com o lançamento do vw up com o motor 1 0 tsi que deu ao carrinho de entrada da volkswagen uma relaçao peso/potencia de 9 06 kg/cv muita gente ja o imaginou como esportivo nao e o caso ele e um exemplo de downsizing ou seja de ter potencia de motor maior em uma unidade mais compacta — encare o up tsi como um up 1 6 alem disso ele nao e exatamente barato a versao mais em conta com o novo motor a move up sai por r$ 43 490 isso nos levou a seguinte pergunta que carro brasileiro oferece a melhor relaçao peso/potencia pelo menor preço nao foi algo facil de responder pegamos todos os modelos a venda no brasil inclusive os importados e selecionamos as versoes mais baratas para cada motor a disposiçao por aqui sem preconceitos entraram na lista picapes suvs minivans e o todos os demais tipos de carroceria o levantamento levou uma semana porque alem de irmos atras dos dados tecnicos que muitas empresas deixaram de oferecer em seus sites como ja comentamos nesta pensata tambem tivemos de pegar os preços atualizados e eles tambem nao estao nos sites de muitos fabricantes quando os dados estao la usam padroes diferentes tem quem divulgue peso seco ou so peso bruto nosso padrao e peso em ordem de marcha ou seja com todos os fluidos ha empresas que divulgam potencia em hp e que divulgam hp como se fosse sinonimo de cv nao e 1 cv equivale a 1 0138 hp imagine a canseira deu um trabalho razoavel 471 modelos entraram na lista a segunda dificuldade foi encontrar uma formula que permitisse colocar preço peso e potencia em um mesmo indice um que fosse sensivel a variaçoes dos tres dando a exata medida de que menos peso e preço eram desejaveis enquanto potencia nunca seria demais consultamos engenheiros economistas e contadores e a melhor formula que eles nos sugeriram foi potencia/peso/preço ou mais tecnicamente potencia/peso /preço funciona muito bem como se pode ver no modelinho abaixo imaginamos um carro de 200 cv 1 500 kg e r$ 90 000 o resultado da divisao da potencia pelo peso e disso pelo preço da 14 81 x 10 7 ou 0 000001481 mas preferimos a forma reduzida quanto maior e o numero melhor e o equilibrio entre os tres fatores no carro em questao experimente mudar a potencia para 500 cv vai dar 37 04 x 10 7 otimo experimente agora diminuir o peso para 900 kg o resultado sera 24 69 se os demais valores continuarem os iniciais por fim diminua o preço para r$ 50 000 o indice pula para 26 67 percebeu pode brincar a vontade com a calculadora acima inclusive para ver como se saem os carros que voce andam considerando comprar dos 471 modelos analisados fomos do indice 32 51 ao 0 41 neste post vamos falar so dos dez primeiros colocados caso voces gostem da brincadeira matematica podemos fazer novos posts a respeito eventualmente com os melhores de cada categoria sedas medios hatchbacks esportivos e por ai afora basta defender e propor novas ideias em nossa caixa de comentarios antes de apresentar nossos resultados ressaltamos que nos concentramos nos numeros frios nao sao portanto nenhuma recomendaçao de compra ou coisa que o valha sao apenas os resultados matematicos e democraticos a nosso questionamento inicial eles nao levam em conta acabamento comportamento dinamico sensaçao ao dirigir nem itens de serie ou a falta deles uma analise deste tipo demandaria bem mais do que uma semana e talvez evitasse algumas distorçoes mas tambem poderia reforçar velhos preconceitos numeros frios tem o beneficio de desafiar o status quo e de quebrar barreiras preparados psicologicamente prontos ou nao ai vamos nos 1º jac j2 32 51 o slogan da chinesa e inesperado pelo menos neste caso podemos apostar que a palavra se encaixa perfeitamente mas o que poderia ter levado o carrinho da marca a figurar como o que melhor equilibra preço potencia e peso simples 915 kg 113 cv e r$ 37 990 uma das estrategias de comunicaçao da marca e ressaltar que nos anos 1990 essa era a potencia de um ford escort xr3 que pesava bem mais e custava tambem uma bela grana mas o jac j2 faz curvas com seu entre eixos curtinho e carroceria alta e confiavel tem bom valor de revenda como dissemos nada disso entrou na conta mas pode ser um convite a tirar a prova ele e inegavelmente potente para seu pouco peso e nao e dos modelos mais caros 2º vw up take up 3 portas 29 98 o up e nosso segundo colocado mas nao com o motor tsi como seria de esperar o tsi alias ficou em 13º lugar muito por conta de nao ser oferecido em versoes mais simples e mais leves do carrinho e portanto de custar logo de cara r$ 43 490 com isso o up mais pelado foi quem se deu melhor nessa equaçao ele custa relativamente pouco r$ 30 660 tem boa potencia 82 cv e pesa menos ainda 892 kg se seu preço fosse ainda mais baixo ou se ele pudesse ser equipado com o motor tsi e bem possivel que tivesse garfado a primeira colocaçao 3º fiat palio fire 29 07 notou como os carros mais baratos sao os que se dao melhor nesta conta isso mostra o abismo de preço que existe entre os modelos de entrada e os imediatamente superiores com motores mais fortes pode parecer uma diferença pequena mas em termos relativos e significativo o palio fire e o carro nacional mais barato r$ 27 590 eis uma vantagem que seria dificil de bater se ele pesasse menos 935 kg ou se tivesse um motor 1 0 mais forte 75 cv terceiro lugar de todo modo nao e algo nada desprezivel 4º vw gol comfortline 1 6 28 58 eis o primeiro exemplo nao controvertido de desempenho equilibrado com preço um modelo 1 6 ja soa mais interessante que um 1 3 ou 1 0 nao que o gol seja barato r$ 37 520 mas ele pesa pouco 970 kg e tem boa potencia 104 cv ja imaginou se ele usasse o 1 6 msi de 120 cv e se isso nao fosse repassado para seu preço teria se dado bem melhor 5º jac j3 s 1 5 28 53 outro jac pois e vendido a r$ 41 990 ele pesa apenas 1 060 kg e tem motor de 127 cv a suspensao parece muito alta e o j3 deve sair de linha em breve para dar lugar ao modelo previsto para ser fabricado por aqui nao que a produçao nacional deva ser acelerada ja que ela depende da construçao da fabrica mas sim que o novo j3 deve ser importado inicialmente da china ja devidamente renovado enquanto isso sera dificil encontrar um carro mais barato com relaçao peso/potencia de 8 35 kg/cv se ele custasse ainda menos talvez tivesse tirado o primeiro lugar de seu irmao 6º nissan march s 1 6 27 95 sao 111 cv em um carrinho de apenas 964 kg mas ele custa r$ 41 190 e o preço o que mais pesa para que o modelo japones feito em resende no rio de janeiro nao tenha uma colocaçao melhor nesta lista renovado recentemente e dono de um estilo que agrada e possivel que ele entre no radar de muita gente que nem pensava nele mas que agora sabe que ele pode equilibrar diversao com um custo relativamente bom 7º vw up take up 5p 27 31 a versao mais simples do up mesmo com duas portas adicionais tambem marca presença entre os dez mais equilibrados de preço peso e potencia seus 910 kg e o custo de r$ 32 990 sao os maiores responsaveis por sua boa colocaçao 8º hyundai hb20 comfort plus 1 6 27 10 so 1 000 kg para 128 cv uma relaçao peso/potencia de 7 81 kg/cv o hb20 1 6 mais simples seria candidato ao primeiro lugar se nao custasse r$ 47 235 sim ele pode ja vir bem completo de serie ser espaçoso e confortavel e ter bom comportamento dinamico mas e caro e seu custo o colocou no oitavo lugar 9º vw gol special 1 0 3p 26 56 simples de tudo o gol special se beneficia de sua simplicidade para pesar apenas 916 kg se tivesse o motor 1 0 ea211 de tres cilindros do up com seus 82 cv estaria nas cabeças desta lista se custasse menos canibalizaria o irmao mais novo chumbo trocado nao doi nao e mesmo 10º jac j3 turin s 1 5 26 25 de novo o j3 turin ja nao e mais tao inesperado especialmente para quem sabe que o seda pesa apenas 40 kg a mais do que o hatch e o motor 1 5 de 127 cv e o mesmo a r$ 43 990 ele custa bem menos ate do que os concorrentes de carroceria hatchback mas como o irmao menor corre o risco de sair de linha em pouco tempo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.