ola novamente amigos flatouters meu nome e rodrigo savazzi e este e a segunda parte do projecttrip a incrivel historia de um subaru impreza que virou um role pela europa antes de tudo quero começar agradecendo os inumeros comentarios e as sugestoes no primeiro post foi muito legal acompanhar o retorno de voces e atendendo a varios pedidos darei um pouco mais de enfase ao planejamento e algumas dicas baseadas na minha experiencia para outros motoristas de primeira viagem no velho continente alugando um carro neste quesito e em muitos outros a internet e sua melhor amiga pesquise bastante e voce encontrara diferenças enormes de preços entre locadoras as vezes ate mesmo entre sites da mesma locadora eu costumo alugar pela hertz que sozinha tem tres sites diferentes o nacional hertz com br o internacional hertz com e o nacional para locaçoes internacionais hertz int com br quase sempre o valor entre eles e diferente bem como as coberturas e seguros inclusos em cada locaçao vale a pena verificar em todos e as vezes ate mesmo cotar tambem por telefone outra dica algumas locadoras permitem que voce reserve e ja faça o pagamento no brasil voce economiza o iof 6 18% e ainda nao toma sustos com a cotaçao do euro/dolar no dia do fechamento da fatura do cartao retirando o carro em frankfurt na hora de montar o roteiro de preferencia a itinerarios circulares começando e terminando no mesmo local desta forma voce economiza a taxa de retorno do veiculo essa taxa cobrada quando a retirada e entrega se dao em localidades diferentes costuma ser bastante elevada nao raro chegando perto do valor da propria locaçao na hora de reservar o carro informe se com a locadora quanto a restriçoes de circulaçao da frota eu inicialmente estava cogitando alugar um audi a6 avant mas como iria transitar tambem pelo leste europeu republica checa nao poderia alugar nenhum modelo da bmw audi ou mercedes benz levando uma mensagem de sabedoria para os europeus pid permissao internacional para dirigir recebi muitas perguntas sobre a pid conhecida popularmente como carteira internacional ela nada mais e do que um espelho da sua cnh traduzida para varios idiomas diferentes e reconhecida internacionalmente esta e cara da pid apesar dela nao ter me sido solicitada nenhuma vez durante a viagem nem mesmo quando fui parado pela policia em praga entrarei em detalhes mais a frente e recomendado o porte ela deve ser solicitada junto ao detran do estado e em sao paulo pode ser obtida pela internet e entregue em casa custa pouco mais de r$ 230 00 com a taxa de entrega e fica pronta em sete dias dirigindo na europa ok voce esta com sua pid na mao ja passou no balcao da locadora pegou a chave do carro e esta doido para pegar estrada certo voce sabe para onde ir mas voce sabe como chegar la muitos carros tem sistema de navegaçao integrado mas nao conte com isso todas as locadoras tem gps para alugar mas nunca vale a pena ja que um bom smartfone ja cumpre o papel so tenha certeza de ter os mapas necessarios disponiveis para navegaçao off line nao se esqueça de levar um carregador veicular e um suporte de boa qualidade ou um rolo de fita no projecttrip chegamos na europa por frankfurt a tarde e a primeira pernoite estava programada para berlin distante mais de 500km o que significaria que logo de cara ja iriamos riscar o primeiro item da lista do post anterior dirigir a mais de 200 km/h nas autobanen o que parece emocionante a principio cruzar as rodovias em velocidades que seriam consideradas criminosas no brasil na pratica se mostra um pouco diferente depois de uma ou duas horas para se acostumar com o carro e com o ritmo manter medias acima dos 190 km/h torna se tao normal quanto andar a 120 km/h na rodovia dos bandeirantes; principalmente porque o ritmo de todos os outros veiculos ate mesmo dos caminhoes e bem mais rapido do que encontramos no brasil nada de caminhoes com excesso de carga trafegando a 40 km/h por aqui e a velocidade relativa entre os carros acaba sendo menor velocidade normal de cruzeiro se o tempo permitir tente sempre que possivel sair das rodovias principais e pegue as estradas secundarias a velocidade e menor mas as paisagens sao fantasticas e quase sempre voce vai encontrar a pista mais vazia e curvas para se divertir saia um pouco das auto estradas vai por mim vale a pena vai cruzar os alpes preste atençao nos pneus do seu carro do final do outono ate o começo da primavera torna se obrigatorio o uso de pneus para neve verifique a disponibilidade deles com a locadora o periodo exato varia de trecho para trecho entao e melhor pesquisar primeiro ainda sobre os alpes se for viajar no periodo mais frio do ano as estradas podem ser fechadas sem aviso previo por causa de alguma nevasca repentina e ficar assim por semanas esteja preparado para ter que alterar o caminho e ser obrigado a rodar algumas centenas de quilometros a mais placa indicando que as estradas estavam livres para o trafego ufa pedagios neste quesito cada pais segue um modelo diferente de cobrança na alemanha por exemplo nao ha cobrança e em outros existe a cobrança tradicional por cabines na rodovia em alguns lugares como na italia e na frança ao se entrar na rodovia retira se um ticket que devera ser colocado numa maquina similar na saida e paga se a tarifa uma vez so proporcionalmente a distancia percorrida achei muito melhor do que ter que parar em uma cabine a cada 20 ou 30 km ticket de pedagio de uma estrada italiana devolvendo o ticket e pagando a tarifa finalmente em paises como a suiça austria e republica tcheca para transitar nas auto estradas e necessario comprar um adesivo que e valido por um periodo determinado e cola lo no para brisa no final da viagem eu ja tinha acumulado uma pequena coleçao deles coleçao completa abastecendo o carro se ja reclamamos do preço da gasolina no brasil na europa os valores sao ainda maiores na epoca em que estive por la final de 2011 paguei entre 2 45 e 2 85 euros por cada litro de oleo diesel que entrou no tanque da maria nosso passat variant abastecendo nos arredores de fussen na alemanha e aqui o frentista e voce na maioria dos postos voce libera a bomba colocando o cartao de credito seleciona o combustivel e abastece o carro e bastante simples na verdade eu passei por alguns postos de combustivel em que o numero total de funcionarios era igual a zero dirigindo nas cidades em algumas cidades foi surpreendentemente facil transitar de carro e ate mesmo estacionar proximo de onde eu queria ir como berlim e praga ja em outras como paris e bruxelas o melhor mesmo e deixar o carro no hotel ou proximo ja que nem todos tem estacionamento e utilizar o transporte publico ja em roma nem tente serio aquilo la e coisa de louco faz dirigir por sao paulo no horario do rush parecer um passeio de domingo nem tente a boa noticia e que as cidades costumam ser bem servidas de transporte publico e relativamente pequenas amsterdam por exemplo pode ser quase toda explorada a pe mesmo ou de bicicleta como os locais fazem este e so um dos estacionamentos de bicicletas da cidade comunicaçao saber ingles quase sempre ajuda mas em alguns locais da europa e tao util quanto falar klingon essa situaçao aconteceu mais vezes do que eu esperava principalmente longe dos grandes centros urbanos e na belgica e na republica tcheca decidi abordar um pouco este assunto apos a manifestaçao de alguns leitores nos comentarios do ultimo post apesar de parecer um grande problema na pratica a barreira da lingua nao e tao grande quanto pode parecer a dica e sempre tem em maos uma cola com algumas palavras basicas no idioma local como por favor quanto custa obrigado e banheiro quase todas as pessoas se mostrarao muito mais solicitas a ajudar um turista perdido se voce manifestar algum esforço em pelo menos cumprimenta la na propria lingua dai em diante a boa e velha mimica da conta do recado problemas com a lei nem tudo foram flores na europa tivemos dois problemas com a policia de praga da peste e no mesmo dia na primeira ocasiao deixamos o carro estacionado na rua durante algumas horas e ao voltarmos nos deparamos com a seguinte cena uma trava na roda e um aviso colado na janela do carro era uma sexta feira final de tarde e ja estava imaginando que so conseguiria liberar o carro na segunda feira arruinando todo o cronograma da viagem foi tao desesperador que nem lembrei de tirar uma foto da trava haviamos parado sem saber em uma zona de estacionamento restrito aos moradores locais trava de roda imagem ilustrativa passado o susto ate que foi tranquilo encontramos um policial que foi muito prestativo e removeu a trava mediante a uma multa de 1 000 00 kc na epoca equivalente a cerca de r$ 120 00 uma cuirosidade na republica tcheca essas multas sao pagas na hora mesmo para o policial que te emite um recibo e te libera pagando a multa mais tarde seguindo cegamente o gps e ignorando totalmente a confusa sinalizaçao do centro de praga acabamos entrando numa zona apenas para pedestres e bondes uma viatura que estava proxima ao local nos interceptou e sinalizou para que parassemos a principio nao percebemos que era com a gente afinal nao estavamos do nosso ponto de vista claro fazendo nada de errado os policiais acabram atravessando a viatura na nossa frente e desceram do carro putos da vida muito bravos gritando e sinalizando com as maos todo mundo no calçadao parou para olhar os meliantes … depois de muita conversa e uma bronca fenomenal o mal entendido foi desfeito e levamos mais uma multa dessa vez de 500 kc novamente paga na hora e por hoje e so obrigado por lerem ate aqui prometo que os proximos posts terao um enfoque muito mais gearhead com mais carros e menos conversa fiada ate la por rodrigo savazzi project cars #03
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