A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Pergunta do dia

Quais são os carros mais legais que você pode comprar com R$ 10-15 mil?

kaxr-abre

Há quase dois anos, fizemos uma série de posts perguntando aos leitores quais eram os carros mais legais, do poto de vista entusiasta, que se pode comprar em determinadas faixas de preço. As respostas resultaram em várias listas que ajudaram muita gente a procurar um carro bacana que coubesse no seu bolso. Mas o tempo passa, e de lá para cá, alguns preços ficaram defasados — alguns carros valorizaram, outros modelos se tornaram atraentes —, e por isso decidimos que está na hora de fazer tudo de novo.

E você acha que a gente vai te deixar de fora? Nada disso: queremos as suas sugestões! Começando de baixo: quais são os carros mais bacanas que você pode comprar gastando até R$ 15 mil? Sim, o título pode até falar em um valor mínimo de R$ 10 mil, mas é claro que carros que custam menos do que isto estão valendo. Só que a gente vai dar uma sugestão que fica bem no meio do caminho: o Ford Ka de primeira geração com motor 1.6.

KA-XR-55_960_640

A primeira versão que vem à mente, naturalmente (rima proposital), é a esportiva XR. Além da associação imediata com o lendário Escort XR3 — e, para os verdadeiros fãs da marca, com outros esportivos como o Fiesta XR2, o Sierra XR4 e até mesmo o Mercury Cougar XR7 —, o Ka XR provou que é, sim, possível fazer um esportivo divertido com menos de 100 cv.

Claro que existem os detratores mas, convenhamos: estamos falando de um carro com entre-eixos curto, balanços dianteiro e traseiro praticamente inexistentes (rodas mais próximas das extremidades garantem mais agilidade nas curvas), acabamento condizente com sua faixa de preço e ótima ergonomia para o motorista. Além disso, seu motor 1.6 de 95 cv fez do XR, exclusivamente brasileiro, o Ka mais potente do mundo em seu tempo.

kaxr

É claro que o desenho vanguardista do compacto fez dele um divisor de opiniões — há quem ame e quem odeie seu visual, um dos primeiros a adotar a linguagem New Edge de design —, mas o Ka XR recebeu uma decoração esportiva de bom gosto, com saias laterais exclusivas, asa traseira funcional e rodas de 14 polegadas.

Ele era capaz de chegar aos 100 km/h em 10,8 segundos, com máxima de 186 km/h, mas isto são apenas números: o baixo peso de 930 kg e as características naturais da plataforma garantiam toda a empolgação que se buscasse em um carro de rua. Considerando que o Ka sempre foi um carro popular (ao menos aqui no Brasil), também impressiona o empenho da Ford na hora de realizar modificações — tanto para viabilizar a instalação do motor 1.6, 30 cv mais potente que o 1.0, mas também para conferir caráter esportivo à dirigibilidade do carrinho.

KaXR

Assim, o Ka XR recebeu longarinas modificadas, radiador mais eficiente, novo sistema de escape e discos ventilados nos freios dianteiros. Além disso, o escalonamento do câmbio é exclusivo, bem como o acerto de suspensão (mais firme e ligeiramente mais baixa) e a barra estabilizadora na dianteira.

O preço do Ka XR oscila entre R$ 9 mil e R$ 12 mil para os modelos mais antigos, fabricados entre 2001 e 2002, e pode chegar a R$ 15 mil para os mais novos, fabricados a partir de 2003, com dianteira e traseira reestilizadas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Este aqui recebeu as rodas do XR, modificação comum entre os proprietários

No entanto, existe ainda a versão Action, que dispensava a decoração esportiva e adotava apenas o motor 1.6 de 95 cv. Seu preço pode variar entre R$ 12 mil e R$ 15 mil, dependendo do estado de conservação — e o barato é que o Action é um pequeno “sleeper”, pois basta se livrar do emblema “Action 1.6” nas laterais para passar despercebido entre os exemplares com motor 1.0.

Enfim, esta é nossa sugestão. Estamos aguardando as de vocês — mas antes, vamos dar uns toques: existem diversas opções de modelos importados que são bem interessantes e podem ser comprados por até menos de R$ 10 mil.

Mas é preciso ponderar: em boa parte dos casos, o preço só é baixo pela dificuldade de encontrar peças e mão-de-obra especializada — ainda mais por um preço acessível. Por outro lado, há quem esteja exatamente atrás disso: sarna para se coçar um carro rejeitado e difícil de manter, mas que pode ser um bom project car — desde que se esteja disposto a gastar, em certos casos, mais do que o carro custou originalmente. Enfim, há casos e casos.

Tudo isso dito, lá vai: quais são as melhores opções de carros para comprar com até R$ 15 mil?

Matérias relacionadas

Qual é o carro mais marcante nesses 60 anos de indústria automotiva brasileira?

Dalmo Hernandes

Que versão já fez você olhar para um carro “sem graça” com outros olhos?

Gustavo Henrique Ruffo

Qual é seu recurso ou item inútil favorito em um carro?

Dalmo Hernandes