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Pergunta do dia

Quais são os carros mais legais que você pode comprar com R$ 40-50 mil?

Já estamos quase perdendo a conta de quantas faixas de preço já abordamos no nosso guia de compra, mas vamos continuar! Especialmente agora que chegamos a uma das mais interessantes: a dos carros entre R$ 40 mil e R$ 50 mil. Qual você compraria?

Agora que os valores ficaram mais altos, aumentamos um pouco o gap — o orçamento é maior, então a folga precisa acompanhá-lo. E, nesta faixa de preço, fica difícil começar com outro carro que não o Honda Civic Si da geração passada.

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É bem verdade que, lá fora, a oitava geração do Civic deu origem a esportivos ainda mais interessantes, como o Type R japonês — que, além do visual diferente do que estamos acostumados, tinha uma versão de 225 cv do motor K20. Nós nunca chegamos a ver a cor de um Type R aqui no Brasil, mas também não podemos reclamar do nosso Si.

Seu motor era uma versão mais mansa do K20, mas não se engane: ainda estamos falando de um 2.0 todo de alumínio com comando variável i-VTEC, 192 cv a 7.800 rpm e 19,2 kgfm a 6.100rpm, sendo que o i-VTEC “abre” por volta das 6.000 rpm. O limite de giro é de 8.400 rpm. O câmbio é manual de seis marchas, e o diferencial é autoblocante.

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Observe como o motor fica recuado no cofre — melhor para o equilíbrio do carro

Além de chegar aos 100 km/h em 7,9 segundos com máxima superior a 230 km/h, o Civic Si é estupidamente bem acertado para um carro de tração dianteira — em boa parte, graças ao acerto da suspensão independente nas quatro rodas (McPherson na dianteira, braços sobrepostos na traseira) e às rodas de 17 polegadas calçadas com pneus 215/45. E o Civic Si ainda tem controles eletrônicos de tração e estabilidade, além de freios ABS.

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Era um carro bem equipado — não tinha opcionais, e já trazia de série ar-condicionado automático, som com disqueteira para seis CDs e MP3 e airbags frontais, entre outros itens. Além disso, seu desempenho esportivo não causava tanto prejuízo ao conforto, afinal ainda estamos falando de um sedã de quatro portas com entre-eixos generoso para os ocupantes e assoalho plano na traseira. Isto sem falar no design extremamente agradável da oitava geração do Civic, com linhas quase futuristas do lado de fora e interior muito bem configurado — com destaque para o painel em dois níveis que, no Si, tinha conta-giros analógico com fundo vermelho.

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Hoje em dia, já é possível encontrar exemplares do Civic Si à venda por menos de R$ 40 mil. Parece uma oferta tentadora, mas lembre-se de que estamos falando de um esportivo muito popular no Brasil (para um carro de produção limitada, claro), e que é comum que estes carros sejam levados ao limite com certa frequência. Os carros mais novos, originais e com quilometragem mais baixa costumam partir dos R$ 45 mil.

 

Também é importante observar que o potencial do motor K20, mesmo naturalmente aspirado, é enorme, e não é raro vê-los girando acima de 10.000 rpm depois de fuçados. Agora, por mais que a ideia de comprar um Civic Si já preparado seja bastante atraente (e não é impossível encontrar um por menos de R$ 50 mil), é importante checar a qualidade do serviço e a reputação da preparadora. Caso não queira arriscar, talvez o melhor seja caçar um exemplar original e relativamente pouco rodado — que, honestamente, já pode proporcionar bastante diversão e ainda ser usado no dia-a-dia.

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Foto: Mohamed Junior

Eis a nossa sugestão. Agora, queremos as de vocês! Qual é o carro mais bacana que um entusiasta pode comprar gastando entre R$ 40 mil e R$ 50 mil?