a ipiranga anunciou nesta semana o lançamento de sua nova gasolina de alta octanagem que substituira antiga ipiranga premium batizada octapro a gasolina tem indice anti detonaçao 96 o que a coloca mais proximo da petrobras podium que recentemente teve seu indice de octanagem elevado para 97 aproveitando essa mudança de status no topo do mercado de combustiveis achamos que seria uma boa hora para explicar melhor o que sao as gasolinas premium aditivada de alta octanagem bem como que cazzo e a octanagem e o que significam todos os numeros e siglas e nomes que sempre acompanham as gasolinas nao comuns começando pelo começo vamos ver o que e gasolina comum e a gasolina pura tecnicamente chamada de tipo a misturada a uma proporçao de 27% de alcool anidro e aditivos que aumentam sua resistencia a detonaçao octanagem seu nome tecnico e gasolina tipo c e sua octanagem e 87 iad o que e gasolina aditivada gasolina aditivada e a gasolina comum com 27% de alcool anidro e octanagem iad 87 misturada a aditivos detergentes dispersantes e lubrificantes ela serve basicamente para manter seu motor sempre limpo e impedir que ele venha a apresentar problemas de alimentaçao em longo prazo devido ao acumulo dos residuos solidos da combustao mais recentemente os distribuidores tambem passaram a incluir aditivos redutores de atrito lubrificantes para auxiliar a reduçao do desgaste das partes moveis do sistema de combustivel o que e gasolina premium calma nao e uma gasolina que foi gourmetizada nesse caso ela e superior mesmo e o termo e adotado internacionalmente trata se de uma gasolina com maior octanagem e menor proporçao de alcool anidro segundo a regulamentaçao brasileira para ser classificada como premium a gasolina precisa ter octanagem iad igual ou superior a 91 e deve ter 25% de alcool anidro em vez dos 27% das gasolinas comuns e aditivadas o que e octanagem octanagem e um indice de resistencia de um determinado combustivel a detonaçao no caso dos motores a combustao detonaçao e quando a mistura ar combustivel se inflama pelo aumento de sua temperatura devido a compressao e nao pela centelha da vela e por isso que recomenda se usar combustivel de alta octanagem em motores turbo motores com injeçao direta motores turbo com injeçao direta e motores flex quanto maior a resistencia do combustivel a detonaçao maior podera ser a compressao a qual ele sera submetido se voce usar uma gasolina de octanagem baixa em um motor com taxa de compressao elevada 10 5 0 ou mais podera ocorrer a detonaçao e a chamada batida de pino que e o ruido gerado por um choque de ondas dentro da camara de combustao quando a mistura detona ela gera uma onda de choque e quando a centelha da vela e disparada e gerada uma segunda onda que se choca com a primeira e causa o ruido metalico semelhante a uma batida de pino acredite nao tem pino nenhum batendo la dentro esse choque de ondas e prejudicial ao motor por elevar demasiadamente a temperatura na camara de combustao e pode ate deformar ou perfurar o pistao e outros componentes internos caso continue acontecendo por um periodo prolongado felizmente os motores modernos tem sensores de detonaçao que fazem a ecu modificar o ponto de igniçao para proteger o motor disparando a centelha antes do ponto em que a compressao detona a mistura os carros flex com taxas muito elevadas 12 1 ou mais quando abastecidos com gasolina de octanagem baixa podem gerar estas batidas de pino a soluçao e misturar um pouco de etanol no tanque ou usar gasolina de octanagem elevada como e medida a octanagem existem dois metodos consagrados de indexaçao da octanagem dos motores o mais comum e o research octane number pesquisa do numero de octano mais conhecido por sua sigla ron o combustivel e usado em um motor de teste com compressao variavel e rotaçao de 600 rpm acontece que a resistencia a detonaçao varia de acordo com a velocidade do motor — um combustivel nao tem a mesma octanagem em altas rotaçoes e em baixas rotaçoes por isso foi desenvolvido um teste chamado motor octane number numero de octano do motor conhecido por sua sigla mon este teste usa o mesmo tipo de motor do teste ron porem a mistura de ar combustivel e pre aquecida o ponto de igniçao e variavel e a velocidade do motor e 900 rpm os numeros mon tendem a ser 8 a 12 unidades menores que os numeros ron metodo ron+mon/2 por isso a maioria dos paises europeus a australia e a nova zelandia usam o metodo ron no material informativo sobre as gasolinas mas no canada nos eua no brasil e nos demais paises e adotado um terceiro indice chamado anti knock index aki ou indice anti detonaçao iad que faz a media dos valores ron e mon esse metodo tambem e identificado pela sigla pon de posted octane number portanto para comparar a octanagem de dois combustiveis e indispensavel saber qual o metodo resultou em seu numero de octano ron mon ou pon/aki/iad gasolina aditivada aumenta o rendimento do carro a gasolina aditivada por si nao altera em nada o funcionamento do motor nem afeta a produçao de potencia sua unica funçao e manter o motor limpo e auxiliar na conservaçao das partes moveis do sistema de combustivel contudo os efeitos de seus aditivos detergentes/dispersantes em longo prazo podem dissolver os depositos de sujeira nas valvulas de admissao e escape nas valvulas injetoras bicos e na camara de combustao com o motor limpo ele pode recuperar o desempenho original que foi perdido a medida em que a sujeira se acumulava nesses componentes usar a gasolina aditivada para limpar um motor que ja esta sujo contudo nao e recomendado quando se passa a usar gasolina aditivada em substituiçao a comum os depositos existentes no sistema de combustivel admissao e camaras de combustao podem se desprender em placas e entupir filtros bicos ou gicles e dutos de oleo agora se voce sempre usou gasolina aditivada ou se o sistema de alimentaçao e o cabeçote do motor estao em prefeito estado a gasolina aditivada ajudara a manter tudo limpo e impedira que voce perca desempenho gasolina aditivada reduz o consumo e a gasolina premium teoricamente nenhuma das duas reduz o consumo porem e possivel notar alteraçoes se voce estiver usando comum nao aditivada e passar a usar aditivada em um motor de compressao baixa ou se estiver usando gasolina comum e passar a usar premium em um motor de compressao alta no caso do motor de compressao baixa o consumo pode reduzir se o motor estivesse sujo e acabar limpo com o uso continuo da gasolina aditivada no caso do motor de compressao alta o uso de gasolina comum/aditivada e que reduz o consumo por exigir um ponto de igniçao mais atrasado e por consequencia gerar menos trabalho com a mesma quantidade de combustivel posso usar gasolina de alta octanagem em um motor de compressao baixa pode mas voce estara apenas gastando dinheiro desnecessariamente uma vez que nao e preciso de uma gasolina com maior resistencia a detonaçao se seu carro tem taxa de 6 1 a 10 5 1 ou 10 1 se nao tiver sensor de detonaçao a gasolina de iad 87 e suficiente posso usar gasolina comum/aditivada em um motor de compressao alta nao e recomendavel porque a alta compressao podera detonar a mistura ar combustivel causando a batida de pino que e prejudicial para o motor se for um motor moderno com gerenciamento eletronico voce ate pode usar porem a alteraçao do ponto de igniçao para preservar o motor ira reduzir a taxa de compressao efetiva reduzindo o desempenho do motor e podendo aumentar sensivelmente o consumo e por isso que o ultimos golf gti mk4 vendidos no brasil tinham cerca de 180 cv com gasolina comum e 193 cv com gasolina premium com maior resistencia a detonaçao a ecu podia avançar o ponto de forma que a mistura era mais comprimida e a produçao de potencia era maior quais sao as gasolinas de alta octanagem foto m burroughs/flickr atualmente o mercado brasileiro tem cinco gasolinas de alta octanagem as consideradas premium elas sao a v power racing da shell a petrobras premium e a ale premium todas com octanagem iad 91; a recem chegada ipiranga octapro com octanagem iad 96 95 95 e a petrobras podium com octanagem iad 97 todas elas sao aditivadas e todas tem 25% de alcool anidro adicionado em vez dos 27% das gasolinas comuns aditivadas ou nao conforme preve a regulamentaçao brasileira que levou em consideraçao os modelos importados e de alto desempenho para determinar essa diferença quais sao as gasolinas aditivadas comuns com exceçao das marcas citadas acima todas as gasolinas aditivadas do brasil sao do tipo comum com octanagem iad 87 nao confunda com gasolina comum nao aditivada algumas distribuidoras usam nomes comerciais e ate fazem campanhas que sugerem maior desempenho mas elas sao essencialmente gasolinas comuns com agentes dispersantes/detergentes algumas marcas de gasolinas aditivadas de octanagem comum sao as shell v power e v power nitro+ a ipiranga dt clean a petrobras grid a ale plus
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