O prazer de dirigir um carro conversível é único: o vento nos cabelos, o ronco invadindo a cabine, olhar para cima e ver o céu… são clichês, mas são verdadeiros. Pena que, no Brasil, não há tantas opções de conversíveis para escolher. Ou temos? Para responder a esta pergunta, queremos a ajuda de vocês.
O Mazda MX-5 Miata é um carro japonês, mas faz um sucesso absurdo nos EUA. Ele é leve, barato, potente na medida certa, tem tração traseira e se comporta com muita espontaneidade nas curvas, além de não ter muita frescura. Mesmo com os recursos tecnológicos que ele ganhou a cada geração desde que foi lançado em 1989, ele continua tendo foco no essencial: o prazer ao volante. É o legítimo fun car de fábrica.
O fato de ser um conversível só amplifica todas estas características e o tornam um carro ainda mais orgânico, porque toda a experiência sensorial de dirigir fica ainda mais intensa. O resultado é que, se você quer um esportivo barato exclusivamente para se divertir ao volante, basicamente só há uma resposta: Miata.
O mais legal é que, ainda que seja um sucesso absoluto entre os usados, o Miata novo também jamais sofreu com baixas vendas — pelo contrário. Para comemorar os 25 anos do modelo, a Mazda lançou a edição limitada 25th Anniversary Edition. Cem unidades, todas na cor vermelha com teto rígido preto, além de modificações no motor 2.0 de 167 cv, foram fabricadas e colocadas para pré-venda. As 100 primeiras encomendas poderiam escolher entre câmbio manual ou automático, e quem escolhesse a primeira (esperamos que todas) também levaria amortecedores Bisltein — e todos também ganhariam um relógio Tourneau com emblemas especiais e pulseira preta com costuras vemelhas.
Mazda Miata 25th Anniversary Edition: a carinha de “ei, cara, ‘bora acelerar!?” é de série
Para se ter uma ideia, 100 pessoas fizeram suas encomendas e esgotaram a edição limitada em uma hora. É o poder de um conversível feito para entusiastas apaixonados — dispostos a pagar US$ 33 mil (R$ 73 mil) pela série especial — US$ 10 mil a mais do que o modelo básico.
Infelizmente, aqui no Brasil não temos uma opção à altura — um conversível que pode ser comprado novo, por um preço razoável, com foco na diversão do motorista. Existem vários importados, mas não são exatamente o que chamamos de acessíveis. Contudo, certamente existem boas opções no mercado de usados, tanto nacionais quanto importadas, e é delas que estamos atrás.
Queremos saber: qual é o conversível usado mais legal que se pode comprar no Brasil? Não vamos dar pistas e também não há valor mínimo ou máximo — você sabe que eles existem e estão por aí, esperando para serem comprados.
[ Fotos: Ethan Caldwell, Mazda ]