FlatOut!
Image default
Pergunta do dia

Quais são os carros mais legais que você pode comprar com R$ 15-20 mil?

Dando continuidade ao remake da nossa série de posts com os melhores carros para comprar em várias faixas de preço, chegamos a um dos valores mais interessantes: de R$ 15 a 20 mil. Quais são os carros mais bacanas que você pode comprar com esta grana?

Dizemos que é uma das faixas mais interessantes pois, além de alguns carros mais antigos ou esportivos de meia-idade com motores mais potentes, é possível comprar alguns modelos relativamente modernos com R$ 20 mil. Nossa sugestão se encaixa bem nesta categoria: o Ford Focus de primeira geração.

focus (1)

Trata-se do hatch/sedã médio que foi lançado em 2002 para substituir o competente, porém já defasado Escort. Vinha importado da Argentina e podia ser equipado com dois motores de quatro cilindros — de 1,8 litro e 115 cv no Focus GL, ou dois litros e 130 cv nos modelos GLX e Ghia, ambos da família Zetec, com comando comando duplo no cabeçote e 16 válvulas, importados da Inglaterra.

O Focus trouxe à linha da Ford um novo padrão de design, seguindo a filosofia New Edge, com formas triangulares e vértices marcantes equilibrados com formas arredondadas e futuristas. O padrão de construção e acabamento também foi considerado um dos melhores no segmento — o Focus foi mesmo um salto e tanto em relação ao Escort.

focus (2)

Em 2004, uma leve reestilização tirou os piscas dos para-choques e os incorporou aos faróis, mas a principal mudança foi a substituição do motor 1.8 16v pelo RoCam 1.6 8v, de 103 cv, na versão GL.

Vamos nos concentrar no hatchback. As três motorizações estão disponíveis no mercado de usados, custando entre R$ 14 mil e R$ 20 mil. Em comum, as três versões do Focus trazem o bom acabamento e o design agradável característicos do modelo, além de uma dinâmica bastante correta para um carro sem pretensões esportivas — em grande parte, graças ao arranjo de suspensão independente do tipo multilink na traseira, que era muito bem acertado.

focus (4)

Nossa recomendação? Naturalmente, as versões intermediária GLX e de topo Ghia, devido ao motor mais potente. Capaz de levar o Focus aos 100 km/h em 11,2 segundos, com máxima de 201 km/h, o motor 2.0 16v apresenta desempenho satisfatório até mesmo para os padrões de hoje e, com preparação leve, pode ultrapassar os 150 cv com relativa facilidade.

O preço de um Focus Ghia bem conservado e relativamente pouco rodado (leia-se: menos de 100.000 km no hodômetro) costuma ficar na faixa dos R$ 18 mil. Por esta quantia, você ainda leva para casa um carro com rodas de alumínio de 15”, freios ABS, airbag duplo frontal, teto solar manual, luz para o assoalho dianteiro e apliques que imitam madeira no painel — além, é claro, de vidros e travas elétricos e direção assistida, como um bom topo-de-linha. Para quem curte um visual menos convencional, o interior do Focus Ghia tem acabamento em cores claras — a partir de 2005 a Ford decidiu escurecer tudo, o que matou um pouco da personalidade do interior do Focus para alguns fãs.

focus-1

No entanto, se quiser gastar menos, pode separar uns R$ 15 mil para descolar um Focus GL 1.8 (que tem o mesmo motor do Escort) bem cuidado. Se você quer um carro mais novo não é difícil encontrar um Focus GL 1.6 por menos de R$ 20 mil. Embora pareça insuficiente é um motor na medida para o hatch, que pesa só 90 kg a mais que o Fiesta.

Esta foi nossa sugestão, mas é óbvio que a gente também quer as de vocês — afinal, não é assim que estas listas funcionam? Então puxe na memória, dê uma boa zapeada nos sites de classificados e nos diga: que carro você compraria gastando entre R$ 15 mil e R$ 20 mil?