ainda hoje 08 falamos sobre dirk auer o cara que se pendura em carros e motos para atingir velocidades absurdas sobre patins isto nos lembrou de outro cara — um ciclista frances que tambem contava com a força de um veiculo para correr em um veiculo nao motorizado seu nome era jean claude rude e ele acabou entrando para a historia mesmo sem alcançar seu objetivo o recorde mundial de velocidade em 1979 jean claude rude decidiu que se tornaria o ciclista mais rapido do mundo no chamado motor paced record que leva em conta a velocidade alcançada pelo ciclista pedalando atras de um veiculo motorizado — normalmente sao motos mas carros tambem sao usados as vezes a ideia e que o veiculo a frente forme um cone de ar — uma area com menos arrasto aerodinamico logo atras de si para que o ciclista enfrente menos resistencia do ar e consequentemente consiga pedalar mais rapido [youtube id= yl7_y5vvzwo width= 620 height= 350 ] jose meiffret pedalando atras de um mercedes benz 300sl gullwing no trecho fechado de uma autobahn alema o tambem frances jose meiffret atingiu os 204 7 km/h pedalando atras de um mercedes benz 300sl em 1962 — era esta a velocidade a ser superada por rude para tal ele estabeleceu a meta de 240 km/h — e ele sabia exatamente quem procurar para fornecer lhe um veiculo capaz de alcançar tal numero a porsche a razao exata para que jean claude tenha procurado a porsche e desconhecida mas e fato que eles tinham um dos carros mais velozes do mundo disponivel o porsche 935 bolido que competia no grupo 5 da fia o porsche 935 começou a correr em 1976 e seguindo as regras do grupo 5 era um 911 com diversas modificaçoes — o regulamento permitia bitolas e para lamas mais largos asas maiores e no caso dos porsche ate mesmo a adoçao de arrefecimento liquido que veio em 1978 com o 935 moby dick famoso por seu nariz chato o motor do 935 era um boxer de seis cilindros e 2 85 litros que turbinado rendia entre 560 e 800 cv como os motores com induçao forçada tinham seu deslocamento multiplicado por 1 4 o 935 se encaixou na categoria acima de 4 litros que tinha um peso minimo de 970 kg [youtube id= vf5phptf0hu width= 620 height= 350 ] esta volta em le mans com romain dumas ao volante em 2012 da uma ideia de como o porsche 935 era extremo um carro tao potente e tao leve sob o comando de nomes como jacky ickx e jochen mass so podia ser bem sucedido nas pistas entre o fim dos anos 70 e o inicio dos anos 80 o 935 venceu as 24 horas de le mans em 1979 os 1 000 km de nurburgring entre 1977 e 1979 alem de ficar com o titulo do campeonato de carros esporte da fia entre 1976 e 1981 ele so nao continuou vencendo porque foi banido a partir de 1982 como a porsche estava em seu auge no automobilismo talvez os executivos da marca tenham achado que ajudar um ciclista a quebrar um recorde de velocidade fosse bom para promover a equipe de fabrica e o carro escolhido claro foi o 935 para transforma lo em um pace car adequado para a tarefa os engenheiros da porsche projetaram uma nova asa traseira que na verdade mais estava para uma extensao do teto cujo desenho cortava o ar e o tirava do caminho do ciclista com menos resistencia do ar jean claude rude poderia atingir velocidades muito maiores alem de ceder o carro a porsche tambem permitiu que a tentativa de quebrar o recorde fosse realizada na pista de testes da vw em wolfsburg — a famosa ehra lessien e sua reta de 9 km tao longa que se voce ficar em pe em uma das extremidades nao vai conseguir enxergar a outra por causa da curvatura da terra nesta mesma reta foram realizadas as mediçoes da velocidade maxima do bugatti veyron — incluindo as famosas filmagens nas quais james may do top gear prova que seu apelido de capitao lerdo nao e tao justificado assim [youtube id= oc00qhonfj8 width= 620 height= 350 ] o piloto do carro seria henri pescarolo que teria a dura missao de controlar um carro com dinamica bastante desequilibrada graças as alteraçoes na aerodinamica pescarolo era ex piloto de formula 1 — carreira que iniciou em 1965 pela lotus mas foi interrompida por um grave acidente em 1969 que deixou queimaduras graves em seu rosto — e o motivaram a deixar crescer a barba que tornou se sua marca registrada mas ele ficou famoso mesmo por faturar as 24 horas de le mans quatro vezes como piloto entre 1972 e 1974 e 1984 e fundou em 2000 a equipe pescarolo sport que ate o ano passado competiu no circuito de endurance mundial a trajetoria do porsche 935 precisava ser a mais estavel possivel e jean claude precisava ficar dentro do vacuo e rude precisava ficar colado ao carro para nao ser atingido pelo ar em alta velocidade a sua frente e dos lados ou a força do impacto o derrubaria tambem era preciso se preocupar com o turbo lag consideravel produzido pelo motor do 935 — alem de dificultar uma aceleraçao suave o lag gerava backfire a soluçao encontrada foi reposicionar as saidas de escape para as laterais do carro jean claude rude e henri pescarolo 1979 nao se sabe exatamente a data em que a mediçao foi realizada — ou seria o que se sabe e que naquele dia tudo parecia correr bem a bicicleta que tinha uma coroa gigante para aumentar a eficiencia das pedaladas foi posicionada atras do porsche e ambos começaram a se mover so que ao chegar aos 160 km/h o pneu traseiro da bicicleta estourou por sorte rude conseguiu retomar o controle da bicicleta e sem cair foi freando ate parar completamente desapontado porem nao derrotado o ciclista encomendou pneus mais resistentes a michelin a partir dai ha algumas versoes do que aconteceu algumas fontes dizem que um segundo teste nunca foi realizado enquanto outras dizem que foi sim mas rude nao teria conseguido superar o recorde anterior de seu conterraneo — algo que so foi feito 16 anos depois quando o ciclista holandes fred rompelberg pedalou a 268 km/h atras de um dragster nas planicies de sal de bonneville anos depois ainda as voltas com o efeito da resistencia do ar sobre um ser humano em movimento jean claude rude decidiu fazer um experimento — dizem que para saber o que aconteceria caso ele chegasse ao fim do vacuo gerado pelo porsche 935 para isto ele teria decidido pedalar ao lado de uma ferrovia para sentir o ar deslocado por um trem em alta velocidade ele acabou atropelado pelo trem nao resistiu aos ferimentos e morreu talvez por isso seu nome nao esteja em um verbete da wikipedia ou nos registros de recordes de velocidade de bicicleta ao menos ele foi imortalizado em uma bela miniatura
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