nossa serie relacionando o preço o peso e a potencia dos modelos a venda no brasil vem fazendo um sucesso muito bacana e ainda temos muita lenha pra queimar com ela depois de falarmos de sedas medios suvs compactos hatchbacks medios dos carros com a melhor relaçao entre peso potencia e preço no geral e tambem das picapes medias vamos hoje com um dos segmentos de mercado mais importantes do brasil o dos compactos premium antes de mais nada vale uma looooonga explicaçao sobre o nome da categoria um belo dia o pessoal dos departamentos de venda das fabricantes viram carros que nao se enquadravam mais nos criterios de carro compacto com entre eixos ate 2 50 m mas que tambem nao chegavam a medios com entre eixos iguais ou maiores do que 2 60 m ate 2 80 m eles ate podem ter sido compactos mas foram crescendo podiam ter mudado de nome mas ele foi conservado por questoes mercadologicas o vw golf por exemplo nasceu com 2 40 m de entre eixos diante da dificuldade alguem veio com a ideia do nome compacto premium o mais correto talvez fosse compacto plus porque era um compacto com mais equipamentos ou mais espaço interno ou os dois e o nome acabou pegando pode acreditar nao fomos nos que inventamos a parada espie uma busca simples no google com o termo para ver o quanto ele se popularizou new fiesta e ka entram apesar dos 2 49 m de entre eixos porque ja sao tratados como compactos premium provavelmente mais por nivel de equipamentos que pelo tamanho do entre eixos mas e o citroen ds3 e o fiat 500 abarth e a audi a1 esses nos podemos chamar de hatchbacks de luxo ou hatchbacks compactos esportivos mas nao sao compactos premium vao alem dessa categoria de novo a confusao com o premium ne sim sabemos que e um nome ruim mas e o que o mercado escolheu e um termo correto em nossa opiniao nao ja que premium tem uma carga semantica que remete a luxo mas e algo que virou convençao e convençao a principio a gente respeita se voces ajudarem a gente muda a classificaçao para compacto plus ou supercompacto mas ai vao achar que e um compacto com motor forte ou sei la ajudem nos a inventar um termo mais correto que a gente passa a adotar por aqui a caixa de comentarios galera esclarecido o nome da categoria a ideia para quem acompanha a serie desde o principio e mostrar os modelos que cobram menos por carrocerias mais leves e motores mais potentes com o tempo talvez criemos tambem uma levando em conta o torque o 0 a 100 km/h e varios outros dados mas no momento vamos focar apenas nestes tres elementos foi o criterio que adotamos para todos os modelos a venda no brasil vale repassar o raciocinio por tras do levantamento que durou uma semana inteira para ser tabulado e que nunca termina sempre tem alguem que aumenta ou ate diminui preços o exemplo positivo desta vez veio da gm que reduziu os preços do onix nao admira que ele tenha passado o fiat palio em vendas na parcial de vendas deste mes de agosto por outro lado a fiat subiu seus preços voltando ao levantamento ele chegou aos 471 modelos e versoes que mencionamos no inicio sao os mais leves e mais baratos de cada carro a venda no brasil com cada um dos motores e das carrocerias que eles oferecem com os dados de peso potencia e preço de cada um consultamos engenheiros economistas e contadores atras da melhor formula que juntasse preço potencia e peso e a que eles nos sugeriram foi potencia/peso/preço ou mais tecnicamente potencia/peso /preço eis a calculadora que criamos para esta conta imaginamos como exemplo um carro de 200 cv 1 500 kg e r$ 90 000 o resultado da divisao da potencia pelo peso e disso pelo preço da 14 81 x 10e 7 ou 0 000001481 mas preferimos a forma reduzida quanto maior e o numero melhor e o equilibrio do carro entre os tres fatores experimente mudar a potencia para 500 cv vai dar 37 04 x 10e 7 otimo experimente agora diminuir o peso para 900 kg o resultado sera 24 69 se os demais valores continuarem os iniciais por fim diminua o preço para r$ 50 000 o indice pula para 26 67 percebeu pode brincar a vontade com a calculadora acima inclusive para ver como se saem os carros que voce anda considerando comprar a coisa nao esta facil para os modelos compactos como sao a porta de entrada do mercado eles sentem o baque quando a economia vai mal os compactos premium imediatamente acima na lista tambem nao tem vida facil apesar dos volumes expressivos de vendas que conseguem entregar a concorrencia entre eles tambem e feroz so com motores e carrocerias diferentes temos 23 versoes representadas por aqui por fim fazemos a mesma ressalva presente desde o principio o que apresentamos nao e nenhuma recomendaçao de compra ou coisa que o valha sao apenas os resultados matematicos e democraticos a nosso questionamento inicial eles nao levam em conta acabamento comportamento dinamico sensaçao ao dirigir nem itens de serie ou a falta deles so a melhor relaçao entre peso preço e potencia de acordo com nossos criterios desta serie os dez primeiros colocados entre os compactos premium do decimo para o primeiro sao… 10º honda fit dx 21 37 todo mundo se queixa do preço dos honda no brasil nem por isso a marca vende menos uma proeza que ela atingiu pela fama de robustez que conseguiu construir para seus produtos prova disso e o fit que ela anda com dificuldade de entregar pela demanda para o hr v mas que ainda vende bem a beça a versao de entrada a dx vem bem pelada mas e a segunda mais cara desta lista r$ 51 600 com cambio manual que quase nao e vendido no fit como ele conseguiu figurar entre os dez mais pelo peso relativamente baixo e pela boa potencia do 1 5 que o equipa a segunda maior entre os primeiros colocados mas teve carro que se saiu significativamente melhor 9º ford ka se 1 0 12v 21 43 preço e fundamental nessa lista se fosse o ka se 1 0 estaria nas cabeças nao aqui na rabeira os r$ 39 390 que a ford cobra de seu modelo de entrada compacto premium pelas dimensoes e pelo nivel de equipamentos e o terceiro mais baixo entre os dez primeiros colocados e o que mantem o ka 1 0 na briga apesar de seu 1 0 ser potente em relaçao ao dos concorrentes ele nao e exatamente leve com 1 007 kg com isso sua relaçao peso/potencia e a segunda pior dentre as destes dez carros com 11 85 kg/cv preço aqui foi decisivo exatamente o contrario do que acontece com o oitavo colocado 8º ford new fiesta se 1 6 16v 21 5 eis o carro mais caro entre os dez compactos premium mais bem colocados nessa serie o que salva o new fiesta e o motor mais potente entre seus concorrentes 128 cv apesar de ter 1 105 kg ele consegue a segunda melhor relaçao peso/potencia desta lista com 8 63 kg/cv se fosse depender de seu preço r$ 53 890 o new fiesta talvez nem estivesse por aqui 7º hyundai hb20 comfort 1 0 12v 21 75 o hb20 1 0 mais barato vendido a r$ 38 595 tambem e o mais barato entre os dez primeiros colocados e tambem e o mais leve com meros 953 kg isso compensa a relaçao peso/potencia mais alta da lista com 11 91 kg/cv e coloca o hyundai piracicabano em uma excelente setima colocaçao pelo menos considerando seu motor pequeno teve gente mais potente que nao chegou tao longe nem entre os dez primeiros 6º ford new fiesta s 1 5 16v 22 02 o equilibrio entre peso preço e potencia na versao s 1 5 do new fiesta foi maior que o da versao 1 6 o preço de r$ 46 790 e significativamente mais baixo em relaçao a potencia a terceira mais alta entre estes dez e o peso de 1 087 kg tambem nao chega a atrapalhar um merecido sexto lugar para o new fiesta 5º chevrolet onix lt 1 4 8v 23 06 a reduçao de preços fez muito pelo chevrolet onix atual campeao de vendas da marca ele so esta agora entre os dez primeiros modelos que melhor balanceiam preço peso e potencia porque ficou mais barato mesmo assim apenas na versao 1 4 que conta com 106 cv o preço ficou em r$ 45 150 o peso e de bons 1 018 kg 4º chery celer 23 1 quando se fala em modelos de preço baixo sempre aparece um chines e do jogo quem quer conquistar mercado precisa apelar para preço e o do chery celer primeiro chines fabricado no brasil mais especificamente em jacarei no interior de sao paulo e o segundo mais baixo entre os dez primeiros colocados seu motor tem uma potencia razoavel com 109 cv e um 1 5 mas ele e pesado a beça 1 210 kg isso joga sua relaçao peso/potencia la para cima com 11 1 kg/cv era para o celer ter se dado bem por aqui mas o chines gostou da comida brasileira e descuidou da balança 3º renault sandero expression 1 6 8v 23 2 o sandero 1 0 nem apareceu entre os dez primeiros colocados culpa de seu motor o peso do 1 6 em 1 055 kg mostra que o renaut teria chances de ter se classificado melhor se sua versao 1 0 tivesse motor mais forte vendido a r$ 43 310 o 1 6 tem preço intermediario entre os extremos desta lista o motor com 106 cv tambem nao o destaca o peso no caso do modelo paranaense e a explicaçao para a excelente terceira colocaçao 2º ford ka se 1 5 16v 25 08 o melhor representante da ford nessa lista e o ka se 1 5 a potencia de 110 cv aliada ao peso de apenas 1 018 kg deu ao carro uma boa relaçao peso/potencia de 9 25 kg/cv mas foi o preço de r$ 43 090 que garantiu que a versao nao pesasse a mao na hora da venda nao e o mais barato da lista mas e o quarto mais baixo entre os dez suficiente para o segundo lugar do compacto premium mundial desenvolvido no brasil mas faltou potencia para chegar na primeira posiçao 1º hyundai hb20 comfort plus 1 6 16v 27 1 o hyundai hb20 tambem pesa pouco com o motor 1 6 sao apenas 1 000 kg mas aliados a um motor de 128 cv a maior potencia entre os dez primeiros colocados desta lista ainda que o preço seja salgado r$ 47 235 a relaçao peso/potencia de 7 81 kg/cv nao deu chance a nenhum dos concorrentes ainda que tenha volante leve demais em altas velocidades o hb20 1 6 e o compacto premium que melhor equilibra peso potencia e preço para ver a posiçao de todos os compactos premium que entraram nesse ranking as versoes mais leves e mais baratas para cada motor oferecido na linha confira a tabela abaixo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.