FlatOut!
Image default
História

Quando a Porsche fez tratores – e lembrou do Brasil

Por mais que o nome de Ferdinand Porsche provavelmente seja mais associado aos carros esportivos, a verdade é que o Professor não pensava apenas em automóveis de alto desempenho. Nascido em 1875, o Dr. Porsche acompanhou a gênese do automóvel e até deu sua contribuição, ainda que cedo demais, para os carros elétricos do futuro – foi o Lohner-Porsche Elektromobil, de 1901, que lançou a ideia de usar motores elétricos individuais instalados diretamente nas rodas, os hub motors. Ferdinand Porsche buscava inovação e via muita importância em projetos desenvolvidos para as massas, e era natural que, em 1934, ele tenha aceitado ser o designer e engenheiro responsável pelo automóvel idealizado por Adolf Hitler. O briefing dizia que o veículo deveria ser robusto, levar quatro pessoas com relativo conforto e acessível, e todos sabemos qual foi o resultado: o Volkswagen – literalmente “carro do povo” em alemão – que deu origem à fabricante de mesmo nome e tornou-se, de fato, u