A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Pergunta do dia

Qual é o acidente mais violento e impressionante capturado em vídeo?

A corrida inaugural da Formula-E pode ter representado o início uma nova era no automobilismo com todas as novidades tecnológicas que a categoria envolve, mas uma coisa ainda não mudou: acidentes assustadores e impressionantes como o sofrido por Nick Heidfeld no fim da prova (veja mais neste post do FlatOut). Algumas coisas nunca vão mudar. Por isso achamos que seria uma boa hora para perguntar a vocês qual foi o acidente mais impressionante registrado em vídeo?

Vamos começar com a nossa escolha: a pancada violentíssima de Robert Kubica no GP do Canadá de 2007.

Na volta 27 o piloto polonês se aproximava do grampo quando tocou o Toyota de Jarno Trulli e em seguida bateu em um ressalto na grama que levantou o bico de seu Sauber BMW. Com o carro no ar Kubica não conseguiu frear nem esterçar e acabou batendo no muro de concreto a 300 km/h a um ângulo de 75 graus — o que resultou em uma desaceleração de impressionantes 28g.

Por este ângulo, filmado das arquibancadas é possível ter uma noção real da velocidade do acidente

Depois deste primeiro impacto, o Sauber de Kubica atravessou a pista capotando até parar no muro externo da curva. Quando o carro finalmente parou, sobraram somente a célula de sobrevivência e o conjunto de motor e câmbio, com uma única roda pendurada. Os pés do piloto ficaram expostos com a quebra do bico e da ponta do cockpit.

6686820027_2880028927_o

Kubica estava consciente quando foi removido do carro e não aparentava ter sofrido ferimentos ou lesões. Ele foi conduzido ao centro médico e mais tarde ao hospital, onde descobriu-se que ele havia sofrido uma concussão leve e uma torção no tornozelo. Ele passou a noite em observação e saiu do hospital no dia seguinte.

Por precaução dos médicos ele foi proibido de disputar o GP dos EUA daquele ano, e foi substituído por Sebastian Vettel. Na etapa seguinte, GP da França, ele já estava de volta ao grid e terminou a prova em quarto lugar. No GP do Canadá do ano seguinte, ele conquistou sua primeira (e única) vitória na F1.

Agora é com vocês. Pesquisem aí no HD cerebral e respondam: qual é o acidente mais violento do automobilismo capturado em vídeo?

 

Matérias relacionadas

Carros dos anos 90: quais são os modelos que estão se tornando objeto de colecionador?

Dalmo Hernandes

Quais são os carros mais legais que você pode comprar com R$ 20-25 mil?

Dalmo Hernandes

Qual é o stance   mais fodástico de todos os tempos?

Dalmo Hernandes