o mercado de automoveis mudou bastante nos ultimos anos o fenomeno pode ser visto no brasil mas nao e exclusividade nossa os carros basicos e baratos estao cada vez mais raros carros populares estao praticamente extintos e o minimo que se espera e uma boa central multimidia ar condicionado de perferencia com saidas para o banco de tras controles eletronicos de traçao e estabilidade e freios com abs ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] ao longo dos anos porem existiram carros depenados de fabrica que eram bacanas justamente por isso eram simples e basicos pelados porem com proposito e nao estamos falando de carros que ja nasceram para ser assim como as ferrari de competiçao da decada de 1960 ou a classica f40 muito menos do lotus elise o papo aqui sao versoes especiais de carros que normalmente nao eram basicos assim mas por uma ou outra razao fizeram dieta e perderam algumas coisinhas o que me motivou a falar desses carros foi uma versao especial do subaru wrx postada em um grupo no facebook chamado base models only dedicado voce adivinhou apenas aos carros basicos quanto menos equipado melhor e mais admirado alias com todos os seus defeitos e incrivel como a rede social consegue juntar pessoas com interesses muito especificos em comum alem desse grupo tambem faço parte de uma comunidade totalmente dedicada as rodas de tres raios; e de outra onde so se pode postar fotos de carros usando rodas oem que nao foram oferecidas naquele modelo em especifico como um corolla com rodas de prius que vi outro dia mas voltando ao assunto o subaru wrx em questao era um impreza wrx sti spec c motor sport edition e cara ele era pelado diferentemente dos outros sti da epoca o spec c motor sport edition era bem frugal pintura branca rodas aço estampado nada de freios brembo bancos recaro ar condicionado freios abs e nem mesmo diferencial eletronico ateas janelas traseiras eram operadas a manivela e falando nisso tanto os paineis da carroceria quanto os vidros eram mais finos o que importava porem estava intacto o motor boxer ej20 de dois litros com turbo e cerca de 280 cv ligado a uma caixa manual de seis marchas como voce deve ter imaginado pelo nome o motorsport edition foi criado para equipes de corrida custava menos porque tinha menos equipamentos e ja vinha com boa parte do trabalho de alivio de peso previamente realizada e foi exatamente isso que aconteceu boa parte dos carros foram usados na pista e muitos correram ate acabar por conta disso o impreza wrx sti motorsport edition e bastante raro e cobiçado hoje em dia e como e impossivel falar do impreza wrx sti sem mencionar o lancer evolution rip tambem nao se pode deixar de lado as variantes peladas que o evo teve ao longo da vida da primeira a nona geraçao invariavelmente batizada rs de rallye sport a variante espartana do lancer evolution tinha o mesmo proposito do wrx spec c ser uma tela em branco para equipes de competiçao assim o interior era sempre basico a pintura era sempre branca as rodas eram quase sempre de aço estampado e o interior tinha bancos simples com acabamento de tecido em compensaçao os lancer evolution rs costumavam vir com diferencial de deslizamento limitado mecanico apenas as versoes gsr de grand sport rally vinham com o sistema ayc controle ativo de guinada eletronico foi assim ate o lancer evolution ix e as geraçoes mais recentes ate ofereciam cambio manual de seis marchas apenas para o evo rs simplesmente porque ele era mais indicado a quem iria usar o veiculo na pista mas nao foi so a mitsubishi que usou os ralis como inspiraçao para versoes esportivas basiconas a peugeot em sua fase mais entusiasta fez o mesmo com os hatchbacks 205 e 106 diferentemente das variantes gti que tinham motor mais potente acabamento mais luxuoso e bom nivel de equipamentos os peugeot da linha rallye deixavam de lado a potencia para investir na reduçao de peso se o 205 gti por exemplo tinha motores 1 6 e 1 9 para lamas alargados e interior confortavel o 205 rallye apostava em uma roupagem frugal que servia a dupla funçao de reduzir custos e aliviar peso o interior era bem basico sem radio ar condicionado ou outros itens de conforto porem trazia bancos com excelente apoio e carpete vermelho praticamente nao havia isolamento acustico com isso o hot hatch pesava apenas 794 kg [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 265462 265460 ] o motor de 1 3 litro 1 294 cm³ tinha comando simples no cabeçote e um carburador weber de corpo duplo sendo capaz de entregar 103 cv a 6 800 rpm embora nao fosse tao potente quanto o 205 gti o rallye era quase tao rapido quanto ele o zero a 100 km/h era cumprido em 9 6 segundos e a velocidade maxima era de 190 km/h depois do 205 rallye veio o o 106 rallye e a mesma logica foi aplicada incluindo as rodas de aço estampado a pintura branca o interior despojado e o motor mais fraco compensado pela reduçao de peso o motor era um 1 3 de 100 cv enquanto o gti que so veio depois tinha motor 1 6 de 120 cv nos tempos atuais um carro que ganhou uma versao dedicada a equipes de corrida veio novamente da subaru o brz alias justiça seja feita a toyota tambem ofereceu uma versao do gt86 na mesma pegada ambos foram apresentados em 2012 o subaru brz ra e o toyota 86 rc voltados aos praticantes do drift ambos os carros ja vinham bastante depenados de fabrica tanto o brz ra quanto o gt86 rc tinham rodas pretas de aço estampado feitas para serem substituidas mas o toyota chegava a dispensar a pintura dos para choques a fabricante sabia que a maior parte dos compradores iria troca los de qualquer jeito o detalhe e que ate por dentro os veiculos passavam por uma dieta o painel perdia as molduras do radio o acabamento frontal e os airbags deixando apenas o essencial no brasil tambem tivemos os nossos carros pelados bacanas o leo contesini falou sobre eles aqui e vale a pena revisita los mas vale tambem mencionar aquele talvez seja o mais interessante deles o dodge dart se a sacada da dodge com o se ou special edition foi transformar seu carro mais simples e espartano em um carro descolado sim ele nao tinha a grade cromada do dart convencional nem os adornos na traseira e as molduras cromadas das lanternas as rodas eram prateadas sem cromados nem calotas mas isso so colaborou para seu visual de muscle car americano por isso em vez de ser visto como um carro mais barato ele era encarado como algo ate esportivo — ainda que nao fosse um charger r/t especialmente com o v8 5 2 de 198 cv sob o capo por dentro o carro continuava espartano havia metal aparente nao havia ventilaçao forçada nem luzes de cortesia o acionamento da seta nao desligava com o retorno do volante o painel era apenas pintado na parte superior o revestimento do assoalho era de borracha e o cambio tinha so tres marchas por outro lado a dodge compensou com bancos xadrez com encosto elevado um item rarissimo atualmente cambio no assoalho e volante de tres raios no lado de fora ele tambem nao tinha esguicho para lavar o para brisa mas ao menos voce tinha faixas laterais e capo preto como um verdadeiro american muscle pe de boi dane se eu tenho um v8 318
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