ola galera do flatout estamos de volta para continuar com a historia da suzuki gt550 cafe racer apos toda a saga contada na parte 1 e enfim ter comprado a moto de volta momento curiosidade a compra foi feita seis dias antes do aniversario da minha esposa pensou na treta pois pense numa treta parti para a desmontagem total ja estava com o projeto pensado tinha em mente que aquela moto se tornaria uma cafe racer com alguns traços da gt550 original entao sabia que praticamente nada daquela moto me serviria no futuro seria um trabalho bem detalhado retirar todas as customizaçoes que o higashi havia feito e começar uma moto toda do zero e era justamente esta parte do trabalho que me deixava mais empolgado logo pela manha liberei um espaço na garagem e comecei a desmontagem metendo a chave em tudo e separando as peças quase nada foi reaproveitado [gallery columns= 4 link= file ids= 89864 89841 89840 89839 ] o que voces acharam do retificador/regulador de voltagem deu pra notar o nivel do workaround que a gt sofreu como todo o trabalho de criaçao e adaptaçao da nova estrutura deveriam ser feitos apos a aquisiçao de novos itens a serem instalados parti para a recuperaçao do motor que nao teria alteraçoes mas seria totalmente revisado desmontei calmamente o motor que por sinal estava com quase todos os parafusos frouxos o proprietario anterior disse que havia retificado o motor e que desde entao nunca mais havia sido colocado em funcionamento deu pra perceber pois a retifica foi feita bem nas coxas tipico trabalho pra deixar em uma minima condiçao de uso e se transformar em uma bomba relogio para o proximo dono por sorte nao era minha intençao usar o motor como estava queria ter certeza que tudo fosse feito com o maximo cuidado [gallery link= file ids= 89844 89842 89843 ] o que e aquele furo centralizador no pistao 3 retificaram o pistao nao duvide e a borra no fundo das camaras sem comentarios o coraçao da moto demostrava todos os anos de surras que ela levou no lapso entre a venda da moto em 2002 e a recompra em 2014 a moto foi bem maltratada e com consertos que foram feitos apenas com a intençao de que voltasse a funcionar sem a minima preocupaçao com a qualidade das peças ou serviços aqui vale uma breve explicaçao de alguns pontos desse motor os triple sao motores que primam pelo torque em giros mais baixos que e o ponto deficitario do motor 2t causado pelo dimensionamento e diagramaçao da janela de escape porem estes motores com um tempo de camara relativamente alto janela de escape baixo e uma explosao a cada 120° do virabrequim tem um empurrao quase constante tornando a sua conduçao muito mais agradavel em baixos giros que os motores 2t mono ou bi cilindricos que requerem uma subida de giro para que tenham algum torque em contrapartida os triples sao motores que tem um alto indice de vibraçao o que torna um pouco desconfortavel a conduçao da moto por periodos prolongados a soluçao da suzuki foi montar o motor sobre coxins de borracha suavizando dentro do possivel a vibraçao gerada alem da vibraçao outra caracteristica destes motores e facilidade de aquecimento do cilindro central pela sua posiçao que prejudica o arrefecimento a ar pensando nisso a suzuki inventou o ram air system um sistema de induçao de ar frio feito por uma capa sobre o cabeçote que conduz o fluxo de ar por cima deste melhorando sua refrigeraçao ainda nao instalei a capa do ram air system na moto a peça esta em restauraçao suzuki ram air system essa caracteristica de temperatura e giro pedem uma lubrificaçao de qualidade e a suzuki nao fez feio em seu projeto chamado cci crankshaft cylinder injection dotado de uma bomba de oleo com seis terminais o motor leva o oleo diretamente para os pontos de maior necessidade de lubrificaçao veja na foto que ha seis terminais de oleo abaixo da base dos cilindros suzuki cci crankshaft cylinder injection os terminais superiores levam o oleo do bloco ate o cilindro em um duto colocado na janela de admissao na entrada da camara onde e aspirado juntamente com a mistura ar/gasolina dispenser de oleo 2t na entrada da janela de admissao ate ai nada de anormal segue o padrao da maioria das motos 2t existentes apesar destas colocarem o dispenser diretamente no carburador ja os terminais inferiores levam o oleo aos rolamentos do virabrequim atraves do bloco o rolamento direito do virabrequim e lubrificado pelo oleo de cambio apenas o esquerdo e os centrais sao lubrificados por oleo 2t orificios de conduçao de oleo no bloco do motor aqui a coisa começa a ficar interessante o retentor e colocado na ponta e o s rolamento s fica m ao lado do virabrequim como um dos lados esta fechado com o retentor o oleo preenche todo o espaço passa pelo separador e e forçado a sair pela lateral do rolamento da outra extremidade colocado junto a bolacha do virabrequim este rolamento tem uma calha de conduçao de oleo que projeta o oleo um pouco alem da sua borda limite calha de conduçao do oleo 2t recebido atraves do bloco o oleo que sai do rolamento e captado por uma coifa que fica na bolacha do virabrequim com bordas conicas coifas coletoras de oleo nas bolachas do virabrequim estas coifas estao girando encaixadas nas bolachas entao criam uma força centrifuga que impele o oleo para um duto colocado na extremidade para dentro do pino inferior do virabrequim o pino inferior por sua vez tem um orificio apontando para fora que leva o oleo diretamente ao rolamento de agulhas inferior da biela so entao o oleo 2t injetado se junta a mistura ar/gasolina e vai para a camara de combustao conduçao do oleo do ate o rolamento de agulhas inferior da biela interessante nao porem como diria o cara das televendas mas nao e so isso hahahaha ainda tem o sistema de recuperaçao chamado sris suzuki recycle injection system que recupera o oleo 2t que acumula no inferior da camara por gravidade quando a moto fica parada e composto de tres dutos colocados no inferior das camaras que sao ligados por terminais e tubos as janelas de admissao do proximo cilindro fazendo que estes aspirem o oleo 2t que se depositou por gravidade no cilindro anterior quando a moto ficou parada por um tempo sris suzuki recycle injection system e agora uma dica para quem ja tem ou pretende ter uma suzuki triple a bomba de oleo 2t e ligada ao cambio sim para ser mais exato ela e ligada ao eixo do pedal de partida por uma rosca sem fim que por sua vez e conectado a engrenagem movida da 1ª marcha portanto se voce for ficar parado por mais que algumas dezenas de segundos com o motor ligado desengate e solte a embreagem ou voce ira parar a bomba de oleo tambem nao fique acelerando a toa com o motor engrenado e embreagem acionada alias nada deve ser acelerado a toa nenhum veiculo e principalmente esta moto foram feitos para ficar funcionando engrenados com a embreagem acionada por mais que umas dezenas de segundos completando a informaçao como se pode ver o pedal de partida tambem passa pela embreagem para funcionar portanto nao e possivel ligar a moto com a embreagem acionada desengate e solte a embreagem para dar a partida no pedal repararam no tamanho das engrenagens de cambio indestrutivel rosca sem fim do oleo ligada ao eixo da partida que esta conectado a engrenagem movida da primeira marcha entao esse motorzinho e interessante nao merece um tratamento digno comprei um conjunto de pistoes forjados wiseco kits de biela retentores novos em viton discos de embreagem rolamentos inferiores do virabrequim jogo de juntas demais retentores tudo novo refiz os prisioneiros de cabeçote e escape a fresa da campana da embreagem tirei folgas alinhei novamente as aletas de arrefecimento dos cilindros e cabeçote enfim fiz tudo o que era possivel ser feito queria fazer o acabamento externo em aluminio polido como e originalmente porem havia muitos amassados e pontos de solda nas tampas laterais iria ficar parecendo uma panela velha polida entao decidi pinta lo de aluminio e enverniza lo eu mesmo fiz o serviço de pintura e verniz junto com a montagem recondicionei o motor da partida eletrica ficou totalmente funcional [gallery columns= 5 link= file ids= 89870 89869 89835 89853 89868 ] alguns meses de trabalho e o motor nem parecia o mesmo tudo novo parafusos terminais tudo se tivesse um pedestal iria para o centro da sala de casa certamente sob os protestos da patroa [gallery link= file ids= 89847 89846 89845 ] motor montado os air cooleds nao sao maravilhosos paralelamente a isso começamos a limpar o quadro e nesse momento tenho que apresentar meu amigo luciano oliveira que foi mais que um parceiro de projeto ele foi o cara que fez acontecer todas as ideias malucas que eu tinha o cara fazia e refazia tudo o que eu pedia com seu torno de correia de estimaçao habilidade monstro com metais usinagens e soldas foram dias e dias finais de semanas a fio neste trabalho alem de tudo ainda ganhei um amigo sou muito feliz em ter conhecido o luciano e sua familia começamos por retirar do quadro da moto todos os itens modificados ficou no lugar o berço do motor apenas estava dado o inicio de uma fase bastante trabalhosa [gallery columns= 2 size= medium link= file ids= 89855 89856 ] mete a serra sem do comprei um tanque original de gt550 uma balança traseira um par de amortecedores traseiros e os garfos telescopicos da cb500 modelo 1998 escolhi essa moto em especifico por ter peso e porte compativeis com a gt550 entao achei que seria tranquila sua adaptaçao neste ponto vale uma ressalva como a gt550 tem o peso mais concentrado na frente pois seu motor e mais pesado os telescopicos da cb500 tiveram que ser calçados para que nao trabalhassem ja mergulhados mesmo que as motos tenham pesos parecidos a distribuiçao de peso conta muito na hora de escolher as suspensoes se eu tivesse essa informaçao anteriormente talvez tivesse partido para uma suspensao mais robusta na dianteira mas apos o ajuste de pre carga da mola com os calços tudo ficou perfeito tambem tivemos que diminuir a largura da balança traseira em 2mm e entao passamos a nos preocupar com a fixaçao dos amortecedores angulo de trabalho da balança traseira e curso de amortecimento neste momento ja desenhamos a soluçao de acondicionamento da bateria e reservatorio de oleo 2t as cafe racer tem por caracteristica o alivio de peso e a liberaçao do espaço do quadro atras do motor entao queriamos utilizar a rabeta para acondicionar e esconder estes itens a bateria da gt550 tem originalmente 11ah pelo fato da partida eletrica e ocupa um espaço razoavel tambem queria um reservatorio de oleo com mais de um litro pois queria poder abastecer com um litro inteiro em caso de necessidade e nao ter que ficar guardando frascos começados em viagens alem disso precisava de um espaço para colocar a parte eletrica da moto com muita calma fomos bolando os angulos necessarios e depois de muito trabalho chegamos a forma que o quadro tem hoje a rabeta receberia a bateria e o reservatorio de oleo 2t enquanto uma caixa discreta embaixo do banco receberia toda a parte eletrica terminada a construçao do quadro ele foi preparado para pintura [gallery columns= 5 link= file ids= 89858 89859 89860 89861 89862 ] evoluçao do quadro da moto neste ponto outras coisas que eu comprei foram chegando as compras do ebay estao demorando meses entao foi muito bom saber o que iria ser necessario e ter comprado estes itens no começo do projeto pois quando chegaram ja estavam em momento de serem utilizados os cubos chegaram junto com os aros pinças de freio e semi guidoes fiz a raiaçao das rodas no rei da roda em sp com ambos os aros 17’ dianteiro 2’ e traseiro 3 5’ tambem fiz o banco em couro no pedrinho bancos em sp os cubos sao originais da gt550 porem no cubo dianteiro eu adaptei dois discos de cb600f hornet com as respectivas pinças o cubo traseiro eu deixei o velho tambor original [gallery link= file ids= 89865 89833 89849 ] terminada a pintura do quadro chegou a hora de colocar o motor no lugar assim poderiamos alinhar o cubo traseiro usando a corrente/coroa/pinhao como referencias e fabricar os espaçadores dos cubos neste momento descobri o peso do motor ao encaixar o motor no quadro ele caiu sobre meu dedo e prensou contra o tubo inferior do berço do quadro resultado fratura tripla da falangeta dica se estiver apenas com o quadro e o motor em maos tombe o motor de lado devidamente protegido e encaixe o quadro nele e muito mais facil no final deu certo tinhamos uma estrutura montada um quadro motor suspensao rodas e freios no lugar e a aparencia agradava neste ponto ainda faltava muita coisa mas a forma da moto ja estava definida a adrenalina estava alta ansiedade a mil queria montar terminar ligar o motor mas estes sao assuntos para a proxima parte abraços e obrigado pela leitura ate agora por eduardo pantoja project cars #330
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