ola pessoal primeiramente e uma honra ter sido selecionado para essa temporada de project cars ainda que o meu nao seja um carro e sim uma moto meu nome e ubirata moro em brasilia/df tenho 37 anos sou servidor publico federal e a moto apresentada e uma harley davidson sportster 883r ano/modelo 2009 por favor me chamem de bira so quem me chama pelo nome e meu pai ao contrario do que possam imaginar eu nao tenho moto no sangue desde sempre meus pais nunca gostaram de motocicleta e tirando uma prima que andava de xl 250 nos anos 80 e que hoje nao anda mais de moto nao ha outros motoqueiros/motociclistas nao gosto dessa distinçao existente no meio pra mim e tudo a mesma coisa e eu me intitulo motoqueiro ou como dizem alguns amigos meus biker na minha familia para ser absolutamente sincero eu detestava motocicletas quando garoto nao via a menor graça era daqueles meninos que adorava ganhar carrinho mas que se ganhasse uma moto de brinquedo ia direto pra caixinha de brinquedos para doaçao o maximo que eu me aproximava de gostar de motos quando pequeno era andar de bicicleta colocando pedaços de copos descartaveis nos raios pra fazer barulho quem nunca fez isso aos 18 anos em dezembro de 1995 tirei minha habilitaçao e ganhei meu primeiro carro um escort gl 1987 cht a alcool que estava na familia desde zero km o carro era totalmente original e assim foi mantido por mim durante os oito meses em que eu o usei em seguida veio um verona lx 1 6 tambem herdado do meu pai que havia acabado de comprar um carro mais novo azul metalico claro ano 1992 foi com esse carro que comecei entao a mexer com alguma coisa de personalizaçao e som automotivo nessa epoca cheguei a ter um site sobre som automotivo na geocities quem lembra da geocities e o carro ganhou alem do som um jogo de rodas do xr3 2 0 tive em seguida outro escort um modelo l ano 1994 tambem herdado do meu pai que o havia pego fazia seis meses em um negocio e depois um tipo 1 6 i e ano 1995 preto quatro portas com o qual fiquei dois anos nessa epoca criei o site tipo net o conteudo do site foi depois cedido para os fundadores do clube do tipo em seguida tive mais alguns carros quase sempre mexendo alguma coisa aqui outra ali mas nada de performance sempre fui muito ligado no visual e na funcionalidade em 2004 ocorreu o episodio que me fez desistir de vez de mexer em carros ja havia sofrido alguns furtos no passado mas nenhum me deu tanta dor de cabeça como este bom quem conhece brasilia/df sabe que para voce sair de carro para um boteco ou balada tem que contar com a sorte ja que nos locais onde se concentra esse tipo de estabelecimento simplesmente nao existe a opçao de estacionamento pago em local seguro por conta das caracteristicas urbanisticas da cidade que vedam a construçao de garagens subterraneas comerciais proximas as areas residenciais meu celta 1 4 foi arrombado ao chegar ao carro encontrei o porta malas aberto a porta furada e amassada levaram tudo de dentro do carro o som instalado as peças que estavam no porta malas o estepe objetos pessoais etc so nao levaram as rodas binno b 1000 de 17 polegadas porque nao acharam o cachimbo do parafuso anti furto pior isso aconteceu as quatro da manha e nao dava nem pra dirigir o carro pois cortaram a fiaçao da bateria para inutilizar o alarme uma pratica comum nos celtas ou seja nao bastou me roubarem e estragarem o carro todo no processo ainda tive uma tremenda aporrinhaçao e perdi mais umas tres ou quatro horas no meio da noite pra rebocar o carro para a oficina fazer a ocorrencia policial e ir para casa depois dessa desmontei todos os acessorios que restavam no carro rodas escape kit de admissao vendi tudo a preço de banana e deixei o carro totalmente original e assim ficaram todos os carros que tive depois dele civic 2002 automatico xsara picasso sandero gt line e agora um march 1 6 sv havia definitivamente jogado a toalha e perdido completamente qualquer tesao pelos carros personalizados essa fase da minha vida passava a ser apenas uma lembrança do passado como as motos entraram na minha vida eu ja havia no passado pensado em tirar carta de moto mas nao por gostar de moto eu pensava em comprar uma scooterzinha para economizar gasolina ja que ate 2003 eu nao ganhava exatamente bem e vivia no aperto mas nunca levei a ideia adiante tanto por medo quanto por falta de apoio de todos a minha volta pai mae namorada familia da namorada amigos nerds que achavam que moto era coisa de maluco etc que consideravam a ideia absurda porque tinham medo que eu me matasse na moto em 2005 houve uma reviravolta na minha vida estava com 28 anos e ja tinha começado a adquirir algum juizo fui promovido no orgao onde trabalho e estava ganhando um pouco melhor me permitindo ter um pouco mais de conforto estava dirigindo com mais cautela com mais preocupaçao com minha propria vida e a alheia a namorada antiga tinha ido embora e tinha aparecido outra com quem estou casado e feliz ja ha oito anos tudo mudava para a melhor estava fazendo um cursinho preparatorio para concursos e encontrei um amigo que ja nao via fazia algum tempo o nelson que era da mesma turma de loucos por carros que eu frequentava em 2001 o grupo de discussao racecars no yahoo grupos batendo papo ele tambem comentou que tinha largado mao dos carros e estava andando de moto com uma turma legal e que outro dos nossos velhos amigos do racecars brasilia tambem estava nessa turma alguns outros conhecidos que tambem andavam de moto me falavam do quanto era legal do quanto era gostoso e divertido pilotar uma moto principalmente para passear em turma e na estrada e que nao se deve criticar as motos sem pelo menos experimentar antes isso me fez pensar ja que eu nunca tinha subido numa moto na vida mas sempre tive curiosidade sobre aquele meio entao tomei a decisao vou aprender a andar compro uma moto baratinha pra nao perder muito dinheiro e se eu achar que e minha praia vai virar meu hobby se eu nao gostar bem vendo a moto e valeu pela experiencia ao menos terei tentado no começo de 2006 entrei para a moto escola totalmente virgem de motos pra aprender tudo errado ja que eles so ensinam a passar no exame tive que pedir ao instrutor pelo amor de deus me diz como passa marcha nessa bagaça porque eu nunca andei de moto antes de vir para essas aulas o normal era o povo chegar na moto escola ja sabendo pilotar e pegar aulas apenas para pegar os macetes para passar no exame com um pouco de ma vontade o instrutor me explicou o famoso processo da primeira pra baixo as demais pra cima mas nao entrou nos detalhes mais importantes como dosar os dois freios e coisa do genero que tive que aprender sozinho na vivencia depois tirada a carta comprei minha primeira motocicleta escondido dos pais mas com a bençao da minha entao noiva uma suzuki intruder 250 ano 1998 que me custou r$ 5 500 e foi um verdadeiro achado eu queria uma moto estilo cruiser por ser mais baixa e mais facil para iniciantes e principalmente por nao ser confundida com moto de trabalho nao teve jeito tomei gosto pelas duas rodas e elas viraram mais que um hobby ter uma moto virou paixao virou estilo de vida depois da intruder tive motos de varios estilos so nao tive esportivas porque realmente nao curto as caracteristicas de pilotagem delas que exigem giro alto o tempo todo e posiçao de pilotagem racer tive uma big scooter uma burgman 400 da suzuki que ficou um eano e meio na minha mao em seguida tive tres trails uma honda tornado 250 e uma falcon seguida por uma xtz 125 da yamaha que peguei na troca da falcon em paralelo enquanto nao vendia a 125 comprei uma big naked uma bandit 1200n 2006 com a qual fiquei dois anos e vendi o civic para um amigo pegando uma xt 600e 1998 na troca ou seja o maluco aqui chegou a ter tres motos ao mesmo tempo vendi a bandit por necessidade pegando uma fazer 250 no negocio mas rapidamente a vendi e fiquei um tempinho sem moto em 2011 depois de vender a fazer fiquei um tempo sem moto motos eram minha diversao principal ai minha mae faleceu repentinamente e eu precisava de algo pra ocupar a cabeça e resolvi executar meu primeiro projeto comprei uma sahara 350 em estado de ferro velho para restaurar o antes e o depois voces vem nas fotos a seguir sim e a mesma moto ficando pronta a sahara passou a ser minha moto de uso diario mas comecei a ficar muito abusado naquela trail ignorando buracos pulando lombadas as trails dao margem pra isso e achei melhor vende la consegui pagar a despesa da restauraçao mas nao ganhei nada alem disso para pegar algo que me fizesse maneirar a mao ou seja voltar para as cruisers pegando uma mirage 250 da kasinski que foi totalmente customizada mas de forma totalmente reversivel tomei gosto pelas cruiser e falei agora so saio dessa aqui para uma harley nem que seja uma sportster um ano depois de pegar a mirage fui contemplado no consorcio que estava pagando com essa finalidade com a carta de credito de um fiat mille zero km peguei minha moto atual a sportster 883r ano 2009 a peça central deste project cars a sportster 883 ainda original a compra a historia da compra da moto foi interessantissima eu ja estava de olho nela fazia um tempao num site de classificados de motos ela era de uma cor que nem todo mundo gosta mas que eu curto bastante e acho que fica muito bem nas harley h d orange um laranja que parece solido mas revela o perolizado da pintura sob luz direta na minha opiniao harley se nao for preta tem que ser laranja alem disso ela vinha recheada de excelentes acessorios alguns de performance como o enriquecedor de mistura suricato e o filtro de ar esportivo figure machines com elemento k&n; outros rarissimos no brasil como o painel digital da marca dakota digital e o assento solo da roland sands; e outros originais h d bem caros como o escapamento esportivo screaming eagle as pedaleiras originais h d o marcador de combustivel digital e a lanterna traseira de led pra completar era pouco rodada com apenas 8 000km nao e raro ver esse tipo de moto usada pouco rodada mas juntando tudo — a baixa quilometragem a quantidade de acessorios a cor e modelo que eu queria e ainda na minha cidade — era a moto perfeita o unico problema e que estava muito cara o dono pedia r$ 25 000 e o preço medio delas variava entre r$ 21 500 e r$ 22 000 imaginem minha surpresa ao descobrir que na mesma semana em que eu tinha sido contemplado numa carta de r$ 23 500 o dono resolveu baixar o preço da moto para r$ 22 000 [gallery columns= 4 link= file ids= 50706 50705 50704 50707 ] fechamos o negocio ele me voltou o troco da carta de credito e me entregou todas as peças originais da moto embrulhadas em panos para nao arranhar um guidao mini ape hanger de oito polegadas de altura que ele havia comprado mas nao tinha instalado e um manual de serviços da sportster da editora clymer que se provou muito util na minha vida como dono de harley esses acessorios todos que vieram na moto custariam uns r$ 4 000 se os tivesse comprado separado trazendo dos eua ou seja na pratica a moto saiu mesmo por r$ 18 000 logo apos a compra levei a moto ao mecanico para instalar o guidao e fazer uma revisao foi quando a encrenca começou mas isso e um assunto para o proximo post ate la por bira muniz project cars #181
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