ola galera do flatout meu nome e guilherme oliveira tenho 20 anos e faço engenharia mecanica na universidade de brasilia sempre fui fanatico por carros e por qualquer coisa ligada a eles em grande parte por influencia do meu pai ele sempre foi e ate hoje e um amante de carros recentemente fui a sua casa e ele me chamou para assistirmos videos de wrc no pc impressionado com o nivel de habilidade dos pilotos lembro ate hoje de quando ele me levou a primeira vez para ver uma corrida de kart 125 cm³ eu tinha uns oito anos e ele ja me levava nos fins de semana para brincar de kart indoor ate que certo dia me levou em um sabado de corrida ao kartodromo do guara df onde ele mesmo correu de 125 cm³ quando adolescente ficamos posicionados no cotovelo que antecede a reta dos boxes e ele começou a me explicar tecnicas de pilotagem dos pilotos que estavam correndo no dia aquilo foi especial e acredito que naquele dia percebi o que queria fazer da minha vida [youtube id= ygqgjgghca4 width= 620 height= 349 ] shifter de 125 cm³ num kartodromo italiano na regiao da lombardia quando cresci as coisas se apertaram financeiramente e meus pais nao poderiam custear uma carreira no kart juntei uns trocados com um amigo e conseguimos comprar um kart para andarmos infelizmente a parceria nao deu muito certo e acabei tendo de parar de fazer aquilo que gosto mesmo sem poder praticar nunca deixei minha paixao por automobilismo com o tempo passei a ter cada vez mais convicçao de que um excelente piloto tambem deve conhecer profundamente aquilo que pilota como o funcionamento e as reaçoes do automovel comecei a pesquisar bastante sobre mecanica matava aulas pra ficar em oficina e tambem decidi fazer engenharia nos meus passeios pela internet conheci o jalopnik gostei tanto do site que nao conseguia deixar de ler nem por um dia quando soube que ele tinha seus dias contados foi bem ruim mas durou pouco logo depois surgiu o flatout e eu ja sabia onde me saciaria diariamente a equipe bom mas este post nao e sobre minha historia de vida e feitas as apresentaçoes vamos ao que interessa voces querem mesmo saber sobre a apuama o nome veio do tupi ser que corre e e para isso que a apuama racing nasceu e a equipe de formula sae da universidade de brasilia foi fundada em 2004 por alunos de engenharia mecanica da unb a formula sae e uma competiçao de monopostos organizada pela sae international sociedade dos engenheiros automotivos o regulamento da competiçao em si e tido como um regulamento bem liberal restringindo apenas o minimo necessario para que seja mantida a segurança desta forma os estudantes de varias universidades podem aplicar toda a teoria aprendida nas universidades e ver e experimentar os resultados no brasil a competiçao acontece em piracicaba sp os dois primeiros colocados tem direito a correr no mundial que acontece nos eua foto abaixo minha entrada na equipe foi no ano de 2013 apos alguns amigos me falarem sobre a apuama me inscrevi no processo seletivo depois de algum tempo sem resposta um amigo me liga fala que o responsavel pela seleçao tinha se enrolado e que minha entrevista seria feita no dia seguinte quando cheguei começaram a me perguntar coisas como altura peso etc no principio estranhei mas logo depois o papo fluiu e mais a frente descobri o por que daquilo apos muita conversa sobre carros e mecanica recebi a noticia de que o antigo piloto da equipe teve de sair e que havia chances de eu ser alem de projetista o novo piloto podem imaginar como fui para casa deixei o e mail aberto praticamente em tempo integral nos tres dias seguintes ate que recebi a resposta fui aceito trabalharia como engenheiro de powertrain e seria um dos pilotos da equipe eu nao poderia ter recebido presente maior o carro voce meu caro gearhead ja pode imaginar quando estudantes de engenharia sao soltos com a missao de fazer um carro de corrida com grande possibilidade para inovaçao o resultado e no minimo absurdo e por isso que em uma competiçao de fsae e possivel ver carros consideravelmente diferentes mas que atingem semelhantemente desempenhos extraordinarios e este e o resultado que esperamos obter para conseguir isso no ano de 2014 estaremos trabalhando em um chassi tubular pregado ao solo por pneus slick pirelli pzero quem cuidara de aproveitar ao maximo o potencial dos sapatos sera uma suspensao duplo a de sistema pull rod na dianteira e push rod na traseira tudo isso sera empurrado por um motor honda de cb600f presente inesperado da nossa amiga honda que produz 102 cv e 6 53 kgf m de torque para conter todo esse impeto utilizaremos discos ventilados de 233 mm na dianteira e 220 mm na traseira pressionados por pastilhas de freio de composto macio e cilindro mestre da willwood visto que os carros de fsae normalmente nao pesam mais que 200 kg voces ja devem imaginar que o resultado alcançado deve ser no minimo interessante mas nao quero falar muito sobre o carro agora acredito que nao seria conveniente encharca los de dados logo no nosso primeiro encontro teremos muito pra conversar ainda e acredito que voces gostarao dos papos meu proposito sei que a fsae se trata de uma competiçao de engenharia e que por isso a preocupaçao com a eficiencia e numeros sao de grande importancia mas como alguem que e apaixonado por carros nao posso deixar de falar na minha opiniao carros tem muito mais a ver com sensaçoes e emoçoes do que com numeros ja tive a oportunidade de andar em alguns carros legais na vida nao muitos mas alguns dentre eles tenho tres na minha cabeça que me deram as melhores sensaçoes a bordo de um automovel o primeiro deles e o kart de 125 cm³ sinceramente e indescritivel a sensaçao de pilota los nunca andei em algo que reagisse mais rapido ou que me desse mais sensaçao de velocidade que aquilo o segundo e um caterham csr 260 e tambem nao sei descreve lo acredito que se voce presenciar o fim dos tempos sabera como e ou e claro se andar em um caterham o terceiro e um civic ej1 turbo preparado para track days o carro era tao redondo que chegava a me lembrar o caterham mas sem o charme da traçao traseira falo isso pois carros de corrida excelentes nao sao feitos simplesmente comprando as melhores peças e socando la dentro sao feitos quando todas essas peças conseguem trabalhar juntas e e ai que entra meu papo cabeça sobre emoçoes quando se atinge esse nivel voce nao tera nas maos simplesmente um campeao de super trunfo mas tera algo que e capaz de te proporcionar sensaçoes inesqueciveis acredito que falaremos muito sobre engenharia por aqui mas tambem falaremos sobre o resultado pratico dessa engenharia e sobre o que e possivel experimentar apos muito trabalho dedicaçao e capricho bom galera como a primeira impressao e a que conta espero que tenham gostado deste primeiro post espero conseguir passar pra voces um pouco daquilo que tenho aprendido e que isso contribua de alguma forma para seus futuros projetos obrigado pela paciencia e ate a proxima ps caso queiram acompanhar nossa equipe no facebook clique na imagem acima e curta a fanpage da apuama racing por guilherme oliveira project cars #05
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.