certo na primeira parte desta serie a gente viu que o conceito de esportivo para um carro acabou abrangente e relativo muita coisa que hoje e criticada por parte do publico por supostamente nao ser um legitimo esportivo seria uma unanimidade se tivesse sido lançado com a mesma receita mas na epoca das atuais unanimidades eu ainda provoquei o publico perguntando se uma picape ou um suv nao podem ser esportivos legitimos — a ironia e que eles podem e eles podem porque ha um precedente que serve de referencia para que eles sejam considerados esportivos https //flatout com br/qual a receita de um esportivo de verdade/ o que causa confusao nesta discussao e a condiçao dos proprios carros atualmente nao por que um kwid pode ser mais rapido que um willys interlagos mas por causa dos tipos de carro que existiam na epoca como eles eram vistos e utilizados e como os termos foram adaptados aos novos tipos e usos de carros que surgiram ao longo dos anos trajes e carros voce certamente ja ouviu a expressao traje esporte essa expressao tem sua origem no sportswear um estilo de traje que era basicamente o que se usava para praticar esportes no inicio do seculo xx a partir dos anos 1920 e 1930 os estilistas americanos propuseram que esse tipo de traje fosse usado tambem para situaçoes mais informais do dia a dia em nome da praticidade e conforto so que a evoluçao tecnologica da industria textil levou os trajes para a pratica esportiva para um outro caminho — especialmente a medida em que as modalidades esportivas se profissionalizavam acredite houve um tempo em que o esporte era 100% amador isso deu origem as roupas esportivas modernas quase sempre feitas de tecidos sinteticos tramados para eliminar o suor com mais eficiencia e trazer mais conforto aos esportistas [caption id= attachment_353220 align= aligncenter width= 1280 ] tenistas e sua roupa esportiva nos anos 1920[/caption] mas ai o jovem adulto nascido em 2005 recebe um convite para um evento no qual consta que o traje recomendado e o traje esporte fino ou sport chic uma camiseta de poliester com uma calça de poliamida e um tenis de corrida formam um traje esportivo nao afinal sao roupas designadas para a pratica de esportes mas por uma questao de tradiçao o codigo de vestimenta manteve a terminologia classica um traje esportivo e a versao moderna do tipo de roupas que se usava para praticar esportes quando esta terminologia surgiu com os carros e a mesma coisa para muita gente os mais jovens especialmente os carros esportivos sao aqueles que passam dos 300 km/h que levam so duas pessoas que tem so duas portas chassi e carroceria baixa carros proximos dos carros de corrida mais avançados so que o nome carro esporte surgiu em outra epoca e por uma questao cultural continuamos chamando de carro esporte os carros com caracteristicas semelhantes aos daqueles primeiros carros esporte e a mesmissima coisa o passado como referencia para orientar o presente um dos primeiros esportivos ao menos considerando os carros projetados com esta finalidade foi o tatra rennzweier ele tinha dois lugares com o motorista posicionado mais alto que o co piloto/mecanico era despido de qualquer coisa que nao servisse para seu proprio funcionamento/operaçao e tinha centro de gravidade mais baixo ele estabeleceu a receita basica de todo esportivo frugalidade cg baixo e claro um motor possante no caso era um motor benz de 9hp capaz de leva lo aos 80 km/h henry ford tambem estava la seu famoso sweepstakes foi criado especificamente para uma corrida contra alexander winton nos arredores de detroit em meados de 1901 enquanto o winton bullet era um carro relativamente comum o ford sweepstakes era baixo leve e potente — ainda que o piloto o proprio henry ford no caso ficasse em posiçao elevada os dois sao considerados os primeiros esportivos americanos a essencia do carro esporte contudo esta em um modelo lançado no mesmo ano da corrida americana porem na alemanha era o mercedes 35 hp o primeiro modelo daimler batizado com o nome mercedes uma homenagem a filha do idealizador/comprador/distribuidor do carro emil jellinek emil jellinek era um magnata austro hungaro que entre outras coisas distribuia os carros e motores da daimler na riviera francesa onde vivia ele tambem corria com alguns destes carros mas todos eram adaptaçoes de modelos de passeio chamados touring cars entre eles o daimler phoenix esse ai abaixo com o phoenix jellinek venceu todas as corridas mas ainda nao era suficiente para ele era preciso ter algo mais rapido e mais agil e mesmo nao sendo engenheiro sabia que isso era possivel alem disso vencendo as provas ele mostrou a dmg que as corridas eram uma boa forma de propaganda para os carros foi por isso que no ano seguinte em 1900 jellinek convenceu maybach e o filho de gotlieb daimler paul que ocupou o lugar do pai gravemente doente a inscrever um phoenix mais potente na prova de subida de montanha de nice la turbie eles tambem decidiram que o piloto naquela corrida seria wilhelm bauer um operario da dmg que tambem foi seu primeiro piloto de testes nessa corrida que eles descobriram que o carro era muito pesado para competiçoes — e foi da pior forma possivel na primeira curva bauer perdeu o controle do carro e tombou contra uma rocha e morreu no dia seguinte no hospital jellinek nao aliviou o discurso e afirmou que a culpa pelo acidente nao fora de bauer e sim do projeto do phoenix a dmg decidiu se retirar das competiçoes mas jellinek insistiu que elas eram necessarias para vender carros ele reforçou a questao do projeto do carro e graças a sua experiencia nas corridas percebeu algumas caracteristicas dinamicas instintivamente jellinek notou que carros curtos e com motores potentes sao naturalmente instaveis e acreditava que se o carro fosse alongado ganhasse bitolas mais largas e motor instalado em posiçao mais baixa e centralizada ele seria mais estavel e poderia ir mais rapido por coincidencia paul daimler e maybach haviam estudado soluçoes semelhantes mas a dmg ainda estava convencida de que voltar as corridas seria um tiro no pe devido a publicidade negativa causada pela morte de bauer jellinek por sua vez estava convicto que voltar a correr era a decisao certa e fez uma proposta irrecusavel ele ofereceu 500 000 marcos de ouro algo como 3 milhoes de euros em 2023 para que a dmg desenvolvesse um carro novo em troca ele compraria 36 unidades do modelo havia apenas tres condiçoes ele precisaria ter as especificaçoes ditadas por jellinek entre eixos mais longo bitolas mais largas motor de 35 cv centro de gravidade mais baixo e igniçao eletrica ele seria vendido exclusivamente por jellinek e ele seria batizado com o nome de sua filha mercedes a dmg pensou muito a respeito da proposta mas diante das incertezas economicas da epoca eles toparam todas as exigencias de jellinek assim nasceu nao apenas o primeiro mercedes da historia mas tambem o primeiro esportivo produzido em serie note que ele tem a receita que ate hoje e seguida por todo carro de turismo que acaba transformado em esportivo ou simplesmente dos carros que nascem esportivos uma grande viagem so que este e apenas o começo da historia depois do mercedes 35hp e do simplex sua evoluçao surgiram diversos fabricantes e modelos de esportivos como os alfa romeo talbot lago bugatti mg austin healey sempre seguindo a mesma receita elaborada por emil jellinek nos anos 1900 com a evoluçao tecnologica de novo estes conceitos passaram a ser implementados em carros mais sofisticados que os velhos esportivos os carros passaram a ter cabines fechadas ja nos anos 1910 e elas se tornaram um padrao nos anos 1920 depois os novos materiais e tecnicas de construçao tornaram os carros mais confortaveis e aerodinamicos — lembre se que foi nos anos 1930 que surgiu a construçao em monobloco e os primeiros modelos desenhados pelo vento um carro esporte ainda era coisa para gente rica como emil jellinek mas nem toda gente rica queria um carro esporte para dirigir rapido por ai entao entre o fim dos anos 1920 e o inicio dos anos 1930 a industria começou a adotar as caracteristicas esportivas nestes modelos mais sofisticados criando o que conhecemos como gra turismo ou gt [caption id= attachment_353232 align= aligncenter width= 1280 ] acredite isso e um alfa romeo 6c gt[/caption] os grand tourers foram batizados com inspiraçao no tradicional grand tour um tipo de viagem ao redor da europa normalmente com destino a italia feita pelos jovens adultos das classes altas da propria europa e da america do sul era uma especie de rito de passagem para a vida adulta o jovem saia para conhecer o mundo no inicio estas viagens eram feitas em navios e carruagens mas com o advento da locomotiva e sua rapida evoluçao elas passaram a ser feitas sobre trilhos voce pode ver isso em classicos da cultura popular como morte sobre o nilo assassinato no expresso oriente ou mesmo em a volta ao mundo em 80 dias o surgimento do carro ainda nao foi suficiente para que as grand tour fossem feitas ao volante — afinal as rodovias e estradas so se tornaram o que conhecemos hoje a partir dos anos 1920 nos anos 1950 contudo com a prosperidade economica da europa e dos eua apos a guerra a ideia de se comprar um carro para fazer longas viagens a moda antiga se tornou atraente e como voce faz um carro destes eu gosto da definiçao do editor da revista classic cars sam dawson um carro capaz de cruzar um continente em alta velocidade sem perder o conforto e ainda assim envolver o motorista se ele assim desejar a ideia e que o motor seja capaz de andar nos limites mais elevados de velocidade sem inconvenientes nem perda de potencia util que o espaço interno seja suficiente para ao menos dois ocupantes com sua bagagem e ainda ter espaço disponivel o projeto do carro deve ser por fora e por dentro voltado ao controle total do motorista e a suspensao e acerto de chassi devem fornecer um comportamento dinamico adequado em todo tipo de estrada durante as viagens note que ele mantem alguns elementos da receita basica dos esportivos primitivos como o motor potente e o envolvimento do motorista com o carro — aqui por meio do acerto dinamico e controles voltados ao motorista era o melhor dos dois mundos voce tinha o desempenho dos carros de corrida sem abrir mao do conforto dos carros de passeio convencionais entao qual a receita notou que o carro esporte original evoluiu para o gt muito por causa da evoluçao tecnologica mas tambem por causa das mudanças socio culturais pois bem voltemos aos trajes esportivos o que era considerado esportivo acabou se transformando no atual esporte fino e o novo esportivo se tornou o casual — sim calça de sarja camisa polo e tenis por exemplo a mudança nos carros foi semelhante embora inversa enquanto as roupas ficaram mais simples os carros ficaram mais confortaveis possantes e tecnologicos um carro dito popular hoje tem mais equipamentos que um mercedes benz classe s de 1979 tambem surgiram mais categorias de automoveis enquanto nos anos 1900 so havia utilitarios e carros de turismo — e ai o carro esporte se diferenciava de todos porque nao era um utilitario nem um carro usado para as tarefas cotidianas ou familiares — nos anos 2020 praticamente todos os nichos ja foram explorados pela industria a definiçao de esportivo se tornou naturalmente mais flexivel como foi nos anos 1950 quando um carro de luxo virou esportivo porque foi desenvolvido com inspiraçao nas grand tour como nos anos 1960 quando sedas familiares ganharam motores mais potentes para atrair o publico jovem dando origem aos muscle cars nos anos 1970 quando carros de rua sem a menor pretensao de ir para as pistas ganharam motores centrais traseiros volte ao surgimento do carro esporte idealizado por jellinek um carro com seu acerto dinamico voltado a maior velocidade e controle do carro com motor mais potente para tentar superar seus pares note que todo o restante que hoje os guardioes do codigo tecnico dos esportivos como freios mais capazes suspensao mais firme etc sao consequencias/demandas destes pontos centrais se esse conceito de jellinek sera aplicado a um cupe um suv uma picape ou um hatchback de cinco lugares pouco importa se ele combina estas caracteristicas ele vai ter o tempero esportivo — que e aquilo que realmente importa nesses carros o que voce sente ao volante deles e o que voce consegue fazer com eles nao o que voce le na ficha tecnica ou o que voce vai falar sobre eles
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