Durante muitos anos toda uma geração de entusiasta era fascinada pela impressionante potência específica do motor F20C do Honda S2000, que deslocava pouco menos de 2.000 cm³ para produzir 240 cv, resultando em impressionantes 120 cv/l sem a ajuda de sobrealimentação. Claro, ajudava muito o fato de ele girar a 9.000 rpm.
Então veio a era do downsizing e os velhos motores giradores foram substituídos por motores menores e sobrealimentados, e a busca por mais eficiência energética resultou em motores relativamente pequenos produzindo potência impressionante. Primeiro foi o Mercedes A45 AMG, que produz 350 cv usando um quatro-cilindros turbo de apenas dois litros — ou 175 cv/l, número impressionante até mesmo para um motor turbo. Para colocar em contexto, o 1.0 EcoBoost da Ford produz cerca de 125 cv, e a Ferrari F40 teria 507 cv se o seu V8 tivesse essa mesma potência específica.
Mas agora a Volvo divulgou um novo motor conceitual para um futuro próximo que irá muito além disso.