por mais que o nome de ferdinand porsche provavelmente seja mais associado aos carros esportivos a verdade e que o professor nao pensava apenas em automoveis de alto desempenho nascido em 1875 o dr porsche acompanhou a genese do automovel e ate deu sua contribuiçao ainda que cedo demais para os carros eletricos do futuro foi o lohner porsche elektromobil de 1901 que lançou a ideia de usar motores eletricos individuais instalados diretamente nas rodas os hub motors ferdinand porsche buscava inovaçao e via muita importancia em projetos desenvolvidos para as massas e era natural que em 1934 ele tenha aceitado ser o designer e engenheiro responsavel pelo automovel idealizado por adolf hitler o briefing dizia que o veiculo deveria ser robusto levar quatro pessoas com relativo conforto e acessivel e todos sabemos qual foi o resultado o volkswagen literalmente carro do povo em alemao que deu origem a fabricante de mesmo nome e tornou se de fato um dos automoveis mais populares do planeta a fabrica da vw começou a ser levantada em 1938 mas com o inicio da segunda guerra mundial no ano seguinte a chegada do volkswagen typ 1 seu nome oficial acabou adiada para 1945 quando os primeiros 1 745 exemplares foram fabricados em wolfsburg entao controlada pelos vitoriosos britanicos a noçao de que ferdinand porsche tambem trabalhou no desenvolvimento de um trator apelidado volksschlepper trator do povo como voce deve ter deduzido paralelamente ao volswagen type 1 e bem difundida mas ha informaçoes conflitantes a respeito dos detalhes certas fontes dizem que o dr porsche construiu tres prototipos ainda em 1934 enquanto outras dizem que o projeto sequer saiu do papel o que e tido como fato porem e que porsche ja estudava a ideia de utilizar um motor a diesel em seu trator ele tambem desenvolveu um sistema de acoplamento hidraulico para ligar o motor e a transmissao pois acreditava que os trabalhadores rurais nao conseguiriam operar corretamente um pedal de embreagem para engatar as marchas caso os prototipos tenham sido mesmo construidos e bastante provavel que utilizassem motores a gasolina tambem e sabido que apos a segunda guerra os aliados aplicaram diversas restriçoes a alemanha cuja industria e economia tiveram de começar do zero em 1946 uma destas restriçoes era bem especifica e dizia que apenas companhias alemas que ja estivessem fabricando maquinas agricolas poderiam continuar a produçao a partir dali o quando nao e exatamente claro mas e fato que em algum momento no final da decada de 1940 a porsche concluiu o desenvolvimento de uma familia de motores a diesel quatro cilindros com potencia que variava entre 14 cv e 55 cv cilindros e cabeçotes intercambiaveis e arrefecimento a ar como a propria porsche estava impedida fabricar tratores foi firmado um acordo com a allgaier gmbh que em 1947 começou a fabricar tratores com mecanica porsche eles eram assim e provavel que voce tenha estranhado pois os tratores da porsche sao conhecidos por seu design bem resolvido com uma carenagem de aluminio arredondada cobrindo o motor e os demais componentes da transmissao uma caixa manual de cinco marchas mais re com o ja citado acoplamento hidraulico de fato por considerar o desenho de seu trator rustico demais a allgaier encomendou algo mais refinado a porsche em 1949 e foi assim que em 1950 a allgaier começou a produzir os primeiros tratores porsche com o visual que conhecemos hoje havia apenas duas cores disponiveis verde com rodas vermelhas para o mercado alemao acima e laranja com rodas vermelhas para mercados internacionais abaixo os tratores tinham o conjunto de motor e cambio como componente estrutural eixo do tipo portal na traseira e braços oscilantes na dianteira eram tratores de qualidade robustos e confiaveis fizeram sucesso o que logo exigiu um aumento na capacidade de produçao cerca de 40 000 exemplares foram produzidos pela allgaier ate o ano de 1955 aquela altura algumas coisas haviam mudado em 1954 a porsche firmou um acordo com outra empresa alema a mannesmann ag para abrir uma nova empresa chamada porsche diesel motorenbau gmbh que oficialmente era uma subsidiaria que pertencia totalmente a mannesmann e de porsche so tinha o nome na pratica o que a porsche fez foi vender o projeto de seu trator a nova companhia e e bem provavel que tambem recebesse parte dos lucros foi aberta uma nova fabrica na cidade de friedrichshafen onde ficava uma antiga fabrica de dirigiveis com ferramental de ultima geraçao e os tratores começaram a ser feitos la embora fossem praticamente identicos aos produzidos pela allgaier em construçao e mecanica eles agora eram pintados de vermelho a linha foi dividida de acordo com o numero de cilindros e a potencia de cada motor os tratores com motor monocilindrico e potencia entre 12 cv e 15 cv eram os porsche diesel junior e tinham velocidade maxima entre 16 5 km/h e 19 9 km/h o deslocamento era de 0 8 litro em qualquer caso os tratores com motor de dois cilindros e potencia entre 16 cv e 30 cv eram os porsche diesel standard com deslocamento que variava entre 1 3 litro e 1 8 litro a velocidade maxima era sempre de 20 km/h mas havia a opçao por uma caixa de oito marchas para a frente e duas a re https //youtu be/ozv8baggsr4 a versao tres cilindros se chamava porsche diesel super nesse caso o deslocamento variava entre 2 4 e 2 6 litros e a potencia entre 25 cv e 40 cv por fim havia o porsche diesel master que tinha motor de quatro cilindros de 3 3 litros e 44 cv ou 3 5 litros e 45 cv a velocidade maxima era de 26 km/h ou 27 km/h e o cambio podia ter cinco sete ou oito marchas e mais duas marchas a re em qualquer um dos casos https //youtu be/wlgh8etbia0 a porsche diesel motorenbau produziu tratores em friedrichshafen entre 1956 e 1963 com aproximadamente 120 000 unidades fabricadas e vendidas para os estados unidos destas cerca de 1 000 foram vendidas para os estados unidos especialmente na regiao da costa leste ate a fronteira com o canada que ficou com alguns dos exemplares para si tambem existem alguns exemplares no brasil na verdade o mercado brasileiro recebeu uma serie especial de tratores porsche feita exclusivamente para ca o coffee train p312 feito sobre o modelo super p312 que tinha um tres cilindros de 3 5 litros e 25 cv o que ele tinha de especial era uma carenagem de aluminio que cobria nao apenas os componentes mecanicos mas tambem o corpo do operador ate o pescoço os pneus as rodas e quaisquer outras protuberancias da carenagem original e de se pensar ate que se trata de um aparato aerodinamico para conseguir mais velocidade maxima mas na verdade o intuito e completamente diferente os cerca de 300 exemplares fabricados tinham destino certo as plantaçoes de cafe no interior do brasil e a carenagem arredondada com superficies lisas era desenhada para evitar qualquer dano aos delicados frutos pouco depois de fechar um acordo com a renault para distribuir seus tratores globalmente a porsche encerrou seu acordo com a mannesmann e a fabricaçao de todos os tratores foi encerrada em junho de 1963 coincidencia ou nao foi em abril daquele mesmo ano no salao de frankfurt que a porsche apresentou ao mundo o 911 talvez fosse uma questao de foco talvez a porsche tenha percebido que simplesmente nao precisaria mais vender tratores para sobreviver
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