FlatOut!
Image default
Técnica

Quatro cilindros, três turbos e 450 cv: os detalhes do novo motor super eficiente da Volvo

Durante muitos anos toda uma geração de entusiasta era fascinada pela impressionante potência específica do motor F20C do Honda S2000, que deslocava pouco menos de 2.000 cm³ para produzir 240 cv, resultando em impressionantes 120 cv/l sem a ajuda de sobrealimentação. Claro, ajudava muito o fato de ele girar a 9.000 rpm. Então veio a era do downsizing e os velhos motores giradores foram substituídos por motores menores e sobrealimentados, e a busca por mais eficiência energética resultou em motores relativamente pequenos produzindo potência impressionante. Primeiro foi o Mercedes A45 AMG, que produz 350 cv usando um quatro-cilindros turbo de apenas dois litros — ou 175 cv/l, número impressionante até mesmo para um motor turbo. Para colocar em contexto, o 1.0 EcoBoost da Ford produz cerca de 125 cv, e a Ferrari F40 teria 507 cv se o seu V8 tivesse essa mesma potência específica. Mas agora a Volvo divulgou um novo motor conceitual para um futuro próximo que irá muito além disso.