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Pergunta do dia

Qual é o primeiro carro ideal para um gearhead?

Sabemos que muitos aqui tiveram seu primeiro contato com o volante mais cedo, mas o fato é que só se pode dirigir legalmente aqui no Brasil depois de completar 18 anos. E, junto com a carteira de motorista, vem o desejo (ou necessidade) de comprar um carro. Seu primeiro carro. Mas qual escolher?

A compra do primeiro carro é uma das mais importantes da vida de qualquer gearhead — e uma das mais difíceisl também. Normalmente, a demanda é por um carro prático, econômico e que não tenha uma manutenção absurdamente complicada, mas você também não vai querer um mero meio de transporte, um eletrodoméstico com quatro rodas e um volante.

Você finalmente vai se tornar um ser humano motorizado e precisa escolher bem, afinal este vai ser o carro do qual você mais lembrará nos próximos anos. É o seu primeiro carro, cara! É preciso cultivar lembranças boas. Tem que ser especial.

Para isso, talvez você tenha economizado por alguns anos, e agora pode finalmente comprar seu carro usado — ou até meio velhinho. Ou talvez tenha condições um pouco mais favoráveis e possa comprar/ganhar algo mais novo, ou até mesmo 0km. Não faz tanta diferença — o que importa é que, nos dois casos, existem boas sugestões para quem precisa de um carro simples e barato, mas que não deixe de te divertir — em todos os sentidos. Não é uma missão impossível, como provam o Chevrolet Chevette e o Volkswagen Gol.

 

Chevrolet Chevette

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Se os EUA têm o Mazda Miata, no Brasil o posto de “carro com motor dianteiro e tração traseira, barato e que se acha em qualquer canto” fica com o Chevrolet Chevette. Baseado no Opel Kadett C. Ele é barato (dá para comprar um bem bacana por cerca de R$ 5.000), o Chevette pode ser encontrado aos montes por aí e tem mecânica simples e eficiente: quatro-cilindros longitudinal, câmbio manual e tração traseira (você não vai achar e nem vai querer um Chevette com câmbio automático de três marchas, pode apostar), perfeita para te ajudar a aprender noções básicas de mecânica.

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Ele tem várias opções de carroceria (a família incluía uma perua, um hatch, um sedã de duas ou quatro portas e até uma picape), era razoavelmente prático (embora o porta-malas do hatch não fosse dos maiores e o enorme túnel do sistema de transmissão ocupasse mais espaço na cabine do que o desejável. E tem potencial para ficar bem bonito com as modificações certas (lembrando que o visual original também não é nara ruim).

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Boa sorte ao procurar um desses por R$ 5.000…

Ao comprar um Chevette, você faz algumas concessões (principalmente em conforto, equipamentos e segurança), mas preenche boa parte dos requisitos de um bom primeiro carro para um gearhead.

 

Volkswagen Gol

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Se você não for tão graxeiro assim e puder gastar mais dinheiro, comprar um carro zero-quilômetro. Talvez não seja a opção mais racional — todos sabem que é possível comprar um semi-novo mais equipado pelo preço de um zero km básico —, mas você tem todo o direito de querer ser o primeiro dono de um carro, ainda mais se for seu primeiro carro! Certamente é uma das sensações mais gostosas do mundo, custo-benfício de lado.

Vamos supor que você esteja pensando em um popular 1.0 — praticidade, economia e mecânica simples por um preço razoável. Talvez não seja novidade para você que, nesta categoria, um dos nossos favoritos é um velho conhecido: o Volkswagen Gol.

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Botões no volante e câmbio i-Motion meramente ilustrativos

Sua terceira e atual geração, lançada em 2008, rompeu de uma vez por todas com a antiga plataforma que remontava aos anos 70, ganhou motor transversal, design totalmente renovado e, com isso, se tornou um carro muito melhor. A plataforma, baseada na do Volkswagen Polo, é detentora de um ótimo comportamento dinâmico para tração dianteira. Some a isto o bom acabamento do interior, a posição de dirigir mais baixa e esportiva e a ergonomia impecável e o motor torna-se um coadjuvante na receita de um popular entusiasmante.

Além disso, a reestilização de 2012 o tornou mais parecido com os VW europeus, alinhando-o com a identidade visual da marca — meio cansada, mas ainda assim muito agradável.

Agora, sabemos que entre um antigo Chevette e um Gol 0km, existem várias boas opções para o primeiro carro de um gearhead, e que você conhece várias delas. Ou talvez você discorde totalmente de nós e tenha sugestões que considera muito melhores que as nossas. Em ambos os casos, queremos saber: para você, qual é o melhor primeiro carro para gearheads como nós?