco por causa de consumo enquanto o holley 4160 tem os dois estagios do mesmo tamanho todos medios perto dos 2 do rochester na pratica a impressao e que o carro andava mais com o rochester o motivo e que o chute era maior quando entrava o segundo estagio mas era so impressao mesmo com o holley o carro ficou mais linear mas acelerava mais desde cedo pra igniçao escolhemos um modulo de igniçao msd 6al bobina msd blaster 2 cabos msd de 8 5mm velas champion platinum 3025 distribuidor eletronico mallory unilite com avanço mecanico e a vacuo e regulador de voltagem mallory para o distribuidor que e muito sensivel com variaçoes e queima com certa facilidade a fotocelula do rotor o modulo e a bobina ficaram na parede corta fogo onde antes era parte do sistema do ar condicionado original enquanto isso o motor ia sendo pintado na cor original um azul mais claro que na foto na segunda mao clareamos a cor que ficou como nas outras fotos do motor na parte de arrefecimento uma decisao que optamos pra modernizar o motor foi a de tirar a helice amputadora de membros que junto com o sistema viscoso de acoplamento pesava 30 kg o motivo de ser tao pesada e que ela precisava ser pesada como funcionava em qualquer rotaçao so variando a velocidade conforme a necessidade o sistema enviava pulsos eletricos que a fazia girar mais ou menos ja da pra imaginar o quanto isso deveria roubar de potencia do motor depois foi por conta do ale ele achou uma ventoinha de volvo 850 turbo cujo tamanho casava com nosso radiador e mandou fazer um defletor de aluminio custom made pra ventoinha encaixar perfeitamente no radiador e otimizar sua funçao ligamos uma valvula termostatica e voila funcionou como um relogio alem de recuperar mais alguns cavalos os fios e suportes improvisados e soltos nas fotos so estavam assim durante a montagem depois foi tudo encaixado e escondido para completar a otimizaçao desse desperdicio de peças pesadas e antigas trocamos a polia do virabrequim da bomba d agua e do alternador por outras de aluminio todas da march performance para dar uma ideia da diferença de peso so a polia do vira original pesava 3kg enquanto a de aluminio pesa 600g sim voce leu certo 1/5 do peso [gallery link= file ids= 31619 31621 31620 ] com o motor pintado montado e colocado no lugar era hora de dar a partida e funcionou de primeira acabaram as falhas e o consumo passou a ser civilizado ficando na casa de 5km/l na cidade consumo que achei excelente considerando um motor big block um cambio de tres marchas e 1 650kg de puro ferro [gallery columns= 5 link= file ids= 31611 31612 31614 31617 31592 ] nas fotos a linha de combustivel holley ainda nao havia sido instalada de ajuste a unica coisa que tivemos que fazer foi por um efeito bola de neve de ter tirado o ar condicionado esse carro poderia ter ar condicionado como opcional que era o caso do nosso e o modelo sem ar condicionado tinha um suporte ajustavel no alternador ja deu pra sacar o que aconteceu nao como o nosso carro tinha ar condicionado era justamente ele quem ajustava a correia do alternador resumindo a correia ficou um pouco folgada ja que nao tinha mais como regular nao carregava muito a bateria e por conta disso fiquei na mao duas vezes ate entender qual estava sendo o problema a correia nao patinada nem dava sinal que estava frouxa parece problema no alternador como existe um voltimetro original do trans am no painel eu via que a voltagem ficava caindo cada vez mais ate que o carro parou por nao conseguir mais dar faisca a soluçao foi demorada e chata mas deu certo achamos um suporte regulavel do modelo sem ar condicionado usado no ebay porem como nossa querida legislaçao brasileira nao permite e proibido importar peças usadas mais uma vez dei sorte com a cortesia de outra pessoa expliquei para o vendedor que gostaria de comprar mas que nao era possivel por conta de legislaçoes entao ele mesmo se prontificou a medir a peça e me mandar fotos com as medidas levei as fotos e medidas para um torneiro de confiança que fez a peça identica a da referencia instalamos no alternador e resolvido depois disso o que veio a seguir foi a epoca mais feliz o carro como nao tenho um horario definido de trabalho consigo ter flexibilidade nos dias livres saia de madrugada com o carro em dia de semana pra curtir mesmo sem transito sem calor e sem pressa so o som do v8 nas avenidas e marginais vazias eu tinha que acordar o porteiro do estacionamento onde parava na hora de pegar e tambem de deixar o carro ele nao entendia nada de qual razao eu saia e voltava naqueles horarios mas justamente essa era a ideia eu acredito que o que importa e o valor que o carro tenha pra gente e as sensaçoes que eles passam pra gente independente de modelo ano ou valor comercial de mercado por isso que gostava de sair de madrugada eu acho que quem tem que curtir os carros somos nos nao os outros e garanto que isso fez com que a experiencia fosse sempre muito mais intensa e marcante e desse jeito seguiu por alguns anos ate que no dia 11 de novembro de 2010 enquanto abastecia em um posto de gasolina o motor começou a fazer um barulho metalico bem alto que por sorte desliguei alguns segundos depois e nao liguei mais ate levar no mecanico no outro dia em sintese nao foi nada demais foram as bronzinas de biela que passaram dessa pra melhor porem teria que abrir o motor e foi ai que resolvemos fazer tudo o que dava pra fazer no motor e partir pro segundo estagio da preparaçao pra chegar em 450 cv ate a proxima por fabio aro project cars #72
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