ola amigos do flatout hoje vamos falar de uma prova extremamente interessante desafiadora e ao mesmo tempo perigosa a subida de montanha assim como a maioria dos leitores aqui sou fascinado por corridas e sempre achei o rally um dos eventos mais desafiadores para maquinas e pilotos devido ao alto grau de riscos envolvidos ao pouco ou nenhum espaço para erros nao sei explicar direito nao e algo racional mas esse tipo de emoçao sempre me atraiu e por algumas vezes deixei de me inscrever em provas de subida de montanha por achar que ainda era muito verde ao volante obviamente nao sou sequer um prototipo de piloto porem participo de provas de automobilismo amador track days hot laps time attacks ha alguns anos e achei que era hora de tentar uma subida o fato e que surgiu uma oportunidade de acelerar nesse tipo de prova em nov/2015 em serra negra sp e claro que me inscrevi trata se de um trecho de serra de 4 5km com 24 curvas uma mais fechada do que a outra porem devidamente fechado e sinalizado o evento era dividido em 4 categorias classicos racecars supercars e importados entrei na categoria racecars devido ao pangare ainda nao possuir 25 anos de idade antes do evento verifiquei todo o carro mangueiras conexoes fluidos etc etc etc tudo em ordem parti para a estrada peguei muita chuva no caminho mas havia previsao do tempo abrir antes do almoço chegando ao local do evento desci o carro da carretinha fiz todo o processo de cadastramento e briefing e fomos para a subida de reconhecimento que nao era cronometrada aqui vale uma observaçao; voce acha que o treco tem seus riscos ate estar la e ver pessoalmente ai voce tem certeza sao muitas arvores barrancos curvas que mudam o raio entre outros obviamente voce nao vai conseguir decorar todas as 24 curvas ou o traçado ideal na primeira subida portanto procurei prestar atençao nos pontos de maior perigo e nao atrasar frenagens muito bem; subida de reconhecimento ok coraçao batendo forte vamos para a primeira subida cronometrada de forma resumida posso dizer que procurei respeitar os limites tomei o maximo de cuidado possivel cheguei a engatar a 4ª marcha somente em um ponto do trajeto e consegui chegar ao final com muita adrenalina correndo nas veias e um bom tempo de subida 2min54seg foi uma experiencia fantastica eletrizante diferente da sensaçao de acelerar em um autodromo para a segunda subida fui pensando nos trechos em que eu poderia evitar os erros da primeira especialmente na parte inicial que e menos curva note no video comparativo das duas subidas que eu saio bem mais forte nessa segunda o cuidado e respeito pela estrada permaneceu o mesmo porem a 4 ou 5 curvas do final perdi a traseira do carro em um s de alta velocidade e acabei conhecendo um dos barrancos da estrada onde bati e na sequencia o carro virou felizmente os equipamentos de segurança disponiveis banco concha com suporte bem feito cinto de 4 pontos e capacete me ajudaram a nao ter ferimentos de qualquer especie sai do carro pela janela e pude verificar o estrago mas acima de tudo isso tive mais sorte do que juizo aqui esta o video comparando as duas subidas e uma foto do carro depois da arte [youtube id= kde0f cnjms width= 620 height= 350 ] desvirando o pangare [youtube id= tznqrds6ij4 width= 620 height= 350 ] bom falarei sobre isso em seguida mas de qualquer forma ainda fiquei com o melhor tempo do dia na categoria racecar e fiz muitos amigos nesse dia liçoes aprendidas ainda bem que nao da pior forma se voce acompanha o meu pc desde o inicio sabe que a instalaçao da rollcage e algo que esta nos planos ha tempos; sei da sua importancia prezo pela segurança mas assumo que foi um erro nao ter feito a instalaçao antes e claro que ninguem quer rodar bater tomar susto mas automobilismo e assim e se voce sai para acelerar tem que estar preparado para esse tipo de coisa digo que nao aprendi da pior forma pois os danos foram minimos somente algumas chapas amassadas e vidros quebrados nao aconteceu nada comigo nem com a estrutura leia se alinhamento ou mecanica do carro cada um tem suas crenças eu encaro esse episodio como um grande aprendizado e como um aviso do tipo cara deixa de ser preguiçoso e faz logo o que voce sabe faz tempo que tem que fazer nesse carro pra continuar brincando de forma segura e e com esse pensamento que iniciei a fase de upgrades no pangare ou se preferirem podem chamar de fase 2 mas antes de mostrar a reconstruçao vale olhar para o estado em que o carro ficou amassado principalmente na lateral esquerda e no teto muita gente no evento olhou para o carro e disse que era para jogar fora a carroceria e montar a mecanica em outro carro mas eu tenho um certo apego nesse pangare velho e assimilei a missao de coloca lo de volta a ativa teto amassado e o amigo milton rubinho dando uma força para ajeitar o carro na carretinha visao dos danos mais severos na lateral metendo a mao na massa aproveitei as minhas ferias para iniciar os trabalhos no carro afinal sempre gostei de fazer o que posso no carro ou pelo menos acompanhar de perto o que nao posso e o caso da funilaria nao tenho muita pratica ferramentas ou habilidade para reparar uma carroceria portanto procurei o serviço especializado para tal funileiro mas e claro que alguma coisa ou outra a gente mesmo acaba pondo a mao fizemos a recuperaçao das partes danificadas e ja aproveitei para deixar os paralamas e caixas de rodas mais largos modo roots lixadeira comendo solta e para os mais exigentes/atentos nessa altura do campeonato devem estar pensando sobre os potenciais riscos problemas que a recuperaçao da carroceria pode trazer e voces estao certos obviamente pensei nisso e claro que eu nao confiaria mais na estrutura original das colunas no teto que amassou por isso resolvi voltar a geometria correta literalmente colocar as coisas no devido lugar para depois trabalhar no esqueleto novo do pangare a nossa querida rollcage ela garantira a integridade do carro e a minha em caso de nova colisao teto e colunas a com as marcas do tombo parte da lateral removida para recuperar lateral de volta ao lugar e foi colocada apenas uma porta velha para verificar a geometria inicial alicate + lixadeira = diversao garantida mesmo trabalho na lateral traseira alias vale dizer que essa ideia de alargar um pouco o carro ja estava na minha cabeça ha um bom tempo mas sempre batia aquela preguiça do tipo ahh mas e um trabalho danado mexer nisso agora pois e agora ja nao tinha mais desculpas para deixar de fazer isso entao resolvi fazer do jeito que eu bolei na propria carroceria como o pessoal diz na lata e foi assim na lixadeira solda martelo e acabamento na massa fiquei muito satisfeito com o resultado fender flare ja soldado e com primeiro ajuste na massa plastica jeitao da lateral com o novo formato ainda sem acabamento e apos cerca de 1 mes do inicio dos trabalhos concluimos a primeira parte a preparaçao para a rollcage recuperaçao ok hora de deixar tudo alinhado para soldar os tubos da rollcage fender flares ja alinhados fundo aplicado na pintura e inicio da desmontagem do interior desmontando o interior e aproveitando para remover o que nao for necessario um novo e reforçado esqueleto ja ouvi e vi muita gente falando em rollcage ou no classico amarrar o carro para conseguir melhor estabilidade mais chao; sim e claro que buscamos sempre o melhor em performance mas nao podemos nos esquecer da principal funçao desse monte de aço dentro do carro segurança dados os recentes acontecimentos com o pangare resolvi investir em uma estrutura reforçada com melhor amarraçao do que o usual famoso minimo do anexo j da fia nao me entendam mal os carros de categorias de base sao muito bons homologados funcionam para o que foram projetados mas voces ja viram a diferença para uma estrutura de carro de rally nao e mesmo e claro que existem reforços proporcionais aos riscos como o meu carro e um brinquedo de gente grande e eu nao corro em nenhuma categoria nao preciso atender regulamento e nao tenho que ficar economizando cada grama de peso que puder resolvi montar algo bem reforçado para ter mais segurança em provas como a subida de montanha por exemplo motivos obvios j a meta aqui foi desenvolver um projeto sem exageros mas sabidamente acima do peso minimo possivel defini a estrutura que eu queria e deixei o carro para soldar os tubos pois infelizmente nao tive tempo de montar eu mesmo mas essa vontade eu vou matar quando montar o outro projeto que estou preparando mas isso e assunto para outro post e/ou outro pc tubos soldados reforço nas portas amarraçao com as torres dianteiras o famoso x visto por tras preparaçao para pintura dos tubos visao traseira e possivel enxergar quase todos os tubos toques finais ou quase isso apos longos dois meses longe das pistas nao vou negar que minha ansiedade para colocar o carro de volta em açao era enorme resolvi entao apenas jogar um fundo na carroceria empoeirar por dentro e deixar para depois os detalhes e foi isso mesmo deixei a direçao com o funileiro e falei pra ele se divertir so pedi para pintar de branco por dentro e de laranja os tubos na semana que antecedeu o hot lap limeira de fevereiro foi feito o trabalho e o carro ficou no estilo mad max vou te falar que ate gostei do visual mas em breve farei o acabamento estou decidindo se pinto o carro ou se adesivo ele todo com uma arte propria que ja esta na minha cabeça ha algum tempo quero deixar a cor basica original ou proxima dela afinal o pangare continua o mesmo cavalo velho de sempre so que agora com alguns upgrades ja comprei as janelas em policarbonato falta apenas terminar a estetica externa para entao instalar o conjunto e poder correr na chuva j work in progress quase pronto para remontagem interna layout provisorio ainda sem pintura farois janelas chega de enrolaçao e vamos para a pista no dia 21/02 participei do 31º hot lap limeira onde finalmente pude matar a saudade do pangare acelerando com os amigos na fantastica atmosfera que somente um dia de pista pode te oferecer o meu maior receio era o carro andar e frear reto estavel sem soltar nenhuma peça pelo caminho e ele nao apenas cumpriu com todas essas premissas como ainda garantiu a volta mais rapida do dia e voltou para casa sao e salvo quem me conhece quem acompanha a historia desse carro sabe que ele e muito mais que um simples pedaço de metal e plastico; ha quem diga que automoveis tem alma tem personalidade propria se isso e verdade posso garantir a voces que o pangare esta feliz em retornar deixo aqui algumas fotos tiradas no evento pelo rafael micheski da revista trackday os planos agora sao de andar começar a mexer na suspensao ajustar andar mais continuar encontrando velhos e novos amigos pelo brasil afora sempre buscando a diversao com segurança e um novo capitulo para escrever nesse livro de historias que e um track car um grande abraço a todos e ate a proxima por leo ceregatti project cars #94
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