ate quinze ou vinte anos atras o automobilismo e industria tabagista eram profunda e visivelmente ligadas muitos dos carros de corrida mais emblematicos da historia sao justamente lembrados por suas cores muitas vezes ligadas as marcas de cigarro em 2001 porem a fia baniu todas as propagandas de cigarro que ja vinham aparecendo cada vez menos em uma sociedade cada vez mais antitabagista com toda razao e claro no entanto voce nao precisa ser um fumante para sentir falta das marcas de cigarro como patrocinadoras de equipes de corrida especialmente considerando o a importancia da industria do tabaco para o sustento do automobilismo ao longo de mais de 30 anos a primeira grande patrocinadora comercial da formula 1 foi a gold leaf marca de cigarros do grupo britanico imperial tobacco fundado em 1901 foi em 1968 que o lotus 49b estreou a pintura vermelha branca e dourada que abriu caminho para que dezenas de outras marcas se tornassem title sponsors de equipes na formula 1 e em outras categorias o resultado foi uma porçao de pinturas iconicas vistas ao longo dos anos — e claro orçamentos polpudos para as equipes mas nao e so pela beleza dos que sentimos falta apesar dos maleficios associados ao tabagismo ele fazia muito bem ao automobilismo claro ele se aproveitava da imagem badass dos pilotos para associa la ao ato de fumar e nenhum piloto personificou esta imagem como james hunt campeao mundial de 1976 playboy e gala que dormiu com 33 comissarias de bordo em duas semanas durante uma viagem para o grande premio do japao naquele ano seus pais acreditavam que hunt começou a fumar aos dez anos de idade e ele nunca mais parou james hunt em 1977 mas voltando a grana nao demorou para que outras fabricantes de cigarros seguissem o exemplo da gold leaf e a injetar quantias obscenas de dinheiro no esporte a motor ao estampar suas cores e seus nomes no carro e no macacao de um piloto vencedor as empresas conseguiam uma exposiçao valiosa e estavam dispostas a pagar o quanto fosse preciso a mclaren era patrocinada pela marlboro marca da philip morris em 1974 e como outras empresas do ramo foi uma das grandes responsaveis por manter o automobilismo girando james hunt fumante inverterado nao apenas usou as cores da marlboro no seu carro o mclaren m23 com motor cosworth em muitas de suas fotos ele esta com um marlboro de filtro vermelho entre os dedos e certamente nao pagava um centavo por cada maço e fumava cerca de tres por dia esta aura de bad boy e algo de que a formula 1 carece hoje em dia na visao de muitos fas tanto e que os pilotos mais admirados de hoje em dia sao os que quebram o script e falam mais do que os assessores de imprensa gostariam vale lembrar e claro que james hunt morreu de ataque cardiaco aos 45 anos de idade bem antes da hora de qualquer forma sem duvida a marlboro e uma das marcas de cigarro que participaram de forma mais marcante do automobilismo a marlboro estreou na formula 1 em 1972 com a brm começando em 1972 e sua estreia no alto do podio veio no gp de monaco daquele ano com uma vitoria do piloto frances jean pierre beltoise em 1973 e 1974 foi a frank williams racing cars que registrou seus carros como iso marlboro [youtube id= wqta0rnqssq width= 620 height= 350 ] aos 0 38 pode me dar um cigarro a parceria com a mclaren iniciada em 1974 foi uma das mais bem sucedidas da historia da formula 1 primeiro foi emerson fittipaldi quem venceu corridas e o campeonato com as cores da marlboro dois anos depois foi james hunt nos anos 1980 niki lauda alain prost e ayrton senna mantiveram a marca da marlboro super exposta na era de ouro da mclaren o acordo entre as duas partes rendeu ate a saida de senna da mclaren em 1993 depois disto a equipe nao venceu nenhuma corrida pelas tres temporadas seguintes com isto em 1996 o contrato foi encerrado e a iconica pintura vermelha e branca deu lugar a escala de cinza da west — outra marca de cigarros curiosamente dos cinco campeoes com os mclaren marlboro somente james hunt era fumante dito isto desde 1973 a marlboro tambem patrocinava pilotos da ferrari que levavam o emblema dos cigarros em seus macacoes e bones os carros da scuderia começaram a trazer a marca estampada em sua carroceria apenas em 1984 ainda de forma discreta ate entao enzo ferrari so permitia que fornecedores de componentes aparecessem nos monopostos com o fim da parceria com a mclaren marlboro e ferrari ampliaram a abrangencia do acordo a equipe foi batizada como scuderia ferrari marlboro e a marca de cigarros aparecia em destaque nos carros macacoes dos pilotos e uniformes dos mecanicos foi graças ao patrocinio da marlboro que a ferrari conseguiu contratar michael schumacher em 1996 o alemao conquistou cinco titulos pela equipe e se tornou um dos maiores idolos dos italianos na historia da formula 1 no entanto alem da proibiçao das marcas de cigarro no automobilismo a sociedade de forma geral começou a fechar cada vez mais o cerco sobre a industria tabagista e tambem sobre o habito de fumar com isto aos poucos o cigarro foi desaparecendo da formula 1 e das outras categorias a marlboro e uma das unicas que segue com seu envolvimento nas corridas apesar de nao exibir sua marca nos carros e macacoes a marca ainda e uma title sponsor da ferrari que se chama scuderia ferrari marlboro e seu atual chefe de equipe da ferrari maurizio arrivabene veio da philip morris diretamente para a f1 apos a proibiçao a marlboro ainda buscou maneiras de associar sua imagem a formula 1 primeiro ela adotou um codigo de barras nas ferrari a marca jamais admitiu mas era inegavel a semelhança do padrao com o logo da marlboro especialmente quando os carros estavam em alta velocidade depois a ferrari adotou um logotipo que tem cor forma e cheiro de uma mensagem subliminar da marlboro se foi proposital nao saberemos tao cedo o que sabemos e que com o fim do tabagismo comercial na formula 1 os orçamentos despencaram e o glamour se foi em nome de uma categoria mais realista quem sabe seja um prenuncio de que o proximo cigarro sera o carro pois bem a marlboro e so uma das marcas de cigarro marcantes do automobilismo mesmo que voce nao fume otimo certamente pode nos sugerir outros exemplos vamos la a caixa de comentarios e sua
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.