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Pergunta do dia

Quais são os carros lançados em 1989 mais bacanas que poderão ser importados em 2019?

Continuando mais uma tradição de fim de ano do FlatOut, chegou a hora de conhecer os carros que vão completar 30 anos e poderão ser importados para o Brasil.

Neste ano fizemos o post de um jeito diferente: em vez de apresentar a lista dos carros, primeiro decidimos citar dois modelos que gostaríamos de trazer. Ambos foram apresentados e produzidos em 1989, como você verá pelos números de produção mencionados ao fim de cada texto.

Os demais carros serão escolhidos pelos leitores, como já fizemos anteriormente. Atente apenas para o fato de que alguns carros foram apresentados em 1989, mas só começaram a ser fabricados em 1990 ou depois disso — foi o caso do Mazda Miata, do BMW Série 8 e do Dodge Viper.

 

Nissan Skyline GT-R R32

Sim: um dos GT-R mais admirados e desejados pelos entusiastas está completando 30 anos em 2019 e isso significa que os primeiros exemplares já poderão ser importados legalmente a partir de amanhã.

A versão esportiva da sétima geração do Skyline foi lançada em 1989 para homologar o concorrente da Nissan no Campeonato Japonês de Turismo, substituindo o antigo e menos competitivo GTS-R. E foi justamente o regulamento do Grupo A que definiu a receita que se tornaria sua marca registrada.

O motor seis-em-linha biturbo foi mantido, mas seu deslocamento aumentou de dois para 2,3 litros. Por ser sobrealimentado, a regra de equivalência exigia a multiplicação do deslocamento por 1,7, o que o enquadrou na categoria acima de 4.000 cm³. Aí começou um efeito dominó: nesta categoria ele precisava ser equipado com pneus de 10 polegadas de largura. Com os pneus mais largos a Nissan optou por equipá-lo com um sistema de tração integral. Com o sistema de tração integral ele ficou 100 kg mais pesado e, por isso, o deslocamento foi aumentado para 2,6 litros.

E foi assim que ele chegou às ruas para a homologação: o RB26 teve sua potência reduzida de mais de 600 cv para 320 cv — embora o acordo de cavalheiros dos fabricantes japoneses “limitasse” a potência a 280 cv declarados. A potência máxima vinha a 6.800 rpm, enquanto o torque de 36 mkgf aparecia às 4.400 rpm — o bastante para conseguir levar o carro de 1.430 kg aos 100 km/h em 5,6 segundos.

A suspensão é independente nas quatro rodas, com coilovers um sistema de esterçamento das rodas traseiras, que entra em ação a partir de 80 km/h.

Ao longo dos anos a Nissan produziu algumas edições especiais e versões melhoradas do GT-R R32, como a lendária Nismo, mas elas só poderão ser importadas a partir de 2020. Aliás, é importante lembrar que somente os modelos 1989 podem ser importados em 2019. A Nissan produziu 74.682 exemplares do Skyline R32 em seu primeiro ano de produção, porém apenas 5.003 são GT-R.

 

Porsche 964

Outro carro que completa 30 anos em 2019 é o Porsche 964. Ele chegou a ser importado no início dos anos 1990, uma vez que o 993 só deu as caras em 1994, quando as importações já estavam abertas. Mas além de terem sido fabricados poucos exemplares do 964, o boom dos importados no Brasil só aconteceu a partir de 1994, quando nossa moeda se tornou mais estável. Isso significa que não há muitos deles por aqui.

O 964 foi a primeira evolução real do design do 911 desde 1963, quando o esportivo foi lançado. Isso era evidente pelos para-choques mais integrados ao design do carro, e por tecnologias inovadoras como o câmbio Tiptronic e o sistema de tração integral que deu origem ao Carrera 4.

O motor flat-6 teve seu deslocamento aumentado para 3,6 litros nesta nova geração, e passou a desenvolver 250 cv nas versões Carrera e Carrera 4, as únicas produzidas em 1989. Naquele ano a Porsche só fabricou cupês — tanto com câmbio automático quanto manual, e tração integral ou traseira. Foram feitos apenas 1.117 exemplares em 1989 — portanto este é o número máximo de Porsche 964 disponíveis para importação em 2019.

Se você lembrou de mais algum modelo que poderá ser importado em 2019 (ou que você gostaria ou pretende importar em 2019), deixe sua sugestão nos comentários.


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