salve galera do flatout meu nome e samuel tenho 19 anos sou academico de engenharia mecanica e representante da equipe baja cataratas no project cars quero dizer que todos os membros da equipe estao muito empolgados por terem a chance de mostrar para a comunidade gearhead um pouco da rotina da maior competiçao universitaria do brasil e do mundo e principalmente todo o planejamento e dificuldades atras da construçao de um prototipo de baja sae neste primeiro contato gostaria de apresentar a voces o projeto baja sae assim como expor a recente historia da nossa equipe e mostrar um pouco o que queremos e temos para o project cars o projeto baja sae o projeto baja sae foi criado na universidade da carolina do sul estados unidos sendo que a primeira competiçao ocorreu em 1976 somente alguns anos depois em 1995 era realizada a primeira competiçao brasileira na pista guido caloi bairro do ibirapuera na cidade de sao paulo no ano seguinte a competiçao aconteceu no autodromo de interlagos onde ficaria ate o ano de 2002 a partir de 2003 a competiçao passou a ser realizada em piracicaba interior de sao paulo no esporte clube piracicabano de automobilismo ecpa desde 1997 a sae brasil tambem apoia a realizaçao de eventos regionais nos estudantes de engenharia somos desafiados a desenvolver e construir um prototipo off road utilizando conhecimentos adquiridos na sala de aula ou fora dela o objetivo disso tudo e que como alunos possamos encarar com um caso real de desenvolvimento de projetos muitas vezes extrapolando os limites da universidade e botando a mao na massa ou melhor na graxa os membros participam de todas as etapas da concepçao do prototipo busca de patrocinio gerenciamento de projetos e parte burocratica urghhh ninguem gosta da parte burocratica participamos de duas competiçoes por ano uma regional e outra nacional sendo que os tres primeiros colocados do nacional ganham a oportunidade de participar das etapas internacionais que acontecem nos eua o brasil sempre aparece em posiçoes de destaque quando o assunto e baja sae dando muito trabalho para as equipes internacionais a avaliaçao da equipe nao e baseada apenas na performance do carro mas tambem em suas caracteristicas de projeto como custos estudos realizados simulaçoes computacionais e validaçoes a partir de analises laboratoriais e testes em pista e bancada estas avaliaçoes se dao por meio de uma bateria de apresentaçoes teoricas realizadas pelos membros da equipe para juizes responsaveis muitas vezes engenheiros atuantes na area automotiva as apresentaçoes cobrem os subsistemas de suspensao e direçao freios estrutura acabamentos eletronica e transmissao eventualmente sao criadas apresentaçoes especiais que ocorrem em uma competiçao em particular a seguir o carro segue para uma avaliaçao de segurança e prova de motor onde sao checadas quaisquer caracteristicas que estejam em desacordo com as normas da competiçao passamos tambem por uma prova eliminatoria de frenagem onde o prototipo deve travar as quatro rodas quando o pedal de freio for acionado o baja tambem deve comportar adequadamente um juiz escolhido pela organizaçao que deve avaliar o conforto proporcionado pelo veiculo caso ele nao se prove apto nestas avaliaçoes a equipe nao podera prosseguir na competiçao por ultimo sao realizadas provas dinamicas de manobrabilidade aceleraçao velocidade maxima traçao e s&t suspension and traction — bem como um enduro de resistencia com duraçao de tres horas na etapa regional e quatro horas na nacional onde poucos carros chegam ao final inteiros a equipe embora tenha saido do papel apenas em 2010 a ideia de participar da competiçao existe na universidade estadual do oeste do parana unioeste desde 2005 quando seis academicos de engenharia mecanica deram inicio ao primeiro projeto baja cataratas de baja sae contando com alguns equipamentos cedidos de uma das oficinas da itaipu binacional e apoio do engenheiro roberto queiroz os alunos deram o ponta pe inicial nas atividades que nao foi levado a diante devido a dificuldade na obtençao de patrocinios e parcerias com isso os integrantes mesmo com muito entusiasmo nao tiveram outra opçao e tiveram que paralisar o projeto em 2010 um novo grupo retomou a ideia inicial da equipe baja construindo o primeiro prototipo da equipe o rq 1 que recebeu as iniciais em homenagem ao engenheiro roberto queiroz que veio a falecer em 2008 deste entao a equipe segue com o planejamento e construçao dos prototipos como o bem sucedido rq 2 1 atualmente o rq 3 esta em fase de projeto e e sobre ele que gostariamos de falar nos proximos posts do project cars a equipe baja cataratas atualmente e formada por academicos de engenharia mecanica eletrica e ciencias da computaçao contando ainda com o apoio de professores historico dos carros segue agora uma serie de fotos que mostra os prototipos que ja foram construidos ate agora pela equipe ate chegar no nosso atual rq 2 1 quais as mudanças que foram ocorrendo e qual as expectativas para o rq 3 rq 1 — o passado o primeiro prototipo da equipe era como uma limusine na competiçao pena que era uma competiçao off road brincamos ate hoje que dava para levar a familia inteira e o cachorro para passear ele foi usado em 2011 na 1º competiçao nacional que a equipe participou devido a falta de experiencia nao se obteve resultados significativos porem a adrenalina e excitaçao da competiçao invadiu o sangue dos membros e a partir daquele dia o projeto nunca mais foi o mesmo rq 1 1 o aprimoramento do seu antecessor ainda e considerado um seda para a categoria com reduçao de tamanho e peso assim como ajustes dinamicos o projeto foi utilizado na etapa sul de 2011 e redeu o 1º lugar na prova de traçao e a 9º colocaçao geral o carro e utilizado ainda hoje para o treinamento de calouros rq 2 com a experiencia obtida com os caros passados foi criado um novo projeto agora mais sofisticado leve e resistente que o anterior utilizado nas etapas sul e nacional de 2012 nao cumpriu desempenho esperado na etapa nacional devido a problemas com o montante do motor que nos deixou na mao logo nas primeiras voltas do enduro porem na etapa sul rendeu o 2º lugar em s&t e 6º colocaçao geral assim como o titulo de destaque das equipes paranaenses rq 2 1 — o presente deriva de ajustes na dinamica e estrutura e continuando a tradiçao de reduçao de massa dos seus antecessores obteve a posiçao de vice campeao da etapa sul 2013 ficando em primeiro lugar em aceleraçao 2º em s&t* 2º em conforto participou ainda da 20º competiçao nacional realizada em 2014 voltamos de la com a 13º colocaçao geral entre 72 equipes um resultado muito significativo para nos assim como 2º lugar na prova de mud bog que foi realizada para comemorar o 20º aniversario da competiçao e o 4º lugar em s&t o futuro atualmente estamos projetando o rq 3 que contara com mudanças significativas nas suspensoes com a adoçao do sistema multi link sistema de direçao mais esportiva e caixa de transmissao com adoçao de marchas e outros acertos na dinamica do carro esta experiencia de projetar e construir o novo carro que gostariamos de compartilhar com voces senhores leitores do flatout apaixonados por tudo que se mova com ajuda de um ou mais motores estaremos iniciando a construçao do novo prototipo em junho com data de finalizaçao prevista para outubro de 2014 atualmente estamos finalizando o projeto do veiculo em software de desenho cad e realizando algumas simulaçoes e estudos para finalizar esta etapa e muito importante que iniciemos a construçao com o projeto inteiramente definido cada peça componente por componente evitando assim surpresas como peças que nao se encaixam dificuldades de construçao e produçao das peças entre outras evitando assim as famosas reparaçoes tecnicas de emergencia chamadas pelos mais intimos de gambiarras segue uma imagem do novo prototipo em sua fase inicial de modelagem bom pessoal e isso que gostaria de falar para o primeiro post se vemos em breve much torque so powerful wow por samuel dianin project cars #97
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