o acidente de niki lauda em 1976 e sem duvida um dos momentos mais marcantes de toda a historia do automobilismo o obstinado piloto austriaco vinha brigando ao longo de toda a temporada com o mulherengo e descolado james hunt e a rivalidade entre os dois acabou sendo tambem o primeiro grande embate entre ferrari e mclaren foi uma temporada tao intensa que virou filme rush no limite da emoçao foi lançado em 2013 e ja e considerado um classico obrigatorio para qualquer um que se considere entusiasta do automobilismo [gt40 content search= anos 70 widget= 1 title= os carros dos anos 70 no gt40 ] a parte mais importante do filme e sem duvida o acidente de lauda durante o grande premio da alemanha alem de obviamente ter marcado para sempre a vida do piloto que ficou marcado fisicamente pois perdeu boa parte do cabelo e quase toda sua orelha direita e teve as palpebras e os cilios queimados o acidente mudou para sempre a formula 1 depois de 1976 nunca mais o norschleife recebeu a formula 1 em 1977 o gp da alemanha foi realizado no circuito de hockenheim e assim foi ate 2006 a exceçao foi 1985 quando o circuito grand prix de nurburgring recebeu a f1 desde 2007 os dois circuitos revezam anualmente [youtube id= nicgg9lhpny width= 620 height= 350 ] e facil de entender o motivo pelo qual a fia decidiu que nurburgring era perigosa demais estamos falando de um circuito de 23 km de extensao 73 curvas com asfalto irregular e pista estreita e ainda eram os anos 70 com carros que eram quase tao rapidos quanto sao hoje mas nem de longe tao seguros quanto sao hoje niki lauda fora um dos que defenderam o boicote do grande premio de nurburgring pois ja considerava que uma corrida em um circuito de 23 km com infraestrutura precaria montado em vias publicas era um risco desnecessario a vida dos pilotos para começar a extensao de um circuito como nurburgring exigia cinco vezes mais fiscais de prova equipes medicas e veiculos de apoio do que um circuito comum de grand prix e o governo alemao simplesmente nao tinha condiçoes de fornecer tais recursos alem disso a propria natureza de nurburgring tornava impossivel coloca lo no mesmo nivel de segurança dos outros palcos da formula 1 mesmo com o regulamento mais brando daquela epoca a pista era estreita demais em muitos pontos ainda e as areas de escape eram pequenas ainda sao e no miolo do traçado so havia uma floresta em circuitos menores ha varias pistas de acesso para que as ambulancias e equipes de emergencia que ficam na beira da pista possam chegar o mais rapido possivel a qualquer ponto mas no inferno verde nao havia esta opçao isto era um baita problema para niki lauda no entanto depois de protestar em vao naquele 1º de agosto de 1976 lauda largou era seu trabalho afinal alem disso ele havia sido o unico piloto na historia ate aquele ponto a quebrar a barreira dos sete minutos em nurburgring ele conhecia o lugar [youtube id= pygjrtwhwi8 width= 620 height= 350 ] ele so nao poderia prever que perderia o controle de sua ferrari 312t ainda na segunda volta no quilometro 11 do circuito depois de passar a curva bergwerk ao retomar velocidade na curva rapida a esquerda que vem logo depois lauda bateu no muro e ricocheteou de volta para o circuito seu carro sendo aos poucos engolidos pelas chamas os pilotos guy edwards harald ertl e brett lunger foram os primeiros a chegar a cena e parar para ajudar lauda e artur merzario logo se juntou a eles da para ve los em algumas imagens do acidente mas o pessoal do petrolicious notou outra presença intrigante nas fotos e videos o porsche 911 laranja que aparece parado proximo a ferrari de lauda o carro esta com o capo aberto e tem uma mangueira saindo do compartimento dianteiro sim esse porsche 911 era um carro de bombeiros e foi o responsavel por apagar as chamas para que a equipe de salvamento pudesse retirar lauda do que havia sobrado da ferrari faz sentido nao faz usar um carro esportivo alemao praticamente feito para andar rapido em nurbugring como veiculo de apoio em caso de acidente como nao ha atalhos e as equipes de salvamento e combate a incendio precisam seguir o traçado e melhor usar um esportivo do que uma van ou caminhao quem teve a ideia foi um homem chamado herbert linge que na decada de 1960 era piloto de testes da porsche e conhecia bem os perigos de nurburgring em 1972 ele fundou a hoje chamada dmsb deutscher motor sport bund atual corpo organizador do automobilismo alemao e uma de suas primeiras providencias foi desenvolver uma frota de veiculos de salvamento especiais para nurburgring nordschleife ele tambem havia sido um dos pilotos no filme as 24 horas de le mans de 1971 dirigido por steve mcqueen [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o primeiro deles foi um porsche 914 que recebeu um extintor de incendio a base de espuma no compartimento de carga dianteiro do lado de dentro havia equipamentos medicos e tambem ferramentas para cortar ferragens o carro era conduzido por um ex piloto de corridas enquanto no banco do carona ia um paramedico ou um bombeiro depois veio o porsche 911 que recebia o mesmo tratamento os esportivos eram pintados de laranja e recebiam a denominaçao r wagen com a letra r em circulos brancos nas laterais e no capo eles sempre chegavam primeiro a cena havia tambem uma frota de sedas cupes e peruas como o bmw 2002 o alfa romeo alfasud e a perua vw type 3 squareback a versao alema do que se tornaria a nossa variant estrategicamente posicionados de modo a alcançar qualquer ponto do norschleife em ate 30 segundos foi graças ao porsche 911 que chegou rapidamente ao local do acidente que o incendio na ferrrari de lauda foi contido e o piloto pode ser retirado de seus escombros antes de morrer asfixiado ele foi levado de helicoptero para o hospital das forças armadas da alemanha na cidade de koblenz para receber os devidos cuidados e de seguiu de aviao para o hospital de ludwigshafen que na epoca era referencia no tratamento de queimados no pais depois de lutar pela vida por algumas semanas niki lauda recuperou se com relativa rapidez seis semanas apos o acidente ainda usando bandagens pelo corpo o austriaco estava de volta as pistas competindo no grande premio da italia depois do acidente de niki lauda nurburgring acabou ficando meio abandonada pelas principais categorias do automobilismo e consequentemente a frota de carros esportivos usada nos salvamentos foi perdendo a utilidade com o tempo ate ser desativada agradecimentos ao leitor mr porschemann pela sugestao
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.