ola pessoal do flatout somos a equipe ecocar da universidade estadual de campinas unicamp que compete na maratona da eficiencia energetica nas categorias eletrica e a gasolina estamos aqui para contar a voces um pouco sobre a nossa equipe e nosso projeto de 2014 que consiste em dois prototipos um tanto quanto peculiares de tres rodas que visam a maxima eficiencia energetica possivel vamos nessa a equipe nossa equipe foi criada em 2004 inicialmente com alunos da engenharia mecanica e compete na maratona de eficiencia energetica desde aquele ano conquistando o segundo lugar em seu ano de estreia na categoria a gasolina de la para ca a equipe chegou a vencer em 2007 na categoria gasolina e oscilou entre o segundo e terceiro lugares ate 2011 desde entao a equipe passou por reformulaçoes a maior delas no ultimo ano quando quase toda a equipe foi renovada e novos membros foram admitidos para iniciarmos um novo projeto hoje contamos com 26 membros de diversos cursos de graduaçao como engenharia mecanica controle e automaçao engenharia eletrica e ainda matematica e medicina alem de um professor orientador e colaboradores membros da equipe ecocar 2013 2 os membros sao divididos na equipe por areas de atuaçao direçao e freios chassi e carenagem motor e transmissao eletrica e administrativo a equipe se estrutura de maneira vertical com um capitao gerenciando os chefes de departamento e estes por sua vez gerenciando os membros onde todos sao auxiliados pelo professor orientador e nossos colaboradores por sermos uma equipe tao diversificada a troca de experiencias e muito valiosa tanto para a vida profissional quanto para a pessoal o convivio com pessoas tao diferentes proporciona um ambiente de desenvolvimento academico muito importante para qualquer area de ensino a competiçao nos competimos na maratona universitaria da eficiencia energetica muee uma competiçao em ambito nacional que ocorre desde 2004 e e a quarta maior competiçao do genero no mundo ela foi baseada na shell eco marathon a maior competiçao de eficiencia energetica do mundo que e realizada anualmente nas americas europa e asia a shell eco começou ha 75 anos 1939 quando alguns funcionarios da companhia shell oil fizeram uma aposta amigavel de quem conseguiria percorrer a maior distancia com a mesma quantidade de combustivel desde entao a competiçao se expandiu para dois novos continentes incluiu novos combustiveis na competiçao e atiça a mente de jovens pelo mundo todo em busca da eficiencia energetica foto oficial da muee 2012 a maratona brasileira conta com a participaçao de universidades de todo o brasil e ha tres modalidades eletrica gasolina e etanol em 2013 foram inscritos 55 prototipos de 29 universidades e aproximadamente 500 universitarios estavam presentes nos ultimos anos a maratona da eficiencia energetica vem sendo realizada no kartodromo ayrton senna em sao paulo a competiçao deste ano assim como em 2013 ocorrera em paralelo com as 6 horas de sao paulo etapa do mundial de endurance wec evento que traz muita visibilidade para a maratona em 2013 emerson fittipaldi deu um pulo por la para fazer a entrega dos trofeus aos vencedores e ate pilotou um dos prototipos o principal objetivo desta competiçao e oferecer oportunidades aos estudantes do ensino superior da area de engenharia para que eles possam desenvolver em uma area pratica aquilo que eles aprendem todos os dias na sala de aula alem do trabalho em equipe muitas das vezes e dificil aliar este conhecimento pratico com o teorico em nossos cursos de graduaçao mas a competiçao veio suprir esta necessidade como consequencia esperamos gerar a partir do nosso estudo novas tecnologias para serem adaptadas aos carros do cotidiano ja que eficiencia energetica e uma area que ainda tem muito a ser desenvolvida como forma de avaliar os prototipos sao realizadas 12 voltas no kartodromo com um tanque de 250 ml de combustivel e a partir do consumo do prototipo nessas 12 voltas e feita uma relaçao de quanto seria o consumo de um litro do combustivel equipe ecocar na muee 2013 cada equipe tem direito a tres tentativas — uma por dia de competiçao — e o vencedor e aquele que obtiver o menor consumo em qualquer uma das tres tentativas na ediçao de 2013 o consumo dos campeoes foram 405 845 km/l na categoria gasolina 42 492 kj na categoria eletrica e 233 057 km/l na categoria etanol a quem se interessar a discovery fez um documentario sobre a 9a maratona em 2012 [youtube id= w7zp cckms0 width= 620 height= 350 ] o projeto para a maratona de 2014 nossa equipe competira em duas categorias eletrica e gasolina cada categoria tera um prototipo competindo que compartilham o projeto do chassi carenagem direçao e freios as diferenças ficam basicamente por conta do motor gasolina nosso prototipo a gasolina foi batizado de pidgeotto e sera um veiculo monoposto de tres rodas duas dianteiras e uma traseira que tracionara o carro e que utilizara o motor honda gx 35 de apenas um cilindro utilizado em roçadeiras com impressionantes 1 3 cv 0 36 mkgf e 35 8 cm³ de deslocamento para os leitores acostumados a motores com potencia e torque de sobra seja nos l4 ou no w16 nosso motor nao parece grande coisa porem nosso intuito nao e sermos os mais rapidos ate porque a velocidade maxima permitida pelo regulamento e de 45 km/h e sim os mais economicos e esse motor cumpre bem seu papel com o recorde de consumo da equipe com o mesmo sendo de 367 km/l eletrico o prototipo eletrico foi batizado de voltorb e como no prototipo a gasolina o prototipo eletrico sera um veiculo monoposto de 3 rodas a diferença fica por conta do motor dc de alta eficiencia que consegue ser tanto quanto ou mais eficiente que o motor a combustao mas com um quinto do tamanho ecocar durante a muee 2013 espero que tenham gostado da nossa equipe e da nossa competiçao que ainda e pouco divulgada no pais nosso projeto começou a sair do papel e em nos proximos posts teremos mais novidades sobre a construçao e a caminhada ate a competiçao enquanto isso para conhecer mais sobre equipe e ver os nossos projetos anteriores curta nossa pagina no facebook e visite nosso site ate a proxima por carlos eduardo ramponi project cars #98
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.