voce deve ter visto o dacia sandero de rali sobre o qual falamos ha pouco aqui no flatout um monstrinho com traçao integral e um motor 1 6 turbo de 270 cv que esta pronto para disputar a categoria r4 do wrc no ano que vem mas o sandero nao foi o unico carro feito sobre a plataforma b0 da renault nissan a ser preparado para competiçoes ha cerca de dez anos a dacia transformou o duster nosso velho conhecido em um carro de corrida na verdade em dois carros de corrida um para provas sobre o gelo e outro para subir a famosa montanha de pikes peak no colorado ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] nao e dificil entender a motivaçao embora seja um carro maior e mais pesado que o sandero o dacia/renault duster compartilha com ele diversos elementos incluindo a origem na plataforma b da nissan utilizada desde 2002 para diversos modelos nissan march renault captur tres geraçoes do renault clio ii iii e iv a versao da dacia com entre eixo mais longo e construçao simplificada e aproveitada no sandero no logan e no duster alem do renault captur vendido no brasil assim em 2010 a dacia decidiu colocar a duster para participar do trophee andros campeonato nacional frances de corridas no gelo instalando nele um belo motor v6 de 360 cv um pouco de contexto o trophee andros foi criado no fim da decada de 1980 por max mamers campeao frances de rallycross em 1982 e 1983 em 1985 mamers conheceu frederic gervoson que era fa de automobilismo e acompanhava a carreira do piloto no inverno daquele ano a dupla reuniu outros amigos para disputar corridas sobre o gelo iniciando uma pequena tradiçao nao demorou muito tempo para que a brincadeira ficasse mais seria foi mamers quem teve a ideia de transformar seu hobby em uma competiçao organizada enquanto gervoson encarregou se de financiar a empreitada atraves de sua companhia ele era dono da andros fabricante de geleias compotas e outros alimentos em conservas nasceu assim o trophee andros cuja primeira ediçao foi realizada em 1990 em 1992 a serie ja contava com sete provas e em 2003 foi incluida a primeira etapa internacional no canada um dos nomes mais proeminentes da historia do trophee andros e o de alain prost o tetracampeao de formula 1 aposentou se da maior categoria do automobilismo em 1993 ano de seu ultimo titulo conquistado pela williams mas nao afastou se das pistas em 1997 ele assumiu o comando da equipe ligier rebatizada prost grand prix a qual comandou ate 2002 a prost revelou alguns nomes relevantes na formula 1 como jarno trulli e nick heidfeld e ate conseguiu acumular tres podios mas teve sua trajetoria marcada por problemas tecnicos e financeiros encerrando suas atividades ao fim da temporada de 2002 desiludido prost decidiu voltar para o volante mas desta vez participando de corridas no gelo em sua terra natal a partir de 2003 e ele foi muito bem sucedido no trophee andros o na temporada de 2006/2007 ele foi campeao pilotando pela toyota no fim de 2009 prost foi contratado pela dacia ao mesmo tempo em que a fabricante anunciava a entrada do duster no campeonato começando no ano seguinte verdade seja dita porem o duster que corria no gelo nao utilizava o monobloco original em vez disso foi construido um chassi tubular que por sua vez vestia uma carroceria de fibra de vidro com as linhas do duster por mais que isto seja meio que trapaça no contexto deste post era uma exigencia do regulamento e permitia um carro completamente distinto do duster de rua para começar o motor era um v6 de tres litros vq30 emprestado da nissan com comando duplo no cabeçote e preparaçao para entregar 350 cv a 7 500 rpm e 36 7 kgfm de torque a 5 500 rpm a força do motor central traseiro era levada para as quatro rodas atraves de uma caixa sequencial sadev de seis marchas https //www youtube com/watch v=n0z8ulrnjpw pesando 950 kg o duster que competiu no trophee andros ainda tinha suspensao por braços triangulares sobrepostos nos quatro cantos rodas de 16x5 5 polegadas com pneus continental e freios com discos de 260 mm na frente e 265 mm atras alem disso o entre eixos era de 2 500 mm 173 mm a menos que a versao de rua https //www youtube com/watch v=0y g77t2yhm em sua estreia na temporada de 2010/2011 o duster de alain prost ficou em segundo lugar no campeonato atras do skoda fabia conduzido por jean philippe dayraut aquela porem foi a ultima participaçao da duster no trophee andros a partir da temporada de 2011/2012 a dacia passou a competir com uma versao especial da minivan lodgy com a qual prost conquistou o titulo da ediçao 2012/2013 paralelamente porem a dacia decidiu aproveitar que ja estava com parte do trabalho feito e em 2011 decidiu levar o duster para um lugar totalmente diferente a colina de pikes peak no estado do colorado naquele ano o duster participou da competiçao na categoria unlimited de topo em uma variante ainda mais extrema apropriadamente batizada no limit o chassi tubular e parte da carroceria empregados no trophy andros foram mantidos bem como o esquema de suspensao contudo o motor era outro a dacia aproveitou a conexao da renault com a nissan e pegou emprestado o vr38dett do gt r novamente em posiçao central traseira e preparado para entregar nada menos que 850 cv e 91 8 kgfm de torque novamente a transmissao ficava por conta de uma caixa sequencial da sadev de seis marchas com acerto de suspensao especifico para pies peak e os aparatos aerodinamicos caracteristicos da categoria unlimited o duster usava rodas de 18 polegadas com pneus pirelli e freios com discos de 353 mm o duster no limit competiu em pikes peak no ultimo ano em que a subida contou com trechos de terra batida a partir de 2012 o percurso de 20 km passou a ser completamente asfaltado o que reduziu consideravelmente os tempos obtidos pelos participantes o carro franco romeno chegou ao topo em 10min17s707 ficando em terceiro lugar na classificaçao geral com jean philippe dayraut que como vimos mais acima ja havia pilotado no trophy andros naquele ano o vencedor foi nobuhiro monster tajima que fez 9min51s278 https //www youtube com/watch v=hkix0 w x3i no ano seguinte o duster no limit retornou a pikes peak com dayraut ao volante mas o frances nao conseguiu chegar ao fim da prova sugestao de rodrigo leite
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