e ai leitores do flatout tudo beleza me chamo patrick bleidorn galera e hoje irei contar a historia do project boat isso mesmo um barco acaba de invadir este espaço para contar sua historia de construçao de 25 anos regada a muitas dores de cabeça emoçoes crises financeiras e problemas de saude mas que nao impediram um casal de realizar seu sonho se preparem que a historia e longa os idealizadores essa historia nao vai começar como outros pc onde eu conto como me envolvi com carros desde pequeno por influencia de meu pai que sempre foi um gearhead mas sim a historia nao so de meu pai jadyr galera como tambem a de minha mae elfriede margarete bleidorn galera onde os dois tinham um sonho de ter seu proprio veleiro sonho o qual na decada de 80 e ainda hoje e muito caro apos casarem em 1983 antes de filhos internet telefone celular e outros mimos dos nossos tempos atuais um casal recem casado curtia aos fins de semana e feriados velejadas pela represa billings no clube cruzeiro do sul na companhia de carlos e ana maria juffernbruch primos de fri apelido de minha mae eles velejavam no brisa um veleiro de porte pequeno muito antigo e classico apos ganharem experiencia com varias velejadas na represa o mar lhes esperava foram em direçao a ubatuba onde por diversas vezes velejaram no veleiro whisper 2 um gaivota 24 do cunhado de carlos sergio muitas foram as aventuras a bordo do brisa e do whisper 2 [gallery columns= 5 link= file ids= 108201 108202 108203 108204 108205 ] o pontape inicial e a aquisiçao do projeto meus pais tentaram por anos terem o primeiro filho passaram em diversos medicos que lhes receitavam diversos tratamentos um medico em especifico disse que nao se podia pensar so em filhos que isso nao ajudava em nada no tratamento visto que minha mae tinha problema em seus ovarios um tratamento alternativo foi proposto por esse medico aliado por outro tratamento convencional um hobbie tinha que ser encontrado por meus pais para encher a cabeça de minha mae e assim tirar os bebes de sua cabeça minha mae sempre gostou de cavalos mas morando em um apartamento de 67 m² no alto de santana e claro que um cavalo nao cabeira la entao porque nao um barco ok que um barco nao cabe num apartamento tambem mas o importante e o sonho em si mesmo hahaha meus pais visitaram diversas marinas e clubes atras de barcos usados que coubesse em seu orçamento de casal recem casado ja que um veleiro zero estava muito fora de cogitaçao o preço de veleiros usados na epoca era um absurdo visto que era um hobbie que ainda hoje e caro a soluçao seria comprar o projeto de um onde poderiam ir construindo quando pudessem em abril de 1988 meus pais decidiram que iriam construir um barco do zero e assim minha mae entrou em contato com cabinho sr roberto de mesquita barros que nos vendeu o projeto de nº 13 do samoa 29 e convenceu de imediato meus pais sobre a compra do projeto frisando bem todas as dificuldades minha mae foi correndo contar a novidade a seu pai meu avo um alemao serio e que nao falava quase portugues a minha palavra dita por ele foi um momento augenblick eu pensei que voces iriam construir uma familia apos todos da familia ficarem sabendo dessa noticia inusitada minha mae entrou em contato com sua amiga heide von galen no rio de janeiro uma antiga colega de trabalho na multinacional alema que minha mae trabalhava heide de imediato de responsabilizou por despachar o projeto para sao paulo e dia 26 de abril de 1988 o projeto chegou as maos de minha mae que de imediato ligou para meu pai avisando que o tao esperado projeto tinha chego mas agora com a pequena pasta em maos como um vendedor com formaçao em quimica e uma artista plastica que trabalhava com comercio exterior iam entender e executar esse projeto aprendendo sobre o samoa 29 o projeto adquirido foi de um samoa 29 veleiro monocasco como o nome ja diz de um casco unico de 8 80m de comprimento e proporçoes de veleiro transoceanico projetado aqui mesmo no brasil muitos o chama de tanque de guerra por ser ultra dimensionado aguentando pancada em cima de pancada algo que se espera quando se esta no meio do pacifico com um ciclone tropical passando por voce a resistencia dele foi um dos principais motivos que levaram meu pai a escolher esse veleiro visto que antes de seu lançamento oficial o percursor do que seria o samoa produzido acabou indo parar nas pedras na area de arrebentaçao numa regiao das ilhas malvinas o barco ficou por horas chocando se contra as pedras e apos o resgate foi constatado que o vergalhao do leme o cano que comunica a cana de leme ou roda de leme ao leme debaixo d’agua de 2 polegadas de diametro de inox maciço foi entortado quando foram analisar o casco apenas pedaços de tinta foram retirados com os arranhoes das pedras nem uma lasca de madeira ou qualquer coisa parecida foi encontrada tendo a estrutura do casco intacta depois de severas horas de choques contra pedras na arrebentaçao isso levou meu pai a escolher o projeto do samoa 29 como o candidato certo para essa empreitada foram cinco meses que meu pai ficou em cima das diversas plantas do projeto aprendendo tudo que podia para entao começar a montagem diversos telefonemas foram trocados com o projetista a fim de tirar todas as duvidas possiveis foi tirada tambem a licença de construçao na extinta capitania dos portos de iguape e assim poderia se iniciar a construçao o local de construçao e colocando a mao na madeira o local escolhido pra iniciar a construçao foi a vila brasilandia local onde ficava a casa de minha avo e onde meu pai morou ate se casar o local ficava perto do apartamento de meus pais localizado no alto de santana e trazia a facilidade da casa de minha avo que sempre esteve de braços abertos pra essa loucura [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 108212 108213 ] diversas ferramentas de marcenaria foram compradas visto que trabalhar com ferramentas simples nao ajudaria nada o projeto 26 compensados de 15mm sarrafeados foram comprados para a fabricaçao das balizas mais duas folhas de compensado de mogno de 10mm duas de 15mm para as anteparas e um compensado de 6mm tambem foi adquirido neste de 6mm foi colado as quatro folhas do projeto em tamanho natural para servir de gabarito para a fabricaçao das balizas isso tudo seria o inicio para o esqueleto do barco tomar forma mas antes de começar a cortar tudo foi feito o picadeiro um tipo de estrutura inicial onde nele foram fixadas as anteparas cortadas e apos a fixaçao das mesmas entre si o picadeiro seria retirado uma especie de gabarito foi iniciado o corte das balizas e anteparas mas o que diabo sao essas coisas balizas e anteparas sao a mesmissima coisa ambas sao o esqueleto do barco como se fossem costelas segurando uma estrutura por fora a diferença e que balizas nao sao fixas servem apenas para o inicio de construçao e fixaçao do casco apenas as anteparas serao definitivas todas as balizas e anteparar foram fixadas no picadeiro [gallery columns= 4 link= file ids= 108215 108216 108217 108218 ] o projeto poderia ser construido em 3 formas diferentes e a escolhida por meus pais foi a de strip planking onde diversas ripas com concavo e convexo foram coladas entre si dando forma ao casco primeiramente foi feito a roda de proa uma especie de coluna vertebral do casco mas antes da fixaçao da roda de proa foi visto que a mesma se encontrava encolhida algum calculo tinha sido feito errado mas nada que uma esticada nao resolvesse os problemas a roda de proa foi toda curvada em um gabarito utilizando muitos sargentos comprados e emprestados [gallery columns= 5 link= file ids= 108224 108223 108222 108221 108220 108229 108228 108227 108226 108225 ] anteparas colocadas curvatura e fixaçao da roda de proa e a mesma sendo lixada para receber os strips dia 16 de fevereiro de 1989 foram comprados 3 5 metros cubicos de mogno com certificado do ibama para a convecçao dos strips e mobilia os strips foram cortados por um marceneiro ja devidamente com o tamanho exato e o concavo e convexo feito nesse meio tempo minha mae resolveu tirar a habilitaçao de mestre amador onde ela era a unica mulher em uma sala com 39 homens apesar do sufoco ela foi aprovada ao final da prova foi iniciada a fixaçao do trincaniz a ripa que daria reforço para o inicio da fixaçao das seguintes ripas o trincaniz foi laminado com resina epoxi importada para ganhar resistencia e flexibilidade essa resina e muito utilizada na aviaçao comercial e assim foi iniciada a colocaçao dos strips ou ripas na linguagem popular foram entregues pelo marceneiro os strips prontos para serem colados e pregados nas anteparas +/ 1 5 km 32 kg de cola foram comprados para a empreitada dos strips alem dos pregos de cobre quadrados pregos quadrados nao sofrem o problema de serem jogados para fora pela torçao algo que pregos redondos podem fazer em torçoes grandes como a do casco a continuaçao da roda de proa foi feita chamada de quilha ligando a porçao central das anteparas com a coluna vertebral feita começou a ser colocado os primeiros strips e assim foi crescendo gradativamente ate o casco estar fechado [gallery columns= 5 link= file ids= 108230 108239 108238 108237 108236 108235 108234 108233 108232 108231 108244 108243 108242 108241 108240 ] trincaniz sendo laminado e colocando todos os strips nessa altura minha mae ja estava gravida de seu primeiro filho uma menina o casco foi fechado e comemorado com churrasco e caipirinha pausa para a criança e voltando aos trabalhos minha irma mais velha nasceu em 11 de abril de 1990 pausando a construçao do barco por um tempo visto que primeiro filho nao vem com manual de instruçao meu pai voltou ao barracao sem minha mae alguns meses depois retomando a construçao com o casco fechado tudo foi definitivamente laminado com resina epoxi por inteiro e mantas de fibra de vidro foram compradas o metodo de construçao deste veleiro se faz por ripas de madeira laminadas com fibra de vidro por cima a fim de aumentar a resistencia de todo o conjunto um trabalho infernal lixar e aplicar a fibra de vidro ao final do trabalho tudo foi pintado com pu e aplicado massa pra corrigir as imperfeiçoes [gallery columns= 5 link= file ids= 108246 108251 108250 108249 108248 108247 108253 108252 108254 ] resina aplicada massa aplicada por quase todo o casco para corrigir imperfeiçoes base aplicada e entao a tinta em pu final do casco nesta etapa entre uma camada de material e outro tudo era devidamente lixado neste meio tempo tres anos ja haviam se passado desde o inicio da construçao muitas pessoas questionavam meus pais sobre porque fazer um barco e muitas diziam que eles nao iriam terminar que era so uma fase e eles estavam empolgados mas nao teriam tanta empolgaçao pra continuar meus pais sempre respondiam com um sorriso no rosto que aquele era o sonho deles e nao se desiste tao facil de seus sonhos a grande virada em 30 de maio de 1992 no meio da algazarra politica e financeira da decada de 90 meus pais botaram em pratica a virada do barco como voces viram ate aqui o casco e construido de cabeça para baixo para facilitar a construçao apos o casco estar fechado o mesmo deve ser virado para se iniciar a mobilia interna e fechar o conves foram utilizados diversos pneus para apoiar o casco e talhas fixadas na estrutura reforçada do barracao para virar o caso que estava amarrado por diversos cabos foi confeccionado o berço onde o casco iria repousar depois de virado [gallery link= file columns= 5 ids= 108255 108268 108267 108266 108265 108264 108263 108262 108261 108260 108259 108258 108257 108256 108269 ] o berço foi confeccionado e a virada começou muita tensao estava envolvida mas tudo ocorreu como o planejado o conves e o inicio da mobilia com o casco devidamente virado e pronto pra se iniciar os trabalhos meus pais partiram para cima do veleiro as balizas foram retiradas restando somente as anteparas o casco foi devidamente lixado por dentro para receber a mobilia o conves foi feito primeiro e junto com ele a popa traseira do barco so relacionar popa com popo e com bunda que fica facil lembrar foi cortada com o intuito de dar o angulo correto de projeto algo que com strips eram impossivel de se fazer e cortando era a unica opçao [gallery link= file ids= 108270 108272 108271 ] com o conves fechado primeiro e depois feito a mobilia algo que meu pai se arrepende ate hoje pois era bem mais facil ter feito a mobilia e entao fechado o conves essa etapa foi parcialmente concluida o banheiro sofreu uma alteraçao de projeto o que fez com que ele ocupasse de costado a costado do barco o pe direito tambem foi alterado visto que meu pai bateria a cabeça no teto tendo ele 1 81m de altura e o pe direito original menos que isso todos os novos calculos e medidas foram passados pelo projetista por telefone visto que naquela epoca nao se existia e mail aqui no brasil para facilitar as coisas meu pai acabou adquirindo nesse mesmo tempo um motor molde de 11hp especificado no projeto como o necessario para esse barco o alto preço do motor fabricado em santa catarina fez meu pai começar a pesquisar o possivel preço das proximas peças a serem compradas a fim de equipar o interno do barco neste meio tempo foi publicada a primeira materia do veleiro na revista de circulaçao interna da multinacional que minha mae trabalhava a revista rodou o mundo em todas as filias da empresa e assim ganhamos nossos primeiros admiradores internacionais [gallery columns= 5 link= file ids= 108273 108289 108288 108287 108286 108285 108284 108283 108282 108281 108280 108279 108278 108277 108276 108275 108274 108302 108301 108300 108299 108298 108297 108296 108295 108294 108293 108292 108291 108290 ] o casco sendo fechado e a mobilia se iniciando um vaso de descarga manual foi adquirido e devidamente instalado com o interior parcialmente finalizado foi aplicado pu na antepara que dividi o salao ao banheiro bem como todo o banheiro foi pintado o motor foi colocado para dentro e posicionado em seu lugar definitivo a primeira parada com o inicio da construçao da mobilia minha mae descobriu que estava gravida de mais um filho desta vez da pessoa que lhes escreve aqui meu pai viu sua familia aumentar e viu que as contas aumentariam de maneira rapida com dois filhos para criar pesquisando pelas proximas peças a serem adquiridas para o veleiro meu pai viu que aquilo que tinham falado para ele no começo que a construçao seria cara nao era nada do que eles tinham falado era pior a estimativa era de ser gasto no total us$ 20 000 sendo que no primeiro calculo de estimativa de gastos usando catalogos e consultas em diversas lojas especializadas essa conta subiu para us$ 100 000 e essa conta no final chegou bem perto disso sem ter como bancar uma familia e a construçao naquele momento meu pai jogou uma lona por cima do que era o futuro veleiro augenblick e decidiu dar a primeira parada parada esta que durou oito anos no proximo post continuarei contando esta historia em uma nova fase e em uma nova casa aguarde por patrick galera project cars #342
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