se voce acompanhava o antigo top gear talvez se lembre de um episodio o sexto da decima temporada exibido em novembro de 2007 em que james may avalia o alfa romeo 159 substituto do belissimo 156 que havia acabado de ser apresentado o desafio era nao usar palavras cliche que normalmente sao associadas a carros italianos para descrever o 159 — coisas como alma e paixao por exemplo e foi complicado por mais que voce seja daqueles que acreditam que um carro e acima de tudo uma maquina feita com engenharia precisao e conhecimento tecnico; e nao goste de associar um veiculo a emoçoes ou caracteristicas humanas e praticamente impossivel nao faze lo com os carros italianos [youtube id= mov4a_nfswy width= 620 height= 350 ] ainda mais com um alfa romeo claro nao sao todos os carros italianos que merecem um discurso de alguns minutos exaltando suas formas o ronco do motor e a voracidade com que devora curvas em estradas nas montanhas arrematado com algumas linhas a respeito de alma paixao e sensualidade alguns sao classicos por outras razoes e a gente ja vai falar disso mas vamos prosseguir com nosso pensamento o tema e qual e o carro italiano mais iconico que ja existiu voce ja parou para pensar em como existem supercarros italianos claro ha os americanos como o dodge viper ou o ford gt os britanicos como o jaguar xj220 alemaes como o porsche carrera gt e os japoneses como o lexus lfa mas estes carros sao meio que exceçoes — precisamos ate de um certo esforço para lembrar dos exemplos de supercarros para estes paises agora supercarros italianos estes existem aos montes a italia e praticamente a terra dos supercarros red barchetta nao ha uma razao bem definida para que a italia seja um celeiro de superesportivos seria a geografia local com estradas sinuosas nas montanhas e belissimas paisagens para ouvir embalado pelo ronco de um v12 talvez o fato e que na decada de 1950 uma equipe chamada scuderia ferrari começou a fabricar carros de rua para financiar sua equipe de corrida eram em essencia bolidos de competiçao transformados em esportivos para uso civil com carrocerias projetadas e construidas por empresas especializadas as famosas carrozzerias acabamento muito mais luxuoso e uma experiencia totalmente purista com o passar das decadas a ferrari se tornou referencia na fabricaçao de esportivos de rua com alma de carros de corrida nao vamos dizer que eles inventaram os supercarros ate porque ja contamos a historia do primeiro supercarro neste post relembrando na definiçao moderna de supercarro o primeiro de todos foi o lamborghini miura que trouxe carroceria em forma de cunha dois lugares e motor central traseiro e a lamborghini que talvez seja a outra maior fabricante de supercarros da italia seus donos sao alemaes mas vamos fingir que nao sabemos so existe porque seu fundador ferruccio lamborghini quis provar a enzo ferrari que era capaz de fabricar esportivos melhores que os dele e a gente sabe como os italianos levam a serio este tipo de disputa de qualquer forma desde entao outras dezenas de fabricantes de supercarros apareceram — cizeta de tomaso e pagani so para citar alguns fabricantes de automoveis mais comuns tambem davam uma chance aos esportivos mais exoticos de tempos em tempos o alfa romeo disco volante ai em cima e uma prova aproveitando o aguçado senso estetico italiano para dar vida a criaçoes impressionantes alias a italia e a terra natal de muitos dos maiores designers automotivos do planeta como marcello gandini giorgetto giugiaro walter de silva e sergio pininfarina paralelamente a italia tambem e conhecida por seus carros compactos como diversas outras naçoes a italia precisou reerguer sua economia depois da segunda guerra mundial e entre suas prioridades estava motorizar novamente o pais um dos mais famosos frutos desta necessidade e o fiat 500 classico de 1957 um compacto com uma carinha simpatica motor de dois cilindros na traseira e acomodaçao surpreendente confortavel para quatro adultos ele se tornou um classico e deu inicio a tradiçao italiana de criar bons carros pequenos que revolucionam no design na mecanica e no aproveitamento de espaço alias sao carros que precisam ser pequenos por fora e grandes por dentro — basta dar uma olhada em qualquer cidade medieval italiana para entender o motivo as ruas sao estreitas e as leis de transito sao meras sugestoes quanto menos espaço voce ocupar com seu carro menores sao as chances de arrumar encrenca e os carros pequenos ainda sao bem estilosinhos diz ai o mais bacana e que os italianos parecem curtir igualmente estes dois extremos quando voce ve uma daquelas provas de subida de montanha que sao tao populares nas cidadezinhas da peninsula o que se tem sao carros pequenos preparados dividindo asfalto com maquinas que ja nasceram para ser rapidas e o espetaculo proporcionado por ambos e igualmente apelativo aos olhos de um entusiasta de qualquer forma o que a gente quer e saber o seguinte qual e o carro italiano mais emblematico de todos os tempos a formula voce ja sabe agora nos de sugestoes
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.