pe no porao flatouters depois de um periodo de seca volto aqui para falar um pouco do projeto fenix clique no link para ver os outros posts passei alguns meses ocupado com algumas outras mudanças na minha vida — tive de vender meu fusca com motor de subaru meu primeiro carro que posteriormente se tornou meu primeiro projeto e hoje outra pessoa esta curtindo mas entre mortos e feridos o polo se encontra hoje estacionado na arved’s garage em baixo de uma capa esperando eu me capitalizar para retornarmos ao projeto logicamente isto nao e desculpa para eu parar de trazer novidades a voces entao vamos falar do setup de suspensao que era minha intençao inicial vamos la fixa coilover ou ar em todos os outros polo que tive e foram cinco lembram sempre fiz modificaçoes em suspensao ja tive experiencias com setups de mola esportiva eibach pro kit depois eibach sportline nao satisfeito passei a usar molas h&r no 2 0 cup kit da h&r e finalmente no 1º gti importei um kit de suspensao com ajuste de altura as famosas roscas mas que quando importadas sao comumente chamadas de coilovers da fk automotive com helperspring na dianteira bieletas longas mas ainda sem regulagem de carga dentre estas experiencias o conjunto fixa de molas h&r com amortecedores originais do polo 2 0 foi de longe o melhor compromisso entre handling e conforto que tive com pouco investimento mas o carro para mim era alto o virus do carro com stance ou postura o pessoal do flatout ja postou sobre o tema ja havia me picado e eu queria que ele fosse mais baixo e simples se ha espaço na caixa de roda que permita a roda virar e distancia entre pneus paralamas significava que podia ter melhor centro de gravidade e de quebra ficar mais bonito as coilover da fk no gti me deram flexibilidade na regulagem de altura tinham carga moderada de amortecedor mas o inconveniente de perder o bom alinhamento e camber toda vez que modificava a altura me fez escolher apenas uma altura que eu chamo de dia a dia que nao exigia cuidados extremos com lombadas para que minha familia pudesse guiar o carro com tranquilidade mas nao era tao baixo quanto eu gostaria quando parado o carro nao tinha ainda o stance que eu procurava na cidade e para os track days poderia estar mais baixo e ter mais carga dat stance foto de guilherme pavan dos ultimos projetos da arved s garage diante de todos estes inconvenientes observava as vantagens de quem usava suspensao a ar para conseguir o stance perfeito flexibilidade para uso no dia a dia mas tinha receio porque no brasil ainda ha dificuldades de se encontrar componentes com qualidade o suficiente para o sistema ser confiavel a ponto de ter bom desempenho e comodidade com a suspensao a ar porque estou falando tudo isso porque quero explicar a escolha pela suspensao que vou usar no fenix suspensao a vento as vantagens da comodidade de flexibilidade de alturas na suspensao a ar todos ja conhecem mas eu vou um pouco mais fundo todo gearhead que ja estudou suspensao sabe que sua principal funçao em termos de desempenho nao e de copiar imperfeiçoes ou possibilitar ultrapassar obstaculos na verdade e fazer tudo isso exercendo o maximo de força na banda de rodagem dos pneus a fim de ter como resposta o atrito necessario a traçao para isso os engenheiros projetam a suspensao determinando em sua geometria valores para camber caster ride height ou em portugues altura de rodagem convergencia carga de mola e coeficiente de amortecimento entre outras coisas que proporcionem a maior resultante de força na banda de rodagem dos pneus todos estes valores sao determinados com carga estatica com veiculo parado e eles se alteram com a dinamica do veiculo durante rodagem [vimeo id= 78528697 width= 620 height= 350 ] de uma olhada neste video onde compara a eficiencia dos sistemas a melhor condiçao possivel para melhor dirigibilidade handling seria a entao a suspensao ativa onde podemos para cada carga aplicada em cima das molas ter uma resposta adequada de amortecimento a fim de manter os valores geometricos alguns veiculos modernos entre esportivos e suv de luxo fazem esta intervençao atraves de amortecedores com regulagem dinamica e ainda para cada alteraçao da carga estatica ter uma correçao da atitude afim de manter os valores de sua geometria para a melhor condiçao imaginem que com o equipamento correto eu pudesse ter entao todas as vantagens ja citadas de uma suspensao ativa e ainda quando estacionado apresentar aquele stance matador ja tinha ouvido falar e confirmei com pesquisa o que alguns gearheads mundo afora estao provando e quebrando alguns tabus inclusive na pista a suspensao a ar correta poderia me viabilizar isto a pressao dentro da bolsa pode regular a atitude de rodagem como melhor me for conveniente e amortecedores com regulagem me ajudariam a acertar a carga correta para uso no dia a dia ou na pista airlift + accuair lembram que minha preocupaçao era qualidade de componentes certo fui atras entao do melhor material que poderia adquirir para meu projeto e acabei em adquirindo o que o senso comum entre os que entendem de suspensao a ar me aconselharia airlift eles sao a marca de suspensao a ar mais antiga e estao na ativa desde 1949 epoca que os hot rodders entenderam que poderiam utilizar este tipo de suspensao para seus projetos sao respeitados e admirados por construir kits para diversas montadoras que substituem a suspensao original sem modificaçoes estruturais no veiculo e de fato sua maior especialidade sao kit para trucks e caminhonetes ou seja veiculos que lidam com grande variaçoes de carga a airlift perfomance e a divisao que cuida do que gostamos como o proprio slogan deles dizem drive it show it track it carros para dirigir expor e correr com milhares de projetos montados o que por si so atesta sua qualidade inclusive em pista importei um kit de front struts da serie slam da airlift que e o kit para que deseja a menor altura de rodagem possivel bolsas gomadas que significam que quando baixas nao ha atrito que possa vir a denegrir o material da bolsa e acompanham todo hardware para instalar com aeroquips para a linha de ar e na traseira bolsas firestone cuidadosamente escolhidas para nao terem atrito com o eixo ou longarina traseiras acompanhadas de amortecedores koni com regulagem de carga para ter o comportamento de ajuste dinamico encomendei uma central de gerenciamento da suspensao e level da accuair e todo o hardware deles para o meu kit de suspensao isto inclui alem da central e sensores independentes de altura nas 4 rodas do e level o kit de solenoides da accuair o vu 4 que faz o papel de junto com a central gerenciadora controlar a pressao dentro das bolsas da suspensao a ar mantendo sempre a altura desejada com a central e level pode se programar 3 alturas desejadas para rodar e ela mantem esta altura alterando a pressao nas bolsas dinamicamente sua capacidade de correçao de altura e sensores de altura e em media a cada 2 segundos com ajustes para a sensibilidade do sistema e velocidade de alteraçao na pressao e quando alterado a carga estatica do veiculo ao entrar um passageiro no veiculo por exemplo o sistema corrige a altura automaticamente isto significa que assim como a suspensao ativa o e level mantem os valores da geometria da suspensao sempre otimizados por isto que este tipo de tecnologia tem sido usado em track days mundo afora alem disto com o veiculo parado existe a opçao de esvaziar as bolsas o air it out deixando o veiculo em sua posiçao mais baixa possivel o tal do stance para exibiçoes e encontros lembra se para acompanhar tudo isso uma infinidades de componentes de qualidade comprados no brasil vao completar o sistema compressores linhas rigidas de aluminio ou cobre flexiveis tipo aeroquip conexoes secadores filtros tanque etc formam o pacote do que tera que ser acomodado no veiculo que tera um trunk setup montado pelo arved onde eu procuro algo simples e que voces podem ter uma ideia olhando alguns dos projetos que ele ja montou e um deles inclusive ganhou premio no bgt6 agora em 2014 o porta malas do jolf feito na arved’s garage o trunk setup do jolf do arved ele foi tema de um post no flatout lembram o golf duas portas com frente de bora e para tracionar por fim para tocar o asfalto estamos preparando para o fenix o conjunto de rodas e pneus para mim exatos para este modelo quando escolhi minhas rodas elas teriam que preencher 3 requisitos 1 serem forjadas isto e leves e fortes 2 serem 3 peças porque sou fascinado por rodas com borda e parafusos 3 formarem um jogo sttagered ou seja terem duas talas diferentes entre os eixos nao nao ha justificativa tecnica para isto ainda mais se tratando de um veiculo traçao dianteira e colocando a tala maior na traseira mas ja sacaram que muitas coisas aqui unem forma e funçao e muitas vezes eu puxo a sardinha mais pra forma do que para funçao com isto vieram as kerscher rs rodas forjadas aro 17 na minha opiniao o tamanho ideal para o polo 3 peças com a furaçao original do polo o que dispensam adaptadores com talas 7 5 e 9 exatamente o que eu procurava os pneus serao falken fk452 205/40 nas tala 7 5 e 215/40 nas talas 9 adequadas as talas para nao termos um strech exagerado o que deixaria inseguro o indice dos pneus e 84 w de 500kg pro pneu e velocidade maxima em 270km/h novamente adequado ao uso do carro logo mais trago novidades sobre o motor com a turbina escapamento e a primeira partida ate la p s esqueci de falar antes pro pessoal que tem procurado me adicionar no facebook pra acompanhar o andamento do projeto mais de perto conversar ou tirar duvidas eu criei um canal do carro no facebook so pra isso convido todos a visitarem por luciano jaccoud project cars #91
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.