tem uma questao que sempre passa batida nas discussoes calorosas e emocionadas sobre o tema ford vs ferrari o fato de a ford nunca ter feito um supercarro de rua para dar uma liçao no velho enzo ok eles foram ate a frança ganharam as 24 horas de le mans quatro vezes em cima da ferrari os italianos nunca mais venceram a prova e a ford ainda deu um chega pra la na ferrari quando voltou a le mans com os gt modernos para comemorar os 50 anos daquele feito mas no fim das contas quando se fala em supercarros em lendas do automobilismo nos carros dos sonhos dos garotos nao e a ford e seu oval azul que aparecem no imaginario popular mas os carros vermelhos da ferrari ou os porsche 911 ou ainda as supercunhas da lamborghini a ford ate fez seus supercarros — o gt40 de rua o gt de 2005 e o gt de 2016 mas nenhum deles foi la um grande icone que marcou epoca eles foram carros muito caros mas por serem limitados em volume de produçao foram esquecidos tao rapidamente quanto podem chegar aos 200 km/h nao e uma linhagem constante como o mustang — este sim um ford que mexe com a imaginaçao dos garotos — ou como as proprias ferrari a ford de vez em quando parece estar entediada e solta um destes paga a conta e depois volta a fazer o de sempre e como um assalariado em uma ocasiao especial na qual ele se permite gastar um pouco mais mas logo volta a austeridade financeira pessoal nao e como a gm que faz um esportivo altamente desejavel capaz de rivalizar com as ferrari ha praticamente 70 anos sem parar um unico ano ja parou para pensar nisso o corvette foi lançado em 1953 ano que vem e 2023 ele ira completar 70 anos a ferrari e de 1947 ela tinha so seis anos quando a gm colocou no mercado um carro que em breve seria capaz de ameaça la nas ruas e nas pistas e desde entao ele esta por ai pronto para oferecer tanto desempenho quanto uma ferrari por uma fraçao do preço de uma ferrari ele ate a superou na gte pro em le mans lembra foi em 2015 com o c7 r a ford nunca teve isso ela ate começou com esse negocio de esportivos por causa da ferrari dizem que o thunderbird foi inspirado pela ferrari 250 de henry ford ii — que dizem foi um presente de enzo a henry ford depois a ford tentou comprar a ferrari justamente por esta razao eles queriam alguem que fizesse carros esportivos para eles mas a negociaçao deu errado e ai voce ja sabe o que aconteceu https //flatout com br/a ferrari que inspirou o ford thunderbird e a origem de ford vs ferrari/ e depois disso tudo o que a ford fez foi o mustang e seus esportivos populares europeus — o escort o sierra o fiesta o capri e o puma em 2004 para comemorar os 40 anos do gt40 eles fizeram um gt de rua e depois em 2015 para comemorar os 50 anos da vitoria em le mans eles fizeram um outro ford gt e so chega a ser estranho a ford jamais ter pensado em rivalizar com a ferrari tambem nas ruas afinal a ford foi atras da ferrari porque queria esportivos de rua a briga com enzo nao foi causada por causa disso mas foi um efeito colateral deste projeto da ford ai eles desviam do objetivo para dar uma liçao no velhinho italiano e depois se dao por satisfeitos sem vender nenhum esportivo para o publico e aquela historia dos esportivos de rua isso na verdade aconteceu a ford tentou fazer uma ferrari americana para brigar com a ferrari no segmento dos supercarros o problema foi que ela nao conseguiu o projeto gn34 no inicio dos anos 1980 a porsche e a ferrari estavam fazendo uma boa grana nos eua com a venda de esportivos de alto valor agregado a gm acabava no embalo com seu corvette os dois europeus criavam o desejo no publico e quem nao podia pagar uma ferrari ou um porsche acabava levando um corvette era um bom negocio tao bom que a ford percebeu que poderia estar comendo uma fatia deste bolo ela so precisava de um carro que fosse tao rapido quanto uma ferrari e um porsche mas custasse tanto quanto um corvette — algo que o proprio corvette fazia na epoca a ford dos eua nao tinha grande coisa para oferecer a quem quisesse um carro de alto desempenho estamos falando do inicio dos anos 1980 quando o mustang era um esportivo de quatro cilindros recem renascido apos a desastrosa segunda geraçao baseada no ford pinto mas tambem estamos falando do inicio dos anos 1980 quando a ford havia acabado de montar nos eua sua special vehicles operation svo a versao americana da british special vehicle engineering group a divisao responsavel pelo capri injection e pelo sierra cosworth na europa a svo ja tinha uma criaçao muito bem sucedida que era o mustang svo um projeto liderado por mike kranefuss o cara que colocou os capri para correr — e vencer — no turismo europeu frente a esportivos mais caros como o bmw csl batmovel se alguem podia ajudar a ford a fazer um esportivo para brigar com a ferrari esse cara era kranefuss e sua svo em outubro de 1983 um grupo de diretores da ford finalizou um estudo de caso para produzir este esportivo e eles fizeram do jeito que os catadores de feijao gostam trouxeram numeros e mostraram que havia dinheiro e condiçoes de fazer um carro destes quando esse estudo chegou a svo durante seu desenvolvimento kranefuss abraçou a ideia com força e nao quis mais largar aquilo era mais que um projeto era um sonho para ele e sua equipe de 30 engenheiros designers e estrategistas nascia ali o projeto gn34 o briefing era simples e direto entregar desempenho de ferrari a preço de corvette para isso a svo logo percebeu que seria preciso de um pouco mais de sofisticaçao do que se encontrava no corvette eles precisavam de uma plataforma de motor central traseiro e design de ponta para convencer alguem de que aquela era uma ferrari americana sem ter que dizer isso eles precisavam portanto de um chassi de ponta e um motor de alto desempenho o motor nao deveria ser um problema mas naquele inicio dos anos 1980 era a ford havia acabado de sair dos anos 1970 que matou a alta performance nos eua o v8 estava muito longe no horizonte — ele so chegaria em 1990 eles precisavam de algo mais proximo porque comprar um motor de terceiros estava fora de cogitaçao devido ao custo mas havia uma soluçao no inicio de 1984 a yamaha ja estava desenvolvendo um v6 de comando duplo e potencia especifica elevada que seria usado em um futuro lançamento da ford a svo sabia disso e decidiu que aquele seria o motor ideal para o projeto afinal ele era um v6 moderno e tecnologico e que poderia ter deslocamento ampliado se fosse o caso um quatro cilindros turbo contra uma ferrari v8 nao teria muito apelo mas um v6 japones ultra sofisticado sim com o motor decidido o pessoal da svo começou a pensar no estilo do carro o problema nem era desenha lo mas produzir um carro com motor central traseiro nenhuma fabrica da ford tinha capacidade para fazer 20 000 unidades anuais daquele negocio eles precisariam encontrar um fornecedor europeu logo ao chegar na europa a ford ja tinha dois nomes em maos a heuliez da frança e a italdesign da italia os franceses estavam muito interessados e chegaram a desenvolver algumas propostas especulativas enquanto a italdesign tinha capacidade de desenvolver o estilo do carro e as adaptaçoes de projeto para que ele pudesse ser produzido na europa — no caso pela heuliez a ford deu sorte a italdesign estava trabalhando em um conceito de motor central traseiro chamado maya esse ai acima ele era muitissimo parecido com o lotus esprit e ao que tudo indica giorgetto giugiaro dizem esperava que a lotus o contratasse para fazer a reestilizaçao do esportivo o golpe de mestre de giugiaro veio em março daquele ano de 1984 quando ele perguntou a ford se eles nao forneceriam um v6 para equipar a versao final do maya a svo topou porque sabia que uma plataforma pronta para o seu motor seria um argumento forte de negociaçao para aprovar o carro com o pessoal do ultimo andar da sede da ford o projeto gn34 agora tinha um chassi uma carroceria e um motor so faltava a aprovaçao ford vs ferrari ford vs ford estava tudo bom demais para ser verdade em julho de 1984 apenas nove meses depois da ideia inicial a svo levou suas primeiras propostas a don petersen entao presidente da ford e seus conselheiros os estrategistas de produto checaram as contas e confirmaram que havia muito dinheiro para recolher com este carro mas durante as reunioes uma voz contraria se pronunciou stuart frey vice presidente de desenvolvimento de produtos teve uma reaçao inesperada ele questionou ponto a ponto os problemas que poderiam ocorrer em termos de garantia qualidade de construçao segurança e custos adicionais frey havia passado sua vida inteira desenvolvendo carros na ford se havia alguem na fabrica que sabia dos riscos de se fazer um carro de valor agregado tao alto com produçao terceirizada este alguem era ele e para ele o gn34 era um projeto arriscado demais depois de dizer de forma branda que nao via motivos para se fazer um carro fora da ford quando eles tinham uma equipe de engenharia imensa dentro da empresa frey pediu que a svo trouxesse alternativas mais baratas o pessoal da svo sabia que aquela era uma guerra de egos frey era o chefao um cara experiente e bem sucedido ele queria ter certeza de que fazer o carro fora da ford era realmente a melhor alternativa e para descobrir isso eles precisavam explorar as outras alternativas [caption id= attachment_319955 align= aligncenter width= 993 ] o esportivo do sierra da italdesign[/caption] a svo entao seguiu o roteiro achou no sierra a plataforma adequada para as alternativas e pediu a italdesign que desenvolvesse algo os italianos que queriam o contrato desenvolveram um mockup usando os elementos estruturais do sierra [caption id= attachment_319960 align= aligncenter width= 1240 ] a proposta da italdesign[/caption] como havia a questao politica a svo pediu ainda que os designers da ford desenvolvessem uma opçao com uma plataforma modificada do sierra na qual o v6 fosse posicionado de forma mais baixa no monobloco por ultimo eles apresentariam como terceira opçao o italdesign maya [caption id= attachment_319957 align= aligncenter width= 969 ] a proposta da ford baseada no sierra[/caption] a construçao dos conceitos durou cinco meses — eles ficaram prontos em dezembro de 1984 com os tres carros em maos a svo realizou uma clinica com consumidores na qual os tres ficaram lado a lado e os clientes deveriam indicar sua preferencia o maya com motor central traseiro foi o vencedor [caption id= attachment_319963 align= aligncenter width= 1240 ] a proposta da ford[/caption] um grande avanço mas o tempo estava jogando contra o projeto frey havia dado 10 meses para a svo voltar com algo melhor e cinco meses ja haviam sido gastos com a produçao dos conceitos e validaçao do design pelo publico a italdesign foi encarregada de construir um prototipo de testes que acabou batizado maya em — era um maya simplificado com um chassi funcional e um desenvolvimento inicial da dinamica do carro em setembro de 1985 o prototipo ficou pronto e foi avaliado por ninguem menos que jackie stewart na epoca um parceiro comercial da ford nos eua chamar um tri campeao mundial de f1 foi uma estrategia ousada se ele gostasse do carro eles teriam a credencial de stewart para apresentar ao chefao se stewart detestasse o carro o projeto morreria ali mesmo mas tudo correu bem o maya em era mais competitivo que porsche 944 ferrari 308 e corvette zr1 nao apenas em desempenho mas tambem em conforto ele nao era excessivamente macio como o corvette nem firme demais como o porsche com a mecanica resolvida eles precisavam resolver o visual do carro o maya era um carro conceito da italdesign ele nao poderia simplesmente trocar seus emblemas e fingir que seria um ford a partir de entao e mais tinha a questao do desenvolvimento in house todo mundo na ford sabia que o projeto gn34 estava em andamento e um destes todo mundo era o vice presidente de design don kopka que pediu aos designers da ford que enviassem sua proposta e solicitassem outra ao estudio ghia que era da ford com o tempo se esgotando a ford tinha quatro gn34 o maya em a proposta atualizada da italdesign a proposta da ghia e a proposta dos designers da ford os quatro foram colocados no salao de apresentaçoes da ford e submetidos a mais uma clinica com consumidores incrivelmente os dois prototipos da italdesign foram preteridos e restaram apenas as duas propostas da ford — uma delas da ghia lembra a ford entao organizou mais uma clinica com consumidores desta vez com proprietarios de ferrari porsche e corvette no final de 1985 foi outro momento critico para o projeto se o publico alvo do carro nao achasse o carro atraente ou achasse seu preço alto demais para um esportivo sem a marca porsche/ferrari/corvette o gn34 estaria acabado o resultado os clientes gostaram do design da ghia e acharam que o carro custava o mesmo que uma ferrari quando eles souberam que o carro era um ford eles revisaram o palpite e disseram que o carro parecia mais caro que o porsche 944 e o corvette e ele seria mais barato que os dois o projeto gn34 estava salvo era hora de coloca lo em testes e depois leva lo de volta ao alto escalao [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 319971 319965 319961 319959 ] foram feitos mais tres prototipos do gn34 um deles era baseado no escort com um v6 sho e os outros dois eram baseados no de tomaso pantera porem com o chassi proprio do gn34 que foi montado pela roush engineering um deles tinha o v6 sho e o outro tinha um v8 modificado ambos com transeixo zf a ferrari ganha sem saber eu nao sei por que voce esta empolgado com essa historia o final nao e feliz ou voce ja viu um supercarro da ford dos anos 1980 a essa altura voce deve estar esperando para saber como e que um projeto tao avançado nao foi colocado logo em produçao o problema foi justamente o que frey havia questionado na primeira apresentaçao o gn34 era um carro globalizado seu design era italiano seu motor era japones sua transmissao era alema seu chassi era ingles e sua produçao seria feita por franceses e foi esta produçao francesa que colocou tudo a perder em julho de 1986 o dolar teve uma desvalorizaçao de 20% frente ao franco a moeda antiga da frança anterior ao euro com o cambio desfavoravel da noite para o dia a margem do carro foi drasticamente diminuida a ford precisava tomar uma decisao produzir um supercarro e correr o risco de ter prejuizo ou usar o dinheiro para desenvolver um carro mais convencional de grande volume aquela altura bob lutz liderava a divisao de picapes da ford nos eua e estava propondo o desenvolvimento de um bronco de quatro portas um carro que ele e sua equipe chamavam de sport utility vehicle e que tinha potencial para revolucionar o mercado e bem era bob lutz dizendo que tinha um produto matador que poderia explodir os cofres da ford de tanto dinheiro que eles ganhariam como competir com isso e foi assim que a ferrari da ford o gn34 acabou engavetado frey avisou e infelizmente talvez ate para ele ele estava certo quanto ao carro de lutz ele se tornou o ford explorer e cumpriu a promessa de trazer todo aquele dinheiro o sonho de um supercarro da ford so foi realizado em 2005 quando o ford gt foi lançado mas ele nao era barato nem melhor que os porsche ou as ferrari ou mesmo os corvette era mais uma homenagem da ford a si mesma do que um produto para disputar o mercado ironicamente depois de quase quatro decadas nao e a ford quem esta fazendo um supercarro e a ferrari que esta fazendo um suv essas voltas que o mundo da esta materia e uma amostra do nosso conteudo exclusivo que foi publicada aberta como um presente para voce provar um pouco do que produzimos diariamente para os nossos assinantes e flatouters se voce gostou da leitura escolha seu plano e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem tem acesso ao grupo secreto plano flatouter descontos com empresas parceiras para detailing compras de peças e acessorios acesso exclusivo aos eventos para flatouters [fo form plans]
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