A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Pergunta do dia

Qual é a música que te deixa com mais vontade de pisar fundo?

Sim, você sabe do que estamos falando: existe sempre aquela música que, por alguma razão, deixa seu pé direito mais pesado, seus reflexos mais afiados (pelo menos esta é a impressão) e seus instintos, mais selvagens. Seja rock, metal, eletrônica ou qualquer outro estilo, diz aí: qual é a música que te faz dirigir mais rápido?

Antes de nos puxar a orelha por estimular direção perigosa ou algo do tipo, veja lá: a influência da música sobre o comportamento dos motoristas é tema de pesquisas científicas há muito tempo. Por exemplo, este estudo realizado em 2002 pela Universidade de Ben-Gurion, em Israel, colocou 28 estudantes que dirigiam há no mínimo 7 anos para escutar vários tipos de música ao volante de um simulador.

O resultado mostrou o seguinte: ao ouvir músicas mais rápidas (até 120 batidas por minuto), os estudantes tinham o dobro da tendência a furar o sinal vermelho do que o normal. Eles também se envolviam em acidentes com o dobro da frequência. A explicação para o fenômeno é que músicas mais rápidas e envolventes aceleram o coração do motorista e os levam a prestar mais atenção na música do que na estrada.

No mesmo tema mas com objetivo oposto, um estudo mais recente (2012), conduzido pela Universidade Metropolitana de Londres, mostrou que certas músicas são capazes de induzir motoristas a uma direção mais responsável e segura, pois minimizam os batimentos cardíacos para cerca de 60-80 bpm. Músicas como “The Scientist”, do Coldplay, “Karma Police”, do Radiohead e “I Don’t Wanna Miss a Thing”, do Aerosmith, integram a lista de músicas mais seguras para dirigir.

Independentemente do estilo, contudo, é sabido que qualquer tipo de música afeta o modo de direção de quem a ouve. Sendo assim, nós queremos saber qual é a música que te faz acelerar com mais vontade. A redação do FlatOut! separou três sugestões para começar — em comum, todas são de rock pesado e falam, cada uma a seu modo, sobre carros (isso foi coincidência):

“Jesus Built My Hotrod”, do Ministry — Juliano Barata

“Shift Kicker”, do Fu Manchu — Leo Contesini

“Fuel”, do Metallica — Dalmo Hernandes

Naturalmente, nem só de rock vive o gosto musical dos entusiastas. Por isto, não se acanhe: tire da manga suas melhores cartas e responda: qual é a música que faz o motor no seu peito queimar ainda mais rápido o combustível que corre nas suas veias?

[ Sugestão de post: Carlos Henrique Garcia e Guilherme Bogossian ] 

Matérias relacionadas

Quais são os carros mais legais que você pode comprar com R$ 15-20 mil?

Dalmo Hernandes

Qual foi o carro conceito que mais frustrou suas expectativas quando foi parar nas ruas?

Dalmo Hernandes

Quais são os carros mais icônicos da série Grand Theft Auto?

Dalmo Hernandes