depois de falarmos de sedas medios suvs compactos hatchbacks medios e dos carros brasileiros com a melhor relaçao entre peso potencia e preço chegou a hora de falarmos das picapes medias que mostraram ter uma serie de fas aqui no flatout a ideia para quem acompanha a serie desde o principio e mostrar os modelos que cobram menos por carrocerias mais leves e motores mais potentes sabemos antes de mais nada que picapes medias precisam mais de torque que de potencia ainda que elas tambem sejam vistas cada vez mais como modelos luxuosos que tambem se prestam a trabalho algo parecido com o que os suvs se propuseram a ser quando o land rover range rover surgiu mesmo com isso em mente aplicamos o mesmo criterio a todos os modelos brasileiros e talvez façamos no futuro uma serie sobre os carros que cobram menos pela melhor relaçao peso/torque mas no momento a ideia e mostrar a relaçao mais tradicional mesmo em todos os segmentos de mercado com 471 variaçoes so de carroceria e motorsao muitas vale repassar o raciocinio por tras do levantamento que durou uma semana inteira para ser tabulado e que nunca termina sempre tem alguem que aumenta preços no levantamento dos suvs foi o jeep renegade no de sedas medios o pessoal da renault subiu o preço do fluence agora a volkswagen mudou os preços da amarok a versao s com cabine simples foi de r$ 105 990 para r$ 106 990 mas isso nao mudou sua posiçao neste ranking voltando ao levantamento ele chegou aos 471 modelos e versoes que mencionamos no inicio sao os mais leves e mais baratos de cada carro a venda no brasil com cada um dos motores e das carrocerias que eles oferecem com os dados de peso potencia e preço de cada um consultamos engenheiros economistas e contadores atras da melhor formula que juntasse preço potencia e peso e a que eles nos sugeriram foi potencia/peso/preço ou mais tecnicamente potencia/peso /preço eis a calculadora que criamos para esta conta imaginamos um carro de 200 cv 1 500 kg e r$ 90 000 o resultado da divisao da potencia pelo peso e disso pelo preço da 14 81 x 10e 7 ou 0 000001481 mas preferimos a forma reduzida quanto maior e o numero melhor e o equilibrio do carro entre os tres fatores experimente mudar a potencia para 500 cv vai dar 37 04 x 10e 7 otimo experimente agora diminuir o peso para 900 kg o resultado sera 24 69 se os demais valores continuarem os iniciais por fim diminua o preço para r$ 50 000 o indice pula para 26 67 percebeu pode brincar a vontade com a calculadora acima inclusive para ver como se saem os carros que voce andam considerando comprar se ha um setor que nao deveria enfrentar dificuldades e o de picapes medias isso porque elas estao diretamente ligadas ao setor do agronegocio um dos poucos a nao refletir tanto a retraçao em nossa economia apesar do desaquecimento do mercado chines e a consequente queda no preço das commodities ainda ha prosperidade no campo e o campo precisa de picapes assim como na reportagem anterior vamos apresentar os resultados do 10º colocado para o 1º como nos sugeriu o leitor roberto macedo cria um suspense legal para descobrir quem oferece mais por menos neste segmento pelo menos no que se refere a potencia por fim fazemos a mesma ressalva presente desde o principio o que apresentamos nao e nenhuma recomendaçao de compra ou coisa que o valha sao apenas os resultados matematicos e democraticos a nosso questionamento inicial eles nao levam em conta acabamento comportamento dinamico sensaçao ao dirigir nem itens de serie ou a falta deles so a melhor relaçao entre peso preço e potencia e as vencedoras entre as picapes medias sao 10º chevrolet s10 ls cs turbodiesel 8 81 por conta do preço a maior parte das picapes turbodiesel do mercado ficou nas ultimas posiçoes do segmento e algo que um volume maior de produçao dos motores diesel provavelmente ajudaria a corrigir mas que e justamente o preço que impede que aconteça ainda que seja dificil sair deste enrosco a s10 ls cs com este motor a mais cara entre as dez primeiras colocadas r$ 119 990 consegue se dar bem por sua boa relaçao peso/potencia 9 46 kg/cv a terceira melhor desta lista valeu o 10º lugar 9º toyota hilux cd 4x4 flex 8 99 a toyota hilux cd flex nao e leve nem e potente tambem nao se destaca pelo preço baixo mas e o equilibrio entre estes tres fatores que lhe garantiu o nono lugar vale lembrar que sua nova geraçao ja foi mostrada na tailandia e que ela deve ser lançada no brasil em breve se voce pretende comprar uma peça um bom desconto ou espere pela nova geraçao 8º mitsubishi l200 triton glx 3 2 turbodiesel 9 01 para um modelo turbodiesel com cabine dupla a pechincha do mercado tem nome e sobrenome e a l200 triton glx da mitsubishi tambem ja existe uma nova geraçao da picape no exterior mas o fato de ela ser fabricada no brasil sob licença da empresa japonesa ou seja sem seu envolvimento direto no gerenciamento da marca da a triton uma sobrevida se ela mudar isso deve acontecer apenas dentro de um ano ou mais enquanto isso vale refletir sobre o bom motor turbodiesel que a equipa e o valor mais baixo que o cobrado pela toyota em sua picape flex tambem com cabine dupla 7º mitsubishi l200 triton hpe 3 5 flex 9 49 a versao hpe da l200 triton nao tem motor diesel mas vem com 205 cv ou 25 cv a mais que sua irma fa de gasoleo tambem custa r$ 13 500 a mais do que a versao que ficou em oitavo lugar prova de que o preço nao e tao decisivo neste ranking quanto poderia parecer a relaçao peso/potencia desta l200 e a segunda melhor desta lista com 9 05 kg/cv o que foi decisivo para sua boa colocaçao 6º chevrolet s10 ls cd 2 4 flex 10 01 como o modelo com a pior relaçao peso/potencia entre as dez picapes vencedoras 12 22 kg/cv conseguiu o sexto lugar com uma importante ajuda do preço o terceiro mais baixo entre as dez mais e com cabine dupla o que e uma vantagem para quem procura um modelo com mais praticidade 5º ford ranger xls 2 5 flex 10 26 a ranger demorou a aparecer entre as dez mais mas nao veio fraca pegou logo a quinta posiçao sua potencia de 173 cv ajudou ainda que ela seja a picape mais razoavelmente pesada mas o que a salvou mesmo foi seu preço r$ 90 700 a ranger e outra picape que deve receber mudanças so uma reestilizaçao leve mas e bom ficar prevenido em caso de interesse 4º mitsubishi l200 triton hls 2 4 flex 10 63 eis a melhor posiçao atingida pela mitsubishi sempre com carroceria de cabine dupla a unica que ela oferece e com um excelente preço apesar do motor mais fraco dentre as dez primeiras colocadas o segredo de seu sucesso e ser esbelta so 1 600 kg nao e pouco mas relativamente a concorrencia ninguem fez melhor 3º chevrolet s10 ls cs 2 4 flex 11 96 a s10 que emplacou o maior niumero de versoes entre as picapes medias mais bem colocadas quando preço potencia e peso sao relacionados chega tambem ao terceiro lugar ela e a picape mais barata deste ranking vendida a r$ 72 350 seu motor nao e dos mais potentes mas seu peso tambem nao prejudica e o segundo melhor desta lista fala se em uma reestilizaçao para a s10 mas ainda nao tivemos noticia de nada muito confirmado vale so ficar atento se vier mudança sera so uma reestilizaçao 2º ford ranger sport cs 2 5 flex 12 33 quem disse que picape depende so de torque nao e mesmo a versao com cabine simples da ranger nao deixa duvidas quanto a sua vocaçao nem no nome sport tem 173 cv 1 743 kg e o segundo melhor preço dentre suas concorrentes r$ 80 500 e uma receita matadora para se dar bem quando o que esta em jogo e o melhor custo/beneficio por desempenho teria sido a campea nao fosse por um detalhe de tecnologia 1º chevrolet s10 lt cd 2 5 flex 12 43 importado de flint nos eua o motor 2 5 flex da chevrolet tem algo que poucos modelos fabricados no brasil e no mercosul oferecem motores de injeçao direta fora o ford focus e os modelos psa com o motor thp alem do recentissimo e nacional up tsi e seu motor 1 0 turbo de injeçao direta ninguem mais conta com a tecnologia tanto que muitos suspeitavam que o cruze viria com injeçao direta em sua reestilizaçao mas isso nao se estendeu ao motor do seda com cabine dupla 1 823 kg e 206 cv de potencia o pacote casou bem demais com os r$ 90 890 cobrados pela picape quem procura um modelos com desempenho a bom preço tem nesta versao da s10 a melhor opçao para ver a posiçao de todas as picapes medias que entraram nesse ranking as versoes mais leves e mais baratas para cada motor oferecido na linha confira a tabela abaixo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.