ola pessoal gostaria de agradecer a todos que leram e comentaram na primeira parte do nosso project trip espero que curtam a segunda parte da viagem passo dello stelvio depois de visitar o museo ferrari e veneza chegou o dia mais esperado por nos desde quando começamos a organizar a viagem subir o passo dello stelvio as 5 da manha levantamos porque dormir foi dificil tomamos um rapido cafe carregamos o carro e partimos deixando pra tras a familia do lucas que embarcaria de volta ao brasil em algumas horas abastecemos o frances em um posto de combustivel self service para pagar menos e pe no porao mas so ate o limite de velocidade pois as estradas italianas sao forradas de radares e as multas sao bem salgadas cada quilometro rodado era uma surpresa a paisagem mudava a todo instante em um trecho da viagem fomos acompanhados por uma turma de motociclistas todos de lambretta depois de quatro horas de estradas com belissimas paisagens e asfaltos impecaveis vimos a primeira placa estavamos chegando nesse instante começamos a refletir o que estavamos fazendo ali como essa historia de eurotrip começou e chegamos a conclusao que os responsaveis por tudo isso acontecer foram os carros foi por meio deles que a amizade começou de sessoes de fotos uma simples ida ao posto a noite passando por roles memoraveis em floripa joinville e criciuma e agora estavamos em outro continente a alguns quilometros de distancia de uma das melhores estradas do mundo companheiras do frio luvas de kart da alpinestars que me acompanharam durante toda viagem diferente do rodrigo savazzi do pc#03 grande inspiraçao pra nossa viagem valeu rodrigo que veio da suiça nao entrariamos no pais do chocolate a ideia era subir o passo dello stelvio descer para bormio e voltar por dentro do parco nazionale dello stelvio passando por outros passos menos conhecidos mas igualmente belos interior adentro conforme andavamos a estrada ficava cada vez mais estreita as curvas mais fechadas e o transito diminuia o passo dello stelvio e um pedacinho da ss38 uma estrada que costeia quase metade da divisa da italia com a suiça mas nao e so este pedacinho que e sensacional a estrada inteira e linda iniciamos a subida do passo dello stelvio algumas motos big trail passavam descendo ou subindo um porsche 911 gt2 algumas bmws e mercedes conversiveis paramos no primeiro refugio que vimos e o visual era impressionante andamos mais um pouco nova pausa para fotos e vimos a neve pela primeira vez a subida e incrivel muitas curvas 48 bem fechadas pra ser mais exato pouco movimento e uma paisagem mudando rapidamente o verde sumiu e o branco e cinza predominavam o computador de bordo marcava 1ºc la no topo da montanha 2620m acima de onde começamos a viagem dos quais 1560m subimos apenas no stelvio conforme planejamos almoçamos la em cima comemos um otimo sanduiche alemao de uma barraquinha tambem sentimos pela primeira vez o efeito da altitude ao subir as escadas de um mirante precisamos de alguns minutos para recuperar o folego tambem deixamos nossa passagem registrada por la scuderia777 south monkeys e nsr garage curtimos muito o visual la de cima visitamos a estaçao de esqui as lojinhas e andamos um pouco a pe para conhecer o local alguns dos carros que estavam estacionados la em cima entao começamos a descer em direçao a cidade de bormio continuando pela ss38 e retornar pelo passo gavia passando pelas estaçoes de esquis maiores e por dentro do parque nacional infelizmente a estrada estava fechada por conta da neve mesmo assim resolvemos dirigir ate onde fosse possivel e podem ter certeza valeu muito a pena por estar fechada a estrada estava completamente vazia o aviso de estrada fechada ficava logo no inicio porem a cancela que bloqueava a passagem ficava alguns quilometros pra dentro passamos por no maximo dois carros e um trator lamborghini ela era bem mais estreita que a subida do stelvio com menos proteçoes e igualmente ou mais divertida um dos carros que cruzamos durante a travessia do passo gavia momento reflexao um fato curioso e que durante boa parte desse tempo entre passo dello stelvio e passo gavea o que deu uns 30 minutos o lucas estava falando com sua namorada via chamada de video no skype perfeitamente mostrando as paisagens a ela tambem e ainda roteando pro meu celular a internet la era muito boa mesmo no meio do nada ate parece a 3g do brasil registros fotograficos feitos mais uma placa adesivada hora de voltar ao passo dello stelvio no caminho encontramos duas big trail e fizemos uma brincadeira com eles depois mais uma brincadeirinha com um vw polo ds4 acompanhou legal e definitivamente vimos que aquele destino era cheio de gearheads subimos de volta e descemos novamente o passo dello stelvio nao sabiamos se estavamos felizes ou tristes pois deixamos de conhecer uma estrada nova o passo gavia e tudo que tinha dali pra frente mas ganhamos a oportunidade de dirigir mais uma vez pelo stelvio descer foi tao legal quanto subir so que com a impressao de que voce esta saindo de um campo aberto e branco e mergulhando em uma floresta de arvores alpinas despedimos nos da montanha tristes a vontade era ficar la muito mais tempo conforme a noite caia seguimos rumo a trento para dormir e no outro dia fazer a visita na fabrica da pagani que estava agendada para as 11h da manha chegando em trento fomos direto ao hostel descarregamos o carro e saimos para comer algo achamos uma pizzaria e vi escrito no cardapio na parede pizze calabrese €3 pensei como todo o vocabulario italiano que haviamos aprendido ate entao e questa mesmo e pedi uma o lucas foi na mesma ideia que eu e tambem pediu uma pegamos uma coca lata cada um para acompanhar e esperamos imaginem nossa cara quando pegamos as pizzas elas nao eram de salame calabresa como imaginavamos mas sim de pimenta calabresa sim uma pizza de pimenta tirei as pimentas de cima passei um guardanapo por cima da pizza e tentei comer claro que pagar por outra pizza nao estava entre as opçoes consideraveis pois seria um gasto a mais no nosso curto orçamento mas tive que pegar mais uma coca pois a primeira saiu de mim toda em forma de suor enquanto comia voltamos pro hostel e passei mal uma boa parte da noite coisas de primeira viagem pagani automobili s p a dormimos tarde e acordamos cedo outra coisa que iria se repetir bastante ao longo da viagem destino do gps registrado via dell artigianato 5 san cesario sul panaro paganiautomobilis p a chegamos la cedo quase 1h antes do horario de inicio do factory tour entramos no hall da fabrica e mandaram voltarmos mais perto do horario ficamos entao andando pelas ruas do parque industrial onde fica instalada a fabrica conhecendo o que havia ali por perto percebemos que os funcionarios da fabrica realmente curtem carros honda s2000; golf gti; um fiat punto antigo com bancos concha cintos 4 pontos e adesivo de nurburgring estes eram alguns que estavam estacionados perto do portao da fabrica se fosse um honda s2000 preto ate poderia achar que era johnny tran dando um role chegando mais perto do horario da visita apareceu um porsche 911 993 com placas da suecia era pai e filho estacionaram perto da gente alguns minutos depois surge uma ferrari 599 gtb com placas do texas um casal tipico americano em seguida chegou um vw scirocco azul e uma van mercedes com uma familia guardem essa familia mais pra frente eles reaparecerao descobrimos que estas eram as pessoas que nos acompanhariam na visita entramos no hall da pagani e começou a sessao de fotos um zonda r no meio do salao o primeiro formula de horacio pagani no canto com uma plaquinha com o nome de juan manuel fangio dentro e uma mesa de fibra de carbono no outro com um aparelho de som do mesmo material ao lado hora de guardar as cameras entramos na area de produçao a guia começou a nos explicar como funcionava tudo falou sobre a historia da fabrica e mostrou os diferentes tipos de compositos usados na construçao do carro nessa primeira parte da visita conhecemos o predio velho la estava a parte de tapeçaria e moldagem da fibra de carbono a capacidade de produçao da fabrica e de 40 carros por ano mas atualmente fazem de 20 a 25 leva sete meses para a fabricaçao de um carro que e totalmente construido a mao do pedido do carro ate a entrega a espera e de cerca de dois anos os moldes sao utilizados no maximo 10 vezes e tambem sao feitos de fibra de carbono a celula de sobrevivencia do carro utiliza titanium carbon fiber em sua construçao toda parte de compositos e feita pela pagani as peças mecanicas sao feitas por parceiros exclusivamente para seus veiculos eles nao utilizam peças de outros carros motores sao amg freios brembo e suspensao ohlins nesse predio trabalha se em apenas um carro por vez isso mesmo nunca tem dois carros sendo feitos ao mesmo tempo por la o carro inteiro pode ser customizado ao gosto do comprador a guia nos contou uma historia curiosa de uma cliente que foi a fabrica escolher os detalhes do zonda que o marido iria dar de presente a ela pro interior ela pediu que fosse forrado com o mesmo couro de sua bolsa hermes pink fluorescente pedido atendido a pagani ficou com a bolsa teve que fazer uma pesquisa intensiva pra descobrir o fornecedor do couro e poder fazer o pedido claro que tudo isso tem seu preço adicional como se fosse pouco pagar o preço inicial dos pagani para terem uma ideia quando fizemos a visita um huayra estava saindo por no minimo us$1 3 milhao enquanto o zonda inicia nos us$3 milhoes sim ainda e possivel fazer um pedido especial do zonda sem impostos sem frete primeira parte do tour encerrada a guia entao nos convidou a ir ate o predio novo distante 2km do predio antigo agoniados fomos os primeiros a sair do predio antigo e chegar ao novo chupa 911 ferrari e scirocco chegamos la e vimos um huayra chegando e estacionando desceu entao um senhor de cabelos brancos e oculos e entrou no predio em construçao intrigados procuramos rapidamente na internet e vimos que aquele senhor era mesmo parecido com o sr horacio pagani assim que a guia chegou perguntamos a ela e sim era horacio pagani ela contou que ele testa todos os carros pessoalmente antes de serem enviados aos seus donos entramos no predio novo que apesar de estar em obras ja tinha uma parte funcionando era o estoque de peças e montagem dos carros futuramente este predio vai abrigar toda a montagem dos carros e um museu da marca deixando o predio antigo somente como uma especie de centro especializado em fibra de carbono logo na entrada do predio o estoque jogos de rodas e pneus ja montados amortecedores bancos e claro os lendarios v12 amg os coraçoes dos paganis cada um com a sua plaquetinha assinada pelo engenheiro responsavel pela montagem do motor todos ali esperando para sair rasgando as ruas estreitas das vilas daquela regiao interiorana da italia e dominarem o mundo com seu lindo ronco chegamos a parte de montagem la tambem e utilizado como pos venda onde fazem revisoes e manutençoes dos carros batemos o olho em um zonda roxo e foi unanime aquele era o zonda mais bonito que veriamos por la me apaixonei naquele carro perguntamos o que ele estava fazendo ali e a guia respondeu vamos pintar ele pela terceira vez o dono nao gostou dessa cor vai ser pintado de amarelo com chamas deu vontade de chorar nessa parte da visita pudemos olhar cada detalhe dos carros alguns estavam quase prontos outros em inicio de montagem os carros sao incriveis verdadeiras obras de arte e engenharia a guia nos explicou que assim que a montagem de cada carro e terminada eles sao cobertos com uma pelicula adesiva sao colocadas proteçoes na dianteira e montado um jogo de rodas provisorias entao eles sao testados pelo funcionario mais feliz da fabrica e por horacio pagani se tudo estiver ok o carro e limpo colocado o jogo de rodas definitivo e entao preparado para enviar ate a casa do comprador tour encerrado fomos ate a rua e o huayra ainda estava estacionado la ao lado de outro honda s2000 aproveitamos e batemos algumas fotos para desespero da guia uma porta estava aberta e aproveitamos para dar uma bisbilhotada varios zonda o zonda r de corrida recordista de nurburgring varios huayras e em um canto um zonda amarelo com a frente batida entramos no ds4 e ficamos decidindo para onde iriamos todos foram embora de repente de dentro da fabrica sai um homem pela mesma porta que horacio entrou embarca no huayra e sai sapecando tentamos seguir mas obviamente o 1 6 a diesel do nosso frances nao deu conta e perdemos ele de vista em questao de segundos comparando as imagens que fizemos acreditamos que este huayra seja um dos que estavam no sema show de 2015 a combinaçao de cores e a mesma interior e pinças de freio vermelhos com carroceria em fibra de carbono aparente so um item era diferente as rodas mas lembram que a guia falou que as rodas usadas nos testes nao eram as definitivas ne sim nos vimos o sr horacio pagani voltando do teste do huayra que a pagani levaria ao sema show uma historia pra contar pros netos saindo dali o proximo destino era a cidade vizinha de sant’agatabolognese onde visitariamos o museo lamborghini e depois seguiriamos a viagem ate milao mas isso fica para o proximo post por felippe almeida project trip #325
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.