se ganhassemos cinco libras para cada vez que alguem mencionasse o rosto de clarkson seriamos muito ricos gerente de vendas e relaçoes publicas da ariel ben calderaro gunn para o site motor 1 em 2004 a ariel ainda era uma empresa minuscula tentando fazer um novo tipo de carro esporte ingles artesanal a industria inglesa parecia entao imutavel morgan fazia carros esporte dos anos 1930 e a caterham continuava fazendo o lotus seven desde que a lotus o abandonara um produto do fim dos anos 1950 que ficou famoso nos anos 1960 ariel square four 1000 mk1 1950 o inicio dos anos 2000 via entao duas tentativas de se criar esse tipo de coisa na era moderna as duas no final bem sucedidas uma era a lotus que lançara o seu elise com chassi de aluminio colado e carroceria de fibra de vidro mas a segunda ia muito mais alem o chassi era um exoesqueleto e nao havia carroceria chamava se ariel atom ariel e um nome antigo a empresa original foi fundada em 1870 para fazer bicicletas do tipo penny farthing eventualmente começa a fazer motocicletas mas sem muito sucesso inicialmente automoveis tambem foram produzidos em dois periodos de 1902 a 1915 e novamente de 1922 a 1925 mas e nos anos 1930 que uma pessoa muda tudo edward turner um famosissimo projetista de motocicletas que depois criaria as famosas triumph twin e depois os v8 hemi dos ultimos carros da daimler independente na ariel turner cria uma moto lendaria e o veiculo que antes do atom ara o mais lembrado quando se fala ariel a motocicleta square four fabricada de 1931 ate 1959 como o nome diz a grande coisa aqui era o motor de quatro cilindros quadrado para manter a moto estreita como um twin transversal mas com mais cilindros turner criou uma moto que efetivamente tinha dois bicilindricos paralelos um na frente do outro fazendo um quadrado sim dois virabrequins e tudo mas se a empresa acaba por desaparecer nas brumas no tempo o nome volta por meio de um certo simon saunders e seu incrivel andaime com rodas o atom o ariel atom em 1995 o ingles simon saunders era professor de design industrial especializado em transporte na universidade de coventry ainda trabalhava como consultor na industria mas tinha achado uma vocaçao em meio aos entusiasmados estudantes da cadeira simon sounders mister ariel saunders e obviamente um de nos uma das coisas que mais ocupava sua cabeça era como inserir design profissional na industria inglesa de baixo volume mais especificamente sempre repetia para seus alunos uma de suas grandes frustraçoes o lotus seven salao de birmingham 1996 nada contra o lotus seven claro e em si so um icone de minimalismo ate entao inigualavel mas ali naquele ponto todo entusiasta mesmo quarenta anos depois do seven ter aparecido ainda dedicados a ele incontaveis kits eram vendidos pela caterham pela westfield e muitos outros todo ano; muita gente nem comprava eles e fazia replicas em casa mesmo certamente tao proximo da virada do milenio ja era hora de fazer algo mais moderno o professor sempre dizia que toda essa energia em replicas poderia ser gasta em bolar algo mais moderno e diferente os alunos começam a provoca lo de varias formas dizendo que se achava isso mesmo devia tomar uma atitude e começar algo e nao so reclamar o assunto e discutido ad infinitum em sala de aula ate que fica tao intenso que ja nao cabe mais nela de alguma forma devia transbordar sair ao mundo la fora virar algo real mas nao haveria dinheiro nem ajuda da universidade; como financiar algo assim o professor e alunos começam a pedir e implorar ajuda para quem pudesse ouvir um impulso vem da ford que doa um fiesta para a universidade assim motor cambio e uma serie de outros componentes podiam ser canibalizados dele o prototipo lsc em primeiro plano dai em diante tudo viria com dificuldade mas o projeto ia adiante michelin doou pneus a twr fez os braços de suspensao; amigos e alunos ajudaram e saunders acaba gastando um bom dinheiro seu tambem muito trabalho era necessario tambem o que rapidamente foi fazendo os alunos desaparecerem depois de perceberem que aquilo era extra curriculo outras ocupaçoes tomavam seu tempo so um aluno sobra este com dedicaçao total e voluntaria um certo niki smart ao inves de arrumar estagio como os colegas se dedica de corpo e alma ao projeto o lsc hoje mas o que eles estavam fazendo um lotus seven moderno de motor central traseiro agora e ainda mais radical que o lotus original a dupla tentou varios desenhos de todo tipo com tres e quatro rodas um ou dois lugares mas acaba com uma configuraçao simples de dois ocupantes lado a lado mas com o motor e transmissao de veiculo de traçao dianteira atras deles apenas uma coisa era radical e diferente nele a estrutura o interior do lsc duas inspiraçoes para a dupla chegar na treliça exposta tao caracteristica do atom primeiro motocicletas uma moto parece mais bonita por justamente deixar tudo exposto de chassi a mecanica; poderia isso ser transposto para um carro a outra vinha da infancia de saunders livros que mostravam a estrutura tubular de carros de corrida faziam ele jovem imaginar por que diabos alguem cobriria algo tao bonito com qualquer coisa assim nasce a sensacional treliça sobre rodas que conhecemos hoje com o nome de ariel atom na verdade e simplicidade encarnada em metal duas treliças curvas se encontrando na extremidade dianteira formando a estrutura e a carroceria visivel; todo resto seria montado nele e nenhuma carroceria propriamente dita existiria leve funcional moderno e bonito de uma forma diferente mas existiam problemas para os dois designers em realizar isso designers normalmente fazem o primeiro prototipo em argila de modelar o clay e dele tiram moldes de fibra assim podem mostrar o carro mesmo com zero engenharia de verdade envolvida no caso do ariel a engenharia era o desenho externo tambem o carro nao esconde nada e peladao feito um nenem recem nascido o trabalho era exponencialmente maior um exemplo a pedaleira do prototipo era em aluminio lindissima e profissionalmente desenhada sim podiam ter usado a pedaleira do fiesta mas era feia demais quando tudo esta exposto assim tudo aparece e detalhes escondidos ficam na cara da gente e os designers nao suportam isso e incrivel que um conceito que deixa de lado o design tradicional como este tenha nascido num estudio e nao numa oficina mas so existe de verdade por ter juntado essas disciplinas inevitavelmente por tratar engenharia como parte do design; como arte industrial filosoficamente e lindo o projeto lsc em um ano exato de trabalho ignorando horarios normais da universidade e varando uma serie de noites seguidas a dupla expoe o que chamaram de projeto lsc lightweight sports car carro esporte leve no salao de birmingham em 1996 ainda em rodasse pneus finos o carro de qualquer forma foi um sucesso de publico e critica o que fez o agora entusiasmadissimo saunders imaginar o inimaginavel produzir o carro em serie niki smart e o cadillac ciel sua criaçao na gm niki smart porem embora garantisse sua ajuda sempre que pudesse resolve andar adiante com a vida faz um mestrado no art college de londres e parte para trabalhar como designer com a ford e depois gm estava num ponto de sua vida diferente do de simon saunders claro acaba com uma carreira de sucesso na gm no estudio da california ate 2019 quando abre uma consultoria independente mas todo ano desenha o cartao de natal da ariel o lsc em 1997 prototipo com algum suporte da british steel conseguido no salao saunders continua indo adiante o chassi original se mostrou nao rigido suficiente e teve que ser reprojetado; o motor fiesta 1 2 acaba trocado por um zetec 1 7 do ford puma a carro ficou mais largo e maior diferente sem nenhuma peça do original a nao ser o imaterial a ideia o projeto original por exemplo para economizar peso e imitando o seven original nao tinha bancos voce se sentava diretamente na estrutura salvo uma espuminha para amansar as pancadas no derrierre acaba descobrindo que ficava muito melhor com bancos de verdade em trilhos ajustaveis com alguns investidores resolve usar um nome de uma marca inglesa antiga disponivel por baixo preço a ariel famosa realmente por motocicletas a mais famosa dela chamada ariel square four com quatro cilindros num quadrado a marca de qualquer forma fazia automoveis tambem no passado distante funcionou este carro para entusiastas certamente se aproveitou do fato de lembrar todos de uma antiga e respeitada marca de motocicletas pode nao funcionar para uma marca de suv mas neste caso ajudou a chamar atençao inicialmente; hoje a fama da nova ariel certamente ultrapassa a da antiga em 1999/2000 finalmente era lançado no mercado ingles o primeiro ariel atom usando o famoso motor quatro em linha da rover todo em aluminio e dohc/16 valvulas famoso por girar muito ter bastante força e ser extremamente leve foi usado tambem pela lotus em seu elise a lotus tambem por sinal foi contratada para acertar o tuning de chassi um gasto inteligente as suspensoes eram via duplo a sobreposto independente nas quatro rodas; os coilovers eram operados por alavancas e pushrods as laterais sao totalmente expostas pela treliça apenas o assoalho e curvoes dianteiro e traseiro protegidos por fibra de vidro o primeiro atom de 1999 pesava 612 kg e era oferecido com o k series em versoes de 120 160 e 190 cv nao tinha portas para brisa ou teto; o lotus seven moderno o prototipo lsc original com o motor ford zetec e rodas fininhas era certamente ainda muito mais leve mas era apenas um degrau uma ideia tornada real e que podia ser dirigida ainda existe e de tempos em tempos e levado para exposiçao em eventos importantes na empresa em 2003 aparece o atom 2 nele o patamar de potencia subia um degrau acima vinha com o incrivel motor k20 de quatro cilindros e dois litrosdo civic si e do type r capaz de mais de 200 cv e num pacote bem mais confiavel que o dos motores rover claro a medida que o atom 2 avançava no desenvolvimento foi decidido por ainda mais potencia na forma de um compressor mecanico instalamos o supercharger no motor honda em 2004 passando de 220 cv para 300 cv comentou simon para o autoevolution foi entao que o caminho da historia da ariel mudou radicalmente foi esse carro que foi entregue em 2004 para a bbc inglesa avaliar em seu programa de automoveis que se chamava top gear https //www youtube com/watch v=6v4ynkurhlk todo mundo sabe o que aconteceu depois; jeremy clarkson faz uma resenha extremamente simpatica ao carro que adorou de verdade mas mais que isso cria um dos memes virais originais acelerando forte o atom sem parabrisa ou capacete sua face hilariamente destorcida aparece na tela para gargalhadas gerais mais que um carro o ariel atom era imediatamente um fenomeno cultural se tornou uma especie de heroi popular e o proprio rosto de clarkson um meme eterno dos primordios da internet a empresa tinha sete funcionarios; hoje tem 30 nao exatamente enorme mas seu futuro foi garantido ali mesmo todo mundo sabe qual foi o carro que derreteu a cara do clarkson atom v8 monstro saunders lembra hoje que o programa lhe disse que nos realmente gostamos do seu carro porque nao podemos quebra lo nem mesmo the orangutan notorio destruidor de carros conseguiu quebrar o atom combinando o motor honda e a construçao parruda artesanal cuidadosa o carro e construido para ser usado sem do apanhar mesmo depois outro atom ficaria tambem famoso graças ao top gear um monstro chamado atom v8 era uma ediçao limitada de 25 carros que vinha com um v8 de 3 litros com 475 cv ou 500 cv baseado em cabeçotes de suzuki hayabusa e que girava ate 10 000 rpm com uma caixa de cambio sequencial sadev controlada pneumaticamente se tornou o carro com aceleraçao mais rapida do mundo alem de manter o recorde da famosa pista do top gear por mais de dois anos e seguindo o que virou tradiçao derreteu a cara de james may agora https //www youtube com/watch v=eoxjc512c_q o atom e o subsequente nomad sao carros sensacionais sim mas existiriam ainda 25 anos depois sem ajuda do barrigudo apresentador ingles nunca saberemos o fato e que as vezes o imponderavel age para que algo bom nao morra antes do tempo alguns chamam de sorte de acaso eu tenho a sorte de saber que e obra divina graças a deus hoje o atom continua a evoluir sua mais nova versao em comemoraçao aos 25 anos da empresa e o atom 4rr o mais potente dos atom ate hoje agora sao nada menos que 532 cv e 56 mkgf do honda 4 em linha turbo; mais ate que o lendario atom v8 o peso deve ficar em apenas 680 kg ou 770 cv por tonelada a ariel ainda nao declarou numeros de desempenho do novo carro mas o atom 4r de 400 cv faz o 0 100 km/h em 2 7 segundos; o novo certamente melhorara isso a lenda continua ainda que agora que face ira derreter ariel atom 4rr
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.