ola novamente amigos flatouters aqui quem escreve e rodrigo savazzi e depois de uma longa ausencia estou de volta eeeeee para o ultimo capitulo ahhhhhhh deste project cars ou melhor project trip entao pegue seu passaporte troque alguns euros e pegue uma carona no banco de tras da maria nossa simpatica passat variant 2 0 tdi companheira de viagem se nos outros capitulos ja haviamos cruzado as autobahnen a mais de 200 km/h e pagado multas na republica tcheca atravessado os alpes pelo stelvio pass e dado um role de ferrari pelas ruas de maranello so falta uma coisa para completar a jornada e assim ao 23º dia em solo europeu adentramos um pequeno vilarejo no extremo oeste alemao os mais atentos reconhecerao o local pelo castelo que da nome a cidade parcialmente visivel no alto da colina a esquerda os outros vao ler a placa amarela na direita mesmo isso mesmo meus amigos nada como encerrar a nossa viagem com uma peregrinaçao ao templo maximo da religiao gearhead a meca para onde cada um de nos deve fazer o possivel para visitar pelo menos uma vez na vida o vaticano dos devotos da velocidade e a disneylandia dos que fazem exame de sangue e o resultado e em octanas e claro que so posso estar falando de nurburgring trilha sonora triunfante tocando alto ainda hoje recorro as essas fotos para ver se foi verdade mesmo ou algum tipo de delirio induzido por horas demais jogando gran turismo mas antes sempre tem um mas antes nesses textos fazer o que ne vamos voltar alguns dias no roteiro para uma estrada no sul da frança na regiao conhecida como cote d’azur ou em bom portugues costa azul separamos uma tarde no meio do nosso trajeto entre as cidades de genova na italia e marselha para dar um passeio por um pequeno pais chamado de monaco essa pequena cidade autonoma literalmente encravada no litoral da frança e mundialmente famosa pelos cassinos iates e pelo preciso falar mesmo grande premio de formula 1 se voce como eu esta viajando com serias restriçoes orçamentarias e nao esta disposto a arcar com a hospedagem no local nao se preocupe um dia e mais do que suficiente para andar entre os iates de altissimo luxo na marina tomar um cafe a beira mar enquanto aprecia o transito de carros esportivos exoticos e conhecer de perto algumas curvas do circuito de rua mais famoso do mundo e interessante ver entre os jardins e nas praças alguns monumentos que remetem a ligaçao profunda que o principado tem com o automobilismo no lugar dos costumeiros lideres politicos e herois militares que vemos em outros lugares temos um busto do piloto louis chiron e uma impressionante estatua de bronze em tamanho real de juan manuel fangio ao lado de sua mercedes benz w 196 flecha de prata algumas das obras de arte que se encontram em cada esquina em monaco agora com certeza o ponto alto do dia foi percorrer partes do circuito de rua reconhecer as paisagens que acostumamos a ver domingo de manha na televisao e imaginar como seria estar por ali durante algum grand prix no final dos anos 80 e começo dos anos 90 a saida da curva do hotel o famoso tunel bom voltemos ao inferno verde a proposito o que começa agora e apenas o meu relato pessoal da experiencia que eu tive nao tenho intençao de dizer o que ninguem deve ou nao fazer ou mesmo escrever um guia de viagem com dicas aprofundadas sobre o tema mesmo porque se eu o fizesse nao chegaria aos pes da impressionante e abrangente serie do flatout escrita pelo juliano barata e referencia obrigatoria para quem pretende visitar nurburgring visao comum nas estradas que levam a nurburg a programaçao previa a chegada em nurburg tarde da noite check in no hotel e descanso para o grande dia mas graças as velocidades que enfartariam o prefeito de sao paulo mas perfeitamente normais nas estradas alemas chegamos no final da tarde e aproveitamos as horas de brinde com um rapido passeio pelos arredores do circuito para matar um pouco da curiosidade porsche 911 e o castelo de nurburg duas figurinhas carimbadas da paisagem local [gallery columns= 4 link= file ids= 110610 110611 110612 110613 ] fachada e algumas das lojas do complexo de nurburgring no dia seguinte aproveitamos a manha para visitar o museu e baixar um pouco a ansiedade antes de entrar na pista ja que nossa reserva de veiculo era apenas para o periodo da tarde a exposiçao e muito interessante e cobre desde os dias historicos do circuito ate os dias atuais tem tambem uma seçao mais feira de ciencias com exposiçoes tecnicas e interativas do tipo como funciona garanto que todos vao gostar ate quem nao se liga muito em carros ou automobilismo [gallery columns= 5 link= file ids= 110614 110622 110621 110620 110619 110618 110617 110616 110615 110626 110625 110624 110623 110627 110628 ] um dos pontos altos do museu sem duvida e um mercedes benz 190e 2 3 16 cosworth que venceu em um dos eventos de inauguraçao do novo traçado sul do circuito em 1984 ao volante dos carros identicos estavam grandes nomes da formula 1 da epoca e do passado mas quem acabou ganhando foi um jovem piloto brasileiro ate entao virtualmente desconhecido um pouco mais dessa historia pode ser lido nesse post do flatout o piloto e seu carro em destaque na exposiçao e chegou a tarde e o momento de acelerar pela primeira vez no grune holle nos dirigimos para a rent4ring uma das diversas locadoras de veiculos especificos para acelerar no circuito escolhemos esta loja pelo preço bastante razoavel e pelo pacote de aluguel que ja incluia o primeiro tanque de combustivel e entrada para seis voltas [gallery columns= 4 link= file ids= 110631 110633 110634 110635 ] a rent4ring e sua frota composta quase que totalmente de suzuki swift pegamos um suzuki swifit stage 2 basicamente um swift sport com um leve preparo no motor para chegar perto dos 140 cv pneus semi slicks suspensao ohlins freios redimensionados e interior depenado com santo antonio e bancos concha carro muito divertido de guiar comunicativo e bastante agil uma dica durante as touristenfahrten os dias e horarios em que o circuito esta aberto para o publico ele pode ser acessado por qualquer veiculo regular logo ninguem vai te impedir de entrar com o seu carro da hertz da avis ou de qualquer outra locadora mas nao faça isso sem antes ler muito atentamente se o seu contrato de locaçao permite alem do seguro nao cobrir eventuais acidentes muitas locadoras proibem que seus carros sejam usados em circuitos e quase sempre eles tem instalado um rastreador por gps que pode te dedar e voce pode acabar recebendo uma cartinha como essa traduçao voce foi um menino malvado e nos nunca mais vamos deixar voce dirigir um carro nosso continuando depois de um breve briefing de segurança regras gerais de conduçao no ‘ring e o famoso o que fazer se der merda te entregam as chaves do seu carro e te desejam boa sorte isso mesmo voce sai pelas ruas da cidade dirigindo um carro de pista recem alugado sozinho em direçao a entrada do circuito e meio surreal mas ajuda a ir se acostumando com a posiçao de dirigir de dirigir do carro e com o peso dos comandos antes de cair na pista de verdade entendeu tudo entao bora pra pista e chega a hora de encarar os mais de 20 km de asfalto nenhum jogo ou simulador pode te preparar para a experiencia real pode te dar uma noçao geral do traçado das sequencias de curvas mas e so as curvas sao cegas de verdade as zebras sao verdadeiros degraus na beira do asfalto e a adrenalina bate forte resumindo impossivel nao sair com um sorriso travado no rosto e verdadeiramente uma sensaçao unica infelizmente nao tenho uma filmagem decente do dia em 2011 nao era permitido durante as touristenfahrten filmar as voltas de forma que fixar uma go pro ou equivalente no carro estava totalmente fora de cogitaçao a soluçao foi entrar com uma camera semi oculta e tirar fotos e fotografar escondido muitas fotos ficaram boas mas a filmagem nao paciencia [gallery columns= 4 link= file ids= 110650 110649 110648 110647 110646 110645 110644 110643 110641 110640 110639 110638 ] o tempo estava otimo e pegamos a pista livre quase o tempo todo excelente a entrada da curva mais famosa o caracciola karussell ou simplesmente carrossel o carrossel visto de dentro e ao mesmo tempo de fora cortesia de um dos inumeros spotters que batem ponto no circuito e colocam as fotos on line depois como tudo que e bom dura pouco antes que pudessemos perceber ja estava na hora de devolver o carro e ir embora depois dos tramites da devoluçao os clientes da rent4 ring sao convidados a deixar suas assinaturas em peças de lataria de carros que tiveram pequenos encontros com o guard rail no circuito [gallery link= file ids= 110654 110655 110656 ] hora de devolver o carro e deixar um autografo na parede finalizando gostaria de deixar uma ultima dica que eu considero fundamental para alguem que como eu tem pouco tempo para andar em nurburgring e experiencia em pista limitada a meia duzia de track days escolha um carro que esteja bem abaixo de suas habilidades mesmo que o seu orçamento permita alugar um superesportivo alugue um carro que voce consiga dominar em poucas curvas tenha em mente que no inferno verde a estrela e a pista e nao o carro logo voce vai querer se concentrar no traçado e aproveitar a experiencia de dirigir num lugar unico e saborear cada uma das 73 curvas do traçado e nao perder tempo tentando domar um monstro de 500 cv e e isso pessoal no dia seguinte voltamos para frankfurt para devolver a maria e pegar nosso voo de volta encerrando nossa viagem e tambem este relato um abraço e ate a proxima agradecimentos primeiramente gostaria de agradecer ao flatout pela oportunidade de contar essa historia e pela paciencia com a demora nos envios e extremamente gratificante ver seu texto publicado num site com esta importancia para todos nos que vivemos a cultura automotiva alem do mais quero agradecer ao flatout pelas horas e mais horas de conteudo e entretenimento de qualidade que proporciona para todos nos e por ser essa verdadeira valvula de escape para o estresse diario em segundo lugar eu gostaria de agradecer a todos os leitores dos meus textos pelo apoio e comentarios este site nao seria o mesmo sem o engajamento dos leitores e quantas vezes ja me peguei rindo alto dos comentarios por ultimo e mais importante quero agradecer a barbara minha amada esposa e companheira de aventuras que sempre topou encarar essa e muitas outras viagens malucas ao redor do mundo ah e que tambem tirou as fotos deste post de dentro do carro em nurburgring enquanto eu pilotava morrendo de medo mas tirou por rodrigo savazzi project cars #03 uma mensagem do flatout o que dizer rodrigo voce fez a viagem dos sonhos dos gearheads curtiu e conheceu lugares sagrados de todo fa de carros e de quebra presenteou os leitores do flatout com um belissimo guia para quem quiser repetir a viagem parabens e obrigado
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