sejamos honestos se voce curte carros e esta lendo o flatout e grande a possibilidade de voce ja ter pensado em algum momento da sua vida em comprar um bmw m3 e36 ha uma boa razao para isto trata se de um cupe esportivo de alto nivel potente bonito e ainda relativamente acessivel que nao e tao raro assim no brasil se for mesmo este o caso tambem temos certeza de que voce sabe que o m3 europeu e muito mais carro do que o modelo americano como ja dissemos no nosso guia de compra e naturalmente mais caro coisa de r$ 5 10 mil dependendo do estado de conservaçao que e um carro mais potente ja e bem sabido mas nao e so isto e nos vamos destrinchar as diferenças agora por que os carros sao diferentes [youtube id= wies46rfkc8 width= 620 height= 350 ] a verdade e que quando o bmw m3 e36 foi apresentado durante o salao de paris de 1992 a fabricante nao pensava em produzir uma versao para os estados unidos os modelos m andavam em baixa por aquelas bandas e nao fazia sentido colocar mais uma opçao em um mercado tao frio contudo a noticia do lançamento chegou ao bmw car club of america que iniciou uma campanha incentivando os entusiastas a mandarem cartas para a marca a adesao foi tamanha que a fabricante decidiu rever a possibilidade o bmw m3 americano foi aprovado mas o braço americano da marca nao queria que ele custasse mais de us$ 35 mil por isso ele recebeu um motor mais simples e barato sem alguns dos recursos da versao europeia o m3 a ser exportado para os eua começou a ser produzido em 1994 ano em que fez sua estreia no salao de los angeles motor e cambio a diferença mais importante e por isso vamos aborda la primeiro e o motor tanto o m3 e36 americano quanto o europeu usam o motor s50 de seis cilindros em linha com deslocamento de tres litros 2 990 cm³ em ambos os motores o bloco e de ferro fundido e baseado no motor m50 seis em linha com cabeçote de 24 valvulas que era encontrado em diversos modelos da bmw na decada de 1990 costuma se dizer que e mais facil apontar as semelhanças entre os motores do que as diferenças em comum ambos tem curso de 85 8 mm e diametro de 86 mm taxa de compressao mais alta volante bimassa valvulas de admissao maiores e molas de valvulas reforçadas e os dois tem quatro valvulas por cilindro e comando duplo no entanto os cabeçotes tem projetos bastante diferentes o motor europeu tem tuchos mecanicos e comando vanos com variaçao continua nas valvulas de admissao a taxa de compressao e de 10 8 1 e o sistema de alimentaçao usa corpos de borboleta individuais e um cabeçote bem mais complexo a versao americana traz o chamado s50b30us o cabeçote e menos sofisticado perdendo os corpos de borboleta individuais e tem taxa de compressao mais baixa de 10 5 1 alem disso o comando vanos traz variaçao em dois estagios e nao continua um aspecto interessante e que o motor americano tem tuchos de valvula hidraulicos em vez dos mecanicos do europeu para alguns isso e uma vantagem pois os tuchos hidraulicos dispensam regulagem periodica com isso o m3 e36 europeu com motor de tres litros entregava 286 cv a 7 000 rpm e 32 6 mkgf de torque a 3 600 rpm com redline a 7 280 rpm o motor americano por sua vez tem 243 cv a 6 000 rpm e faixa vermelha do conta giros a 6 500 rpm em ambos os casos contudo o cambio era identico uma caixa manual de cinco marchas da zf com relaçoes identicas o diferencial dos dois tem bloqueio de 25% e relaçao final de 3 15 1 dito isto o diferencial do modelo europeu era maior e mais resistente o modelo americano foi o unico a oferecer a opçao pelo cambio automatico uma caixa de cinco marchas tambem da zf com tres modos de conduçao normal manual e inverno o diferencial neste caso tem relaçao final de 3 23 1 e deslizamento limitado s50b32 em 1996 a bmw promoveu uma atualizaçao em ambas as versoes do m3 e36 o modelo europeu ficou ainda melhor recebendo uma versao de 3 2 litros do motor s50 o s50b32 para deslocar 3 201 cm³ o motor teve o curso ampliado para 91 mm e o diametro para 86 4 mm a taxa de compressao tambem aumentou para 11 3 1 o comando variavel vanos agora estava presente tambem nas valvulas de escape enquanto as valvulas de admissao ficaram maiores foram adotados tambem pistoes mais leves valvulas revestidas com grafite coletores de admissao e escape com fluxo otimizado um novo volante para o motor e um modulo bmw siemens mss50 capaz de processar 20 milhoes de instruçoes por segundo o novo motor do m3 europeu entregava 321 cv a 7 400 rpm e 37 7 mkgf de torque [youtube id= rveehfvruvo width= 620 height= 350 ] ja a versao americana recebeu um motor diferente o s52 bastante parecido com o s50 ele tinha deslocamento ampliado para 3 2 litros 3 157 cm³ na verdade com curso ampliado para 85 8 mm e diametro para 89 6 mm o sistema vanos continuava presente apenas nas valvulas de admissao mas os comandos ficaram mais leves assim como molas e atuadores das valvulas coletores de admissao e escape foram retrabalhados e o modulo de controle passou a ser compativel com o protocolo obd ii as modificaçoes nao afetaram a potencia que continuava nos 240 cv a 6 000 rpm mas o torque agora era de 32 6 mkgf a 3 800 rpm com a atualizaçao os cambios tambem mudaram o m3 europeu passou a ser equipado com uma caixa manual getrag de seis marchas uma caixa sequencial de seis marchas com exatamente as mesmas relaçoes e componentes internos tambem passou a ser disponivel como opcional suspensao e freios baseada no serie 3 e36 comum a suspensao do m3 tambem e do tipo mcpherson na dianteira e multilink do tipo z axle na traseira mas e claro que com algumas modificaçoes o esportivo e 31 mm mais baixo e tem bitolas mais largas na dianteira e na traseira 55 mm e 90 mm respectivamente molas e amortecedores sao mais firmes e os suportes das molas sao reforçados as barras estabilizadoras sao mais grossas e toda a geometria da suspensao foi revista nisto tudo euro spec e us spec sao praticamente identicos exceto que o modelo americano tem barra estabilizadora dianteira mais fina caracteristica compensada pela alteraçao do ponto de fixaçao da bieleta e acerto mais macio os freios do m3 europeu tinham discos 315 mm de diametro na dianteira e 313 mm na traseira com espessura de 28 mm sendo que os da dianteira eram ventilados o modelo americano tinha discos com as mesmas medidas porem solidos nas quatro rodas diz se que a bmw americana considerava os discos ventilados menos seguros do que os solidos pois podiam falhar caso nao fossem mantidos corretamente no modelo europeu as rodas sao de 17x7 5 na dianteira e 17x8 5 na traseira calçadas com pneus de medidas 235/40 enquanto o americano tem tala 7 5 nas quatro rodas a partir de 1996 foram adotados pneus de medidas 225/45 na dianteira e 245/40 na traseira visual euro spec havia bem poucas diferenças esteticas entre as versoes americana e europeia do m3 e36 o modelo vendido nos estados unidos por exemplo nao tinha projetores nos farois e as lentes eram de plastico mais barato alem disso apenas o modelo europeu tinha lavadores de farol por dentro o velocimetro do modelo americano marcava ate os 260 km/h enquanto no modelo europeu a marcaçao ia ate os 280 km/h e so na europa havia o mostrador de temperatura do oleo que nos estados unidos foi substituido por um marcador de consumo de combustivel u s spec por outro lado a lista de equipamentos de serie do m3 americano era mais extensa incluindo ar condicionado sistema de som alpine com toca fitas e disqueteira alem da opçao entre tecido e couro nos bancos sem custo adicional
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