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Pergunta do dia

Quais as peruas mais bacanas que se pode comprar hoje em dia no Brasil?

Já faz alguns anos que as peruas deixaram de ser uma categoria de destaque na indústria automotiva – elas foram substituídas por SUVs e crossovers, que são maiores e têm mais presença nas ruas, ainda que nem sempre sejam tão eficientes quanto as station wagons em aproveitamento de espaço e comportamento dinâmico.

Para o entusiastas, é uma situação triste, claro – é praticamente impossível encontrar uma perua nova que não seja “premium” (é, também não gostamos muito deste termo) mas, por outro lados, o mercado de usados está aí para ser explorado. E há algumas opções bem interessantes a um preço relativamente acessível. Queremos saber: quais são as melhores?

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Temos uma sugestão com a qual a maioria dos leitores certamente vai concordar: a BMW Série 5 E39, fabricada entre 1996 e 2004. No Brasil, as vendas foram concentradas nas versões 528i, com motor seis-cilindros de 2,8 litros; e 540i, com um V8 de 4,4 litros. Em ambos os casos, são grandes motores e excelentes carros.

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No caso da 528i, estamos falando de um motor com comando duplo no cabeçote, 193 cv a 5.500 rpm e 28,6 mkgf de torque a 3.500 rpm, acoplado a uma caixa automática de cinco marchas. É o suficiente para chegar aos 100 km/h em 8,8 segundos, com máxima de 234 km/h.

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Já o V8 da 540i tem 286 cv a 5.700 rpm e 42,8 mkgf de torque a 3.900 rpm. Ele também é conectado a um câmbio automático de cinco marchas, e é capaz de levar a perua até os 100 km/h em 6,5 segundos, com máxima limitada eletronicamente a 250 km/h. Acima dele, só o M5 da geração E39, com seu V8 de cinco litros e 400 cv.

Em ambos os casos, a ficha técnica é atraente. Mas não é uma questão de Super Trunfo, apenas: também tem a ver com o mercado, que valoriza tanto a geração anterior (E34) quanto a que veio depois (E60), deixando o E39 naquele limbo que abriga os carros que são novos demais para serem clássicos, porém datados demais para serem considerados modernos.

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Esta perspectiva pode assustar um pouco, pois logo a gente pensa em componentes eletrônicos antigos que vivem dando problemas e motores com manutenção complexa e quilometragem avançada. No entanto, a BMW fez um excelente trabalho na geração E39, que possui motores e suspensão robustos e eletrônica relativamente amigável – diferentemente dos Mercedes-Benz da época, que possuem eletrônica um tanto temperamental, o Série 5 E39 é bastante tranquilo neste aspecto. Claro, tudo é relativo: ainda é um carro com mais de duas décadas de idade e ainda é um importado “de luxo”, o que significa que as peças podem até ser fáceis de encontrar, mas não são baratas.

O que não significa que seja um carro antiquado: com o E39, a BMW começou a investir mais em tecnologia e engenharia, com sistema multimídia, suspensão de alumínio, soldas a laser na carroceria (em pontos-chave para garantir maior rigidez torsional). A carroceria recebeu maior atenção no departamento aerodinâmico, com um coeficiente de arrasto de apenas 0,28 na versão de seis cilindros e 0,31 com motor V8.

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Além disso, é um carro bonito. Projetado pelo designer japonês Joji Nagashima, o E39 tem visual limpo e esbelto, sendo o último Série 5 lançado antes de as proporções mais infladas dos carros modernos se tornarem a regra. Se o sedã já é bonito, as linhas ficam ainda melhor proporcionadas na perua, que tem uma silhueta realmente atraente.

O fato de ser um carro não muito valorizado pode render negócios interessantes: não é difícil encontrar um exemplar com menos de 90.000 km rodados (uma quilometragem baixa, considerando a robustez do E39), tanto da 528i quanto da 540i, por algo entre R$ 30 mil e R$ 40 mil.

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Claro, esta não é a única opção. E é por isto que estamos fazendo esta pergunta: qual é a perua mais bacana que você pode comprar no Brasil? Pode ser zero-quilômetro, usada, importada, nacional, popular ou premium. Como de costume, a caixa de comentários é toda sua!