pode se orgulhar por ter nascido no brasil por aqui todo mundo aprende a dirigir carros com cambio manual algo que ainda e relativamente comum em varios paises da europa mas esta cada vez mais raro nos eua por exemplo por la o cambio manual e algo mais entusiasta so quem curte mesmo carros e o ato de dirigir e que se dedica a aprender a controlar um pedal de embreagem a sair em uma rampa sem deixar o carro morrer a usar o freio motor a escolher a melhor marcha para cada situaçao [gt40 content search= pick up widget= 1 title= pesos pesados ] para quem esta aprendendo a dirigir sao coisas desafiadoras mas sabe o que e realmente desafiador dirigir um caminhao com cambio manual de 18 marchas sim dezoito no video abaixo podemos ver a operaçao extremamente complicada de tres alavancas de cambio em um kenworth w900l caminhao que começou a ser fabricado nos anos 60 e segue em linha ate hoje ele pode ser equipado com transmissoes de 10 13 ou 18 marchas no inicio o motorista opera apenas duas alavancas tirando as duas maos do volante diversas vezes a partir dos 5 30 mais ou menos a terceira alavanca entra em açao e a gente nao consegue deixar de se perguntar como o cara aprendeu todos os movimentos e suas diferentes combinaçoes e atordoante [youtube id= 8leyatvvq4g width= 620 height= 350 ] que diabos esta acontecendo ali qual e a destas alavancas enormes e distantes do volante exigindo que o caminhao fique perigosamente solto quando o motorista tira as duas maos do volante sera que todo caminhoneiro americano precisa fazer isto estamos aqui para tentar esclarecer estas respostas primeiro vamos falar sobre este padrao de marchas labirintico seria este o esquema de marchas deste caminhao na verdade nao trata se de uma piada criada por ed big daddy roth sim o pai do rat fink e icone da kustom kulture para estampar camisetas e outros itens o verdadeiro padrao de marchas desse tipo de caminhao e bem convencional e voce vai entender ao longo deste post voce ja deve ter visto alguem dirigindo um caminhao fnm pessoalmente ou pela internet estes classicos usavam uma alavanca de cambio comum em h com quatro marchas e outra menor que ficava no console central e era conhecida como bigode para cambiar era preciso alternar entre as marchas comuns e as reduzidas movendo o bigode com a mao esquerda enquanto o cotovelo esquerdo segura o volante a mao direita opera a outra alavanca e as vezes os braços se cruzam por isso o termo cruzar marchas e tao utilizado pelos entusiastas do feneme como se costuma dizer com as marchas normais e as reduzidas um fnm efetivamente tem oito marchas mais a marcha a re [youtube id= kte3lykatwc width= 620 height= 350 ] o sistema de um kenworth w900 vai um passo alem mas o principio e o mesmo estes cambios sao comuns em caminhoes de outras fabricantes como mack e peterbilt e sao produzidos pela eaton fuller a alavanca tem cinco posiçoes como em um cambio manual de cinco marchas no entanto cada posiçao tem quatro relaçoes diferentes controladas por uma combinaçao de botoes e mudanças de posiçao resultando em um total de 18 marchas e mais facil de entender observando o esquema de marchas quando voce estava começando a dirigir deve ter aprendido que a principal funçao da primeira marcha e tirar o carro da imobilidade ainda que com um carro 1 0 a primeira marcha tambem seja essencial para subir ladeiras muito ingremes no caso do caminhao esta e a funçao da marcha lo que tem este nome porque e a marcha com relaçao mais curta [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] ha dois botoes na alavanca de cambio range e hi/lo o primeiro serve para alternar entre as marchas 1 a 4 e 5 a 8 enquanto o segundo controla a reduzida de cada uma destas marchas para tirar o caminhao da imobilidade e preciso deixar os dois botoes em lo pisar na embreagem e engatar o cambio na posiçao lo nesse caso o caminhao esta usando todo o seu torque para começar a se mover o que acontece a mais ou menos 2 km/h sim bem devagar [youtube id= zqfdpfzth4g width= 620 height= 350 ] para engatar a primeira marcha a primeira de verdade nao a lo e preciso posicionar o seletor em hi apertar o pedal da embreagem posicionar o seletor em lo pisar novamente na embreagem colocar o cambio na posiçao neutra soltar a embreagem e pisar de novo e preciso fazer este movimento que se chama double clutching explicamos isso aqui porque as engrenagens do cambio nao sao sincronizadas ai coloca se a alavanca de cambio na posiçao 1/5 onde ficam a 1ª e a 5ª marchas e so ai a marcha 1 lo estara engatada e o caminhao começara a andar de verdade a partir dai a coisa fica um pouco mais intuitiva repete se o processo para trocar para as marchas 2 lo 2 hi 3 lo 3 hi 4 lo e 4 hi para engatar as marchas de 5 lo em diante e preciso posicionar o botao range em hi e começar o processo novamente nao e possivel pular marchas entao a cada troca o botao hi/lo e acionado ok flatout mas e as tres alavancas voce deve estar se perguntando agora que voce sabe como um cambio desses funciona e mais simples de entender trata se de um kit vendido pela companhia americana 4 state trucks que substitui os dois botoes por duas alavancas adicionais a alavanca do meio e a principal que troca as marchas a alavanca da esquerda e a alavanca que alterna entre as posiçoes de cada uma das marchas lo e hi enquanto a da direita e a alavanca range que alterna entre as marchas 1 4 e 5 8 Β ela e usada com menos frequencia e por isso fica mais longe nao e algo pratico trata se de uma perfumaria bastante popular entre os entusiastas de caminhoes modificados justamente por tornar o ato de mudar marchas mais interessante de se ver e mais complicado e perigoso tambem dando uma olhada em comentarios na internet notamos que os caminhoneiros mais old school nao curtem muito o sistema original da eaton fuller e mais pratico e eficiente mas a habilidade necessaria para operar tres alavancas e impressionante isto nao da para negar
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