a coisa mais obvia do mundo e dizer que o motor e o coraçao de um carro mas e mentira de forma alguma e nao falamos apenas porque o carro nao anda sem ele mas porque boa parte do carater de um carro esta no motor — no desempenho no ronco e ate mesmo na filosofia de sua fabricante o motor tambem e uma das peças de engenharia mais complexas de um carro com materiais escolhidos a dedo e dimensoes cuidadosamente calculadas — tomando sempre o cuidado de deixar espaço para modificaçoes e aperfeiçoamentos no caso dos esportivos ainda toma se o cuidado de afinar o ronco que e grande parte da experiencia de se acelerar um carro de alto desempenho [youtube id= mxpb_9evhpo width= 620 height= 350 ] colocamos o pagani zonda barulhento ai em cima porque ele e a inspiraçao para nossa pergunta do dia de hoje qual e o motor mais incrivel fabricado ha bastante tempo no caso do zonda sao 25 anos seu v12 tem origem no mercedes benz m120 apresentado em 1992 o primeiro carro equipado com ele foi o mercedes benz s600 da geraçao w140 — sexta geraçao do topo de linha classe s fabricada entre 1991 e 1998 ja naquela epoca era um motor monstruoso com bloco de aluminio e comando duplo nos cabeçotes o v12 deslocava seis litros e entregava 394 cv tinha injeçao eletronica bosch diz se que ele era tao suave que dava para equilibrar uma moeda em do motor em funcionamento alias nao dizem da mesmo [youtube id= 03oylbjka5o width= 620 height= 350 ] os sedas cupes e conversiveis que usaram o mercedes benz m120 sao vistos como alguns dos melhores carros para se pegar a estrada — especialmente nas autobahnen alemas — porque alem de suaves possuem muito torque disponivel bem cedo no caso do w140 por exemplo os 59 1 mkgf ja aparecem as 1 800 rotaçoes no entanto o m120 ficou famoso mesmo em suas versoes de alto desempenho nao da para dizer que tudo começou no mercedes benz sl73 amg mas sem duvida ele e a segunda maior prova de que com o tratamento certo o v12 do classe s w140 pode ficar insano a gente falou recentemente no mercedes benz sl da geraçao r129 quando um belo exemplar do sl500 apareceu na nossa seçao de achados meio perdidos ha uns dias — um belo e imponente roadster com motor v8 de cinco litros e 326 cv mas nem de longe o s500 e a versao mais potente do r129 este posto fica com o sl73 amg [youtube id= v60jbw_9lnk width= 620 height= 350 ] para começar sao 7 3 litros de deslocamento conseguidos atraves de um belo aumento no curso dos pistoes e no diametro dos cilindros viu so por que os motores precisam ser concebidos ja pensando nas melhorias os componentes internos como as bielas eram substituidos por equivalentes de titanio e o resultado eram 525 cv e 73 6 mkgf de torque — suficientes para chegar aos 100 km/h em 4 8 segundos com maxima de 300 km/h e roncar feito um demonio so foram feitos 85 deles entre 1999 e 2001 e nao e dificil entender o motivo para ter um desses voce tinha que comprar um sl600 que vinha com o v12 de seis litros e 394 do w140 e entrega lo para a amg que fazia a conversao por us$ 50 mil — em dinheiro de hoje da uns us$ 70 mil ou aproximadamente r$ 286 mil por outro lado isto nao e nada perto do quanto custam os carros que ainda usam este motor isto porque na verdade eles sao supercarros o pagani zonda usou o motor m120 por todos os doze anos em que foi fabricado — nos contamos sua historia em dois posts aqui e aqui o que ja e impressionante por si so por mais que o carro tenha evoluido muito desde o inicio — o primeiro zonda tinha exatamente o mesmo motor de seis litros e 394 cv do classe s w140 enquanto o mais potente ja usava a versao de 7 3 litros preparada para render 760 cv — estamos falando do mesmo motor isto e bastante raro em motores de desempenho extremo usados em supercarros — normalmente eles sao desenvolvidos especialmente para o modelo e quando este sai de linha o motor tambem se aposenta com o zonda nao — as evoluçoes constantes que incluem componentes muito mais existentes garantiram que o zonda jamais deixasse de usar o m120 e ainda o passasse para seu sucessor o huayra — que alias acaba de receber uma versao biturbo do motor capaz de entregar nada menos que 800 cv isto sem falar nos outros carros que usaram o motor m120 alem do todo poderoso mercedes benz clk gtr que emprestou seu m120 de 750 cv para o pagani zonda r diversas preparadoras alemas deram um jeito de transforma lo em um carro ainda mais potente a brabus colocou uma versao de 7 3 litros e 580 cv em um sl600 modificado chamado brabus 7 3s na verdade eram 7 4 litros [youtube id= xlfmd91wce8 width= 620 height= 350 ] enquanto a carlsson criou o incrivel porem um tanto desconhecido rs74 le mans no caso o deslocamento era ampliado para 7 414 cm³ e a potencia chegava a 620 cv com 86 7 mkgf de torque e a capacidade de chegar aos 100 km/h em 4 9 segundos com maxima de 330 km/h com cambio manual de cinco marchas ah e o conjunto tambem estava disponivel na versao seda o c74 le mans da para imaginar que o m120 com tanto poderio oculto ainda sera produzido por algum tempo — ou ao menos enquanto horacio pagani estiver vivo e desenvolvendo supercarros o que finalmente nos traz de volta a pergunta de hoje qual e o motor longevo mais incrivel de todos os tempos vale lembrar que nos sabemos que existem motores de alto desempenho ainda mais longevos como o v8 chevrolet small block mas nos escolhemos o v12 do zonda exatamente por ser um motor que ja e fabricado ha bastante tempo nao apenas em termos gerais mas para um supercarro e tambem que nao queremos apenas motores de altissimo rendimento mas tambem de carros mais comuns que estao por ai ha varios anos ou mesmo decadas a caixa de comentarios e toda sua
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